Economia

‘Estamos absolutamente tranquilos’, diz Guedes sobre a desaceleração da economia mundial

Foto: Reprodução/TV Globo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (9) que a equipe econômica está absolutamente tranquila.

A declaração a jornalistas foi dada em meio às turbulências do dia no mercado financeiro, com o tombo dos preços do petróleo, disparada do dólar e de temor de uma recessão global diante do avanço do coronavírus.

“Nós estamos absolutamente tranquilos, a equipe de economia está tranquila. É uma equipe serena, experiente. Já vivemos isso várias vezes. Conhecemos isso. Sabemos lidar com isso. Estamos absolutamente tranquilos, serenos. Então, é hora de justamente termos uma atitude construtiva. Os três poderes, com serenidade, cada um resolvendo a sua parte”, disse.

Segundo ele, não está na hora de ninguém “pedir privilégio, pedir aumento, pedir facilidades”. “Ao contrário, perguntar o que cada um pode fazer pelo país”, concluiu.

Guedes afirmou também que a epidemia do coronavírus foi a “gota d’água” na economia mundial, que já estava em processo de desaceleração.

“A Índia reviu o crescimento para baixo, a China reviu para baixo. O mundo todo está em desaceleração. Aí vem o coronavírus, acelerou a queda. Então o mundo está realmente em um momento crítico. O coronavírus foi apenas a gota d’água porque o mundo já estava desacelerando e o coronavírus virou na verdade uma pandemia que acelerou essa queda da economia mundial”.

Agenda de reformas

O ministro argumentou que a melhor resposta à desaceleração da economia mundial, fruto do surto do coronavírus, é o prosseguimento das reformas estruturais.

Ele citou as reformas administrativa e tributária, cujas propostas do governo ainda não foram enviadas ao Congresso Nacional, e as propostas de emenda à Constituição (PEC) do pacto federativo e da emergência – encaminhadas ao Legislativo no fim do ano passado pela equipe econômica.

“Temos de manter absoluta serenidade e a melhor resposta à crise são as reformas. Vamos mandar a reforma administrativa, o pacto federativo já está lá, vamos mandar a reforma tributária e seguir nosso trabalho. O Brasil tem dinâmica própria de crescimento (…) Se fizermos as coisas certas, o Brasil reacelera. Se fizermos as coisas erradas, o Brasil piora”, declarou a jornalistas ao chegar no ministério.

Paulo Guedes afirmou que a área econômica também vai mandar logo mais a sua proposta de reforma administrativa do Congresso.

“Vamos mandar essa semana ainda a reforma administrativa, ou assim que o presidente chegar lá de fora. Vamos trabalhar. Vamos transformar essa crise em crescimento. Vamos transformar essa crise em empregos”, disse.

Articulação política

Questionado se não falta articulação do governo no Congresso Nacional para aprovar as reformas, o ministro não quis opinar. Disse apenas que essa não é sua “especialidade” e que isso compete ao ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

“Eu acho que o eu posso responder é pela economia. A equipe econômica é capaz, experiente, segura e está absolutamente tranquila quanto a nossa capacidade de enfrentar a crise. Agora, nós precisamos das reformas. O Brasil pode ser realmente o país que transformou a crise em reaceleração do crescimento, geração de empregos em um mundo que está com um sério problema”, declarou.

O ministro avaliou também que o Brasil estava com aceleração em sua taxa de crescimento no início do governo de Jair Bolsonaro quando houve problemas na Argentina, em recessão, e também a crise de Brumadinho, que ele classificou como “duas tragédias econômicas e pessoal”.

“Com esses dois episódios lá, a taxa de crescimento do Brasil rachou pela metade. Estava crescendo 1,3% e caiu para 0,7% [no começo de 2019]. No final do ano [passado], já estava crescendo 1,7%. O Brasil está em plena aceleração. O mundo descendo e o Brasil começando a subir. Aí veio o coronavírus, e isso agudiza a crise” afirmou.

Dólar e petróleo

Questionado sobre o preço do dólar, que tem operado acima da marca de R$ 4,70 nesta segunda-feira, o ministro da Economia afirmou que, “se o mundo está descendo [desacelerando], e existe uma incerteza se as reformas vão prosseguir, fica essa instabilidade [no dólar]”.

Porém, diz Guedes, se a resposta do governo for aprofundar as reformas , “a coisa se acalma”.

Sobre se, com o dólar a quase R$ 4,80 não seria a hora de vender reservas cambiais, conforme ele próprio indicou no fim de 2018, durante o período de transição, antes de assumir o comando da Economia, Guedes afirmou que, se as reformas avançam e o mercado está tentando comprar divisas, “acredito que [o BC] vá vender”.

“Se ao contrário, as reformas não avançam e aí não tem fundamentos à favor, aí a incerteza continua. Mas aí é um problema do BC. Nós temos um BC, que aliás eu aproveito a oportunidade para dizer: vamos aprovar a autonomia do BC. Vamos aprovar essa semana. Podemos mandar a autonomia do BC”, declarou.

O ministro afirmou ainda que o governo está “consertando o regime fiscal brasileiro” por meio das reformas e que, nesse novo contexto, os juros brasileiros são mais baixos e a taxa de câmbio fica em uma “faixa mais alta”.

“A ideia é o seguinte, o Brasil agora tem juros mais baixos, juros de equilíbrio mais baixos, e o câmbio de equilíbrio mais alto. Só que o câmbio é flutuante. Tem coronavírus, tem crise, a reforma não está andando, ele sobe. A reforma está andando, ele desce. Então, o câmbio vai flutuar”, declarou.

A respeito do petróleo, cujo preço desabou neste começo de semana por conta da guerra entre grandes produtores de petróleo, Guedes observou que, quando o produto teve alta no passado, houve críticas por conta do impacto na inflação e culminou na greve dos caminhoneiros.

“Ah, o preço do petróleo vai cair’. Quando o preço do petróleo subiu todo mundo ‘ah, greve dos caminhoneiros, terrível, a inflação vai voltar’. Aí o preço do petróleo cai e nós vamos falar o que agora? O que todo mundo vai falar?”, questionou.

G1

Opinião dos leitores

    1. Bip bip bip bip.
      ADORADOR DE LADRÃO IDENTIFICADO KKKKKK.
      ÔÔÔ IB não sei o quê.
      Coloque aqui nessa linha o PIB do governo da presidenta DILMANTA.
      ————————————–
      Pode colocar dos seis anos que esteve a frente da presidência viu??
      Kkkkkkkkkkk
      Um sem noção, não passa de um jagunço do partido dos trambiqueiros PT.
      Pesquisou no pai dos burros google??
      Kkkkkkkkkkk
      Se surpreendeu não foi?????
      Kkkkkkkkkk
      Tchau corruptos canalhas.
      Até nunca mais.

    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Calma aí meu sobrinho.
      Gostou da piada do pipipipipipi num foi, tá imitando!!!!!
      Sai pra lá que a piada é minha….
      Pipipipipipipipipipi
      O alarme disparou aqui para Minion detectado kkkkkkk
      Você foi diagnosticado com o bozovírus!
      E o gado….muuuuuuuuuuuuuuuuuuu
      Boa sorte malandragem com seu “mico”

  1. Esquerdopatas ignorantes, inconsequentes, anti-patriotas, mentirosos e maldosos. E apostam na presumida ignorância do povo. A crise é mundial, os governos do PT só deixaram herança funesta, o Brasil está melhorando e essa corja, ao invés de ficar torcendo pelo pior, deveria ao menos não tentar atrapalhar. O Brasil está em boas mãos. Preocupem-Se com o RN, que está em situação delicada e sem qualquer perspectiva de melhora.

    1. Pipipipipipi
      Minion detectado
      E o gado….muuuuuuuuuuuuuu!!!!

    2. Meu Deus do céu, que forçação de barra para defender os seus. Tenha senso crítico e esqueça o PT.

    3. O PT deixou 350bi de dólares par teus corruptos e incompetentes de estimação torrarem, minion-gado!

  2. Com um governo que só pensa em confusão quem danado é que vai investir no país, e quem está investindo está saindo.

    1. Bom mesmo era na época dos governos petistas, aonde a honestidade passava bem longe. Tudo era feito na base da propina. A corrupção reinava. Hoje, os esquerdopatas que antes viviam mamando nas tetas do governo, não aceitam a limpeza que está sendo feita nesse sentido. Estão todos viúvos!

