O edital para implantação do Estacionamento Rotativo pago através de aplicativo em Natal será publicado em agosto, segundo previsão da STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana). O novo sistema com uso da tecnologia dos aplicativos de celular vai disponibilizar 2.180 vagas em 69 ruas de nove bairros da capital.
De acordo com o projeto, o Estacionamento Rotativo será implantado em duas etapas. A primeira contempla 41 ruas dos bairros Alecrim, Cidade Alta, Ribeira e Tirol; a segunda, terá 28 ruas em Petrópolis, Cidade Alta, Ponta Negra, Lagoa Nova e Lagoa Seca.
O presidente da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL-Natal), Augusto Vaz, explicou que a novidade é uso da tecnologia dos aplicativos. Há cinco anos a entidade discute com a Prefeitura a melhor forma de implantar um sistema de estacionamento rotativo que seja eficaz para áreas de comércio de rua em Natal. A empresa de consultoria Via 11 – Engenharia de Segurança Viária Ltda desenvolveu o aplicativo para a CDL e a discussão do projeto do retomada. “O estudo foi discutido com a classe empresarial dos diversos bairros em reuniões”, frisou Augusto Vaz. Depois, o projeto também foi discutido e apresentado à Prefeitura. No projeto original constavam Alecrim, Cidade Alta, Ribeira, Tirol e Petrópolis, e a STTU acrescentou Ponta Negra, Lagoa Nova e Lagoa Seca.
A vantagem do projeto Estacionamento Rotativo é que ele conta com o apoio dos empresários e deverá revigorar o comércio de rua, apostou o presidente da CDL. Segundo ele, motoristas apontam a segurança e a falta de estacionamento como principais problemas para não comprar no comércio de rua.
Para os proprietários de lojas de rua fica difícil manter seu comércio de rua porque as vagas atuais em trechos de grande circulação ficam ocupadas por um longo período impedindo a rotatividade de clientes, afirmou Augusto Vaz.
Até chegar ao modelo rotativo com uso de aplicativo de celular, a Via 11 estudou outros modelos de estacionamento, mas que não se mostraram viáveis, ou pelo número reduzido de vagas ou pelo alto custo.
Chegou-se então à proposta do estacionamento rotativo, implantado em Governador Valadares, Minas Gerais. Ou seja, transformar as vagas públicas em estacionamentos rotativos. “Um modelo que se paga pela proporção de uso”, frisou.
Nos bairros alvo do projeto inicial da CDL há 12 mil vagas disponíveis ao público/consumidor. Com o estacionamento rotativo pago, de acordo com o projeto, serão utilizadas cerca de 2.180, restando 9.820 vagas gratuitas nas ruas que não vão constar no aplicativo.
Preços serão a baixo custo
Outra vantagem, apontou Augusto Vaz, é o preço cobrado ao consumidor que será por hora ou proporcional. Um exemplo citado por ele é de uma pessoa que vai ao Alecrim resolver alguma coisa em um espaço de dez minutos vai pagar apenas R$ 0,33. “O valor é irrisório dentro das expectativas”, comparou.
A hora vai custar R$ 2,00 e trinta minutos, R$ 1,00, enquanto 10 minutos custará R$ 0,33 e um minuto, R$ 0,03. Não será permitido ficar mais de duas horas no rotativo.
Na rua Campos Sales, em Tirol e Petrópolis, por exemplo, há disponíveis quatro faixas para estacionamento. As duas de cada lado da calçada ficarão para o estacionamento livre e as duas em cada lado do canteiro central serão para o rotativo.
Augusto Vaz disse que o prefeito Álvaro Dias é um aliado do projeto que vai destinar um percentual do valor recolhido, de 20%, para ser investido no bairro das ruas listadas. Com a previsão de lançamento do edital para agosto, o presidente da CDL disse que em dezembro, durante o período natalino, o sistema já deverá estar funcionando.
Pelo projeto, a fiscalização do estacionamento rotativo ficará a cargo da Prefeitura através da STTU. Também foi sugerido que a empresa vencedora da licitação contrate monitores, que, por um smartphone, vai digitar o número da vaga e a placa para verificar se o veículo tem crédito. Caso não tenha crédito, através de um comando no celular, ele avisa ao guarda de trânsito que multará o veículo estacionado irregularmente.
Na contratação dos monitores, a preferência será para os flanelinhas cadastrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas). Se todas as vagas não forem ocupadas, a preferência será de pessoas do primeiro emprego.
Segundo Augusto Vaz, em cidades como Governador Valadares, espelho do modelo escolhido pela CDL Natal, os flanelinhas estão migrando para as ruas laterais.
Tribuna do Norte
Excelente idéia do CDL e prefeitura. Já presenciei a aplicação do "estacionamento rotativo" nas cidades de Bagé e Porto Alegre. A rotatividade de clientes nos estacionamentos alavancará as vendas e aumentará a arrecadação do município. Lá em Bagé (RS), os monitores eram jovens do ensino médio e universitários que trabalhavam 06h por dia e tinham o apoio da guarda municipal.
Quando pagamos o IPVA, ele não serve para a manutenção de ruas e estradas, e os recursos destinados não são divididos entre os governos e prefeituras? E por que teremos que pagar novas taxas à prefeitura? A prefeitura vai tirar os flanelinhas da rua e nos livrar de uma terceira cobrança(esta totalmente ilegal e intimidatória)? Pague não pra ver seu carro quebrado e arranhado…
Mais uma burra decisão destes governantes e seus asseclas.. Paga-se Prefeitura, ficamos humilhados pelos amarelinhos e ainda somos coagidos a pagar em dobro pelos flanelinhas e pastoradores, estes que não trabalham e nos furtam com a maior cara de pau… vítimas preferidas são as mulheres e idosos…. Conselho: Realmente trabalhem e elaborem planos e medidas que ajudem de verdade o eleitor que vos elegeu….
Palmas pra STTU, até que enfim vão tomar uma decisão certa acabar com essa balburdia que é estacionar no centro e alecrim. Todas capitais do nordeste que visitei, a única que não tem estacionamento regularizado pela prefeitura é Natal.
Me desculpem os entendidos, o prefeito, CDL e demais interessados. As alternativas da melhoria de trânsito nas médias e grandes cidades, está associada ao transporte da massa população. O modelo e as condições do transporte coletivo adotado e permitido pela a prefeitura é de baixa qualidade e quantidade. Se a Prefeitura não oferecer um transporte coletivo de boa qualidade, não vai retirar os veículos particulares das ruas. O que estamos observando é que diversas áreas de imóveis estão sendo demolidas para dar lugar a estacionamento. Algo parecido com o que estão propondo já foi feito tempos atrás.
Parece o que o problema é falta de arrecadação. Falta inteligência. Vão copiar o que acontece no Japão e outros países, que pensam na solução para melhorar a qualidade de vida da população.
Sr. Prefeito de Natal: quem tem auxiliares como estes que estão na área da "mobilidade urbana", não precisa de adversários. Abra seus olhos. Cada multa, geralmente injusta, que é aplicada, que fere o bolso do sofrido contribuinte são votos a menos para o senhor.
La vem mais um golpe da STTU e PMN. Alguém duvida?
A pergunta que não quer calar?
O CIDADÃO VAI PAGAR DOBRADO? COMO ASSIM?
Simples, terá a tarifa da prefeitura e como ficam os "pastoradores", o cidadão vai ser "ibrigado" a pagar os dois? A Prefeitura vai tomar providências para TIRAR OS PASTORADORES ou o cidadão ficará submetido a 02 pagamentos?
Quando o cidadão liga para Polícia reclamando dos pastoradores, da abordagem deles, a polícia alega que a Prefeitura não permite ação policial contra os pastoradores.
Como fica isso Prefeito, o cidadão vai ser explorado e pagar duas vezes?
É muito interessante o projeto, vamos ver se não vai encontrar resistência de alguns.
Só lembrando e a tipo de que em uma loja situada no bairro do Alecrim com 10 funcionários mais os donos é igual a 10 carros e dois motos, ou seja quem na maioria das vezes ocupa os espaços de estacionamento é quem chega primeiro, ficando apenas para quem chega depois os estacionamentos pagos.
Será se vai haver uma campanha de conscientização para ser vista esta situação e como vai ficar os flanelinhas já que o usuário vai pagar para estacionar na rua.
A lei municipal diz que idoso tem direito à gratuidade, e aí o PROCON vai agir??
Grande iniciativa , porém quem vai trabalhar de carro terá que estacionar distante dos locais onde não haverá a rotatividade.
Engraçado a prefeitura quer cobrar, e com razão, estacionamento em espaço público e tem vereador doido querendo que os shoppings, que são privados, abram mão da taxa de estacionamento.
Excelente ideia. Realmente o CDL contribui de forma positiva para resolver um problema crônico da cidade.
Resolve o problema do lojista, que terá maior rotatividade de clientes em frente a sua loja, resolve o problema da prefeitura que vai arrecadar recursos para investir na mobilidade urbana, resolve o problema do dono do aplicativo, claro, e resolve o problema do motorista que estando pagando por um serviço terá de quem cobrar responsabilidade no caso de roubo ou furto de seu veículo.
Ou não? Será que essa parte vai ficar de fora? Não creio, ainda que não seja da área jurídica que alguém receba por um serviço que presta e não tenha qualquer responsabilidade por ele.
Mas como estamos no Brasil e em Natal, onde a esperteza sobressai e a responsabilidade é jogada de um lado para o outro, vou esperar que essa situação não seja a repetição dessa mania nacional.
Isso deveria ser implementado nas avenidas de Nova Parnamirim. Assim ninguém iria estacionar nas principais avenidas para atrapalhar o trânsito já caótico.