Jornalismo

Eu e João do Coração…

Caros amigos e leitores, a partida brusca de João Faustino me fez refletir e me fez lembrar várias passagens que tive com João durante alguns anos, e peço licença a vocês para compartilhá-las.

Conheço João Faustino de muitos anos. Conheço João do Coração da campanha de 1982, quando eu, ainda menino, saía numa “cagalona” de uma camioneta ao lado de Flavio, meu irmão, meus pais e muitos vizinhos com isopor cheio de cachorro quente e muitas grapetes percorrendo as ruas de Natal nas passeatas de Jajá, o galego do Alecrim. Eram muitas horas de lambadas e carreatas. Tempos bons e que não voltam mais.

Na “cagalona” da camioneta, os votos para deputado federal eram divididos entre João e Jessé Freire Filho (Jessezinho), Deputado Federal que muito cedo partiu dessa para o andar de cima.

Eu, menino, encontrei João mais de uma vez nessas carreatas, andando nas ruas e colocando o adesivo em forma de coração com seu nome nas pessoas, passando entre os carros com rolos desses adesivos e pregando. Eu quase toda carreata carregava o coração de João no peito.

Tempos depois descobri que João morava muito perto da casa dos meus pais. ele morava na esquina da Av. Xavier da Silveira praticamente vizinho onde hoje é o restaurante do Lula.

Sempre que descia do ônibus e passava em frente a casa de João, por varias vezes o encontrei saindo e sempre cordialmente dizia bom dia ou boa tarde, garoto.

O tempo passou e em 1986, numa apoteótica campanha, eu já um “pré-adolecente” totalmente precoce, fiquei contra João na eleição para governador mais disputada da história do RN. Participei, ao lado de alguns primos, do movimento Tempo Jovem da campanha do então candidato Geraldo Melo. Foi uma campanha maravilhosa, disputadíssima e resolvida só no final da apuração. Geraldo venceu por uma margem muito pequena de votos uma chapa imbatível denominada “João, Lavo e Jajá”, que tinha os candidatos Lavoisier Maia e José Agripino como candidatos ao Senado, que se saíram vitoriosos.

Anos depois vi que tinha virado cliente de uma loja cujas proprietárias eram suas filhas Lissa e Fafá, a Philipe Martin no CCAB e nessa época já havia conhecido Edson, seu filho mais velho.

Voltei a reencontrar João apenas em 1996, ele candidato a Prefeito de Natal, tendo Hermano Morais que tinha acabado de deixar o PMDB para entrar no PSDB como seu vice e eu Presidente do PSDB Jovem no RN. Meu Pai, Assis Oliveira participava de sua primeira eleição para Vereador em Natal, também filiado ao PSDB.

A campanha que começou muito bem, desandou no meio e nem para o segundo turno a chapa puro sangue passou. Ficamos pelo caminho, mas fiz um boa aproximação com João , Hermano e todos os vereadores eleitos pelo partido, Paulinho Freire, Sonali Rosado e meu pai que assumiu sendo o 1º suplente.

No inicio de 1998, na casa de Dr Geraldo, presenciei um discussão de João com Geraldo. Dr. Geraldo, inquieto vendo o tempo passar e insatisfeito com a aliança com os Alves, pensava em romper. João tinha sido secretário do Governo Garibaldi na pasta de educação e batia de frente com a proposta de Geraldo.  No escritório anexo na parte de cima da casa, eu, Jerônimo Melo e João Uruahy, presenciamos uma discussão de dois grande nomes da política do RN sobre os rumos do PSDB. O nível era tão decente, elevado, que sai dali vendo duas pessoas colocarem as ideias de uma forma tão diferente, mas se respeitando. Debate que só fez aumentar a minha paixão pela arte da política.

Em 1998, fui às ruas  ainda como Presidente do PSDB Jovem carregando a bandeira de Agripino num campanha quase suicida contra o colosso do governo Garibaldi. João não obteve êxito para Deputado Federal mas já tinha uma grande influencia no PSDB nacional e tinha feito grandes amizades. Foi fazer parte do Governo FHC, chegou a ocupar altos cargos e tinha acesso até ao Presidente.

Fui me decepcionando com a política, o tempo passou e voltei a reencontrar João já na campanha de Fernando Bezerra em 2002. Mantivemos um contato rápido, mas ele sempre cordial, educado e perguntando pelas coisas, minha vida, me parabenizando pela estrutura que montei para atender ao então candidato Fernando Bezerra.