  3. Também com as reservas em dólar deixada pelo Governo de Lula aí dá p/enfrentar a crise.

  4. “Nós estamos absolutamente tranquilos, a equipe de economia está tranquila. É uma equipe serena, experiente. Já vivemos isso várias vezes". MENTIRA! Esse banqueiro sabe muito bem que essa crise só se iguala à de 1929. Se preparem e verão o desmantelo…

  5. Tremendo de um INCOMPETENTE! BANQUEIRO, daí já diz do que é capaz, em detrimento da miséria desse povo brasileiro, em sua maioria, honesto e esperançoso; carente de governantes honestos, coisa que NUNCA acontecerá!

  6. Concordo com ele. Faltou Guedes dizer que essa tranquilidade é devida as reservas internacionais acumuladas no Governo Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Guarda Municipal evita homicídio no Centro de Natal; suspeito reage e é baleado

Foto: Reprodução/TV Tropical

A Guarda Municipal de Natal evitou um homicídio na rua Princesa Isabel, no bairro Cidade Alta, zona Leste de Natal, nesta sexta-feira (26). Três suspeitos armados com facas perseguiram um homem em situação de rua e tentaram cometer o crime. No entanto, a ação dos agentes evitou a morte.

De acordo com a Guarda, a vítima correu para pedir ajuda. Os agentes prestaram o socorro e dois suspeitos conseguiram fugir. O terceiro suspeito reagiu à ação dos agentes, chegou a partir para cima da equipe e acabou sendo atingido por um disparo de advertência.

O suspeito foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel. Já a vítima foi à delegacia para prestar depoimento. As facas que seriam utilizadas no crime foram apreendidas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Falhas no Censo Escolar fazem RN perder R$ 230 milhões em recursos para a educação


Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte acumulou um prejuízo de R$ 230,52 milhões entre 2024 e 2026 devido a falhas no cadastramento de estudantes no Censo Escolar, principal base utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para calcular o repasse de recursos federais destinados à educação básica.

Apenas em 2026, o Estado deixou de receber R$ 44,84 milhões após cerca de 4,48 mil estudantes não serem incluídos corretamente no EducaCenso, sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados constam em um processo administrativo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (Seec/RN), que propõe a contratação de uma plataforma tecnológica para corrigir as inconsistências e evitar novos prejuízos milionários.

Falhas afetaram Fundeb, alimentação e transporte escolar

Segundo o documento, as perdas atingem recursos essenciais para a educação pública, incluindo repasses do:

  • Fundeb;
  • Salário-Educação;
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
  • Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Além disso, o Estado também deixou de receber a complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) por não cumprir a exigência mínima de participação de estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com o Grupo de Processamento de Dados (GPD) da Seec, diversos alunos realizaram as provas do Saeb, mas não foram contabilizados porque seus dados não constavam corretamente na base oficial do EducaCenso.

“Parte substancial deste déficit originou-se de falhas na base do Censo Escolar, visto que diversos estudantes que realizaram a prova não foram contabilizados como presentes por não constarem na base oficial do Educacenso”, registra o documento.

Perdas ultrapassam R$ 230 milhões

O levantamento da Secretaria aponta que o prejuízo financeiro é composto por:

  • R$ 27 milhões em perdas do VAAR em 2024;
  • R$ 29 milhões em 2025;
  • R$ 40 milhões em 2026.

Somadas às perdas estimadas de R$ 134,52 milhões por falhas no Censo Escolar, o prejuízo total chega a R$ 230,52 milhões.

Sindicato alerta para impactos na educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) acompanha o problema desde o ano passado e defende mudanças no sistema utilizado pela Secretaria de Educação.

Segundo a diretora de comunicação da entidade, Fátima Cardoso, as falhas comprometem diretamente programas destinados aos estudantes e também afetam a manutenção das escolas e o pagamento dos profissionais da educação, que dependem dos recursos do Fundeb.

“O Estado precisa aperfeiçoar seu sistema de gestão. Caso contrário, continuará perdendo recursos fundamentais para a educação pública”, afirmou.

Ela também destacou que o problema não está apenas na operação do sistema, mas na ausência de ferramentas capazes de garantir a consistência dos dados enviados ao MEC.

Seec quer contratar plataforma sem licitação

Para tentar evitar novas perdas, a Secretaria de Educação propôs a contratação, por inexigibilidade de licitação, da plataforma Zaori Astrea, desenvolvida pela empresa Zaori Data LTDA, sediada em Natal.

A justificativa é que o software realiza cruzamentos automáticos das informações do EducaCenso utilizando CPF, código do Inep e algoritmos de identificação de inconsistências, permitindo corrigir erros antes do fechamento dos dados pelo Inep.

Segundo a Seec, a ferramenta também atende aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), possui integração com o Gov.br e poderá evitar novas perdas de recursos federais.

“A robustez da plataforma qualifica o software como ferramenta estratégica indispensável para o reequilíbrio fiscal, a governança orçamentária e a eficiência pedagógica da educação pública do Estado”, destaca o processo administrativo.

Até o fechamento da reportagem, nem o Ministério da Educação nem a empresa Zaori Data LTDA haviam se manifestado sobre a possibilidade de recomposição dos recursos perdidos ou sobre o andamento da contratação da plataforma.

 

BNews RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Funcionário de hospital é preso acusado de cozinhar e comer restos humanos

Foto: Reprodução

Um funcionário de um hospital em Budapeste, na Hungria, foi preso após uma investigação policial revelar a presença de diversos restos humanos em seu apartamento. O suspeito, de 30 anos, é investigado também por uma possível prática de canibalismo.

A prisão ocorreu na semana passada, depois que as autoridades receberam informações de que o homem estaria armazenando partes de corpos humanos em casa.

Durante as buscas, os agentes encontraram diferentes materiais, entre eles crânios, uma mão humana, parte de uma perna e um rosto reconstruído com pele humana, segundo a investigação.

O caso ganhou novos desdobramentos após o interrogatório do suspeito. De acordo com a polícia, ele admitiu ter uma fixação por restos humanos e confessou que utilizou parte desse material no preparo de alimentos que posteriormente consumiu.

Os investigadores recolheram ainda ossos guardados dentro de uma mala e um coração preservado em um recipiente. Exames periciais deverão apontar se o órgão pertence a um ser humano ou a um animal.

As autoridades trabalham com a hipótese de que parte dos restos tenha sido obtida por meio das atividades profissionais do homem no hospital onde atuava. Outros materiais, segundo a apuração, teriam sido retirados de cemitérios abandonados localizados na Hungria e na vizinha Eslováquia.

Atualmente, o suspeito permanece detido por uso ilegal de restos humanos. A polícia, no entanto, não descarta a apresentação de novas acusações após a conclusão das análises forenses, que deverão esclarecer a procedência de todos os itens encontrados.

Correio 24h

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio avança nas negociações contra tarifas e recebe resposta oficial do governo Trump

Foto: Reprodução

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) intensificou a articulação junto ao governo dos Estados Unidos para buscar o fim das tarifas comerciais impostas ao Brasil e recebeu uma resposta oficial do secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Em carta enviada ao parlamentar, à qual o Diário do Poder teve acesso, Rubio agradece a correspondência e a recente visita de Flávio a Washington, reafirma a disposição da administração americana de aprofundar o diálogo bilateral, aborda a questão tarifária, elogia a cooperação entre os dois países e reconhece a atuação do senador em pautas de interesse comum entre Brasil e Estados Unidos.

Em contrapartida ao esforço de Flávio contra a taxação, a oposição tem criticado o governo Lula (PT) por não enviar representantes para a audiência no Congresso dos Estados Unidos sobre a medida. O próprio senador chegou a afirmar que o petista “não move uma palha para evitar as tarifas, pois acredita que isso pode beneficiá-lo nas urnas em outubro, mesmo que isso custe quebrar as empresas brasileiras”.

No documento, datado de 23 de junho, Rubio destaca que a audiência pública marcada para 6 de julho, conduzida pelo Representante de Comércio dos EUA (USTR), Jamieson Greer, é o canal institucional para discutir as medidas comerciais em análise.

Na carta, o secretário lembra que a investigação comercial iniciada pelos Estados Unidos, por determinação do presidente Donald Trump em julho de 2025, concluiu que determinadas políticas e práticas brasileiras são consideradas “irracionais ou discriminatórias” e impõem restrições ao comércio americano.

Segundo ele, continuam sem solução divergências relacionadas ao comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais, combate à corrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.

O secretário ressalta ainda que qualquer interessado no Brasil poderá participar do período de consulta pública sobre as medidas propostas e da audiência marcada para 6 de julho. As contribuições poderão ser enviadas até 1º de julho.

Rubio também agradeceu o apoio manifestado por Flávio Bolsonaro à decisão dos Estados Unidos de classificar o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como Organizações Terroristas. Segundo ele, a medida busca fortalecer o combate às redes financeiras, de tráfico de drogas e de armas dessas facções, consideradas uma ameaça à segurança de cidadãos brasileiros e americanos.

No documento, o secretário afirma compartilhar da visão do senador sobre a importância da relação entre Brasil e Estados Unidos, baseada em valores comuns, respeito mútuo e cooperação para a segurança e prosperidade do Hemisfério Ocidental.

Rubio também registra que os Estados Unidos desejam um Brasil “próspero, seguro e economicamente estável”. Na carta, ele menciona o otimismo de Flávio Bolsonaro em relação às eleições de outubro e agradece a oferta do senador de colocar uma equipe de transição à disposição de Washington caso seja eleito, afirmando que o governo americano está preparado para trabalhar de forma cooperativa com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro.

Diário do Poder

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Iluminação da estátua de Iemanjá é furtada pela terceira vez na Praia do Meio

Foto: Semsur

A iluminação cênica da estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, voltou a ser alvo da ação de criminosos. Durante a madrugada desta sexta-feira (26), foram furtados refletores, chaves magnéticas, conectores, cabos elétricos e o medidor de energia que alimenta o sistema de iluminação do monumento. Esta é a terceira ocorrência registrada no local, e o prejuízo estimado ultrapassa R$ 45 mil.

Além dos danos ao patrimônio público, o furto compromete novamente a iluminação de um dos principais cartões-postais da orla de Natal e gera novos custos para a recuperação da estrutura.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) registrará boletim de ocorrência e solicitará o reforço do patrulhamento ostensivo na região, com o objetivo de coibir novos furtos e auxiliar na identificação dos responsáveis.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, lamentou a reincidência da ação criminosa e informou que a Prefeitura avaliará a reposição dos equipamentos. “É revoltante ver um patrimônio da cidade ser atacado pela terceira vez. Não se trata apenas do prejuízo financeiro, mas do desrespeito com um espaço que pertence à população. Vamos avaliar tecnicamente a reposição dos equipamentos, considerando essa sequência de furtos e a necessidade de adotar medidas que reforcem a proteção do local”, afirmou.

Segundo a Semsur, a reposição do sistema dependerá da avaliação técnica sobre as condições de segurança da área e das medidas que possam reduzir o risco de novas ocorrências.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cabo Deyvson acusa Allyson de tentar tomar seu mandato em Mossoró

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por BlogdoBG (@blogdobg)

Imagem: Reprodução

 

O vereador de Mossoró Cabo Deyvson (PL), pré-candidato a deputado federal, publicou um vídeo nas redes sociais em que acusa o ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado Allyson Bezerra (União Brasil) e o vice-governador Walter Alves (MDB) de terem “encomendado” o processo que pede a cassação de seu mandato. A declaração foi feita no momento em que o parlamentar recebia a intimação judicial da ação.

A ação foi movida pelo MDB após a filiação de Cabo Deyvson ao PL. No vídeo, o vereador afirma que Walter Alves estaria agindo a mando de Allyson por motivação política e diz que o processo faz parte de uma tentativa de silenciar sua atuação.

Ao citar o atentado que sofreu recentemente em Mossoró — quando foi baleado e seu assessor morreu durante o ataque praticado por integrantes do Comando Vermelho (CV) —, Cabo Deyvson comparou a ação judicial ao episódio e afirmou que, depois da tentativa de calá-lo “na rua”, agora o “sistema dos poderosos” tenta fazê-lo “pela caneta”.

“Os grupos terroristas tentaram nos calar na rua, tentando contra a nossa vida. Agora o sistema dos poderosos, dos acordos dos poderosos desse estado, tentam nos calar através do papel e da caneta”, disse o vereador.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BRASIL: Dívida pública federal cresce R$ 234 bilhões em maio e chega a R$ 9,03 trilhões

Foto: RafaPress/Getty Images

A dívida pública federal do Brasil chegou a R$ 9,032 trilhões em maio, alta de 2,66% em relação a abril (um aumento nominal de R$ 234,4 bilhões), quando o estoque era de R$ 8,798 trilhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Tesouro Nacional.

O crescimento foi impulsionado pela emissão líquida de R$ 135,62 bilhões em títulos e pela apropriação de R$ 94,17 bilhões em juros.

A dívida interna alcançou R$ 8,46 trilhões, enquanto a dívida externa somou R$ 340,9 bilhões (US$ 67,33 bilhões).

Já a reserva de liquidez da dívida aumentou 10,9% no mês, chegando a R$ 1,21 trilhão, valor suficiente para cobrir os vencimentos da dívida pelos próximos 9,14 meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino, Moraes, Zanin e Gilmar votam em conjunto para liberar ‘penduricalhos’ do Judiciário prévios a restrição determinada pela Corte

Foto: Antonio Augusto/STF

Os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, do STF, votaram nesta sexta-feira (26) para permitir o pagamento de verbas indenizatórias acumuladas antes da decisão que limitou os chamados “penduricalhos” do Judiciário.

Pelo voto conjunto, poderão ser pagos valores referentes a férias, licenças-prêmio e plantões judiciais adquiridos antes do julgamento, respeitando o limite de 35% do subsídio do magistrado ou membro do Ministério Público para o conjunto dessas verbas.

Os ministros também defenderam a implantação imediata da Parcela de Valorização por Tempo de Antiguidade (PVTAC), além de autorizar seu recebimento junto com vantagens pessoais anteriores a 2006, desde que não haja contagem dupla do tempo de serviço.

O placar do julgamento começou em 4 a 0 e a análise dos recursos segue até terça-feira (30). São necessários seis votos para formar maioria.

O voto mantém a proibição do pagamento de auxílio-alimentação, auxílio-creche, assistência pré-escolar e benefícios semelhantes como verbas indenizatórias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que vai ampliar gastos em defesa porque ‘está cheio de maluco no mundo’: ‘Não quero guerra nem ser pego de surpresa’

Foto: Brenno Carvalho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (26) o aumento dos investimentos em Defesa e a criação de um projeto estratégico de longo prazo para as Forças Armadas. A declaração foi feita durante o lançamento da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí (SC).

Lula afirmou que o Brasil precisa estar preparado diante das tensões internacionais. “Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu tenho que me cuidar”, disse. O presidente também citou declarações do presidente dos Estados Unidos sobre a Groenlândia, o Canadá e o Canal do Panamá, afirmando que há “muita gente maluca no mundo”.

Segundo Lula, o governo vai elaborar um projeto estratégico para a Defesa e garantir recursos para sua execução. “Nós precisamos construir um projeto estratégico e vamos ter que ter dinheiro para colocar esse projeto em andamento”, afirmou.

O presidente também defendeu que a Defesa seja tratada como prioridade nacional, e não apenas como reposição de equipamentos antigos.

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso os sargentos das Forças Armadas estão ganhando menos que um Soldado da polícia militar de qualquer estado do Brasil ou Guarda Municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *