Educação

Enem 2014: candidato diz ter tirado 600 em redação com trecho 'porque hoje é meu niver'

Enem-2014-montagem-redacao-niver Enem-2014-redacao-meu-niverO estudante paraibano Francinaldo Guedes Pereira completou 16 anos no dia 9 de novembro de 2014 e resolveu comemorar fazendo uma “homenagem” a ele próprio na redação do Enem. Segundo foto da folha de rascunho postada pelo candidato numa rede social, ele inseriu o trecho “porque hoje é meu niver” na última frase do terceiro parágrafo do texto. Francinaldo também printou a tela com suas notas no exame, em que teria tirado 600 em redação, ficando acima da média nacional de 470,8.

Se for confirmada a inserção do trecho no espelho da redação, que será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) até o fim de março, seu texto deveria ser anulado de acordo com o edital do Enem 2014. O item 14.9.5 diz que será atribuída nota 0 (zero) à redação “que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada ‘Anulada'”.

Em entrevista ao GLOBO, Francinaldo confirmou que escreveu a brincadeira para testar a banca de correção.

– Vi que um aluno colocou a receita de miojo (na redação do Enem 2012), e aí queria testar como era. Era dia do meu aniversário e eu estava fazendo (a prova) só por experiência. Fiquei surpreso com a minha nota, porque muita gente fez com o tema certo, tudo direitinho, e tirou nota menor. Esperava tirar 0 – diz Francinaldo, que passou para o 3º ano de uma escola pública do município de Aguiar. – Este ano vou fazer sério, pois quero passar para a faculdade de Design.

Em 2013, O GLOBO mostrou que redações do Enem 2012 que continham brincadeiras como uma receita de macarrão instantâneo e trechos do hino do Palmeiras receberam 560 e 500 pontos, respectivamente. Na mesma edição do exame, o jornal mostrou que textos com nota 1000 apresentavam erros grosseiros como “enchergar”, “trousse” e “rasoavel”, além de desvios graves de concordância.

Após as reportagens, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem, tornou os critérios de correção mais rígidos. No Enem 2014, apenas 250 candidatos atingiram a nota máxima em redação, e mais de 529 mil receberam 0. Ao todo, foram corrigidos 5,9 milhões textos. A nota média dos concluintes caiu 9,7%, de 521,2 em 2013, para 470,8 em 2014.

Procurado pelo GLOBO, o Inep informou que o Enem possui critérios “claramente estabelecidos para a correção das redações”, os quais não mudam durante o processo de correção. Denúncias apresentadas ao Inep serão avaliadas, individualmente, pela área técnica responsável.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. O Art. 205 da Constituição Federal afirma: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
    Cabendo aos Municípios a atuação prioritariamente no ensino fundamental e pré-escolar. Aos Estados da Federação o Ensino Médio e a União o Ensino Superior.
    De maneira que vemos uma incompetência muito grande dos sistemas Municipais e Estaduais de Ensino, uma vez que são contaminados de politicagem (indicações e ocupações das secretarias de educação de maneira política, apadrinhamentos e nepotismos, etc) e com poucas condições de estrutura e qualificação técnica e nos leva a defender abertamente a FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO como forma eficiente de equilibrar e fortalecer a Educação em todo o território nacional como força propulsora do desenvolvimento não apenas industrial e tecnológico, mas também humano em valores e princípios fundamentais para a convivência pacífica e respeitosa que devemos ter ao aprender a SER.
    (*) O ensino será ministrado com base nos seguintes p

  2. Esse candidato merece 1000 pontos na redação e, aos examinadores, a devolução do que receberam e responsabilização penal e administrativa. Se verdade a afirmação, prevaricaram em seu dever legal, ao menos em tese. O resto, é apurar. Ô ENEM complicado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] BURJ KHALIFA: Prédio mais alto do mundo, em Dubai, é evacuado às pressas após explosão nas proximidades

Um vídeo que circula nas redes sociais registra uma explosão e fumaça nas proximidades do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Relatos indicam que o ataque pode ter sido provocado por um drone iraniano do tipo Shahed. O prédio construído de 2009 a 2015 e que tem 828 metros de altura foi evacuado às pressas após a explosão. O espaço aéreo do país também foi fechado.

Neste sábado (28), o Irã lançou ataques contra bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio, atingindo instalações no Bahrein, Kuwait, Catar e Emirados Árabes Unidos. As ações são descritas como retaliação aos bombardeios realizados por EUA e Israel em Teerã. O Irã também disparou mísseis contra território israelense. Israel entrou em alerta máximo e tenta interceptar os projéteis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] PROTESTO: Lula ouve gritos de “safado, ladrão, vagabundo” durante visita à Ubá, cidade mineira afetada por temporal e enchente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a cidade de Ubá, na Zona da Mata mineira, onde acompanhou áreas afetadas pelas enchentes. Ao lado de Janja, Lula percorreu pontos atingidos e se reuniu com autoridades locais.

Durante a agenda neste sábado (28), um grupo de pessoas protestou com vaias e gritos de “Fora Lula, safado, ladrão, vagabundo”. A visita seguiu com reforço de segurança e sem alterações no cronograma.

Segundo o governo federal, a situação segue monitorada e ações emergenciais estão em estudo para apoiar a população. A ida a Ubá integra uma série de visitas a municípios impactados para articular respostas rápidas e apoio institucional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal terá manifestação neste domingo (1º) por impeachment de Lula e ministros do STF

A capital potiguar receberá, neste domingo (1º), uma manifestação convocada por movimentos de direita em defesa do impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e do presidente da República, Lula da Silva (PT). O ato está marcado para as 14h, em frente ao Midway Mall.

A mobilização em Natal é liderada pelo movimento Força Democrática e integra uma agenda nacional de protestos programados para o mesmo dia em diversas cidades do país.

Entre as pautas centrais da manifestação estão os pedidos de impeachment dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, ambos integrantes do Supremo Tribunal Federal, além do presidente Lula.

Segundo os organizadores, o movimento é motivado por recentes denúncias envolvendo ministros da Suprema Corte e por críticas à condução do governo federal. Os manifestantes também afirmam que a atual gestão presidencial enfrenta questionamentos relacionados a episódios de corrupção, como o roubo aos aposentados no INSS e o escândalo do Banco Master. Os manifestantes tambem defendem maior responsabilização das autoridades e respeito aos limites constitucionais entre os Poderes.

A organização informa que o ato será pacífico e aberto ao público, com a participação de apoiadores de diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IFRN afasta professor por 60 dias para apurar denúncia de assédio sexual

Foto: reprodução

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) determinou o afastamento preventivo de um professor do Campus Central, em Natal, por 60 dias, para apurar denúncias de suposto assédio sexual. A medida foi oficializada por portaria publicada nesta semana.

O docente Charles César Magno de Freitas será investigado por meio de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 428/2026 – RE/IFRN, publicada em 24 de fevereiro de 2026. Segundo o instituto, a apuração seguirá a Política de Enfrentamento ao Assédio e outras Violências, com atuação de equipe multidisciplinar.

Em nota, o IFRN afirmou que trata todas as denúncias com seriedade, respeito ao devido processo legal e atenção à proteção da comunidade acadêmica. O teor da denúncia não foi informado. O afastamento passa a valer a partir de março, início do semestre letivo de 2026.

O professor declarou ao Blog do Dina que o afastamento é exclusivamente preventivo e não configura punição ou conclusão antecipada. Segundo ele, as alegações já foram submetidas a apuração preliminar com realização de oitivas, “não tendo sido identificada, até o momento, irregularidade que comprometa minha atuação profissional”. O docente também afirmou confiar que os fatos serão esclarecidos ao final do processo.

Com informações do Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência neste sábado (28) após ataques ao Irã

Imagem de satélite mostra fumaça saindo do complexo do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei | Foto: Airbus via CNN Newsource

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá neste sábado (28) após os ataques realizados por Estados Unidos e Israel contra o Irã, elevando a tensão no Oriente Médio. A sessão está marcada para 16h em Nova York (18h em Brasília) e será presidida pelo Reino Unido, que ocupa a presidência mensal do colegiado.

A reunião de emergência foi solicitada por Rússia e China, com apoio de França, Bahrein e Colômbia. Moscou classificou os ataques como “agressão armada não provocada” e disse que cobrará a interrupção imediata das ações militares e a retomada do diálogo.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, deve discursar na sessão. Mais cedo, ele condenou a escalada militar e pediu cessar-fogo imediato, alertando para o risco de um conflito regional mais amplo e graves consequências para civis e a estabilidade da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Morre aos 78 anos Dennis Carvalho, ator e diretor de novelas

Foto: Globo/ João Cotta

O ator e diretor Dennis Carvalho morreu na manha deste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A unidade de saúde confirmou o falecimento do diretor.

“O Hospital Copa Star confirma com pesar o falecimento de Dennis de Carvalho neste sábado e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”.

Dennis Carvalho foi um dos nomes mais influentes da televisão brasileira, com trajetória marcada por sucessos tanto diante das câmeras quanto nos bastidores.

Diretor de sucessos

Ao longo das décadas seguintes, Dennis Carvalho dirigiu algumas das produções mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira.

Sua parceria com o autor Gilberto Braga resultou em obras como “Vale Tudo” (1989), “Anos Rebeldes” (1992) e “Celebridade” (2003). Os trabalhos são considerados marcos da televisão por abordarem temas políticos e sociais e por inovações na linguagem de direção.

Dennis também esteve à frente de novelas como “Babilônia” (2015) e “Segundo Sol” (2018), além de ter participado de inúmeros outros projetos na TV Globo.

Conhecido pelo estilo firme nos estúdios, popularizou bordões como “Fora, Vídeo Show!” e o característico “Silêncio!”, ao iniciar gravações.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA ATLASINTEL / BLOOMBERG: Corrupção, criminalidade e tráfico de drogas são maiores problemas do país

Uma pesquisa realizada pela AtlasIntel, em conjunto com a Bloomberg, apontou que pouco mais da metade dos brasileiros acredita que a corrupção (54,3%), e a criminalidade e o tráfico de drogas (53,3%) são os maiores problemas do país atualmente.

Já economia e inflação ficaram em terceiro lugar (19,2%), segundo o levantamento, realizado em fevereiro com 4.986 pessoas, ao qual a CNN teve acesso, onde cada entrevistado poderia citar até 3 opções sobre quais são os maiores problemas do Brasil.

Com informações de CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Queria entender.
    Desde menino que o povo fala e reprova veementemente a corrupção.
    Então, como é que votam em Lula e no PT???
    Dá pra entender??
    A lava jato mostrou um dos maiores crimes de corrupção do Brasil, coisa pros envolvidos mofarem na cadeia.
    Certo?
    No entanto ministros da suprema corte anularam tudo.
    Lula deixou de ser ladrão e virou presidente.
    Os empreiteiros foram perduado as dividas.
    Fica difícil entender….
    Só sei que o Brasil acabou, impera o roubo e escândalos diariamente, uma casa de mãe joana.
    É isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita de Pendências declara apoio à pré-candidatura de Walter Alves

A prefeita de Pendências, Dra. Lays, declarou apoio ao nome do presidente estadual do MDB, Walter Alves, como pré-candidato a deputado estadual nas Eleições 2026.

O apoio foi confirmado em recente reunião e reforça a parceria construída ao longo dos anos entre Walter e o município. A gestora destacou que a decisão é fruto do trabalho já realizado em favor de Pendências, com ações, articulações e presença constante ao lado da população.

Para Walter, o apoio é motivo de gratidão e responsabilidade. “Fico muito feliz com a confiança da prefeita Dra. Lays. Nosso compromisso com Pendências vem de muito tempo, com trabalho concreto e resultados. Esse apoio é natural, fruto de uma relação construída com diálogo, respeito e serviço prestado”, afirmou.

A pré-candidatura de Walter Alves a deputado estadual vem ganhando musculatura com o apoio de outras lideranças em diferentes regiões do estado, fortalecendo o projeto e ampliando sua base política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Exército de Israel divulga imagens de ataques no Irã

O exército de Israel divulgou um vídeo que mostra ataques ao Irã que ocorreram neste sábado (28), em ação conjunta com os Estados Unidos. Segundo as Forças de Defesa israelenses, alvos militares foram atingidos no oeste do Irã.

A ofensiva ocorreu em ação coordenada entre Israel e os Estados Unidos na madrugada de sábado, com explosões registradas em Teerã e em ao menos outras quatro cidades. Em resposta, o Irã lançou mísseis contra Israel e atacou bases americanas no Oriente Médio.

Autoridades israelenses afirmam que o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, e o presidente Masoud Pezeshkian estavam entre os alvos, mas o resultado da operação ainda não é conhecido. Segundo a Reuters, Khamenei não estaria em Teerã no momento do ataque. Já a agência estatal iraniana informou que Pezeshkian está em segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil condena ataque conjunto dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por respeito ao direito internacional

Teerã, capital do Irã, durante ataques dos EUA e Israel contra o país | Foto: Reprodução/AP/CNN Internacional

O Itamaraty condenou neste sábado (28) o ataque conjunto de EUA e Israel ao Irã e disse que as negociação entre as partes é “único caminho viável para a paz”. Estados Unidos e Israel realizaram um ataque coordenado contra o Irã, no início da manhã deste sábado (28). Explosões foram registradas na capital Teerã e em ao menos outras quatro cidades. Em resposta, o Irã disparou mísseis contra Israel e atacou bases americanas no Oriente Médio.

Autoridades de Israel afirmaram que o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, e o presidente Masoud Pezeshkian foram alvos do ataque, mas os resultados da ação ainda não estão claros, segundo informações da agência Reuters.

“O Governo brasileiro condena e expressa grave preocupação com os ataques realizados hoje (28/2) por Estados Unidos e Israel contra alvos no Irã. Os ataques ocorreram em meio a um processo de negociação entre as partes, que é o único caminho viável para a paz, posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região”, afirmou o Itamaraty em nota.

Na manifestação, o Ministério das Relações Exteriores “apela a todas as partes que respeitem o Direito Internacional e exerçam máxima contenção”, para evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil.

O Itamaraty afirmou que as embaixadas do Brasil na região acompanham os desdobramentos do conflito e que o embaixador brasileiro em Teerã está em contato direto com a comunidade brasileira, para transmitir atualizações sobre a situação e orientações de segurança.

g1

Opinião dos leitores

  1. Vai lulinha, liga pra Trump e reclame da guerra, ligue tb pra o presidente de Israel ou se preferir, pegue o avião ✈ presidencial e vá aos EUA, quem sabe vc consiga acabar, leve sua comitiva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *