‘Exército está se associando a genocídio’ na pandemia do novo coronavírus, diz Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), fez duras críticas à ocupação de militares em postos de comando no Ministério da Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus, em funções antes exercidas por quadros técnicos.

Segundo ele, o vazio de comando na pasta não é aceitável. O general Eduardo Pazuello, que não tem nenhuma experiência prévia na área de saúde, exerce o posto de ministro interino há 57 dias, sem que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dê sinais que nomeará um novo titular. Gilmar disse que a situação liga o Exército a um “genocídio” causado pela Covid-19.

“Não podemos mais tolerar essa situação que se passa no Ministério da Saúde. Não é aceitável que se tenha esse vazio. Pode até se dizer: a estratégia é tirar o protagonismo do governo federal, é atribuir a responsabilidade a estados e municípios. Se for essa a intenção é preciso se fazer alguma coisa. Isso é péssimo para a imagem das Forças Armadas. É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. É preciso pôr fim a isso”, criticou.

O ministro participou na tarde deste sábado (11) de um debate online organizado pela revista IstoÉ e pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o médico Drauzio Varella também fizeram parte da bancada de debatedores.

Logo depois das declarações de Gilmar, Mandetta também criticou o que chamou de “ocupação militar” na pasta que comandou até abril. Segundo ele, a situação deveria ser tratada com a mesma indignação que ocorreu com as denúncias de que Bolsonaro tentava interferir na Polícia Federal.

FOLHAPRESS

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Antonio Araújo disse:

    Figura repugnante.

  2. Carlos disse:

    Antigamente os magistrados brasileiros, só se pronunciavam, nos trâmites dos processos. Eles se resguardavam de dar opinião, principalmente, sobre política. Hoje o que se vê e ouve, são esses caras participando de LIVES como cantores e outros. O Brasil tá de cabeça pra baixo mesmo.

  3. Regina Bezerra Mota disse:

    Graças a grupos de médicos que adotaram intensamente o protocolo aprovado pelo CRM que inclui a ivermectina e hidroxicloretina.

  4. Nilson disse:

    Babaca

  5. Emerson Fonseca disse:

    O Gado é interessante sempre desviando o foco e tentando justificar o que não tem justificativa. A culpa é do PT. Kkkkkk 😂😅👉🏾🐄🐃🐄🐂🐃

  6. João Macena disse:

    Gilmar Mendes, está mais para Advogado de defesa. Do quê Ministro que têm o papel de julgar. Gilmar Mendes, vergonha nacional. João Macena.

  7. Antenado disse:

    Isso é para tirar o foco das denúncias contra Toffoli

  8. Mgil disse:

    Qual a moral desse cidadão para dar essa opinião? Não aguentaria 1 semana de inquérito apurando a sua conduta como ministro.

  9. Pedro disse:

    Ministro trapalhão, metido a Deus, vive dando opinião em tudo, o que é lamentável. Devia se tocar do quanto é ridículo, já deviam ter bastado as lições de Joaquim Barbosa, Marcos Aurélio e Luís Barroso, que em diversas ocasiões o puseram no seu canto de insignificância. São desagradaveis as opiniões desse inepto.

COMENTE AQUI