Política

ENTREVISTA: ‘Objetivo de Moro é voltar à Justiça na Corte maior’, diz Álvaro Dias

Foto: Agência Senado
Nono colocado na disputa presidencial do ano passado, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) tem planos para aumentar a exposição do seu partido e chegar com mais chances nas eleições de 2022. Uma filiação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, tratada como “sonho de consumo” pela direção da legenda, porém, é vista como improvável, por enquanto.

O partido lançou uma ofensiva no Senado para se tornar a maior legenda da Casa. Desde o início do ano, o partido já filiou seis senadores. Nesta semana, foi a vez da senadora Juíza Selma (ex-PSL), a 11ª integrante da bancada na Casa – agora, só menor do que a do MDB, que tem 13. Dias afirma que tem outros nomes no horizonte. “É um projeto nacional que não se limita ao Senado”, afirmou ao Estadão/Broadcast. A seguir os principais trechos da entrevista:

O Podemos conquistou a segunda maior bancada no Senado. Qual é o objetivo do partido?
Nossa prioridade é fazer a leitura correta das prioridades da população e trazer para dentro do Senado. Por isso, estamos querendo crescer com qualidade, sem perder a nossa identidade. É um partido que tem agenda própria de combate à corrupção e pró-reformas. Por isso, não se coloca na base aliada do governo nem frontalmente na oposição. Tentamos fugir desta dicotomia.

O Podemos vai disputar o comando do Senado?
Creio que a construção de um Podemos forte no País passe pelo fortalecimento da bancada aqui no Senado. Isso vai ter um reflexo externo. É um projeto nacional que não se limita ao Senado.

O que convenceu senadores a migrarem para o Podemos?
Não temos nada a oferecer a não ser a postura e nossa agenda de prioridades, e, especialmente, eu creio, esse espaço de independência que cada senador tem no nosso partido. Creio que isso abre um espaço que atrai aqueles senadores que chegaram agora e possuem uma vontade enorme de dar uma resposta aos que o elegeram.

Com quem o sr. está negociando no Senado?
Com vários. Mas a nossa estratégia é não revelar antes que eles revelem.

Mas tem mais gente já encaminhado para o partido?
Tem, tem mais senadores que podem vir, sim.

O foco de vocês é o PSL?
O PSL só tem dois senadores já que um deles é filho, não é senador. Mas não é esse assédio. Nesse campo ainda não estamos mexendo. Só com a Juíza Selma (que se filiou ao Podemos na quarta-feira), que desde o início havia uma aproximação, mas em relação aos outros estamos respeitando a posição deles, não estamos assediando.

O sr. é próximo ao ministro Sérgio Moro. Há negociações para ele também se filiar?
Não existe isso. Se fôssemos articular politicamente com ele, nós dificultaríamos a vida dele dentro do governo. Os objetivos dele são outros, eu imagino. Minha percepção é que o objetivo dele é retornar à Justiça na Corte maior. É o que ficou explicitado.

Se ele não for indicado, há um caminho eleitoral para Moro?
Tem de conversar com ele, porque nós não conversamos em respeito à condição dele de ministro da Justiça de um governo.

Com o fortalecimento do partido, o sr. se candidatará novamente à Presidência em 2022?
Não tenho colocado isso como meta. Acho que o cumprimento do dever em primeiro lugar. O que vem depois é consequência. Mas o que eu posso dizer é que o partido deseja ser uma alternativa, mas ele precisa construir um caminho para isso. Até a eleição geral de 2022 imagino que o Podemos estará bem consolidado nacionalmente.

Ciro Gomes (PDT) já se posicionou como candidato. Pode haver algum tipo de conversa entre vocês? Ele pode ser a terceira via?
No nosso calendário, a eleição de presidente ainda está distante As prioridades são outras, estamos pensando mais nos problemas atuais que exigem nossa atuação. Mas ele sempre teve uma posição política conhecida, em que sempre militou à esquerda.

O deputado Marco Feliciano (Podemos-SP), tem se aproximado de Bolsonaro, inclusive sendo cotado para vice em uma eventual chapa à reeleição. Como vê esse movimento?
Ele está convidado a deixar o Podemos, está liberado para sair. Não discutimos isso, mas não há a cogitação de qualquer coligação futura. Se alguém desejar se posicionar como candidato a vice-presidente com Bolsonaro, deve deixar o Podemos.

A aproximação dele com o presidente incomoda?
Não nos sentimos incomodados. Em função das circunstâncias, não estamos colocando cabresto em ninguém. Evidentemente que, quando eu afirmo que, do meu ponto de vista, quem postular candidatura a vice em outro partido está convidado a deixar o nosso, porque o nosso tem o dever de apresentar um projeto alternativo para o País. Ele está sendo construído com esse objetivo.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e integrantes do MDB já sinalizaram incômodo com o crescimento do Podemos na Casa e articulam uma reação. Como o partido vê isso?
Confiamos na firmeza dos que se filiaram ao Podemos. Estão realmente avançando sobre os senadores, estão tentando convencê-los a deixar o Podemos. Nos últimos dias isso ficou visível. Não conseguem esconder isso, mas confiamos neles. O crescimento incomoda.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. MORO É UM OPORTUNISTA QUE USOU O PODER JUDICIÁRIO COM A FINALIDADE POLÍTICA DE SE AUTOPROMOVER EM PROL DOS SEUS OBJETIVOS PESSOAIS: SER MINISTRO DO SUPREMO OU CANDIDATO A PRESIDENTE, COM O APOIO DA REDE GLOBO.
    É UM SANTO DE BARRO QUE DESTRUIU A CONSTITUIÇÃO E OS PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO, COM A OMISSÃO E APOIO DE PARTE DO JUDICIÁRIO E DO STF, PARA DERRUBAR A PRESIDENTE ELEITA DILMA ROUSSEF, PRENDER LULA, IMPEDI-LO DE SER CANDIDATO E ELEGER BOZONARO, ENTREGANDO A PETROBRÁS AOS AMERICANOS, AOS QUAIS SUA ESPOSA ASSESSORA, DE BANDEJA.
    UM LEGÍTIMO TRAIDOR DA PÁTRIA A SERVICO DO TIO SAN.

  2. Maria, eu votei no Bolsonaro no segundo turno e votaria de novo se a outra opção fosse do Clube da Rapinagem. Mas no primeiro turno eu votei em Álvaro Dias. Agora não vou fazer o menor esforço para convencer alguém que tem como ídolo Lula. Só isso já diz tudo.

  3. Mesmo sabendo que não chegaria na reta final, Álvaro Dias, foi minha opção para Presidente. Homem íntegro, coerente e por enquanto mãos limpas, até onde sei.
    Vamos tentando limpar a casa: tiramos uma parte dos ratos, exterminamos baratas e seguiremos na faxina. Se alguém entrar com os pés sujos de lama cabo de vassoura neles.
    Não tenho "político de estimação".
    A limpeza tem que ser diária.

    1. Se todos que falaram que votariam no Álvaro tivessem realmente votado, teria aparecido essa votação, na verdade vcs diziam isso e votaram no Homi lá, agora com vergonha , dizem que votaram no Álvaro. Que vergonha….

  4. Acho que não, se fosse esse o objetivo, ele não teria ido pra o MJ, sofrer todo tipo de pressão, apesar de que bolsonaro lhe prometeu total liberdade e apoio pra implantar medidas contra o crime e a corrupção, esses sim, são seus objetivos concreto. Com certeza se ele tivesse ficado como juiz, estaria imune a pressões, e estaria desenvolvendo avanços enormes na lava-jato, e assim fortaleceria sua candidatura pra o STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lugar da festa “Bolsonaro na cadeia” foi utilizado por Brisa como comitê durante campanha eleitoral

Foto: Otávio Augusto/Câmara Municipa de Natal

A vereadora Brisa Bracchi (PT) publicou, no dia 20 de outubro, durante o segundo turno das eleições de 2022, um post nas redes sociais indicando o endereço da chamada “Casa Vermelha” como ponto de apoio à campanha. O local funcionava como um comitê popular do 13, onde militantes podiam se reunir e levar camisas para estampar com símbolos da candidatura de Natália Bonavides (PT).

De acordo com a publicação, a iniciativa buscava fortalecer a mobilização na reta final do pleito, servindo como espaço de concentração de apoiadores e produção de materiais para a campanha. O endereço foi divulgado abertamente na postagem da parlamentar, incentivando a participação dos eleitores.

Atualmente, esse mesmo imóvel seria o local escolhido para sediar o evento “Rolé Vermelho”, Bolsonaro na cadeia”, organizado pelo mandato da parlamentar com recursos públicos, mas que acabou sendo alvo de críticas.

A repercussão do episódio levanta questionamentos sobre a utilização de imóveis associados a campanhas eleitorais em eventos custeados pelo poder público. O caso ocorre em meio a um debate mais amplo sobre transparência e limites no uso de verbas públicas para atividades políticas ou culturais promovidas por mandatos parlamentares.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Casa da Mulher Macaibense é inaugurada e reforça rede de apoio a vítimas de violência doméstica

Imagens: Rodrigo Galvão e Edeilson Morais

Nesta quinta-feira (21), Macaíba ganhou um novo equipamento especializado no combate à violência contra mulher. A Casa da Mulher Macaibense, localizada no Conjunto Auta de Souza, vai oferecer atendimento qualificado e humanizado para mulheres vítimas de violência doméstica no município. Essa é a primeira Casa da Mulher custeada totalmente com recursos municipais no RN.

O novo equipamento da SEMTHAS conta com uma equipe preparada de assistentes sociais, advogados, pedagogos, psicólogos e orientadores sociais. A Casa da Mulher vai oferecer acolhimento às mulheres vítimas de violência com apoio psicossocial, suporte jurídico, espaço para crianças, cursos de qualificação, grupo de mulheres, além de parceria com a Delegacia da Mulher (DEAM) e com a Patrulha Maria da Penha, com encaminhamento para toda a rede de proteção.

Para o prefeito Emídio Jr, a inauguração da Casa da Mulher representa tolerância zero com a violência contra a mulher no município. “Esse equipamento é de todos vocês. A partir de agora vamos reduzir ainda mais os índices de violência contra mulher. Macaíba tem tolerância zero com a violência e hoje, com essa inauguração, a gente vem referendar esse marco. Mais uma ação da nossa gestão para todas as mulheres macaibenses”, disse ele.

Idealizadora da Casa da Mulher, a vice-prefeita Raquel Barbosa se emocionou com essa nova conquista. “Essa inauguração é a marca de um sonho. Hoje nós inaugurámos a Casa da Mulher Macaibense para que as mulheres se sintam encorajadas em denunciar, para que hoje todos saibam que em Macaíba se respeita a mulher. Aqui nós estamos sendo pioneiros. Com essa Casa não vamos ter mulheres aprisionadas em um ciclo de violência”, comentou ela.

A cerimônia contou ainda com as apresentações da cantora Ruthe Oliveira e das bandas marciais Mulheres em Ação e banda marcial da Escola Estadual Dr Severiano. Também estiveram presentes o deputado Estadual Kleber Rodrigues; a juíza Marina Melo; o promotor Dr Flávio Nunes; a secretária de Estado da Mulher, Júlia Arruda; o secretário municipal de Assistência Social, Eriberto Freire Tomaz; a Patrulha Maria da Penha; DEAM e diversos vereadores e secretários municipais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Malafaia fica em silêncio na PF e diz que vai falar após saber de teor do inquérito

Foto: Youtube/Reprodução

O pastor Silas Malafaia ficou em silêncio em depoimento à Polícia Federal. Em mensagem enviada ao g1, o pastor afirmou que usou o direito constitucional porque ele e o advogado não tiveram acesso ao inquérito, mas afirmou que pretende falar às autoridades.

Nesta quarta-feira (20), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca pessoal e de apreensão de celulares contra ele no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que apura o crime de coação no curso do processo. Essa coação, segundo a PF, foi cometida contra autoridades que conduzem o processo da tentativa de golpe de Estado, no qual Jair Bolsonaro e ex-integrantes de seu governo são réus.

Segundo o procurador-geral, Paulo Gonet, a PF obteve diálogos e publicações nos quais Malafaia ” aparece como orientador e auxiliar das ações de coação e obstrução promovidas pelos investigados Eduardo Nantes Bolsonaro e Jair Messias Bolsonaro”.

Malafaia também está proibido de deixar o país e não pode conversar com os outros investigados.

g1

Opinião dos leitores

  1. Tempos estranhos, conversas privadas, críticas à ministros do supremo, é motivo de busca e apreensão e prisão, em um passado recente, isso era chamado de “estado de exceção”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO E FOTO: Divulgadas imagens de criminosos autores de roubo de veículo que agrediram vítima

Dois indivíduos praticaram um roubo com extrema violência na Rua General Francisco Monteiro, Lagoa Nova – Natal/RN (lateral da Universidade Potiguar – UNP, Salgado Filho). O crime aconteceu no dia 28/07/2025, por volta das 12h. Imagens de câmeras de segurança da região registraram a ação criminosa, permitindo identificar os autores.

A vítima, ao estacionar o veículo de placas RGN-1C79, foi surpreendida pelos criminosos, que anunciaram o assalto e, mesmo sem qualquer reação da vítima, passaram a agredi-la com socos no rosto, subtraindo o veículo e outros pertences pessoais, incluindo um carimbo profissional de médica.

Quem reconhecer ou tiver qualquer informação sobre esses indivíduos, DENUNCIE! Disque 181 – o sigilo é garantido. A colaboração da população é fundamental para retirar esses criminosos de circulação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Toffoli pede a Barroso que decida qual ministro ficará responsável por inquéritos sobre fraudes no INSS

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu que o presidente da corte, Luís Roberto Barroso, decida se as investigações sobre fraudes nos descontos de benefícios no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem ficar sob sua responsabilidade ou serem distribuídas livremente, por sorteio, entre os ministros.

A solicitação de Toffoli foi feita após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestar de forma contrária à relatoria do ministro sobre o tema.

Toffoli determinou em junho que todas as apurações da Polícia Federal sobre o tema fossem enviadas ao seu gabinete. Em seguida, pediu manifestação da PGR sobre o tema, que foi apresentada na segunda-feira (18).

Na manifestação, Gonet não tratou do mérito (dos pontos centrais) sobre as suspeitas, mas questionou a manutenção das investigações com o ministro e pediu a redistribuição por sorteio do caso.

A manifestação da PGR foi divulgada inicialmente pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pela Folha.

O ministro que assumir as investigações também deve decidir se mantém todos os procedimentos no Supremo ou se envia parte deles a instâncias inferiores.

Toffoli determinou a remessa das investigações ao Supremo em 10 de junho, depois de a Polícia Federal informar, por meio de uma representação, que o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) e o ex-ministro Onyx Lorenzoni foram mencionados nas apurações.

“Faz-se necessário o compartilhamento dos respectivos autos para exame e análise conjunta, sob o crivo deste Supremo Tribunal Federal, sobre eventual conexão e prevenção estabelecida”, disse Toffoli.

Os dois têm foro por prerrogativa de função, o que leva o caso ao Supremo. Os autos do processo relacionados à operação Sem Desconto estão sob sigilo, o que o ministro manteve.

A autoridade policial informou que a conexão entre os políticos e a investigação seria por uma entidade investigada pela PF por descontos indevidos nas aposentadorias.

A empresa teria doado valores à campanha de Onyx ao governo do Rio Grande do Sul, durante as eleições de 2022. Procurados à época, Pinato disse não ter envolvimento com as investigações e Onyx não se manifestou.

Barroso ainda não decidiu a respeito de quem ficará responsável por supervisionar as investigações no Supremo.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Pense em um governo honesto esse de Lula, todos os escândalos são terceirizados e ele (o chefe da quadrilha) nunca sabe de nada, não sabe nem que tem um irmão mais velho, que atende pela alcunha de Frei Chico, irmão esse que tá atolado até o pescoço no roubo dos velhinhos do INSS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com IOF maior, arrecadação do governo federal soma R$ 254 bilhões em julho; valor bate recorde

Foto: Daniel Dan/Pexels

A arrecadação do governo federal com impostos, contribuições e demais receitas somou R$ 254,2 bilhões em julho deste ano, informou nesta quinta-feira (21) a Receita Federal.

O resultado representa um aumento real de 4,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a arrecadação somou R$ 243,1 bilhões (valor corrigido pela inflação).

Esse também foi a maior arrecadação já registrada para meses de julho desde o início da série histórica da Receita Federal, em 1995, ou seja, em 31 anos.

De acordo com a Receita Federal, o recorde na arrecadação foi obtido com ajuda do aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado pelo governo em meados de maio.

Após ajustes feitos pela equipe econômica, a medida vigorou até 27 de junho, quando foi derrubada pelo Congresso Nacional, sendo retomada, novamente — em quase sua totalidade —, em 16 de julho após decisão do Supremo Tribunal Federal.

“A arrecadação do período pode ser justificada, principalmente, pelas operações relativas à saída de moeda estrangeira, a crédito destinado a pessoas jurídicas e referentes a títulos ou valores mobiliários, sobretudo em decorrência de alterações legislativas recém ocorridas”, diz o órgão.

Segundo dados da Receita Federal, a arrecadação do IOF ficou, em junho, R$ 756 milhões maior do que no mesmo período do ano passado (em valores corrigidos pela inflação), principalmente por conta do aumento do tributo.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que ‘vai incomodar mais’ se reeleito e plateia mira Tarcísio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (21/8), durante cerimônia em Sorocaba, no interior paulista, que “vai incomodar muito mais”, caso seja reeleito no ano que vem.

A manifestação do petista ocorre no mesmo em dia em que a Quaest divulgou uma pesquisa na qual Lula aparece à frente em todos os cenários eleitorais. Em um eventual segundo turno, o adversário mais competitivo seria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Um mandato do Lula incomodou muita gente. Dois mandatos incomodou muito mais. Três mandatos muito, muito mais. Imagina se tiver o quarto mandato? Vai incomodar muito mais”, provocou o presidente.

A fala do petista ocorreu durante cerimônia de entrega de 400 viaturas para atendimento odontológico móvel que serão usadas em todo o país. Da plateia, uma militante atacou Tarcísio, dizendo que o governador “só entrega pedágio”.

Na cerimônia em clima de campanha, Lula ignorou o novo indiciamento da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o seu filho 03, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos Estados Unidos desde o fim de fevereiro. O novo relatório mostra uma tentativa do ex-presidente de fugir para a Argentina, em 2024.

Durante o evento, o petista criticou a redução de gastos do governo e chamou medidas assistencialistas de “investimento”. Lula também defendeu o cuidado com as pessoas pobres como uma forma de garantir a soberania nacional e aproveitou para criticar o presidente americano Donald Trump, que aplicou taxas contra produtos brasileiros e sanção ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da ação penal sobre tentativa de golpe de Estado que teria sido liderada pelo ex-presidente.

Esta é a terceira visita de Lula a Sorocaba em apenas seis meses. Em março, ele esteve na cidade para inaugurar uma fábrica da Toyota e entregar ambulâncias do SAMU. Além do presidente, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT) e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT) também compareceram à agenda.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Dinheiro e peia não resolve, quando é pouco…Luladrão reeleito? ahhh ladrãoooooo…bandido defende bandido

  2. Vai incomodar mais quem se releito? Os banqueiros, os empreiterios, os grandes grupos como o dos Irmãos Batista? Como ainda tem gente com Q.I. de giárdia que ainda cai nesse papo de ricos x pobres.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

LEI MAGNITSKY: Mastercard bloqueia cartão de crédito de Moraes; BB disponibiliza Elo para uso no Brasil

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, teve o seu cartão de crédito da bandeira Mastercard bloqueado devido às sanções da Lei Magnitsky aplicadas pelo governo dos Estados Unidos. Para contornar a situação em território nacional, o Banco do Brasil ofereceu ao magistrado um cartão da bandeira Elo, de uso exclusivamente brasileiro. As informações foram confirmadas à Coluna do Estadão por fontes do setor financeiro e do Judiciário.

O cartão Elo permite que Moraes realize transações dentro do Brasil, mas o problema persiste para compras internacionais, já que o serviço no exterior depende da parceria com a Discover, operadora americana.

O Banco do Brasil, procurado pelo Estadão, preferiu não comentar, citando a legislação brasileira que garante sigilo bancário e impede que instituições financeiras divulguem informações sobre o relacionamento com seus clientes.

Nesta quarta-feira (20), durante um evento sobre governança, a presidente do BB, Tarciana Medeiros, destacou que o banco cumpre rigorosamente a legislação nacional e normas internacionais em mais de 20 países onde atua. Ela ressaltou ainda a solidez e segurança da instituição.

“É muita falta de responsabilidade quando algum brasileiro coloca em xeque a integridade de uma empresa como o Banco do Brasil. Que não acreditemos em fake news e que combatamos mentiras como servidores públicos que somos”, afirmou.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Esse tirano deve tá usando o cartão Visa ou Mastercard da esposa que em breve também será bloqueado. “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Policial é flagrado fazendo sexo no capô de viatura com mulher diante do marido dela; imagens mostram a abordagem

Um policial militar do Paraná foi flagrado mantendo relações sexuais com uma mulher, na frente do marido dela, no capô de uma viatura. Ocaso que ganhou repercussão nas redes sociais.

O vídeo foi divulgado em um site de conteúdo adulto voltado a casais liberais, ligado à cultura cuckold — fantasia em que a parceira se relaciona com outro homem com consentimento de todos.

Segundo relatos, o PM teria autorizado a publicação, e o marido da mulher estava presente e testemunhou o ato. O policial é do 8º Batalhão da PM de Paranavaí, no noroeste do estado.

A mulher contou que estava com o marido às margens de uma estrada quando a viatura se aproximou. Inicialmente, o policial queria apenas orientar o casal a procurar um local mais adequado, mas acabou se envolvendo com a mulher durante a abordagem.

Em nota, a PM afirmou que o militar foi identificado e que será instaurado um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar os fatos e responsabilidades. A corporação destacou que não compactua com condutas que afrontem os valores e princípios da instituição ou que comprometam sua imagem perante a sociedade.

96 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Falências disparam no Brasil e ministro do Trabalho diz não ter analisado dados sobre pedidos de recuperação judicial

Imagem: reprodução/YouTube

Em 2024, no Brasil, foram 2.273 pedidos de recuperação judicial ante 1.405 em 2023, uma alta de 61,8%. Segundo a Serasa Experian, no 1º trimestre de 2025, foram 471, 187 apenas no mês de março, o que aponta crescimento no número de empresas em reestruturação.

Apesar dos números preocupantes, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), disse nesta quinta-feira (21) não ter analisado o aumento no número de falências e recuperações judiciais registrado no 1º semestre de 2025. No entanto, o governo celebra recordes de emprego.

“Confesso que eu não avaliei as falências, as concordatas neste ano. Aqui pode acontecer várias coisas, pode ter desde incompetência, má gestão”, afirmou, durante entrevista ao programa Bom dia, Ministro, da EBC.

A declaração do ministro se dá em um momento de tensões comerciais, com empresas levando sua produção para fora do Brasil, como no caso da fabricante de armas Taurus.

Ainda assim, Marinho classificou o impacto no mercado de trabalho como “diminuto” e ponderou que os efeitos das tarifas ainda não são mensuráveis nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

A falta de uma análise aprofundada sobre o aumento de falências levanta dúvidas sobre a abrangência dos indicadores econômicos monitorados pelo governo.

A aparente desconexão entre a realidade empresarial e os números de emprego celebrados pode indicar uma visão parcial do cenário econômico do país.

Ao final da entrevista, o ministro prometeu investigar o assunto. A declaração de que vai “dar uma olhada no que está acontecendo” sinaliza que o governo ainda buscará entender as razões por trás da alta nos pedidos de falência, um indicador crucial para a sustentabilidade dos empregos a longo prazo.

Com informações Poder 360

Opinião dos leitores

  1. O que todo petista faz automaticamente quanto não sabe do que está falando? Assim: “…pode ter desde incompetência, má gestão”. Estão desgraçando o país e má gestão é do empreendedor que trabalha com o chicote de Haddad estalando nos lombos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *