O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), fez duras críticas à ocupação de militares em postos de comando no Ministério da Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus, em funções antes exercidas por quadros técnicos.
Segundo ele, o vazio de comando na pasta não é aceitável. O general Eduardo Pazuello, que não tem nenhuma experiência prévia na área de saúde, exerce o posto de ministro interino há 57 dias, sem que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dê sinais que nomeará um novo titular. Gilmar disse que a situação liga o Exército a um “genocídio” causado pela Covid-19.
“Não podemos mais tolerar essa situação que se passa no Ministério da Saúde. Não é aceitável que se tenha esse vazio. Pode até se dizer: a estratégia é tirar o protagonismo do governo federal, é atribuir a responsabilidade a estados e municípios. Se for essa a intenção é preciso se fazer alguma coisa. Isso é péssimo para a imagem das Forças Armadas. É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. É preciso pôr fim a isso”, criticou.
O ministro participou na tarde deste sábado (11) de um debate online organizado pela revista IstoÉ e pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o médico Drauzio Varella também fizeram parte da bancada de debatedores.
Logo depois das declarações de Gilmar, Mandetta também criticou o que chamou de “ocupação militar” na pasta que comandou até abril. Segundo ele, a situação deveria ser tratada com a mesma indignação que ocorreu com as denúncias de que Bolsonaro tentava interferir na Polícia Federal.
FOLHAPRESS
Figura repugnante.
Antigamente os magistrados brasileiros, só se pronunciavam, nos trâmites dos processos. Eles se resguardavam de dar opinião, principalmente, sobre política. Hoje o que se vê e ouve, são esses caras participando de LIVES como cantores e outros. O Brasil tá de cabeça pra baixo mesmo.
Graças a grupos de médicos que adotaram intensamente o protocolo aprovado pelo CRM que inclui a ivermectina e hidroxicloretina.
Babaca
O Gado é interessante sempre desviando o foco e tentando justificar o que não tem justificativa. A culpa é do PT. Kkkkkk ?????????
Gilmar Mendes, está mais para Advogado de defesa. Do quê Ministro que têm o papel de julgar. Gilmar Mendes, vergonha nacional. João Macena.
Isso é para tirar o foco das denúncias contra Toffoli
Qual a moral desse cidadão para dar essa opinião? Não aguentaria 1 semana de inquérito apurando a sua conduta como ministro.
Ministro trapalhão, metido a Deus, vive dando opinião em tudo, o que é lamentável. Devia se tocar do quanto é ridículo, já deviam ter bastado as lições de Joaquim Barbosa, Marcos Aurélio e Luís Barroso, que em diversas ocasiões o puseram no seu canto de insignificância. São desagradaveis as opiniões desse inepto.
perfeito!