Política

Em pronunciamento à nação, Trump diz que Irã está recuando e que EUA querem abraçar a paz

Foto: Jonathan Ernst / Reuters

Em pronunciamento com tom de vitória sobre o ataque iraniano a duas bases que abrigam soldados americanos no Iraque, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o Irã parece ter recuado e que os Estados Unidos querem abraçar a paz. Ele confirmou que nenhum soldado americano foi morto ou ferido durante a operação iraniana e que os danos às instalações americanas foram mínimos. O presidente disse ainda que os Estados Unidos querem “abraçar a paz” e que não têm intenção de usar seu poderio militar contra o país persa.

— Queremos que vocês tenham um grande futuro de prosperidade e harmonia como outras grandes nações do mundo — disse Trump, ao encerrar sua fala.

Ao lado do vice-presidente Mike Pence, do secretário de Defesa, Mike Pompeo e de diversas figuras da alta cúpula das Forças Armadas dos EUA, Trump defendeu o ataque que matou o general Qassem Soleimani, comandante das Forças Quds da Guarda Revolucionária do Irã. Para o presidente os EUA agiram para “eliminar o maior terrorista do mundo”.

Trump anunciou ainda que irá impôr mais sanções ao governo iraniano, mas não deu maiores detalhes sobre quais seriam estas medidas. Ele fez ainda um apelo para que os países europeus saiam do acordo nuclear de 2015 — algo que os EUA fez em 2015 — e afirmou, antes mesmo de dar boa tarde, que o Irã nunca terá uma arma nuclear enquanto for presidente.

Horas antes do pronunciamento de Trump, fontes de governos europeus e dos EUA afirmaram que o Irã teria feito uma opção deliberada para evitar que houvesse mortes. Isto, de acordo com especialistas, indica cautela e uma tentativa de, apesar da retaliação, aliviar as tensões com Washington.

O presidente americano disse ainda que como os Estados Unidos não dependem mais do petróleo do Oriente Médio, e fez um pedido para que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — que tem os EUA como seu financiador principal — se envolva mais no Oriente Médio.

— Somos os maior produtor de petróleo e gás natural do mundo, somos independentes, não precisamos do petróleo do Oriente Médio — disse o presidente.

Esta foi a primeira vez que Trump tentou explicar as motivações que levaram ao assassinato de Soleimani e suas consequências. Até o momento, o presidente havia concedido rápidas entrevistas e postado diversas mensagens em suas redes sociais, mas não realizou comentários mais extensos ou concretos. Na noite de ontem, em resposta à retaliação iraniana, Trump recorreu ao seu Twitter para dizer que está “tudo está bem” e que os EUA “têm as Forças Armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo, de longe”.

Até esta quarta-feira, as mensagens da Casa Branca vinham sendo confusas e conflituosas. Após ameaçar uma resposta “desproporcional” a uma possível retaliação iraniana, afirmando ter como alvo 52 locais que incluiam pontos culturais, ele foi obrigado a voltar atrás. Pela lei internacional, destruir deliberadamente locais com importância cultural é considerado crime de guerra. O quartel-general americano em Bagdá, por sua vez, chegou a divulgar uma carta em que anunciava a retirada das tropas americanas do Iraque. Horas depois, o Departamento de Defesa disse que o documento tratava-se apenas de um rascunho e que não há planos para uma saída completa.

As reações oficiais que sucederam o ataque iraniano, por sua vez, foram entendidas por analistas como sinais de que os foguetes poderiam pôr fim ao conflito imediato, ao invés de catalisar um confronto maior que poderia se transformar em uma guerra. O premier iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse lovo após o ataque que o Irã havia “concluido suas resposta proporcional” em retribuição à morte de Soleimani. O aiatolá Ali Khamenei, por sua vez, disse que a resposta final iraniana será expulsar as tropas americanas do Oriente Médio — comentário reforçado pelo presidente Hassan Rouhani — mas não falou nada sobre novos ataques.

— O que importa é que a presença dos EUA, que é a fonte de corrupção na região, tenha um fim — disse o aiatolá durante seu discurso.

Ainda que não haja um conflito direto, no entanto, as divergências entre Teerã e Washington podem se traduzir em outros pontos. Ultrajado com o fato de que Soleimani foi morto enquanto chegava ao aeroposto internacional de Bagdá, o Parlamento iraquiano votou pela expulsão dos cerca de 5.200 soldados americanos atualmente no país. A decisão não é vinculante, mas o Pentágono, segundo o New York Times, já se prepara para a possibilidade de ver sua presença se esvair quase 17 anos após a invasão ordenada pelo então presidente George W. Bush, em 2001.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Os caras atacaram bases estadunidenses com mais de 30 mísseis balísticose Trumpetista diz que o irã está "recuando." Pior é que tem gente que acredita nessa falácia. Peidou na farofa, simplesmente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

TODA ATENÇÃO: Madrugada será de muita chuva no litoral do RN

TODA ATENÇÃO: O final da noite desta segunda (4) e madrugada desta terça-feira (5) serão de muita chuva em praticamente todo o litoral do RN.

A Marinha também soltou alerta de ventos de até 61km/h e ondas de até 3,5 metros na nossa costa.

INFORMAÇÕES: Radar Meteorológico

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Polícia prende suspeito por tiroteio que matou seis pessoas em parada de 4 de julho nos EUA

Foto: Jim Vondruska/Getty Images /// Robert E. Crimo III, de 22 anos | Foto: ILLINOIS GOVERNMENT/HANDOUT VIA REUTERS – 4.7.2022

A polícia prendeu, na noite desta segunda-feira (4), Robert E. Crimo III, suspeito de ser o atirador que matou seis pessoas em um desfile em comemoração ao dia da Independência, nos Estados Unidos.

O homem foi detido perto de Lake Forest, no estado de Illinois, disseram autoridades durante uma breve entrevista coletiva nesta noite.

As autoridades disseram que Crimo foi visto por um oficial do norte de Chicago que tentou iniciar uma blitz de trânsito. Crimo então fugiu e os policiais iniciaram uma perseguição, até o homem ser detido em Lake Forest.

Ele foi detido sem incidentes e será levado para o departamento de polícia de Highland Park.

Quando questionadas, as autoridades disseram que ainda estão chamando Crimo de “pessoa de interesse” enquanto o investigam e o conectam ao crime.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Instagram desmente boato de que revelará quem visitou perfil dos usuários

Foto: REUTERS/Thomas White

O Instagram negou que esteja trabalhando em um recurso que permite ao usuário saber quem visitou o seu perfil. O rumor circulou nas redes sociais nos últimos dias, mas é falso.

“Informamos que os rumores do Instagram mostrar as pessoas que visitaram os perfil na aba ‘Atividade’ não são verdadeiros”, afirmou ao g1 um porta-voz da Meta, controladora da rede social.

O boato começou com uma imagem compartilhada no Twitter que imitava uma tela do Instagram. Ela mostra a tela de notificações do aplicativo, com um trecho indicando as pessoas que teriam visitado o perfil do usuário.

No entanto, o trecho sobre a suposta novidade é resultado de uma edição de imagem. O autor da foto usou uma letra parecida com a do aplicativo do Instagram para escrever a notificação que estaria sendo liberada pela rede social.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Conselho de enfermagem diz que hospital negou acesso ao prontuário médico de Klara Castanho para investigação

Foto: reprodução/Instagram

O hospital em que a atriz Klara Castanho realizou o parto depois de ter sido vítima de um estupro negou informações sobre a realização do procedimento ao Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), que investiga a conduta médica envolvida. O comunicado foi feito pelo conselho nesta 2ª feira (4.jul.2022).

O conselho em São Paulo solicitou ao Hospital Brasil acesso ao prontuário de atendimento da atriz para prosseguir com as investigações. O hospital, no entanto, alegou que seria preciso a autorização prévia da paciente.

Durante o parto, a atriz relatou que uma enfermeira teria dito: “imagina se tal colunista descobre essa história”. O Coren-SP e o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) investigam a possível infração ética da profissional.

Em nota enviada ao Poder360, o hospital afirma que disponibilizou os contatos dos profissionais que atenderam a atriz, mas que “o prontuário, no entanto, é um documento de propriedade da paciente”. A instituição destacou, ainda, que “é preciso ter a autorização expressa dela ou uma ordem judicial para que os dados sejam informados a terceiros”.

O Coren-SP se colocou à disposição da atriz, “caso isso seja de sua vontade“, para orientações sobre os procedimentos de acesso ao prontuário ou de apuração da conduta dos profissionais envolvidos.

RELEMBRE O CASO

Klara Castanho, 21 anos, contou em carta aberta que foi estuprada e que descobriu a gravidez a alguns dias do parto, e que decidiu entregar o bebê para adoção. “Uma tristeza infinita que eu nunca tinha sentido antes”, diz a atriz em seu depoimento. “Minha história se tornar pública não foi um desejo meu”, escreveu.

Ela se manifestou depois que o caso foi publicado com detalhes pelo colunista Léo Dias, no portal Metrópoles, com o título “Estupro, gravidez indesejada e adoção: a verdade sobre Klara Castanho”, em 25 de junho.

A publicação teve repercussão negativa nas redes sociais e, cerca de 3 horas depois, o texto foi tirado do ar. O portal divulgou um pedido de desculpas no dia seguinte.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Bandidos fazem arrastão em Fazenda na Estrada de Muriú

ATUALIZADO (21h05): Os bandidos fugiram antes da polícia chegar, segundo informações de um policial, sem levar nada

Bandido armados invadiram a Fazenda Caiana, localizada às margens da estrada de Muriú na noite desta segunda-feira (4).

Segundo o blog apurou, apenas o caseiro e outros funcionários da fazenda estavam no local quando os bandidos armados invadiram a propriedade.

Os bandidos foram surpreendidos pelo caseiro armado e fugiram antes da polícia chegar, sem levar nada.

Opinião dos leitores

  1. É a segurança pública padrão PT.
    O povo refém da incapacidade, negligência e incompetência do Estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Bingo tem confusão após 101 pessoas ganharem juntas prêmio de R$ 1.000 no Ceará

Uma confusão foi registrada em um bingo de cartelas após 101 pessoas ganharem juntas um prêmio de R$ 1.000. O caso aconteceu na noite do sábado (2), em uma praça de Iparana, na cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.

Imagens compartilhadas nas redes sociais por Osmar Saldanha, um dos ganhadores do prêmio, mostraram a correria no momento que a pedra 49 é anunciada. Em seguida, é formada uma fila com todos os premiados, para que cada cartão seja conferido.

“Foi uma correria só. Primeira vez na minha vida que vejo isso acontecer. Nunca ganhei bingo e quando ganho tenho que dividir com 100 pessoas”, disse Saldanha.

Proprietário de uma oficina de motos próximo ao local onde o bingo ocorreu, Osmar comprou três cartelas por R$ 20, para concorrer a R$ 2 mil em dinheiro, divididos em R$ 1 mil para a primeira batida com a cartela cheia, R$ 400 para a segunda batida, R$ 300 na terceira batida e R$ 150 duas quinas.

Logo no início do sorteio, todos os participantes foram surpreendidos pelos 101 ganhadores simultâneos, que irão dividir o prêmio de R$ 1.000.

“Ficou R$ 9,90 para cada pessoa, mas os organizadores arredondaram para R$ 10, que será enviado via Pix para cada ganhador”, falou Osmar.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Nova presidente da Caixa diz ter ‘apoio total’ para conduzir investigação imparcial sobre denúncias de assédio: ‘Fatos são graves’

Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A nova presidente da Caixa Economia Federal, Daniella Marques Consentino, defende que as investigações sobre as denúncias de assédio sexual dentro da instituição sejam tratadas com rigor, independência e credibilidade.

Em entrevista ao programa ‘Os Pingos nos Is’, da Jovem Pan News, nesta segunda-feira, 4, a economista e braço direito de Paulo Guedes afirmou que recebeu “apoio total” da presidência da República para conduzir apuração isenta. “Os indícios e denúncias são sérios. Os fatos são graves, mas temos que ter responsabilidade para apurar com critério”, defendeu Daniella Marques, reforçando que não interessa a exposição de ninguém. “Repito: isso envolve pessoas”, reforçou.

Para que o trabalho seja possível, a nova presidente afirmou que será instalado um canal de diálogo para funcionárias da instituição financeira, com funcionamento contínuo e formação multidisciplinar, envolvendo órgãos externos como Tribunal de Contas da União e Advocacia-geral da União.

Além disso, nesse primeiro momento, segundo Daniella, uma série de providências já foram tomadas pelo Conselho de Administração, o que incluiu o afastamento de funcionários envolvidos nas denúncias de assédio e também a aprovação da contratação de uma empresa para investigação externa. “A Caixa tem todo interesse em colaborar om outras investigações”, mencionou, reconhecendo que o objetivo não é perseguir ninguém, citando palavras do próprio presidente Jair Bolsonaro.

“O único pedido [de Jair Bolsonaro] foi ‘conduza da forma mais independente e séria possível’. ‘A gente não está para proteger ninguém e perseguir ninguém‘”, reforçou a ex-secretária da Economia. De acordo com ela, o objetivo atual é preservar a imagem da instituição junto aos brasileiros. A posse de Daniella Marques à presidência do banco está marcada para acontecer nesta terça, 5.

O nome da ex-secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia foi aprovado pelo conselho da instituição na sexta-feira, 1º, dando espaço para a efetivação. A indicação ao cargo aconteceu após pedido de demissão de Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual por funcionárias da instituição. Em carta divulgada na última quarta-feira, 29, o ex-presidente da Caixa negou os crimes e falou em “situação injusta”.

Jovem Pan

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro dando cartas brancas para que tudo venha a luz da verdade, doa a quem doer. Duralex é de Lex, a lei é dura mas tem que ser cumprida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Leo Lins é demitido do SBT após fazer piada sobre criança com hidrocefalia

Foto: reprodução/Instagram

O humorista Léo Lins, de 39 anos, foi demitido do SBT após ter feito uma piada em que cita o Teleton e uma criança com hidrocefalia durante um show de stand up. Assim, ele deixa o quadro de integrantes do programa “The Noite com Danilo Gentili”.

No último final de semana, viralizou um vídeo em que Lins debocha de uma criança com hidrocefalia. Na filmagem, ele cita o Teleton, que arrecada dinheiro em ações do SBT para ajudar menores de idade com problemas de saúde, e conta a história de uma garoto do Ceará.

“Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes”, declarou Leo Lins ao público.

Em contato com site Splash/UOL, a assessoria do SBT tratou do assunto em poucas palavras. “Leo Lins não faz mais parte do quadro de elenco do SBT. Ele não tem mais contrato conosco“, anunciou. Questionados se o vínculo deixou de existir há algum tempo ou em virtude do episódio, o canal confirmou que “foi encerrado” após o caso.

A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) emitiu um comunicado na tarde de hoje lamentando o episódio. “A AACD repudia veementemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de “crianças com vários tipos de problemas” e mostra desrespeito aos moradores do Ceará“, diz a nota.

Apesar de estar utilizando os stories, do Instagram, Leo Lins não se manifestou sobre a saída do SBT, mas expôs estar sofrendo com ataques de haters após a viralização do vídeo. Ele compartilhou na rede social um xingamento de um internauta e ironizou: “Todo o amor da cultura do cancelamento“, escreveu.

Splash/UOL

Opinião dos leitores

  1. Humorista é o rei ZÉ LEZIN.

    Esses Nutellas da atualidade são fracos demais. Fazem “humor” forçado.

  2. Eu abomino o mimimi e os excessos do politicamente correto, mas essa piada, além de sem graça, é de extremo mal gosto. Parace um adolescente querendo causar.

  3. Não podemos considerar isso uma piada, foi no mínimo uma expressão de muito mau gosto. Todo profissional tem que saber o limite da sua atuação e respeitar o código de ética que rege sua profissão, além de respeitar o bom convívio social com toda a população.

  4. PQP… antigamente sem maldade chamava-se de mongol os hoje síndrome de daw , os deficientes visuais hoje, a gente chama-se cego,gay era rapaz alegre, afro dependentes era negro e todos os termos eram sem maldades, agora existem termos lacradores que deletar o respeito e faz cada vez mais uma distância, que tornou-se parede. Não é termos, linguística que impõe respeito e sim não aviltar-se, pois quando nos acharmos inferiores, não é culpa alheia. Quanto mais procurar direitos, não será sinônimo de respeito. Para um bom discernir, poucas palavras, serão salutares…

  5. Isso não é humor, esse ser não é humorista, isso é pura maldade, esse rapaz é asqueroso, nojento e digno apenas de pena por ter um caráter desse tipo, fiquei sem acreditar qd assisti o vídeo, e o que deixa a situação bem pior, é que as pessoas que assistem ao “show” dão risadas e ninguém fica indignado com as seboseiras que saem da boca do tal “humorista” acho q o ser humano precisa de verdade de um bom reset.

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏 uma lástima qualquer babaca hoje ser chamado de humorista e fazer chacota com problemas de saúde de outras pessoas quanto mais crianças. Será que um reset dará jeito? Creio que só um novo dilúvio. Louvável seu posicionamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VENTO FORTE E MAR GROSSO: Marinha emite novo alerta de ondas de até 3,5m e ventos de até 61 km/h em parte do litoral potiguar

Imagem: reprodução

A Marinha do Brasil emitiu nesta segunda-feira (4) um novo alerta de ventos fortes de até 61 Km/h e ondas de até 3,5 metros em parte do no litoral do Rio Grande do Norte. Confira as seguintes previsões meteorológicas:

1) MAR GROSSO na área oceânica entre Porto Seguro (BA) e Touros (RN), a partir das 09h30 do dia 4 de julho, com ondas de Sudeste a Leste de 3,0 a 3,5 metros de altura, válido até as 21h do dia 5 de julho do corrente ano.

2) AVISO DE VENTO FORTE na área oceânica entre Salvador (BA) e Touros (RN), a partir das 09h do dia 05 de julho, com ventos de Sudeste a Leste com até 61 km/h e rajadas, válido até as 12h do dia 6 de julho do corrente ano.

As previsões meteorológicas descritas nesta Nota, poderá ocorrer no período das 09h30 do dia 04 de julho até as 12h do dia 6 de julho.

A Marinha recomenda que as embarcações de pequeno porte “evitem a navegação” e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos
de rádio e demais itens de segurança.

Opinião dos leitores

  1. É o vento Norte trazendo chuvas para o Rio Grande do Norte.
    Viva Bolsonaro o Véio das chuvas, farturas e felicidades.

    1. Pela reeleição, Planalto eleva gasto em publicidade na Globo em 75% em 2022. Não era GLOBOLIXO?

    2. Lula pagou foi 6 milhões a um tal de Renan Maria Pinto. É melhor gastar com a Globolixo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Reservas hídricas do RN iniciam julho com 54,43% da sua capacidade

Barragem Poço Branco – Foto: Felipe Alecrim

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (04), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2.382.112.450 m³, correspondentes a 54,43% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.528.569.585 m³, equivalentes a 64,41% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 266.202.900 m³, percentualmente, 44,39% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³.

Já a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 210.052.845 m³, equivalentes a 71,74% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³.

O reservatório Tabatinga, localizado em Macaíba, acumula 19.139.225 m³, correspondentes a 21,3% da sua capacidade total, que é de 89.835.678 m³.

A barragem de Poço Branco acumula 23.752.882 m³, equivalentes a 17,47% da sua capacidade total, que é de 136.000.000 m³.

O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, acumula 3.900.878 m³, percentualmente, 75,62% da sua capacidade total, que é de 5.158.750 m³.

O açude público de Marcelino Vieira acumula 11.112.881 m³, correspondentes a 99,22% da sua capacidade total, que é de 11.200.125 m³.

Além de Marcelino Vieira, outros reservatórios monitorados pelo Igarn, que permanecem com volumes superiores a 90% da sua capacidade, são: Flechas, localizado em José da Penha, com 100%; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 100%; o açude público de Encanto, com 100%; Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 99,33%; Beldroega, localizado em Paraú, com 98,85%; Pataxó, localizado em Ipanguaçu,com 97,89%; Morcego, localizado em Campo Grande, com 97,48%; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 96,64%; Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, com 92,45%;  e Mendubim, localizado em Assu, com 91,05%.

Para saber sobre os volumes de outras barragens do RN acesse: http://sistemas.searh.rn.gov.br/monitoramentovolumetrico.

Situação das lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da zona norte da capital, está com 11.019.525 m³, que correspondem a 100% da sua capacidade.

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 41.616.109 m³, percentualmente, 49,39% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³.

A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 11.074.800 m³, equivalentes a 100% da sua capacidade.

Opinião dos leitores

  1. Com Bolsonaro no comando da Nação a esperança de uma nova vida cheias de Farturas, felicidades e água em abundância aflora nas terras potiguares, no Brasil e no mundo.

    1. Pela reeleição, Planalto eleva gasto em publicidade na Globo em 75% em 2022. Não era GLOBOLIXO?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *