Polícia

Fachin pede esclarecimentos sobre operação no RJ que deixou 25 mortos; no entanto, um dos vídeos é de uma execução que ocorreu no RS, e já circulava desde fevereiro

Foto: Fabiano Rocha / Fabiano Rocha

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Procuradoria-Geral de Justiça no Rio de Janeiro tomem providências sobre a ação policial na favela do Jacarezinho que deixou 25 mortos nesta quinta-feira (6).

O ministro enviou às duas instituições fotos e vídeos atribuídos à ação no Rio de Janeiro pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Luiza Mahin – um projeto da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No entanto, um dos vídeos é de uma execução que ocorreu no Rio Grande do Sul, e já circulava desde fevereiro (leia mais abaixo). No ofício, o ministro, com base no que viu nas imagens que recebeu, afirma que “em um dos vídeos, há indícios de atos que, em tese, poderiam configurar execução arbitrária”.

Com base no que ocorreu no Rio de Janeiro, o ministro Edson Fachin irá decidir se a ação no Jacarezinho descumpriu determinação do próprio STF que limitava ações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia.

Fachin decidirá também se pede esclarecimentos ao governador fluminense, Claudio Castro, sobre os procedimentos adotados para impedir ações abusivas das forças policiais.

Para a entidade, houve violação da decisão tomada pela Corte no ano passado, que permitia ações somente em casos excepcionais e justificados ao Ministério Público. De acordo com o Núcleo, essa decisão vem sendo “deliberadamente descumprida pelas polícias Civil e Militar do estado, resultando sempre em ações de enorme violência, com frequentes abusos de autoridade e nenhum controle por parte do Ministério Público Estadual do Rio”.

No caso específico da ação no Jacarezinho, a entidade cobra que o governo do Rio de Janeiro apresente justificativas para a realização da operação e também um relatório do resultado da ação, com dados sobre número de armas apreendidas, detenções e o total de mortes.

Vídeo do Rio Grande do Sul

Um dos vídeos enviados pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Luiza Mahin ao STF mostra imagens de homens fardados que invadem uma casa e efetuam disparos na cabeça de um morador, sem dar chances de defesa.

Segundo o delegado titular, Gabriel Zanella, da Delegacia de Homicídios de Santa Maria (RS), o vídeo é de uma execução ocorrida em 6 de dezembro no estado do Rio Grande do Sul. “A investigação de homicídio consumado está em andamento. Não são policiais. São bandidos com vestimenta de Polícia Militar”, disse.

Procurado pela CNN, o gabinete do ministro Edson Fachin não tratou diretamente do equívoco. Informou que “recebeu o material da entidade, e repassou aos órgãos competentes – PGR e MP do Rio – inclusive com a cautela de que são fatos relatados e que em tese poderiam configurar execução arbitrária. Caberá agora a esses órgãos avaliarem, inclusive, a veracidade do conteúdo”.

A CNN aguarda um posicionamento do núcleo jurídico ligado à UFRJ, responsável pelo envio das imagens ao STF.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. O importante é criminalizar a polícia, não importa como isso aconteça.
    Seja verdade ou mentira.

  2. Esse demônio que vesti de preto deveria pegar esses traficante e levar para a casa dele e pronto resolvido o problema para o cidadão!

  3. Talvez os elementos nefasto do STF que agora tomaram partido pelo lado do banditismo em detrimento em defender a sociedade , tá na hora de conter as ações criminosas desses elementos nocivos à sociedade.

  4. Os brasileiros precisam arranjar um jeito de mudar a maioria desses ministros do STF, antes que seja tarde demais

  5. A única observação a ser feita é SE todos eram bandidos, independente de terem ficha criminal, se eram todos bandidos, eram pra morrer mesmo, mas se havia algum inocente, aí tem algo errado, pois a vida de um inocente não paga a de 30 bandidos, ou alguém queria perder um pai ou filho só para exterminarem 30 bandidos? Creio que não.

  6. É nisso que o judiciário se transformou? Pedir investigação baseado em vídeos sem perícia? Sem analisar a localize onde foi filmado? Pode vir asteróide!!!

  7. Daqui a 5 , 10 anos quem vai mandar no Brasil são as Facções. Nós do BEM estamos lascados. A justiça é toda a favor da marginalidade.

  8. Já tem varios vídeos rolando , dos suposto estudantes de Jacarezinho onde deveria está com caderno ou coisa do tipo . Era na realidade armas , granadas e fuzil … todo vagabundo mesmos …. e ninguém fala do rapaz era policial mal entrou na favela já levou tiro na cabeça ( deixa principalmente sua mãe com problemas AVC )

  9. Fachon vá in loco. Suba a comunidade sozinho e vá saber do chefe do tráfico ou de seus subordinados.
    Onde já se viu proibir a polícia de prender ladrão?
    Que inversão de valores estamos vivendo!
    Vsa Excelência e o STF parece que trabalham para bandidos ao invés de serem guardiões da Constituição Federal e servir ao povo brasileiro de bem.
    Canalhas!

    1. E você parece que só vê favela por trás do vidro do teu carro, passando de longe, achando que alí só tem vagabundo.

    2. Aluísio, pare de repetir clichês dos anos 80.
      As favelas viraram universidades do crime.
      Pra escapar disso tem que ter muito caráter e base familiar sólida.

    3. Aluísio ou você é um péssimo leitor ou tem sérias limitações em interpretação de texto.
      Em momento algum do meu texto falei algo do que você argumenta no seu texto.
      Apenas, disse que se o Exmo juiz quisesse saber sobre a operação policial deveria ele mesmo ir ao chefe do tráfico, e pedir explicações. E que os ministros do STF, sob minha ótica, não estão cumprindo seu papel constitucional.
      Entendeu? Não? Então lamento sua ignorância.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em 1ª missa de 2026, papa Leão XIV faz apelo à paz em países ‘ensanguentados pelo conflito’

Foto: Tiziana Fabi/AFP

O papa Leão XIV iniciou 2026 com um apelo pela paz, destacando países atingidos por conflitos e famílias afetadas pela violência. A mensagem foi feita durante a Missa de Ano Novo, na Basílica de São Pedro, seguida de uma oração ao meio-dia diante de milhares de fiéis na praça.

O pontífice lembrou que 1º de janeiro marca o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica. “Vamos rezar pela paz entre as nações ensanguentadas pelo conflito e também dentro de nossos lares, nas famílias feridas pela violência ou pela dor”, afirmou.

Após as celebrações do Natal, Leão XIV terá alguns dias de descanso antes de presidir a festa da Epifania, em 6 de janeiro, quando também será encerrado oficialmente o Ano Santo de 2025, que atraiu milhões de peregrinos a Roma.

Na sequência, o papa deve conduzir uma reunião de dois dias com o Colégio dos Cardeais, retomando a tradição de consultar os cardeais sobre o governo da Igreja, que reúne cerca de 1,4 bilhão de fiéis no mundo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Réveillon de Extremoz reúne público recorde com mais de 75 mil pessoas em Pitangui e Genipabu


O Réveillon de Extremoz entrou para a história e confirmou o município como um dos principais destinos da virada de ano no Rio Grande do Norte. Com estrutura ampliada, atrações de destaque nacional e dois polos festivos, a celebração reuniu um público recorde e movimentou toda a orla.

Na Praia de Pitangui, mais de 50 mil pessoas acompanharam a virada do ano em uma noite marcada por muita música, energia positiva e um espetáculo de fogos que iluminou o litoral. Já no polo Genipabu, o público também compareceu em peso: mais de 15 mil pessoas celebraram a chegada de 2026.

A programação musical foi um dos grandes destaques do evento. Em Pitangui, o público vibrou com o show da cantora Walkyria Santos, que comandou a contagem regressiva e levantou a multidão com um repertório de grandes sucessos.

No polo Genipabu, as atrações Vinny e Edyr Vaqueiro garantiram animação do início ao fim, transformando a virada em uma grande festa popular à beira-mar.

Além dos shows, a tradicional queima de fogos aconteceu em diversos pontos do município, Pitangui, Genipabu, Barra do Rio, Lagoa de Extremoz, Redinha Nova e Zona Rural, reforçando o clima de celebração coletiva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EXPEDIÇÃO ARTEMIS 2: Nasa volta à Lua em missão tripulada com primeira mulher

Foto: Kim Shiflett | Nasa

Mais de 50 anos após a última missão tripulada à Lua, a Nasa se prepara para um novo marco da exploração espacial. Em 2026, a agência pretende enviar astronautas além da órbita da Terra na missão Artemis 2, a primeira viagem tripulada ao entorno lunar desde 1972 — e a primeira a incluir uma mulher.

Diferente das missões Apollo, a Artemis 2 não pousará na Lua. A nave Orion fará um sobrevoo tripulado, orbitando o satélite para testar sistemas e garantir a segurança das futuras missões de pouso.

A tripulação será formada por Reid Wiseman (comandante), Victor Glover (piloto) e Christina Koch (especialista de missão), da Nasa, além do canadense Jeremy Hansen. Eles serão os primeiros a voar no foguete Space Launch System (SLS) e na espaçonave Orion.

A missão deve ocorrer até abril, com duração aproximada de 10 dias, partindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Após testes iniciais em órbita terrestre, a nave seguirá para a injeção translunar, passando pelo lado oculto da Lua e alcançando mais de 370 mil quilômetros da Terra.

No retorno, a Orion usará uma trajetória de livre retorno gravitacional, que a conduzirá de volta à Terra com economia de combustível. A missão termina com amerissagem no Oceano Pacífico, próxima à Califórnia.

O sucesso da Artemis 2 será decisivo para o retorno humano à superfície lunar e para a presença prolongada no satélite. A última missão tripulada à Lua foi a Apollo 17, em dezembro de 1972.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Filhos de Bolsonaro reagem após Moraes negar prisão domiciliar para o ex-presidente: “atrocidade humanitária”, “ser abjeto”

Foto: Jorge Hely, Cristiano Mariz e Waldemir Barreto / Agência O GLOBO e Agência Senado

Os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiram publicamente nesta quinta-feira (1º) à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa fo ex-presidente.

Carlos Bolsonaro afirmou nas redes sociais que a decisão ignora o estado de saúde do pai. Segundo ele, os advogados apresentaram laudos médicos e precedentes jurídicos que justificariam a concessão da domiciliar. “Moraes acaba de negar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, mesmo diante de todas as condições de saúde expostas nos últimos dias”, escreveu.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) classificou a decisão como uma “atrocidade humanitária”. Em publicação, atacou diretamente o ministro, afirmando que a negativa representa abuso de poder e que apoiadores da decisão agem por interesse próprio.

Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) adotou tom ainda mais duro e chamou Moraes de “ser abjeto”. Ele questionou até quando o ministro teria “procuração para praticar tortura” e afirmou que laudos médicos indicam a necessidade de cuidados permanentes, que não poderiam ser garantidos na prisão, citando inclusive risco de AVC.

Na decisão, Alexandre de Moraes afirmou que não houve agravamento do quadro de saúde de Bolsonaro, mas sim melhora após cirurgias eletivas, conforme laudos apresentados pela própria equipe médica do ex-presidente. Segundo o ministro, a defesa não apresentou fatos novos que justificassem a mudança para prisão domiciliar.

Bolsonaro está internado desde 24 de dezembro no Hospital DF Star, em Brasília, onde passou por quatro procedimentos para conter crises de soluço e por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral. A previsão é de que ele receba alta ainda nesta quinta-feira.

Opinião dos leitores

  1. Atrocidade humanitária foi ter se recusado a compra da vacina da pfizer no momento certo. Que esse alma sebosa sofra muito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro passa por exames e nova avaliação antes de possível alta nesta quinta (1º)

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por novos exames nesta quinta-feira (1º) e aguarda avaliação médica final antes da alta hospitalar. A expectativa da equipe médica é que ele deixe o hospital ainda hoje, possivelmente no início da tarde.

Bolsonaro realizou exame de sangue pela manhã, que será analisado nas próximas horas. Os médicos também preparam um receituário completo e indicaram o uso de um respirador CPAP.

Ainda não há confirmação do horário exato da alta.

Após deixar o hospital, Bolsonaro retornará à custódia da Polícia Federal em Brasília, após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, negar pedido de prisão domiciliar.

Na decisão, Moraes afirmou que não houve agravamento do quadro de saúde, mas melhora após cirurgias eletivas, e que a defesa não apresentou fatos novos que justificassem a mudança no regime de custódia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MEGA DA VIRADA 2025: seis apostas dividem prêmio de R$ 1,09 bilhão, o maior da história

Foto colorida de cartela de apostas da Mega da Virada - MetrópolesTomaz Silva/Agência Brasil

Após adiar o sorteio da Mega da Virada 2025 por problemas técnicos, a Caixa divulgou, na manhã desta quinta-feira (1º), as dezenas que garantiram o maior prêmio da história da loteria: R$ 1,09 bilhão.

Cada uma das seis apostas vencedoras do prêmio vai levar R$ 181.892.881,09.

Veja os números sorteados: 09 – 13 – 21 – 32 – 33 – 59

As casas lotéricas que registraram os vencedores do prêmio máximo estão localizadas nas seguintes cidades:

  • João Pessoa (PB), com 1 aposta vencedora
  • Ponta Porã (MS), com 1 aposta vencedora
  • Franco da Rocha (SP), com 1 aposta vencedora
  • Além de outras 3 apostas feitas pelo pelo portal Loterias Caixa ou pelo aplicativo Loterias Caixa

Além dos vencedores do prêmio principal, 3.921 apostas acertaram a quina e vão levar R$ 11.931,42 cada. Já os 308.315 ganhadores da quadra vão embolsar R$ 216,76 cada um.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula sanciona orçamento de 2026 com veto a aumento do Fundo Partidário e cortes em programas sociais

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (1º) o Orçamento de 2026, com veto ao trecho que aumentaria o Fundo Partidário. A Lei Orçamentária Anual foi aprovada pelo Congresso em dezembro e prevê superávit de R$ 34,5 bilhões e R$ 61 bilhões em emendas parlamentares.

O veto atinge a mudança no cálculo de correção do Fundo Partidário, que permitiria reajuste acima da inflação, seguindo as regras do arcabouço fiscal. O impacto estimado era de R$ 160 milhões. O governo justificou que o aumento contraria o interesse público e reduz recursos da Justiça Eleitoral, além de violar limites constitucionais de gastos.

Lula também vetou o pagamento dos “restos a pagar” de emendas parlamentares acumuladas entre 2019 e 2023. O texto sancionado mantém o aumento do Fundo Eleitoral para R$ 4,9 bilhões em 2026, valor superior ao R$ 1 bilhão inicialmente proposto pelo governo.

Cortes em programas sociais

O Orçamento traz ainda cortes em programas sociais. O Auxílio Gás perdeu cerca de R$ 300 milhões, o Pé-de-Meia teve redução de R$ 436 milhões e benefícios previdenciários sofreram corte de R$ 6,2 bilhões. Também houve redução no seguro-desemprego (R$ 391 milhões), no abono salarial (R$ 207 milhões) e em bolsas do ensino superior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem agride mulheres durante réveillon em Pirangi, no litoral sul do RN

Imagens: SOS Policial

Duas mulheres foram agredidas por um homem durante as celebrações do réveillon em Pirangi, no litoral sul potiguar. Um homem sem camisa, de bermuda branca parte pra cima de uma mulher loira e desfere um soco contra ela. Em outro momento, já vestindo uma camisa amarela, ele se dirige à mesma mulher esbravejando e quando está sendo afastado chega a chutar a cabeça de outra mulher, que estava no chão.

As imagens foram registradas por populares que acompanhavam a cena, chamando o agressor de covarde, com pedidos para chamar a polícia. Outras pessoas também se envolveram na tentativa de conter a confusão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com mais de 1.000 bebês nascidos, o DNA Fértil se consolida como uma das maiores referências em reprodução assistida do Nordeste

Com mais de 1.000 bebês nascidos, o DNA Fértil se consolida como uma das maiores referências em reprodução assistida do Nordeste, unindo ciência, técnica e acolhimento.

Cada bebê que chega é a prova viva de que a medicina, quando caminha de mãos dadas com a sensibilidade humana, transforma histórias inteiras. “Quando falamos em números, estamos falando de famílias transformadas. Cada nascimento carrega uma história de coragem, espera e amor que valeu a pena”, afirma Dra. Adriana Leão, médica especialista em reprodução assistida.

Para 2026, o olhar se volta para a construção de uma nova sede em Natal (RN), e pela continuidade de histórias que seguem sendo escritas todos os dias.

No propósito de cuidar de sonhos e celebrar cada conquista, a clínica acredita que nada é possível sem a confiança dos pacientes. E segue honrando cada história, com respeito, ciência, sensibilidade e o compromisso de sempre cuidar da vida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO E FOTOS: Réveillon em Natal reúne multidão na praia de Ponta Negra

Imagens: Jeferson Mikael- @JFDrone.oficial

A chegada de 2026 em Natal foi marcada por grandes celebrações na praia de Ponta Negra, com shows musicais, queima de fogos de baixo ruído e um show de drones, reunindo milhares de moradores e turistas.

A programação musical atraiu grande público. Em Ponta Negra, se apresentaram Giullian Monte, Israel Fernandes, Durval Lelys, Henry Freitas e Ricardo Chaves, com repertório que misturou axé, forró e música popular.

A Prefeitura de Natal ainda não divulgou números oficiais, mas a expectativa é de público superior ao registrado em eventos anteriores, quando Ponta Negra reuniu cerca de 100 mil pessoas.

A queima de fogos aconteceu em dois pontos estratégicos: uma balsa em alto-mar, em Ponta Negra, com espetáculo de cerca de 12 minutos, e a Ponte Newton Navarro, onde o show durou aproximadamente 14 minutos. Em ambos os locais, os fogos foram silenciosos, em cumprimento à lei que reduz impactos em pessoas sensíveis ao som e em animais.

Na Avenida da Alegria, na Redinha, o réveillon contou com shows da Banda Detroit, Ricardo Chaves e Banda Mel, reforçando o local como um dos principais polos de eventos da capital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *