Geral

FARRA BILIONÁRIA: Levantamento revela gastos extravagantes de partidos com nosso dinheiro; confira itens

Os políticos nacionais não são exatamente conhecidos pelo zelo no trato com o dinheiro público e, embora estejam longe dos melhores padrões de produtividade, trabalham firme na hora de criar regras que os beneficiam e permitem a perpetuação de castas de poder em Brasília. Dentro da longa lista de distorções criada por esse sistema ao longo da história, incluídas aí as emendas parlamentares, chama atenção no momento o apetite por fatias cada vez maiores do orçamento federal para encorpar os fundos partidário (destinado ao custeio da operação das legendas) e eleitoral (distribuído para bancar as campanhas). Em 2022, com novo pleito marcado para outubro, essas duas fontes de receita somam impressionantes 6 bilhões de reais. A cifra recorde é quase 200% maior do que a de 2018.

O problema fica ainda mais cabeludo quando se põe uma lupa sobre como esse dinheiro vem sendo gasto. No caso da fatia destinada a gastos eleitorais, já é farta a literatura de maracutaias, com destaque para as candidaturas-laranjas. Em termos de uso escandaloso, no entanto, o Fundo Partidário não fica muito longe. Conforme demonstra um extenso levantamento feito por VEJA nas despesas dos diretórios nacionais das siglas em 2021, a partir de informações fornecidas por elas próprias ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), parte significativa desses gastos, que totalizaram quase 1 bilhão de reais no ano passado, vem sendo usada para permitir que os políticos desfrutem de voos de jatinho, transporte por carrões e uso de mansões. Ironia das ironias, eles ainda garantem a contratação de alguns dos melhores advogados da praça para defendê-los de acusações por corrupção — ou seja, o dinheiro público serve para livrar da Justiça os acusados de roubar dinheiro público.

Os desembolsos com viagens também forçam os limites do que seria razoável. Ao todo, as legendas gastaram 7,9 milhões de reais com o deslocamento aéreo de seus membros. O pior exemplo vem do Progressistas, partido do chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, um dos líderes do Centrão. A sigla desembolsou 1,2 milhão de reais só com o fretamento de aeronaves, uma quantia que posiciona a legenda no primeiro lugar desse tipo de despesa — que inclui também a compra de passagens aéreas. O PP afirma apenas que o uso dessas aeronaves atendeu às demandas de membros da legenda. Na sequência das agremiações que mais gastaram com o serviço vem o PT, que despendeu 826 805 reais com empresas de táxi-­aéreo, como a que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o seu périplo eleitoral pelo Nordeste em agosto.

As mordomias nas viagens são por ar e também por terra. Um exemplo: no ano passado, o PSL gastou 660 799 reais com a aquisição de três carros. O partido não divulgou quais modelos adquiriu, mas obviamente não foram modelos populares. Questionada por VEJA, a sigla disse apenas que a despesa se deu para substituir automóveis antigos “a fim de evitar maior depreciação” e que os carrões são para “atividades administrativas”. O Republicanos também embarcou na farra: pagou 271 990 reais por um só veículo, mas informou a VEJA que usou recursos próprios para quitar a despesa, embora não tivesse dito de onde saiu o dinheiro — o Fundo Partidário é de longe a principal (em alguns casos, exclusiva) fonte de recursos das legendas.

Outra modalidade de uso questionável do dinheiro público é pagar caríssimos advogados para defender dirigentes acusados de crimes. Em 2019, o TSE havia determinado que os partidos não poderiam usar o fundo para esse serviço. Mas a lei acabou sendo alterada para permitir explicitamente essas despesas. No ano passado, o Solidariedade transferiu 300 000 reais para o escritório que defende o seu presidente, Paulinho da Força, acusado de corrupção pela Lava-Jato — ele nega irregularidades e diz que os serviços são separados. O PSD, por sua vez, pagou 407 500 reais ao advogado que defendeu o seu dirigente máximo, Gilberto Kassab, no processo em que ele também era acusado de corrupção pela operação, após delação do empresário Wesley Batista, dono da JBS — o caso acabou indo para a Justiça Eleitoral. O partido afirma que o advogado Thiago Fernandes Boverio atuou apenas no início da ação (embora tenha sido o único defensor registrado no processo) e que o PSD é contra a liberação estabelecida na atual legislação.

Veja

Opinião dos leitores

  1. Fundo partidario é um projeto petista aceito pelo centrão.. diabos de partidos que nao produzem nada de riqueza pra um país. Povo pobre brigando por salario minimo e auxilio, e os ricos tipo lula (ex-presidiario) andando de jatinho enganando os bestas as nossas custas.

  2. Ou Cidadão Blogueiro, pode explicar porquê a foto de Lula, paixão recolhida é ? Kkkkk 😂😂😂

  3. Só não entendo o porque da foto do Ex presidente em evidência na reportagem. Porque será BG? Estranho esse direcionamento.

    1. Vc é inocente Talita? não sabe que LULADRAO é o retrato de tudo que não presta em nossa política. Essa foto é a cara do desperdício roubo corrupção, mal uso do dinheiro público…….apenas isso. Ele na realidade, é o exemplo de tudo que não presta.

  4. Enquanto os bestas ficam aqui, chamando os outros de ladrões, a direita e a esquerda continuam roubando. Bando de desocupados.

  5. Por isso que o PT e os partidos de oposição ao Presidente Bolsonaro derrubaram o veto do Presidente e viram esse absurdo de aumento do fundo eleitoral.

  6. E dizer que a corrupção somente existiu em governos anteriores . Isso é fato comum e colocado num tapete bonito para esconder a sujeira roubos e dinheiros do atual governo . E falar que a corrupção acabou é dizer e acreditar em conto de fadas isso é o que pensam os quais defedem e apoiam o atual governo

  7. O pior é que esse tapa na cara do brasileiro, banalizou!!!
    Os caras deitam e rolam e o povo não faz nada.
    Taí!
    Um monte de gente animado pra votar num ladrão.
    Triste realidade.
    Logo aqui em baixo, uma matéria, o testo diz assim.
    Garibaldi desponta pra ser o mais votado no RN.
    Tem cabimento?
    Um dos ministros da quadrilha do Lula.
    É imoral!!
    Isso quer dizer, voltar a estaca zero.
    Um sujeito que passou a vida inteira na política, enriqueceu em quanto o RN empobreceu, agora o povo acha que é a solução.
    Parece piada.
    Podendo botar sangue novo.

    1. Exatamente isso Maria, não tem jeito esse povo. Pode voltar daqui a 500 anos, ( se fosse possível, claro) que encontraria tudo do mesmo jeito. A mesma sujeira, o mesmo tipo de políticos e partidos. Estamos fadados ao fracasso, ladrão igual ao LULADRAO e otário
      igual ao bozo, vai ter aos montes, portanto, salve-se quem puder.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Estamos defendendo um valor cristão”, diz Lewandowski sobre Lula vetar trecho que impedia presos de visitar as famílias no Projeto de Lei das ‘saidinhas’

Foto: CNN/reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta terça-feira (16), que o Governo Federal defendeu valores cristãos e constitucionais ao vetar o trecho do PL das saidinhas que impede presos do regime semiaberto de visitar as famílias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

DENGUE: Ministra da Saúde culpa negacionismo por baixa vacinação

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, colocou, nesta terça-feira (16/4), o “negacionismo” como um elemento essencial para a baixa adesão à vacinação contra a dengue. A afirmação foi realizada em audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, quando a ministra foi questionada por parlamentares sobre as ações de combate à doença.

“Já estamos fazendo a redistribuição, mas, se não houvesse um negacionismo às vacinas, certamente as famílias estariam levando as suas crianças e seus jovens para serem vacinados. Esse é o ponto fundamental que eu queria colocar”, disse Nísia Trindade.

As cobranças dos senadores são pelo fato de haver um grande estoque de vacinas contra a dengue que estão prestes a vencer. O jornal O Globo divulgou que elas somam 145 mil que vão expirar até o fim deste mês. O Ministério da Saúde (MS) distribuiu um lote com 668 mil unidades da proteção aos municípios.

O Ministério da Saúde determinou que as vacinas têm como público-alvo crianças e adolescentes com idades de 10 a 14 anos. No entanto, a adesão tem sido baixa.

Nísia Trindade acrescentou ainda que o ministério fará uma redistribuição das doses para novos 154 municípios. No entanto, não foram informados ainda quais serão eles.

“Fizemos um elenco de municípios a partir de critérios técnicos definidos pelo comitê assessor do programa de imunização, numa pactuação com os estados e municípios. Não é uma decisão isolada da ministra da Saúde. É uma decisão junto com os estados e municípios através dos seus conselhos nacionais”, pontuou a ministra.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] O DESVIO FOI EMBORA: Nível de rio em Lajes volta a subir após chuvas e compromete construção de desvio na BR-304

O volume de água do Rio Ponta da Serra, em Lajes, voltou a subir após chuvas nesta terça-feira (16) e comprometeu o que já havia sido feito para a construção do desvio na BR-304, depois que uma ponte se rompeu no dia 31 de março.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade restaurante em Pipa

As chuvas que atingiram o município de Tibau do Sul nesta terça-feira (16), causaram transtornos na região. Ruas ficaram alagadas. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a água invadindo um restaurante localizado na praia de Pipa.

Em nota, a Prefeitura de Tibau do Sul comunicou que o município recebeu um volume atípico de chuva para o esperado no período e as situações de alagamento identificadas foram todas normalizadas. A Defesa Civil Municipal não chegou a ser acionada.

Ainda segundo a nota, a ladeira do largo de São Sebastião, onde fica o estabelecimento que aparece nas imagens, tem sinalização de alerta e perigo em toda extensão do muro.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Em 15 dias RN atinge 70% do volume de chuvas esperado em abril, diz Emparn

Foto: Elisa Elsie/governo do RN

No Rio Grande do Norte choveu em abril de 2024, segundo mês da quadra chuvosa, um total de 99,5mm, representando 70% da média esperada (146,8mm), de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Os dados são equivalentes até a última segunda-feira (15). Neste período, as regiões que mais receberam chuvas foram o Agreste Potiguar, com 87,8%, e Central Potiguar, que atingiu 70,2%.

Um conjunto de fatores favorecem o cenário. Entre eles a atuação do sistema meteorológico, Zona de Convergência Intertropical, associada ao aumento das temperaturas superficiais das águas do oceano Atlântico (que estão aquecidas em torno de 2°C acima da média) e a topografia do estado, com serras e outras formações rochosas que influenciam no movimento das massas de ar, que juntos favorecem a formação de nuvens com chuvas nesta época do ano, informou a Emparn.

“Estamos no segundo mês da quadra chuvosa e a previsão é de continuidade das chuvas até o final de mês ficando dentro ou um pouco acima da média esperada”, declarou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Sobre as temperaturas, o potiguar segue sentindo mais calor. “As temperaturas, em Natal, por exemplo, já começam o dia com 25ºC e à noite por volta dos 28°C. Isso a combinação de alta umidade, em torno de 80% e baixa circulação de ventos”, disse Bristot.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB/RN e CAARN inauguram Casa da Advocacia nesta segunda-feira (22) em Mossoró

Um sonho da advocacia potiguar está prestes a se tornar realidade. A Casa da Advocacia Padre Sátiro Cavalcanti Dantas será inaugurada nesta segunda-feira (22) em Mossoró, seguindo o projeto de interiorização dos serviços da Ordem Potiguar.

A solenidade acontece a partir das 18h30, com a presença do presidente do CFOAB, Beto Simonetti, do presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros e da CAARN, Ricardo Lucena.

Construída com recursos da OAB/RN, CAARN e repasse do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), a Casa da Advocacia está localizada no centro da cidade e foi pensada para oferecer mais comodidade à advocacia na região Oeste. O espaço vai contar com espaço de coworking, sala de atendimento, centro de inclusão digital, sala de reunião, além de copa e um espaço de convivência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

NOVAS IMAGENS mostram como começou a agressão de Glauber Braga a militante do MBL

 

 

Foto: Reprodução

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, avisou que entrará com um pedido de cassação do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) após o parlamentar expulsar a chutes da Câmara um militante do MBL.

O aviso foi dado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho “03” de Bolsonaro, após a briga envolvendo Braga e Gabriel Costenaro nesta terça-feira (16/4), no anexo II da Câmara, em Brasília.

A briga aconteceu na tarde desta terça após Braga ser questionado pelo militante do MBL perto do corredor de comissões da Câmara sobre a regulamentação de aplicativos de transporte.

Pelas imagens, é possível ver o deputado federal do PSol expulsando Costenaro aos chutes. Após a confusão, o grupo foi conduzido ao departamento de Polícia Legislativa da Câmara.

No local, Braga também trocou insultos com o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), um dos líderes do MBL. Kim esteve no local para defender o colega militante do movimento.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

VÍDEO: Ministro critica greve em universidades federais e diz que governo mantém diálogo

 

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, criticou a greve nas instituições federais de ensino, iniciada na segunda-feira (15) em todo país. Segundo o ministro, não haveria necessidade da paralisação porque o governo Lula (PT) mantém as negociações.

“Pessoalmente recebi dois sindicatos, fazendo apelo de que não havia necessidade de fazer greve agora. Greve para mim é quando não há mais diálogo, quando acabou negociação ou toda e qualquer possibilidade de melhorias”, disse Camilo, em audiência no Senado nesta terça (16). “Reconhecemos necessidade de melhorar servidores técnico-administrativos.”

amilo ainda afirmou que, na greve, quem perde é o Brasil e o alunos. “Prejuízo é para Brasil e para alunos e queremos evitar isso. Mas governo é aberto ao diálogo”.

A paralisação teve início com a adesão de 21 instituições e, nesta terça, chegou a 24 universidades, institutos federais e Cefets, segundo balanço Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

entidade afirmou que, além da recomposição salarial, existe a necessidade de investimentos públicos nas instituições federais de educação, diante da corrosão desses investimentos no governo passado, sob Jair Bolsonaro (PL).

Em nota encaminhada na segunda, o MEC (Ministério da Educação) da gestão diz que busca alternativas de valorização dos servidores da educação. No ano passado, o governo federal promoveu reajuste de 9% para todos os servidores, argumentou a pasta.

Docentes e outros servidores grevistas planejam fazer uma marcha em Brasília na quarta (17).

Fonte: Folha de São Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores da UFRN aprovam greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 22

Foto: Agecom/UFRN

Os docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (22). A decisão é resultado de um plebiscito, que contou com a participação de 1.820 dos 2.396 docentes aptos a votar. A consulta registrou 62,52% dos votos favoráveis e 34,06% dos votos contra a deflagração da greve. Se abstiveram na votação 3,40% dos participantes. O resultado foi lavrado em ata pela comissão responsável pelo plebiscito, após o encerramento da votação, nesta terça-feira (16).

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, a participação histórica da categoria representa a vitória da democracia. Negrão destacou que “o ADURN-Sindicato encaminhou o indicativo, construiu o plebiscito e fez valer o voto de todos e todas as professoras e professores da ativa. Durante todo o processo de construção desse movimento, o ADURN-Sindicato privilegiou a escuta de sua base”, afirmou.

Além da consulta, duas assembleias e encontros com docentes dos campi do interior foram realizados, com o objetivo de ouvir aqueles e aquelas que são representadas(os) pela entidade. “A participação massiva dos e das docentes, sem dúvidas, traz um grande peso à greve que será deflagrada no próximo dia 22 de abril, por tempo indeterminado. O ADURN-Sindicato saúda os professores e professoras que participaram desse momento histórico, em que o plebiscito se confirma como a instância mais democrática o possível para decisões dessa magnitude” , reforçou Oswaldo.

Os docentes possuem reivindicações em duas frentes. Com o conjunto dos servidores públicos federais, pleiteiam reajuste salarial linear de 7,06% em 2024, 7,06% em 2025, e 7,06% em 2026, totalizando 22,8%. Já a demanda específica da categoria é, principalmente, a reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Na proposta de reestruturação, encaminhada pelo PROIFES-Federação, Os reajustes propostos são: 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026, totalizando 23,03%.

Nesta quarta-feira (17), o Conselho de Representantes do ADURN-Sindicato se reúne na sede da entidade para dar os encaminhamentos necessários para a deflagração da greve. “O próximo passo é criar junto com o Conselho o nosso comando de greve para notificar a reitoria a respeito da decisão da categoria”, explicou o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão.

Foto: Reprodução ADURN

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. os caras ganham mais de 20 mil e estão achando pouco. TA SERTO!
    galera do setor 2, faz o L hehehehehehe

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *