Judiciário

Em evento, Magna Letícia mostra força da sua candidatura e recebe apoio de integrantes da atual direção da OAB/RN

Chapa 20 em evento para a militância - foto de Joana Lima (1)

????????????????????????????????????

Evento da Chapa 20 para a militância - foto de Joana LimaFotos: Joana Lima

O evento promovido pela Chapa 20 na noite desta quarta-feira (28), para fazer um chamamento à militância para os últimos dias de campanha para a eleição da OAB/RN, gerou um efeito ainda mais animador junto aos apoiadores de Magna Letícia, candidata a presidente da entidade. A candidata mostrou força ao reunir no encontro mais de 500 advogados e receber oficialmente o apoio de integrantes da atual gestão da seccional regional da Ordem. Também chamou a atenção o grande número de jovens advogados presentes, todos manifestando adesão maciça ao projeto representado por Magna Letícia.

Um dos destaques do evento foi a participação do atual secretário-geral da OAB/RN, João Maria Trajano, que rompeu com o atual grupo dirigente da Ordem e se associou à chapa oposicionista por compartilhar da visão de que a instituição no Rio Grande do Norte precisa reciclar a linha administrativa que vem adotando há três mandatos consecutivos. “Eu acredito na voz dos jovens e a OAB precisa, sim, de renovação, de sangue novo e, acima de tudo, precisa tirar esta visão do passado que vem prejudicando os advogados do Estado”, disparou o atual secretário-geral, fazendo em seguida uma ampla defesa da líder da Chapa 20. “Magna tem compromisso com as prerrogativas do advogado e estaremos juntos com você, Magna”.

Igualmente enfático foi o pronunciamento do ex-presidente da OAB/RN, Valério Marinho, que na fase de pré-campanha esteve ao lado da advogada Marisa Almeida, então pré-candidata pela oposição. Às vésperas da campanha, no entanto, Marisa acabou decidindo se aliar com o candidato da situação, Paulo Coutinho. Valério preferiu seguir na oposição e respaldar a candidatura de Magna Letícia. O ex-presidente da seccional regional defendeu os compromissos assumidos pela candidata da Chapa 20 e enalteceu a postura dela ao longo de toda sua trajetória profissional. “Magna traz hoje a esperança do advogado norte-rio-grandense. Aqui está presente a figura da mulher advogada, de uma brava companheira. Com ela, agora vai ter mudança na OAB/RN”, destacou ele.

Outro antigo apoiador de Marisa, o advogado e atual diretor do IPEM/RN, Cyrus Benavides, também aproveitou sua participação para explicar por que não seguiu a antiga aliada na ida para a chapa situacionista. Ele se disse decepcionado com a ex-aliada e criticou o que enxergou como “falta de compromisso ideológico” dela. Porém, enfatizou que este fato está superado e que agora seu engajamento é para eleger Magna Letícia. “Eu saio todo dia pedindo votos para esta chapa de homens e mulheres honradas, e nós vamos vencer essa campanha da OAB, porque nós somos ricos de ideologias”, exclamou Cyrus Benavides.

Jovens advogados

A ala dos jovens advogados teve espaço privilegiado e abriu o evento desta quarta representada pela Hortência Melo. Com apenas cinco meses de atuação na advocacia, Hortência ressaltou a confiança e a inspiração que Magna Letícia transmite aos advogados que estão em início de carreira. “Eu acredito que Magna tem a vontade da mudança e penso não apenas na perspectiva atual, mas eu quero a advocacia boa para todos os advogados daqui a três, quatro ou cinco anos. Por isso, desejo ver Magna Letícia na presidência da OAB”, Hortência Melo, em um contundente e aplaudido pronunciamento.

A postura omissa criticada pelos advogados nas últimas gestões da seccional regional da Ordem não deixou de ser mencionada no encontro de ontem. Coube ao advogado Aldo Medeiros, candidato ao Conselho Federal pela Chapa 20, verbalizar a queixa externada por inúmeros colegas de profissão. “Teremos uma nova sede, que está sendo construída. Ótimo. Mas os fóruns também precisam oferecer um local decente e digno aos advogados”, pontuou ele. “Não queremos essa OAB que só se preocupa com os poderes. Queremos uma OAB presente no dia a dia dos advogados”.

Magna Letícia encerrou o encontro fazendo uma reverência à sua militância. “A presença de todos vocês aqui me emociona e me dá a certeza da nossa vitória. Também tenho a certeza de que iremos ganhar porque nós não firmamos acordos, nós temos ideologia e vontade de alcançar a mudança”, enumerou a líder da Chapa 20.

A defesa dos seus compromissos com os advogados e da sua trajetória profissional pontuaram o resto do pronunciamento da candidata a presidente. “Comecei minha militância na advocacia logo cedo. Assim que recebi minha carteira da OAB, montei meu escritório e nunca o fechei. Exerço a advocacia plenamente, no âmbito público e privado e exerço por paixão”, ressaltou Magna, classificando de “maldosas e desrespeitosas” as críticas dos adversários sobre sua atuação como procuradora do Estado. “Sou procuradora do Estado, e não de Governo. Passei por méritos, por concurso, e tenho muito orgulho da minha trajetória na advocacia”.

Compromissos

Os 20 compromissos que formam a base de seu plano de gestão para a OAB/RN também foram ressaltados. Os principais pontos mereceram um breve resumo. São propostas que enfocam a melhoria da transparência dos atos da Ordem, a defesa das prerrogativas dos advogados e o reforço da estrutura das subseccionais no interior. Magna, porém, destacou que um quarto dos seus compromissos é dedicado aos jovens advogados.

Por fim, Magna Letícia pediu o empenho da sua militância nesta fase final da caminhada e assegurou a todos estar à altura da missão para a qual está sendo confiada, de recuperar a credibilidade da OAB/RN ante seus filiados. “Sou inquieta e idealista, trago isso na minha alma. Eu não vou deixar a minha instituição se transformar em uma entidade menor do que ela vem sendo. Não vou admitir isso. Eu sou um instrumento de todos vocês e, ao lado de todos vocês, que pensam na OAB como ela deve ser, vou oferecer o que eu puder fazer pela minha categoria. E a melhor forma de fazer isso é gerir a instituição maior: a casa dos advogados”, conclamou ela, encerrando o evento que deixou em todos a convicção de ter sido um marco da atual campanha.

Opinião dos leitores

  1. João,
    São pessoas que enxergaram melhor e viram que a Chapa 20 atende os anseios de toda a categoria e não de um grupo isolado.

  2. Fiquei meio confuso nessa festa de apoio! Tinha gente que apoiava a outra chapa declaradamente, inclusive ligado ao Governator Master…. que estava ontem declarando apoio aos opositores! Pode isso, Arnaldo??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FORÇA EM NOVA CRUZ: Flávio de Berói, prefeito Joquinha e todo grupo político anunciam apoio a Walter Alves

Fotos: Divulgação

Em agenda em Nova Cruz na manhã desta segunda-feira (17), o candidato a deputado estadual Walter Alves (MDB) protagonizou uma grande movimentação política na cidade. Ao lado do ex-governador Garibaldi Filho, Walter recebeu o apoio do prefeito Joquinha Nogueira, do ex-prefeito Flávio de Berói e de oito vereadores do município.

A passagem de Walter por Nova Cruz nesta segunda-feira mobilizou apoiadores e reuniu diferentes lideranças políticas do município. O grupo acompanhou o candidato durante a agenda, que marcou a declaração pública de apoio à sua candidatura à Assembleia Legislativa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Homem é preso durante jogo do ABC na Arena das Dunas após ameaçar ex e descumprir medida protetiva

Vídeo: TV Tropical

A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 33 anos suspeito de descumprir uma medida protetiva e ameaçar de morte a ex-companheira. A prisão aconteceu durante a partida entre ABC e Nacional, na Arena das Dunas, em Natal, neste domingo (16).

Segundo a Polícia Civil, a Justiça havia concedido recentemente uma medida protetiva à vítima e o suspeito já tinha sido informado da decisão. Mesmo assim, ele teria voltado a procurar a ex-companheira e feito ameaças de morte.

As investigações apontam que as ameaças ocorreram de forma reiterada desde as primeiras horas do domingo, por diferentes redes sociais e aplicativos de mensagens.

Durante as diligências, os policiais descobriram que o suspeito estava na Arena das Dunas. Com apoio do Centro de Controle Operacional (CCO) e do sistema de reconhecimento facial do estádio, o homem foi localizado no interior da Arena e preso em flagrante.

Ele foi levado à delegacia para os procedimentos legais e ficou à disposição da Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DISPUTA PT X PL NO RN: Cadu Xavier se isola à esquerda, enquanto Álvaro Dias amplia alianças com a centro-direita

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

A disputa pelo governo do Rio Grande do Norte escancara o isolamento da esquerda e o fortalecimento do campo conservador. Enquanto o PT não conseguiu atrair para a sua aliança partidos de outros espectros ideológicos, a direita e as legendas de centro se organizaram em frentes competitivas, que prometem dificultar o projeto petista de manter o poder no estado após o fim do mandato da governadora Fátima Bezerra.

Nacionalmente e no RN, a Federação PT/PCdoB/PV conseguiu atrair apenas o PSB e o PDT. O MDB se aliou predominantemente ao PT na maioria dos estados, mas aqui, com o rompimento do vice-governador Walter Alves com a governadora Fátima Bezerra, a legenda ficou fora do palanque de Cadu Xavier.

Já o PL de Álvaro Dias conseguiu construir uma frente de direita mais robusta, atraindo para a sua coligação partidos como o PSDB do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza e o Podemos do senador Styvenson Valentim, além do Novo, Cidadania e Mobiliza.

Paralelamente, Allyson Bezerra (União Brasil) também formou uma coligação com partidos de centro-direita, como o MDB, PP, PSD, Republicanos, Avante e a Federação Renovação Solidária (PRD/Solidariedade).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Thabatta: “Não abro mão desse voto do Senado ser de Zenaide Maia com muito orgulho”

A candidata a deputada federal Thabatta Pimenta (PSol) reafirmou seu apoio à reeleição da Dra. Zenaide Maia (PSD) para o Senado.

“Para o Senado, eu estou com as mulheres. A gratidão que eu tenho a essa mulher, ninguém tira. Ela me viu lá em Carnaúba dos Dantas e disse: ‘Essa mulher tem um futuro brilhante’. É por isso que eu não abro mão desse voto do Senado ser de Zenaide Maia com muito orgulho”, declarou Thabatta.

“Thabatta Pimenta, essa mulher que saiu do interior, desafiou todos os preconceitos e está aqui”, disse a senadora, reforçando a aliança com a candidata do PSol.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DISTOPIA: Filme potiguar imagina futuro em que respirar oxigênio vira ameaça

Foto: Divulgação

Um filme produzido no Rio Grande do Norte aposta na ficção científica para imaginar um futuro em que o ar que hoje sustenta a vida humana se transforma em uma ameaça. O elenco reúne nomes do audiovisual potiguar, entre eles a saudosa Titina Medeiros, que morreu em janeiro de 2026.

“Era do Metano” apresenta uma sociedade distópica na qual o metano passa a ocupar papel central no ambiente, enquanto o oxigênio deixa de ser indispensável e passa a representar um risco. A produção utiliza essa inversão para discutir questões ambientais e os impactos das mudanças provocadas pela ação humana.

“Era do Metano” mistura distopia, suspense, comédia, drama e estética cyberpunk. A história atravessa seis décadas, entre 2021 e 2081, mostrando uma Natal diferente da imagem tradicional da “cidade do sol”. Todo o filme foi gravado no Rio Grande do Norte. Natal aparece como principal cenário, enquanto Pirangi também recebeu filmagens. Até as cenas ambientadas em Cabo Verde foram gravadas em território potiguar.

O longa-metragem potiguar terá pré-estreia gratuita nesta terça-feira (18), às 19h, no Cinemark do Midway Mall, em Natal, com 60 ingressos disponibilizados a partir das 18h. O projeto foi desenvolvido por realizadores potiguares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IMPROBIDADE: Projeto prevê punição para políticos que usarem o cargo para cometer assédio

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Projeto apresentado no Senado quer enquadrar como ato de improbidade administrativa o uso intencional de cargo, mandato ou função pública para praticar, facilitar ou impor violência, assédio, constrangimento ou discriminação grave.

A proposta, de autoria do senador Lucas Barreto (PSD-AP), prevê que a vantagem indevida buscada pelo agente público não precisa envolver dinheiro. O benefício poderá ser pessoal, político, funcional ou sexual.

Pelo texto, não basta que o autor da conduta seja servidor, parlamentar ou outro agente público. Para configurar improbidade, será necessário comprovar que ele utilizou deliberadamente os poderes ou recursos do cargo como instrumento para a prática.

Na justificativa, Lucas Barreto cita como exemplo o assédio sexual, em que a vantagem pretendida pode ser de natureza pessoal e não patrimonial. O senador afirma ainda que a redação busca evitar que conflitos interpessoais ou irregularidades de menor gravidade sejam tratados como improbidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Álvaro critica Allyson e afirma: “Nunca acordei com a Polícia Federal na minha porta”

Em vídeo de inserção eleitoral publicado nas redes sociais, nesta segunda-feira (18), Álvaro Dias (PL) questiona o discurso de “renovação” de Allyson Bezerra (União Brasil) lembrando que ele, apesar de jovem, já é investigado em um suposto esquema de corrupção, numa referência ao caso do Operação Mederi, que investiga desvios de recursos da Saúde na Prefeitura de Mossoró.

“Eu já fui deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, deputado federal, vice-prefeito e,por duas vezes, prefeito de Natal. Nestes 38 de vida pública, diferente de alguns, eu nunca acordei com a Polícia Federal na minha porta”, diz o candidato do PL.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NOVOS TEMPOS: Avanço de carros elétricos transforma carregadores em ponto de disputa em condomínios; frota desse tipo de veículos passa de 6 mil no RN

Foto: Divulgação

O avanço dos carros elétricos no Brasil começa a mudar não apenas as ruas, mas também a rotina dentro dos condomínios. A instalação de pontos de recarga passou a gerar discussões entre moradores sobre vagas, consumo de energia, custos de instalação e responsabilidade pela infraestrutura.

A questão foi tema de reportagem exibida pelo Fantástico, que mostrou como carregadores de veículos elétricos estão no centro de disputas em condomínios residenciais. A chegada de um carro elétrico à garagem pode exigir adaptações na rede elétrica e a definição de quem paga pela instalação e pelo consumo da energia.

No Rio Grande do Norte, o tema já deixou de ser uma preocupação distante. Dados do Detran-RN apontam que o estado tinha 6.089 carros 100% elétricos em circulação em junho deste ano. Desse total, 5.390 utilizam fonte externa de recarga, ou seja, dependem de tomadas ou eletropostos. O RN também contabilizava outros 5.301 veículos híbridos.

A expansão da frota aumenta a pressão por uma infraestrutura de recarga compatível. Em Natal, inclusive, o novo Código de Obras já determina que novos empreendimentos residenciais multifamiliares e grandes edificações não residenciais prevejam soluções para recarga de veículos elétricos.

Na Assembleia Legislativa do RN, também tramita proposta para garantir aos proprietários o direito de instalar estações individuais de recarga em condomínios residenciais e comerciais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPORTUNIDADE: Uern abre 405 vagas em cursos gratuitos para pessoas com 60 anos ou mais no RN

Foto: Wilson Moreno/UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) abriu 405 vagas gratuitas em cursos destinados a pessoas com 60 anos ou mais. As oportunidades fazem parte do programa Uern 60+ e estão distribuídas entre Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Natal e Patu.

As inscrições seguem até o dia 25 de agosto. Os cursos têm carga horária de 40 ou 60 horas e serão realizados entre agosto e dezembro deste ano.

Em Mossoró, são 80 vagas para cursos de cidadania, qualidade de vida, arte e educação. Caicó também oferece 80 vagas, com atividades nas áreas de tecnologia, memória, inclusão, autocuidado e saúde.

Pau dos Ferros concentra 85 oportunidades, incluindo atividades sobre envelhecimento ativo e música, com turmas de percussão, violão e coral. Em Natal, são 80 vagas para cursos de audiovisual, memória e atividades do programa 60+. Patu terá outras 40 vagas voltadas a memórias, saberes e vivências.

As inscrições seguem até o dia 25 de agosto de 2026 e podem ser feitas de forma online pelo Portal da Uern ou pelos formulários eletrônicos divulgados no perfil oficial @uernoficial, no Instagram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Adesivaço nas zonas Norte e Sul de Natal marca largada da campanha da deputada Carla Dickson


Divulgação / Campanha Carla Dickson

A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) deu, neste domingo (16), a largada oficial à sua campanha à reeleição com uma grande mobilização de apoiadores em Natal. O adesivaço foi realizado simultaneamente nas zonas Sul e Norte da capital potiguar e marcou o início da caminhada eleitoral da parlamentar pelas ruas da cidade.

Na Zona Sul, a mobilização aconteceu na Rua Raimundo Chaves, em Candelária. Já na Zona Norte, os apoiadores se concentraram na Avenida Governador Antônio Melo e Souza, no bairro Potengi.

A movimentação reuniu apoiadores e reforçou a presença de Carla Dickson em diferentes regiões da capital. Para a deputada, iniciar a campanha ao lado das pessoas que acompanham seu trabalho representa um momento de renovação do compromisso com o Rio Grande do Norte.

“Foi uma largada muito especial, ao lado de pessoas que acreditam no nosso trabalho e que estiveram conosco nesta caminhada. Começamos oficialmente essa campanha com muita energia, fé e disposição para continuar trabalhando pelo nosso Rio Grande do Norte. A partir de agora, vamos percorrer as ruas, conversar com as pessoas e apresentar tudo o que já fizemos e o que ainda queremos fazer pelo nosso Estado”, afirmou Carla Dickson.

O adesivaço marcou o início da agenda de rua da campanha de Carla Dickson, que pretende intensificar, nas próximas semanas, a presença nos municípios potiguares e o contato direto com os eleitores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *