
Foto: reprodução
Desde que o Consórcio do Nordeste foi formado, um dos objetivos foi a compra dos respiradores para ajudar no atendimento aos pacientes da Covid-19, mas o que se viu foram casos de suspeitas de superfaturamento e até de perda de dinheiro.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco já enviou ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) no qual informando que o Estado de Pernambuco não irá mais realizar compras para o enfrentamento da covid-19 através do Consórcio Nordeste. Enquanto isso, o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, defende a manutenção do Consórcio e alega que os estados foram enganados.
Vale destacar que o Governo do Estado pagou cerca de R$ 4,9 milhões por 30 equipamentos, que ainda não foram entregues. O próprio Consórcio desistiu da compra de 750 respiradores inicialmente solicitados ao valor de aproximadamente R$ 48 milhões. O valor pago pelo RN ainda não foi recuperado.
O objetivo foram compras conjuntas para gerar economia. Inclusive, a Secretaria de Saúde do estado diz que obteve uma redução em 30% de vários itens, mas aí veio a fraude dos respiradores.
Outros estados começam a tomar posição. Pernambuco disse que não compra mais nada na pandemia pelo consórcio. Aqui não só vai comprar, como reafirmar a manutenção.
Os benefícios estão citados no penúltimo parágrafo da notícia. Só não vê quem não lê.
Se o consórcio não fosse benéfico, não existiriam cooperativas.
Toda ação tem uma reação. Iremos ver o reflexo dessas ações já nas eleições municipais. Vai ser o fim do PT em nosso estado.
Esse secretário faz pena!
DEPOIS PEDE AI AO CIDADÃO DE VERDADE QUAL O BENEFICIO QUE O " CONSORCIO NORDESTE" TROUXE PARA O RN, PELO MENOS EU ACREDITO QUE O BG VAI POSTAR
Quanto custa ao RN por mês a manutenção desse consórcio, não sabemos nada, cabe ao TCU, assembleia legislativa e o ministério público estadual, publicarem esses gastos pois o dinheiro não e do PT e nem de Fátima.
Cadê as investigações sobre essas compras foram 5 milhões gasto de um estado pobre e falido .
Esse maluco desse secretário só fala isso porque quem perdeu o dinheiro não foi ele, acho que o mesmo quer fazer uma compra maior para o furto do nosso dinheiro ser ainda maior. Pense num secretário fraco, só queria saber quem banca esse Dr. cadeado no governo.
Cidadão de verdade, nos ajude a sermos justos. O Consórcio nordeste, ajudou em quê, o nosso RN? Nos dê alguns exemplos. Estou esperando. Aliás, estamos esperando. João Macena.
sera que teria algum beneficio?
Fátima do PT, tá acabando com o RN.
Lamentável!!!
Pernanbuco o governador, é de esquerda mas não do PT.
Teve coragem de romper com o consórcio sanguessuga.
Uma vergonha.
Cadê o zelo com o dinheiro dos potiguares??
Imoral!!
O Consórcio tem ajudado bastante o povo Potiguar, não vamos politizar a questão, o RN já foi muito ajudado pelo consórcio.
Ajudado em que mesmo? Faltou divulgar. Vc poderia fazer isso.
Eis uma alma sebosa defendendo o Governo corrupto do PT, com certeza é algum cargo comissionado desse governo sem noção do que é trabalho. O defensor da corrupção não teve nem a coragem de colocar o nome aqui,…kkkk
Nós sabemos porquê.