O tempo passa e sempre me encontrava com ele socialmente, sempre a mesma educação, João era um gentleman no sentido amplo da palavra.

Em 2007 em São Paulo, num papo com Alexandre Macedo, volto a reencontrar João, foram umas duas horas de papo. João morava em São Paulo nessa época, participava do governo paulista, onde era homem forte e amigo pessoal de José Serra e Aloisio Nunes Ferreira, atual senador.

Em 2008 veio o primeiro grande baque, a prisão de Edson, me lembro como se fosse hoje, me encontrei com ele na banca de Tota, ele me puxou, com os olhos marejados e disse, “Bruno, você está vendo o que estão fazendo com Edson?” Eu senti aquele ardor, a amargura dentro dele, a lágrima desceu e ele colocou pra fora, “Isso é uma grande injustiça”. João me convidou para um almoço em sua casa que vários amigos estavam organizando para receber Edson, infelizmente não pude comparecer. Em 2012, Edson seria inocentado pela Justiça e João mostrou que tinha razão.

Tempo passa, tempo voa e volto a falar de João já como blogueiro, e infelizmente de uma forma terrível, em novembro de 2011 fui o primeiro a noticiar antes das 06:30 da manhã de sua prisão na operação Sinal Fechado, operação essa que trazia sérias acusações de irregularidades em licitações relacionadas ao Detran e a inspeção veicular. Com consciência tranquila, mas com o coração apertado fiz uma cobertura total, imparcial, responsável e real da operação.

Imaginava que João iria ficar “sentido” comigo, e que os seus familiares também, alguns amigos até chegaram a pedir  para “aliviar”. Mas mantive o rumo e a consciência que tinha que cumprir meu papel de informar com responsabilidade.

João foi solto e sempre alegou inocência, mas confesso que não tinha coragem de procurá-lo. Falava sempre com “Marcolero”, seu genro, e pegava noticias de como ele estava.

Para minha surpresa, em novembro do ano passado, recebo uma ligação de Ricardo Abreu perguntando se João podia me ligar. “Lógico que sim, respondi. No dia seguinte, recebo ligação e do outro lado era João. “Bruno é João Faustino, tudo bem?”. Eu, surpreso de verdade, disse tudo, a que devo essa honra João?. “Ele disse: vou lançar um livro no dia 29 de novembro e gostaria de ir lhe entregar seu convite e seu exemplar pessoalmente, gostaria de compartilhar com você alguns pensamentos meus com você, gostaria de mostrar a minha situação” Eu prontamente, blogueirinho pequeno, me senti honrado e marcamos de no outro dia ele ir na minha empresa. Pontualmente às 10 horas, chegaram João e “MarcoLero”.

Foram duas horas de uma conversa maravilhosa, João abriu o seu coração. Eu notava que era um homem amargurado e se sentido injustiçado, até o tom da voz mudava quando falava da sua prisão e a forma como polícia invadiu a sua casa, chegando a arrombar uma porta, mais uma vez vi um pequena lagrima no canto de olho de João, por fim ele me entregou o livro, eu expliquei a minha situação de noticiar como blogue e ele prontamente respondeu, “você fez o seu papel exemplarmente, inclusive tenho noticias até que o MP me nega através de você, acesso todo dia sua pagina virtual e continue nessa linha. Não mude, não ache que tenho mágoa ou rancor de você, só precisava passar minha versão, a real situação e a grande injustiça que estão fazendo comigo e minha família”

Nos despedimos ele perguntando pelos meus Pais e mandando lembranças, apertou minha mão, olhou nos meus olhos e disse “Bruno, SOU INOCENTE”

Depois desse papo não encontrei mais João, mas tive a certeza naquele dia que João era um homem abalado com as cicatrizes da inclusão de Edson na Operacão João de Barro e com sua prisão na Operação Sinal Fechado. Não sei, João,se a justiça também irá inocentá-lo como inocentou Edson, mas quero dizer publicamente que acredito e vou continuar acreditando na SUA PALAVRA desde o dia que você apertou minha mão com força e disse “SOU INOCENTE”.

Vai com Deus, João do Coração!!!

Opinião dos leitores

  1. Bruno, seu texto é extraordinário, João era uma excelente pessoa, apenas fico assustado em saber que ele relatou que teve sua casa arrombada pela Polícia Militar. Ao rever as entrevistas concedidas por ele na época, nota-se justamente o contrário, inclusive em uma delas, concedida quando ele deixou o ITEP, ele fala do bom tratamento recebido pela PM. Caso você tenha curiosidade de assistir ao vídeo posso te enviar.

  2. Bruno suas palavras em relação a João refletem o que grande parte da população do RN sente em relação a ele. Não o conheci pessoalmente, mas João sempre demonstrou ser uma pessoa boa, educada e correta. Como você, era menino na campanha de 82 e ainda hoje sou "João do coração".

  3. Bruno, um show seu texto. Fez passar um filme aqui na minha cabeça. Me lembro exatamente disso tudo.
    Vc escreveu com o coração e passou a emoção para nós seus leitores.
    João era um homem cordial e de mão limpas, o tempo vai mostrar isso.
    Sobre esse Rafael que com certeza é militante dos PTralhas, não esquenta!!!
    Abraços amigo.
    Ricardo Oliveira

  4. Bruno, parabéns pelo relato !!! Também pude conviver em campanha com o Dep. João Faustino e presenciei exatamente este homem que inteligente, simples, educado e ultimamente amargurado pelos fatos que ocorreram em sua vida. Não sou Juiz nem Deus para julgar, algo muito fácil para muitos, prefiro ficar com a palavra e olhar seguro deste homem humilde ao te procurar e te dizer " SOU INOCENTE ". Belo texto Bruno!! Vai com Deus João Faustino!!!!

  5. INOCENTE, com todas as provas colhidas? Inocente sou eu que nunca a polícia veio me prender, sempre trabalhei sem ter apadrinhamento nenhum, nunca consegui empregos políticos. Que a família seja confortada, mas que os pecados que este homem deixou na terra, nunca serão apagados.

  6. Todo mundo vira santo depois que morre.
    Os mensaleiros também alegam inocência.

    Agora está explicado a paixão por José Dirceu, quer dizer que o bloqueiro era do PSDB jovem?
    Também está explicado a indignidade seletiva e o fato de quase não ter noticiado nada sobre o propinoduto tucano nos mêtros de SP.

    1. Amigo Rafael, seu esse blogueiro não fosse imparcial, não liberava nenhum comentário seu. Já disse, se trate, seu problema é grave!!! Vc também esquece que a quadrilha do PT já foi toda condenada

    2. Inicialmente é bom esclarecer que não somos amigos.
      Se você acredita que sua imparcialidade está demonstrada no fato de liberar alguns comentários, eu particularmente não acho que isso seja imparcialidade e sim uma forma de tentar demonstra-la, dar um pouco de credibilidade a sua imparcialidade.
      Outra coisa o simples fato de relatar escandalos do PSDB e DEM não me torna um petista ou PETRALHA como vocês costumam vincular.
      Questiono e sempre questionarei a indignidade seletiva, corrupção é corrupção e ponto final, independente de partido, mas infelizmente se o próprio STF não vê assim o que esperar de um blogueiro envolvido com o PSDB jovem.
      Hojé o STF deu mais uma prova de tratamento desigual, na AP 470 dos 38 acusados apenas 3 tinham foro por prerrogativa de função e o STF decidiu por 9 x 2 que o processo não deveria ser desmembrado, já na ação do propinotudo tucano nos mêtros de SP, dos 10 investigados 4 possuem o foro por prerrogativa de função e o STF acabou de decidir que o processo deve ser desmembrado e apenas os 4 responderão perante o STF.

  7. Bruno, João Faustino era um homem educado e cordial. Mas o que me intriga é saber como um professor da antiga ETFRN, hoje IFRN, conseguiu amealhar o patrimônio que ele deixou depois de entrar na política. Gostaria muito de saber.

    1. Caro Dano, não sou advogado de João nem auditor da Receita. Mas acredito eu que João deva ter no máximo uns 3 imoveis no seu nome, todos compatíveis com os rendimentos que ele teve e sua senhora que é funcionário do TCE há muitos anos.

  8. Quando eu tinha 16/17 anos nem votava ainda eu era fã de João Faustino, em 1982 ele esteve em campanha aqui em Cerro Corá e tivemos a oportunidade de conhece-lo pessoalmente, na ocasião pedimos a ele uma forcinha para conseguir uma vaga no antigo colégio agrícola de Ceará Mirim, no caso seriam 4 vagas a minha e de mais 3 amigos, ele então escreveu um pequeno bilhete e me pediu que entregasse ao diretor do colégio e disse estudem. João era uma pessoa altamente educado e simples.
    Se o amigo BG poder poste um documentário do mesmo, quem sabe com fotos de campanhas antigas.

  9. Parabéns pelas palavras Bruno. Sr. João e sua família certamente ficará feliz em ler o seu depoimento. Ele foi realmente um homem como poucos. Ficará a lembrança de seu caráter e da sua educação e sabedoria.

  10. Prezado Bruno,
    Há pessoas que conseguem escrever tão fielmente aquilo que pensam que só pode ter sido feito com o coração… É assim que leio suas palavras, e é assim que me emociono ao ver que por trás do blogueiro, dj, pai, filho, etc; há um cidadão capaz de abstrair o melhor das pessoas, que é o amor…
    Parabéns e sentimentos!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Semsur inicia modernização da iluminação do Ginásio Nélio Dias

Foto: Semsur

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) da Prefeitura do Natal está executando as obras de modernização do sistema de iluminação interna do Ginásio Nélio Dias, o principal equipamento esportivo municipal da capital potiguar.

Os técnicos do Departamento de Iluminação Pública (DIP) estão substituindo a iluminação existente de vapor metálico de 400 W por 72 projetores de Led de 200 W de alta eficiência. A previsão é de que todo o serviço seja concluído até o final deste mês.

De acordo com o secretário interino da Semsur, Adson Soares, a atualização para projetores de LED garante uma maior durabilidade (estimada em 50.000 horas), e proporciona uma significativa redução no consumo de energia elétrica.

“Além disso, o novo sistema é projetado especificamente para a prática esportiva, reduzindo o desconforto visual e garantindo uma iluminação adequada para o ambiente. Com a iniciativa, a Prefeitura reafirma o compromisso com a modernização e a sustentabilidade, promovendo melhorias nos equipamentos municipais e estimulando a prática de esportes em nossa capital”, destacou Adson Soares.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Enem 2024: apenas 5% dos jovens têm intenção de usar notas no Fies

Foto: Getty Images/FG Trade

Dos 3,5 milhões de estudantes que podem ingressar no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, apenas 32,2 mil (ou 5%) têm interesse em usar as notas dessa prova no programa de financiamento estudantil do governo federal, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). É o que mostra o levantamento divulgado nesta terça-feira (16/4) pela Educa Insights.

De acordo com o material, o número é “muito aquém do necessário para democratizar a formação superior”. Entre os motivos que indicam baixo interesse pelo Fies estão:

  • não desejar assumir uma dívida com o governo (28%);
  • não ter avalista — alguém que se responsabiliza pelo pagamento da dívida em caso de inadimplência — para o financiamento (26%); e
  • juros muito altos (11%).

Para o diretor-presidente da Abmes, Celso Niskier, esses resultados “acendem um alerta para que as regras do Fies avancem ainda mais, e o programa se torne realmente atrativo para os estudantes”.

“O comprometimento da renda, as taxas cobradas e as regras para os avalistas precisam evoluir para que os jovens não sintam receio de investir na formação superior”, completou.

Os estudantes consultados se sentem mais atraídos pelas negociações diretas com as instituições de ensino superior privadas. Cerca de 35% deles vão fazer o Enem visando conseguir bolsa ou desconto nas instituições.

Além disso, mais da metade dos futuros universitários dá preferência a outros programas do Ministério da Educação (MEC):

  • 33% preferem concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni)
  • 19% vão se candidatar ao Sistema Único de Seleção (Sisu)

Mais da metade dos estudantes (67%) faz parte de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 706) — que garante 50% das vagas oferecidas no Fies Social. Enquanto isso, 29% estão na faixa entre meio e 1,5 salário mínimo (de R$ 706 a R$ 2,1 mil), e 4%, entre 1,5 e 3 salários mínimos (de R$ 2,1 mil e R$ 4,2 mil).

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Natal e mais 136 municípios do RN estão em alerta para chuvas intensas

Foto: Heilysmar Lima

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 137 municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Natal. O aviso é de perigo potencial, de cor amarela, e foi iniciado às 10 horas da manhã desta terça-feira (16) e segue até às 10 horas desta quarta-feira (17).

De acordo com o alerta, as cidades potiguares podem ser atingidas por chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. “Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, destaca o Inmet.

O instituto ainda orienta que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, recomenda que se evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Fonte: Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Teto de sala de aula desaba em escola pública no interior do RN

Foto: Reprodução

O teto de uma sala de aula desabou, nesta terça-feira (16), em uma escola municipal de Bento Fernandes, no Agreste potiguar. Ninguém ficou ferido.

Segundo a prefeitura do município, o “desabamento parcial” do teto aconteceu durante a madrugada na Escola Municipal Maria do Carmo e possivelmente foi causado pelas chuvas que caíram na região nos últimos dias.

A direção da escola informou que as aulas das turmas dos quinto e sexto ano do ensino fundamental ficarão suspensas ao longo desta semana.

O local foi isolado e, segundo o município, uma inspeção em todas as instalações da escola será feita para identificar outros possíveis “pontos de fragilidade que possam comprometer a segurança de alunos e funcionários”.

“Além disso, equipes de engenharia estão mobilizadas para iniciar os reparos necessários de maneira imediata”, informou a prefeitura.

O município informou que trabalha para que o retorno às aulas ocorra no menor tempo possível.

Fonte: G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Câmara volta a discutir regulamentação de serviço de motoristas de aplicativos na quarta, 17

Reprodução: Getty Images

A Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira, 17, a regulamentação do trabalho de motoristas de aplicativos. A comissão geral foi pedida pelo coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Motoristas de Aplicativos, deputado Daniel Agrobom (PL-GO), e será realizada no Plenário Ulysses Guimarães, às 10 horas.

“Hoje, há mais de 1,5 milhão de motoristas de aplicativos que trabalham na informalidade por falta de amparo legal, gerando insegurança jurídica”, criticou o deputado. “Diversas são as queixas dos motoristas, dentre elas aquelas atinentes ao bloqueio e banimento sem aviso prévio e sem direito a defesa fazendo com que o motorista fique impedido de trabalhar.”

Agrobom ressaltou ainda que, por falta de regulamentação, os motoristas ficam à mercê de empresas e plataformas de aplicativo que ditam unilateralmente as regras.

Na semana passada, Daniel Agrobom anunciou um acordo com o governo para a retirada da urgência constitucional do projeto de lei complementar que regulamenta a atividade (PLP 12/24). A polêmica proposta do Executivo trancaria a pauta de votação do Plenário da Câmara a partir do dia 20.

“Foi firmada data para votação em 12 de junho. Eles (governo) deram mais 60 dias para que a gente possa trabalhar nesse projeto nas três comissões e colocar emendas”, explicou Agrobom.

O acordo prevê que a proposta seja analisada nas comissões de Trabalho, Indústria e Comércio, e Constituição e Justiça.

Fonte: Agora RN

Opinião dos leitores

  1. Eita coisa boa. Mas então, é as provas do todo poderoso ELON? nada ainda? Algum ANALFABETO FUNCIONAL já sabe quando ele vai entregar as PROVAS contra o STF?

    Acabaram as Matérias aqui..

    1. Mais difícil é defender ideologia de gênero, aborto em qualquer estágio da gravidez e liberação das drogas.
      Mas entendo a necessidade da esquerda de defender essa destruição social;eles tem que atender esse público da esquerda; fazer um aceno para os acéfalos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cresce procura de jovens por planos de assistência funeral

No RN, Morada da Paz registra que 14,5% dos titulares de plano funerário são jovens com até 25 anos.

Foto: Cedida

Quando chega a hora da partida de um ente querido, os familiares precisam lidar com uma série de providências que envolvem o velório e sepultamento ou cremação, além de desembolsar uma certa quantia para pagar os serviços funerários. Para otimizar este processo, entram em cena os planos de assistência funeral para quem busca se planejar e não quer ser pego de surpresa na hora do falecimento de uma pessoa querida. Engana-se quem pensa que esse planejamento é feito apenas por pessoas maduras. O mercado tem observado o crescimento da procura de jovens pelo serviço.

É o caso da vendedora Aline Vitória Mendes, potiguar de 21 anos, que recentemente adquiriu um dos planos oferecidos pela assistência funeral Morada da Paz Essencial, pensando em facilitar a vida dos seus familiares em um momento de falecimento. “Algo que me motivou bastante foi ter a garantia de que, caso aconteça algo, minha família não vai ter complicações na hora lidar com os trâmites funerários”, explica.

Morrer envolve custos. Um funeral básico custa em média R$ 2.400, sem levar em consideração as despesas com o sepultamento ou cremação. Diante disso, um planejamento financeiro se faz necessário para muitas famílias. “O planejamento é uma maneira de cuidar daqueles que amamos. Mesmo quando não estamos mais presentes, é uma forma de aliviar encargos emocionais e financeiros para os familiares. Um gesto de expressar amor e cuidado além da vida, proporcionando segurança e tranquilidade para aqueles que são mais importantes para nós”, destaca o gerente comercial do Grupo Morada, Jarlyson Rocha.

De acordo com ele, 14,5% das vidas cobertas pelo Morada da Paz Essencial, no RN, se enquadram no perfil de pessoas jovens, de 18 a 25 anos. No entanto, os clientes que mais procuram o plano ainda estão na faixa etária entre 40 a 69 anos. “O aumento nas vendas de planos funerários para jovens é atribuído a uma abordagem inovadora e sensível que adotamos. Destacamos a importância do planejamento financeiro desde cedo, oferecemos opções flexíveis e personalizadas, e adotamos uma comunicação eficaz que reflete com a realidade dos jovens”, afirma.

“O período pandêmico também contribuiu para essa conscientização do planejamento, a crise ressaltou a fragilidade da vida e incentivou a reflexão sobre o futuro, levando a uma maior consideração do planejamento. Inclusive para assuntos funerários, como parte de uma abordagem mais ampla de preparo para eventualidades”, revela Rocha.

Mesmo não pensando ainda em como será o seu funeral, Aline acredita que fez um investimento correto, no momento certo. “Todos nós podemos morrer a qualquer momento, então nessa hora tão delicada, a última coisa que eu desejo é que minha família se preocupe com qualquer burocracia. Da mesma eu não desejo passar por isso caso perca alguém da minha família, por isso todos que moram comigo são meus dependentes no plano”, afirma a jovem.

Ao verem jovens contratando um plano funerário e se preparando para o momento da partida de um ente querido, muitas pessoas ficam assustadas e podem fazer julgamentos e críticas. “Ao contrário do que possamos imaginar, planejar nosso velório, definir em que urna desejamos ser velados, o tipo de ornamentação, se desejamos ser cremados ou sepultados e tudo que envolvem as decisões de fim de vida pode ser sinônimo de qualidade de vida e qualidade de morte. Para muitos, a garantia de que estamos partindo sem gerar pendências aos nossos parentes e amigos proporciona uma sensação de alívio e paz em nosso processo de morrer”, afirma a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Simône Lira.

Segundo ela, os jovens também devem se preocupar e se “preparar” para a morte. “Quando pensamos em nossa morte e os desejos para esse momento, estamos honrando cada instante de nossa existência e atuando ativamente em nossa história biográfica até os últimos instantes de nossa ‘escrita’”, expressa a profissional.

A psicóloga diz que falar de morte é assunto para todas as idades, de forma adequada e cuidadosa, assim como falamos de nascimento e vida. “Acontece que em nossa cultura tentamos camuflar que existir enquanto ser vivo nos coloca em condição de finitude. Pessoas mais jovens não encontram espaço para falar sobre o tema como se a morte fosse algo tão contagioso que falar sobre ela a atrai para perto de nós. Talvez esqueçamos de que ela é a nossa fiel companheira desde o nosso nascimento, essa é a nossa condição de ser vivo e não uma escolha”, finaliza.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Ônibus com destino a Caicó pega fogo após pane elétrica no interior do RN; Os ocupantes conseguiram sair do veículo

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Foto: Reprodução

Um ônibus da empresa Jardinense pegou fogo no fim da manhã desta terça-feira (16) após sofrer uma pane elétrica.

De acordo com a empresa, o ônibus fazia a linha Natal/Caicó, e tinha saído da capital potiguar às 9h. A pane elétrica ocorreu na BR-226, na entrada para a cidade de Japi, no Agreste Potiguar, próximo a estrada de Santa Cruz,.

No momento do incidente, havia 12 passageiros dentro do veículo. Ninguém ficou ferido e nenhuma bagagem foi perdida. Todos os ocupantes continuaram viagem em outro veículo.

O motorista do veículo e outras pessoas que trafegavam pela via tentaram apagar as chamas, mas o incêndio não foi controlado.

Fonte: Portal 98fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Prefeitura de Natal abre seleção para apoiar reformas em cinemas de rua

Foto: Joana Lima

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), está com inscrições abertas para os interessados em solicitar recursos para apoio financeiro para reformas, restauros, manutenção e
funcionamento de salas de cinema de rua e de cinemas itinerantes.

O valor destinando é de R$ 170 mil para projetos selecionados em duas categorias distintas: Salas de Cinema e Cinemas Itinerantes. O segmento Audiovisual esperava ansiosamente pela publicação deste edital, concluindo assim a etapa de promoção das seleções públicas destinadas à liberação dos recursos da Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022 (Lei Paulo Gustavo).

Entende-se por cinemas itinerantes recintos destinados, ainda que não exclusivamente, ao serviço de exibição aberta ao público regular de obras audiovisuais para fruição coletiva, admitida a possibilidade de
ampliação da vocação de outro espaço cultural já existente e Salas de Cinema, recintos destinados, ainda que não exclusivamente, ao serviço de exibição aberta ao público regular de obras audiovisuais para fruição
coletiva, admitida a possibilidade de ampliação da vocação de outro espaço cultural já existente (Decreto nº 11.525/2023, Art. 3º, § 5º).

Poderão participar Pessoas Físicas, Jurídicas de Direito Privado (incluindo MEI), com ou sem fins lucrativos, com sede e foro em Natal e com inscrição no CMEC (Cadastro Municipal de Entidades Culturais) ou em outros cadastros culturais da federação. Obedecendo aos critérios e exigências contidos no referido cadastro e que concentrem suas atividades no campo do audiovisual.

A seleção Pública para apoio financeiro a reformas, a restauros, a manutenção e funcionamento de cinemas de rua públicos ou privados e de cinemas itinerantes conclui o cronograma, atendendo aos realizadores e gestores das categorias disponíveis.

Para participar, é preciso ler atentamente as determinações contidas na Seleção Pública e apresentar o respectivo projeto através de inscrição online. O Município de Natal mantém o compromisso de cumprir com a valorização e o fortalecimento do audiovisual pactuando junto à União na promoção das condições para o surgimento de filmes, séries, games, roteiros, qualificação técnica, pesquisa, memória, produtos digitais, vídeo arte entre tantos que beneficiarão à população do Município, reconhecendo o valor dos profissionais do segmento.

O Município é destaque em vários festivais nacionais e internacionais através da premiação de produções que contaram com o apoio de recursos locais do CineNatal e continuará fortalecida com as novas produções e produtos que estão sendo realizados através da Lei Paulo Gustavo com o apoio do Governo Federal.

A Secult/Funcarte concluiu as demais linhas de apoio previstas para o audiovisual através da seleção pública nº 024/2023 – Apoio financeiro ao audiovisual do Município de Natal através da Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, Lei Paulo Gustavo, lançada em outubro de 2023, contemplando projetos culturais selecionados em 17 linhas de interesses diversos no campo da produção, finalização, roteiro, pesquisa, cineclubes capacitação, mostras, festivais, produção de curtas metragens, games, memória, acessibilidade, entre outras. Todos os proponentes selecionados já receberam os recursos para realizarem seus projetos com prazo de até um ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PEC que criminaliza posse e porte de drogas é votada no Senado nesta terça-feira; julgamento no STF está parado

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe a posse e o porte de qualquer tipo de droga, independentemente da quantidade, será votada em primeiro turno no plenário do Senado nesta terça-feira (16).

O relator da proposta, senador Efraim Filho (União-PB), acredita que o texto vai repetir o desempenho que teve na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ): ser aprovado “com ampla maioria”

Efraim participou nesta segunda-feira (15) da sessão temática sobre a PEC. Foram ouvidos especialistas favoráveis e contrários à proposta.

“Acho que o número que nós temos é o da CCJ, foram 23 a 4. A CCJ tem 1/3 dos senadores, são 27, então já é uma amostra bem significativa. A gente espera que essa ampla maioria se repita no Plenário do Senado Federal, assim como foi na CCJ.”

A chamada PEC das drogas cita que será considerado crime “a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins, sem autorização ou em desacordo com determinação legal, ou regulamentar”.

O texto passou por cinco sessões de discussão antes da análise em primeiro turno pelo plenário do Senado. A expectativa dos senadores é que o segundo turno aconteça entre o fim de abril e início de maio.

Para ser aprovada no plenário, são necessários votos favoráveis de dois terços dos 81 senadores, ou seja, 49 votos em dois turnos.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse, também nesta segunda (15), que ainda não sabe como a base governista deve orientar as bancadas na votação.

“Esse tipo de matéria – que são matérias, eu diria, de consciência – nem sempre você consegue fazer uma orientação, porque não adianta orientar se a maioria dos partidos, individualmente, orienta ao contrário”, disse o líder.

“Eu não sei como cada um irá votar. Eu só espero que a votação não se transforme em um debate árido e rasteiro, disso contra aquilo, porque não é disso que se trata”, ressaltou.

Discussão no STF

A votação acontece em meio a um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a possibilidade de descriminalizar o porte de maconha. Em março, o STF suspendeu o julgamento que trata da descriminalização do porte de maconha para consumo próprio.

O ministro Dias Toffoli pediu vista (mais tempo para análise). Ele pode ficar com o processo por até 90 dias. Ainda não há data para o caso ser retomado.

Até o momento, o placar está 5 a 3 para descriminalizar o porte da maconha para consumo próprio. Votaram pela inconstitucionalidade de enquadrar como crime o porte de maconha para uso pessoal os ministros Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber (já aposentada).

Já os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques divergiram, votando para manter como crime a posse de maconha para uso pessoal. Ainda faltam os votos do próprio Toffoli e dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia. O ministro Flávio Dino não vota neste caso.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Não me espanto se em 2025 o governo piorar meta de novo”, diz Rogério Marinho sobre Lula ampliar gastos

Foto: Edilson Rodrigues / Senado

A mudança de superávit de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) para meta fiscal zero em 2025 anunciada pelo governo nesta segunda-feira (15) é apenas a constatação de uma situação que vai se repetir no próximo ano e nos seguintes, afirma o líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).

“Quando o governo mudou o regime de teto de gastos para arcabouço fiscal eu me manifestei contrário. Eu disse que o governo não era confiável e nem estava preocupado em cumprir essa nova metodologia que estava sendo apresentada ao Congresso Nacional”, diz. “Eu afirmei que ele não cumpriria nem no primeiro ano e isso, de fato, aconteceu.”

Para Marinho, o governo “tem se notabilizado em buscar fazer furos” no próprio arcabouço que ele construiu. Ex-ministro do Desenvolvimento Regional de Jair Bolsonaro, o senador cita como exemplo a recente mudança no arcabouço fiscal que permitiu ao governo antecipar a expansão do limite de gastos deste ano e liberar uma despesa extra calculada em R$ 15,7 bilhões.

“Como o governo não tem nenhuma responsabilidade fiscal, tem baseado a sua gestão fiscal no aumento desenfreado de despesas e procurado fazer o equilíbrio com o aumento de impostos e buscando receitas não recorrentes, é evidente que o desequilíbrio fiscal iria acontecer”, critica. “Eu não me espantaria se a meta que está sendo rebaixada agora seja novamente rebaixada no ano seguinte, porque vai haver um aumento substancial da dívida pública.”

Marinho avalia que o governo Lula, afetado por redução no índice de popularidade, vai adotar “políticas populistas” e ampliar mais os gastos de olho nas eleições de 2026.

“Esse governo está mostrando de maneira muito clara novamente o projeto de poder mais importante do que o bem estar, segurança fiscal e o crescimento sustentável do país a médio e longo prazo. Ou seja, não tem possibilidade nenhuma de você fazer um controle da dívida pública”, conclui.

Fonte: Danielle Brant – Folha de São Paulo

Opinião dos leitores

  1. É melhor ir pensando numa aposentadoria alternativa, aprender a investir, inventar alguma coisa… enfim… 😂

  2. Esse desgoverno gasta descontroladamente, no final quem banca somos nós os pagadores de impostos, viva o amor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *