Eventual recuo do STF fará da perda do foro privilegiado um superprivilégio e vai restaurar a tranquilidade de políticos e soltar 190 mil criminosos de todo tipo

A perspectiva de mudança na regra que autorizou a prisão de larápios condenados na segunda instância não vai apenas abrir as celas de corruptos e algo como 190 mil criminosos de todo tipo. Além de soltar gente como Lula e José Dirceu, a eventual meia-volta da Suprema Corte vai restaurar a tranquilidade de políticos que perderam o foro privilegiado —Aécio Neves e Michel Temer, por exemplo.

No ano passado, o Supremo havia aprovado a restrição do foro privilegiado. Ficaram na Suprema Corte apenas os processos referentes a crimes praticados por parlamentares e autoridades no exercício do mandato e relacionados à função pública. Ex-presidente, Temer viu seus processos criminais descerem para a primeira instância. Ao trocar o Senado pela Câmara, Aécio também perdeu o foro do Supremo no caso em que é acusado de extorquir Joesley Batista, da JBS, em R$ 2 milhões.

Pois bem, Temer, Aécio e todos os outros que perderam a mamata do foro estão nesse momento prestes a migrar do inferno para o paraíso. O encarceramento de condenados em duas instâncias representou uma reviravolta. Além de levar à cadeia gente que se imaginava invulnerável, inverteu-se a lógica dos recursos. Preso, o condenado manteve intacto o direito de recorrer. Mas o interesse pela postergação dos julgamentos tinha deixado de ser um grande negócio. A abertura das celas restabelece a lógica da procrastinação.

Com a restauração do velho ambiente propício à impunidade, a restrição do foro privilegiado, que parecia o fim de um privilégio, vai virar um superprivilégio. Quem é julgado no Supremo não tem a quem recorrer. Com o fim da prisão em segundo grau, um corrupto empurrado para a primeira instância passa a dispor de todo o manancial de recursos judiciais disponíveis nas quatro instâncias do Judiciário brasileiro. Com sorte e dinheiro para contratar bons advogados, nenhum larápio irá preso no Brasil acima de um certo nível de poder e renda.

JOSIAS DE SOUZA

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. toni disse:

    E ISSO MESMO ROBERTO SO POBRE E PRETO SERA PRESO E OLHE LA BASTA ROUBAR UM SABONETE NO SUPERMERCADO QUE TA FUDIDO E PRESO NA HORA E SEM FIANÇA VAI FICAR LA NA PRISÃO MOFANDO E ESSA AS NOSSAS LEIS E MOLE TEM QUE TER NESSA PORRA E PRISÃO PERPETUA E PENA DE MORTE SO ASSIM O BRASIL VAI TER ALGUMA ESPERANÇA SE NÃO QUE DEUS NOS ACUDA!!!!!!!

  2. Roberto disse:

    Se o STF terminar com a prisão em segunda instância só pobre e preto serão presos.
    Os outros processos vão se extinguir pelo tempo com tantos recursos que só esse país tem.

  3. Carlos disse:

    Gente pelo amor de Deus, esperar o que desse país? É claro e óbvio que vão afrouxar as rédeas, de uma vez por toda a população exige seus direitos o que já adianto é quase impossível ou vamos continuar só na base da reclamação a espera do outro tomar alguma iniciativa o que é mais provável.

  4. Jean Carlos(Advogado em Parnamirim) disse:

    Na realidade a questão não é bem da forma expressa na matéria. Em primeiro lugar, dependendo do crime, o criminoso condenado em primeira instância nem responde em liberdade(Fica preso), imagine esperar em segunda ou terceira instância.

    Constitucionalmente crimes de menor potencial ofensivo à sociedade e que não há risco de fuga dentre outras situações, tem que esperar até a última instância para começar a cumprir a pena em definitivo. Pois já aconteceu diversas vezes em diversos casos, da pessoa em última instância ser ABSORVIDO. É aí como fica todo o tempo que passou preso INOCENTE ???? Pense nisso

  5. PensoLogoExisto disse:

    Interessante, quando foi pra deixar de investigar Flávio Bozo não houve manifestação desse tipo, mesmo tendo deixado de investigar e soltado muitos outros bandidos.

    No caso de Flávio não teria problema nenhum em soltar todos, desde que ele não fosse investigado.

  6. paulo disse:

    BG
    Acharam pouco os desmandos destes senhores e ainda lhe conferiram uma PEC da BENGALA, caducos, prolixos que só fazem o mal a sociedade Brasileira já cheia de problemas e com esses descarados querendo a todo custo soltar um ladrão condenado em duas instancias com todo o beneplácito da lei fazendo chincanas jurídicas de toda ordem, abaixo o STF. impeachment nelles e já é pra ontem

  7. Jorge disse:

    Infelizmente, chegou a hora de fechar. Esse modelo de escolha de deuses não funciona mais. Cada bandido ladrão escolhe seu defensores e pronto tá feito a zona. Tem que procurar outros critérios, esse de amigo do rei, tem que acabar, já deu.

  8. Robert disse:

    Até hoje não consigo entender como algo que está escrito na Constituição não é constitucional só pra manter uma pessoa específica (ferindo o princípio da isonomia e da impessoalidade) presa.
    Que medo de Lula é esse homem!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • joaozinho da escola disse:

      Simples, Lula alem de ser o simbolo da corrupcao e das mazelas deste país. A prisao dele e de outros, por algum tempo, mostrou que pessoas ricas e poderosas poderiam ser presas. Infelizmente, na mente de alguns, so importa a mortadela, sem saber a procedencia e as consequencias…

  9. Jorge disse:

    Infelizmente, chegou a hora de fechar. Esse modelo de escolha de deuses não funciona mais. Cama bandido ladrão escolhe seu defensores e pronto tá feito a zona. Tem que procurar outros critérios, esse de amigo do rei, tem que acabar.

  10. Abel disse:

    Esse STF tem que acabar, esses caras são uns bandidos criminosos da msis alta periculosidade.
    O Brasil já é avacalhado, sem moral, com uma dessa, AÍ acaba de fuder tudo.
    Isso é um pais BCTA.

COMENTE AQUI