Finanças

Fátima anuncia pagamento de janeiro e não tem data para pagar atrasados

Foto: Elisa Elsie

O Governo do Estado anunciou o pagamento do salário de janeiro para os servidores, sendo que os que estão com os salários em atraso terão antecipação, já no dia 10, de 30% do valor bruto, sem nenhum desconto. Os 70% restantes serão pagos no último dia útil do mês. Os servidores que estão com os salários em dia receberão de uma só vez no final do mês. A mesma fórmula será repetida no pagamento da folha de fevereiro.

O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra durante reunião com representantes das entidades sindicais dos servidores públicos na manhã desta segunda-feira, 07 de janeiro.

Na reunião, Fátima fez um relato das dificuldades que a levaram a decretar calamidade financeira, reconheceu os transtornos que os servidores enfrentam em função dos atrasos salariais, e afirmou que todo o dinheiro extra que entrar em caixa será direcionado para o pagamento das três folhas deixadas pela administração anterior, totalizando quase R$ 1 bilhão.

“Todo esforço nosso é para equacionar a dívida que temos com os servidores. Nesse sentido, estamos lutando em busca de recursos extras e, à medida que estes forem entrando no caixa do estado, o dinheiro será destinado a esta finalidade.”

Os recursos extras poderão vir da antecipação dos royalties do petróleo, da renegociação da administração da folha junto ao Banco do Brasil, da partilha da cessão onerosa do pré-sal, entre outras fontes.

As medidas anunciadas respeitam a isonomia e garantem a previsibilidade. “Tão dramático quanto o atraso é a falta de previsibilidade sobre o pagamento da folha do mês seguinte”, disse o secretário de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire.

Pagamento da Folha Salarial

Janeiro

Dia 10: adiantamento de 30% sem descontos, para os servidores com salários em atraso.

Dia 31: pagamento dos 70% restantes.

Servidores com salários em dia recebem de uma só vez até o dia 31.

Fevereiro

Dia 11: Adiantamento de 30% sem descontos, para os servidores com salários em atraso.

Dia 28: pagamento dos 70% restantes.

Servidores com salários em dia recebem de uma só vez até o último dia útil do mês.

Opinião dos leitores

  1. Esse é o grande problema do país os políticos deixam o mandato com um rombo sem tamanho nas contas públicas e fica por isso mesmo, destrói a auto-estima de várias famílias com a certeza de que a justiça nada irá fazer contra ele.

  2. Realmente, é óbvio que não haveria como, com apenas poucos dias de governo, ela pagar tudo que está atrasado. Mas, causa espanto a falta de planos concretos e medidas eficazes para regularizar a situação financeira do RN. E a escolha de começar a pagar por janeiro parece óbvia: todos os "cumpanhero" recém nomeados receberão seus salários e não enfrentarão as agruras pelas quais vem passando o restante do funcionalismo. E Fatão já sabia da crise no RN. Vamos aguardar o que vem. Começou mal.

  3. Os funcionários são do Estado. Eles não trabalham para nenhum governador por isso merece respeito. Não importa quem deixou de pagar. Enquanto ninguém for preso, o desrespeito com os servidores irá continuar. A Governadora tá começando muito mal. A decisão dela não me surpreende. Lamentável sob todos os aspectos.

  4. ESSE RAFAEL, ACIMA DEVE SER PTISTA DE CARTEIRINHA…… COMO PAGAR UM MÊS EM VIGÊNCIA E DEIXAR OS ATRASADOS PARA TRÁS, BEM A CARA DO PT. ABSURDO ISSO, TEM QUE DEFLAGRAR UMA GREVE GERAL…. QUANDO ERA DO SINDICATO DOS PROFESSORES, FÁTIMA NÃO ACEITARIA UMA PROPOSTA DESSA NUUUUUNNNNCCCAAAA! PARABÉNS, COMEÇOU BEM SEU GOVERNO KKKKKKKKKKKKKKK

    1. Sou Petista não Deus me livre!!! Apenas ela está fazendo o que é certo ela está pagando e cumprindo o salário em dia do mês do governo dela e esperando recursos extras para poder pagar os atrasados isso é lógica

  5. Ela está certíssima !!!! Ainda está fazendo favor ao funcionário público adiantando o salário de Janeiro onde ela só tem obrigação de pagar dia 30

  6. A governadora Fátima Bezerra não pode responder pelo descaso do ex-governador Robinson Faria, o orçamento de 2019, é para pagar as despesas de 2019, não existe margem para quitar dívidas não honradas em 2018, evidente, pela luta da governadora ao lado dos servidores, ela vai tentar meios de aumento de receita, cortes de despesas, para tentar pagar esse rombo deixado.

  7. Marcos, antes ela sabia como pagar, dizia até que Robinson não pagava porque não queria. Falava até em invasão da SEPLAN!

  8. Infelizmente essa medida apenas mascarou o problema, criando outro desarranjo nas finanças dos servidores, tendo em vista que o governo vai deixar de pagar mais um mês, fora os atrasados. As contas (bancos e cartões de crédito, concessionárias de energia, água, telefonia etc) não esperam, não querem saber de problemas, e sim de receber pontualmente seus pagamentos mensais. O orçamento familiar não fechará, já que neste mês as despesas terão de ser pagas em dobro, ante a ausência do salário de dezembro. Quem vai pagar o prejuízo com juros cobrados? E quem está negativado, que não pode financiar nem um chiclete e vive no aperto? Quem pagará as despesas dobradas dessas pessoas?

  9. Muitos comentários criticando, agora qual a mágica ? Assumo uma empresa sem caixa, mas assim que assumir, tenho que pagar o salário e os atrasados. Vou fabricar dinheiro ? Sei que é difícil a situação de todos os funcionários públicos, mas não há outra solução, é aguardar e esperar medidas que sanem o problema. Hoje só paga se solicitar empréstimos ou antecipação de royalties, isso é lógico.

  10. Desde de 2016 os salários estão atrasados, eu gostaria de saber onde a governadora vai tirar um bilhão de reais para quitar esses salarios, ela apenas está no cargo a sete dias.

    1. De onde ela vai tirar dinheiro não tenho ideia, sei o que tenho a receber, como ex funcionário, bem como todos os outros, tem o direito de receber o que lhes é devido. Ela não queria o abacaxi ? Já pegou resolva logo, afinal quando era oposição vivia apoiando os movimentos reinvidicações, a fatura e doce, porém é dura.

  11. Esperava uma atitude mais confortável para quem tem 4 salários atrasados, mas ela simplesmente parcelou o que pensávamos que receberíamos integralmente no fim do mês, pra mim foi Zero, esse foi meu único comentário

    1. Como assim? Saudades? Esse atrasado foi ele quem deixou com a gestão que não priorizou os servidores… Saudades nada!!!

    2. Iniciei 2018 apenas sem o décimo de 2017. Iremos começar 2019 sem o salário de dezembro e o 13° de 2018. Está bom ?

    3. Nada de saudade de Robinson,,,,,Kkkkkkk no entanto, essa proposta, de fato, e desalentadora, poderia ter pelo menos sinalizado com algo mais palpável e condizente com a realidade que nos massacra. Afinal não são apenas oito dias para pensar e correr , houve todo um período de transição onde essa verdade era latente e e preocupante. Achei fraca a atitude.

    4. Ems: porque você não diz que terminou 2018 sem o 13º de 2017 e 2018 e o salário de novembro e dezembro de 2018.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

DESESPERO NO PT : Lula perde a paciência com aliados e diz ter a campanha mais desorganizada desde 1989

Reprodução

Frustrado por ter terminado a primeira etapa da disputa presidencial atrás de Flávio Bolsonaro (PL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu a paciência com os próprios aliados e cobrou publicamente sua equipe de campanha, classificando a estrutura atual como a “menos organizada” de toda a sua trajetória política desde 1989.

Diante do avanço consistente da direita e da perda de tração nas urnas, o petista admitiu publicamente o fracasso em convencer o eleitorado e cobrou maior empenho da tropa governista para tentar reverter um cenário que já é tratado com pessimismo por setores do próprio governo.

Reajuste às pressas do Bolsa Família, o fim das bets e a promessa de canetas emagrecedoras no SUS foram alguns dos recursos técnicos tirados no improviso. Nada deu certo.

A reação explosiva nos bastidores reflete o pânico de uma campanha que tropeçou em seus próprios erros, ignorou os problemas reais da população e agora tenta, sem sucesso, estancar a sangria rumo ao segundo turno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MANOBRA: Alcolumbre pauta escala 6×1 e Governo Lula articula atalho para acelerar votação

Reprodução

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para quarta-feira (14) a primeira votação da PEC que prevê o fim da escala 6×1 e reduz a jornada semanal de 44 para 40 horas. O governo Lula tenta acelerar a tramitação para permitir que os dois turnos sejam votados no mesmo dia, mediante um calendário especial.

A proposta precisa de pelo menos 49 votos favoráveis em cada turno. Sem a quebra do intervalo regimental, a aprovação final pode ficar para depois das eleições. Alcolumbre afirmou que colocará o requerimento de urgência em pauta quando ele chegar à Mesa, cabendo ao plenário decidir.

A oposição, liderada no Senado por Rogério Marinho (PL-RN), questiona a votação em pleno período eleitoral e acusa o governo de tentar usar o tema politicamente. Marinho defende uma proposta alternativa para flexibilizar as escalas e critica mudanças impostas de cima para baixo. Flávio Bolsonaro também afirmou ter uma alternativa ao fim da escala 6×1.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputada eleita, aliada de Lula, admite posts criticando as igrejas e brancos

Reprodução

A deputada federal eleita Ana Elisa (PT-MG), de 21 anos, admitiu que são verdadeiras publicações antigas em seu perfil no X com críticas a Lula por não fechar igrejas, mensagens sobre “zoar brancos” e propostas para proibir padres de manter perfis nas redes sociais. Nesta sexta-feira (9), ela afirmou que os conteúdos foram tirados de contexto, pediu desculpas a quem se sentiu ofendido e desativou a conta.

A jovem, no entanto, negou ter publicado uma mensagem defendendo o fechamento de igrejas, cuja imagem foi divulgada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Segundo a assessoria, a publicação não aparece no histórico da conta e seria uma montagem. A equipe afirmou que pedirá perícia para comprovar a alegação.

A repercussão ocorre após Ana Elisa viajar a Brasília para se reunir com Lula e participar de articulações digitais da campanha petista. Eleita com 524.219 votos, ela foi a segunda candidata mais votada para deputada federal em Minas Gerais, atrás apenas de Nikolas Ferreira.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

DISPUTA NO STF : Fachin barra acesso de Fux ao inquérito das fake news

Reprodução

O presidente do STF, Edson Fachin, negou o acesso integral e imediato do ministro Luiz Fux ao inquérito das fake news, contrariando determinação para que o material fosse liberado em até 48 horas.

Segundo Fachin, 104 procedimentos ligados ao inquérito ainda precisam ser analisados antes da conclusão das etapas processuais. Três dos quatro procedimentos solicitados por Fux já são públicos, mas o inquérito das fake news permanece sob sigilo.

Fachin afirmou que pretende encaminhar o caso para arquivamento definitivo após a análise pendente. Fux defende o acesso para avaliar questionamentos sobre a constitucionalidade das investigações e a atuação de Alexandre de Moraes como relator.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Foto mostra cadeira reservada a Vorcaro em evento de Lula em Paris

Reprodução

Uma foto enviada pelo advogado Walfrido Warde a Daniel Vorcaro mostra uma cadeira reservada ao banqueiro na cerimônia em que Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Paris, em junho de 2025. A imagem foi encontrada pela Polícia Federal em mensagens de WhatsApp extraídas de um dos celulares apreendidos durante a investigação.

Segundo a coluna do Metrópoles, Warde enviou o convite para a cerimônia em 2 de junho e, nos dias seguintes, compartilhou fotos de sua participação em outras agendas de Lula em Paris. Em 6 de junho, encaminhou a imagem da cadeira com um papel identificando o lugar reservado a Vorcaro. O banqueiro reagiu à mensagem com uma curtida, mas a troca de mensagens indica que ele não compareceu ao evento.

Em conversa anterior, no dia 4 de junho, Warde sugeriu que Vorcaro encontrasse o “homem” em Brasília, em vez de viajar a Paris em meio à agenda movimentada. “Ele te atende lá”, escreveu o advogado. Vorcaro respondeu positivamente, e Warde afirmou que faria o agendamento. De acordo com a reportagem, os investigadores interpretam a referência ao “homem” como uma menção a Lula.

Com informações do Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Record cancela debate entre Flávio e Lula após impasse nas agendas

Reprodução

A Record cancelou o debate entre Flávio Bolsonaro (PL) e Lula (PT), previsto para domingo (11). Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (9), a emissora alegou incompatibilidade de agendas dos candidatos.

O cancelamento ocorre após outros debates do primeiro turno também não serem realizados. Para o segundo turno, seguem previstos encontros no SBT, em 15 de outubro; na Band, em 18 de outubro; e na Globo, em 23 de outubro.

Segundo o Poder360, a campanha de Lula confirmou a participação do presidente nos debates do segundo turno, salvo se as emissoras cancelarem os encontros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zenaide reafirma apoio a Allyson Bezerra e classifica versão contrária como mais uma narrativa inverídica do PT

Reprodução

A senadora Zenaide Maia reafirmou nesta sexta-feira (9), em conversa com jornalistas, seu apoio a Allyson Bezerra na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte e rejeitou versões sobre uma mudança de posicionamento.

“Meu candidato para o Governo é Allyson Bezerra! ”, declarou.

A declaração contrapõe a possibilidade de aproximação política apresentada pela deputada estadual Isolda Dantas (PT), em entrevista ao programa Meio Dia TCM, da 95 FM de Mossoró, também nesta sexta-feira (9).

Ao reafirmar sua escolha por Allyson, Zenaide classificou as informações contrárias ao seu apoio como mais uma narrativa inverídica do PT!

A trajetória de Zenaide na defesa do povo potiguar e de pautas importantes no Senado merece respeito. Divergências políticas permitem críticas, mas não justificam a divulgação de inverdades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Associação dos comerciantes do alecrim mostra preocupação com o evento de Lula em Natal, no horário de maior movimento do comércio

Reprodução

A Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), em nota, manifestou sua insatisfação e preocupação com o horário escolhido para a realização do evento “Piseiro com Lula e Cadu”, previsto para este sábado, 10 de outubro, com concentração a partir das 8h, no bairro do Alecrim, em Natal.

Segundo a nota, a escolha do horário é especialmente preocupante por coincidir com um dos períodos de maior movimentação do comércio local, justamente no sábado que antecede o Dia das Crianças, uma das principais datas comemorativas para o setor varejista. A expectativa de grande aglomeração, possíveis interdições de vias e dificuldades de acesso aos estabelecimentos comerciais poderá afastar consumidores e comprometer significativamente as vendas.

Para a AEBA, o cenário se torna ainda mais delicado diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelos empresários, especialmente em razão das elevadas taxas de juros, do endividamento e dos custos crescentes da atividade comercial. Nesse contexto, comprometer o movimento de uma data tão importante representa um prejuízo que muitos comerciantes não podem suportar.

A AEBA ressaltou ainda que não se opõe à realização do evento, mas considera inadequada sua programação durante o principal horário de funcionamento do comércio, sobretudo em uma data de tamanha relevância econômica para o bairro.

Diante disso, a Associação solicita à organização do evento que reconsidere o horário anunciado, sugerindo que toda a programação, inclusive a concentração, seja remanejada para as 14h, quando o fluxo de consumidores em busca de compras já é naturalmente menor.

A entidade reafirmou seu compromisso com a defesa dos empresários do Alecrim e espera que prevaleçam o diálogo e o bom senso, de modo a conciliar a realização do evento com a preservação da atividade comercial, dos empregos e da renda de milhares de famílias que dependem economicamente do bairro.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Dez dos 15 jovens mais engajados nas redes são eleitos em 2026

Reprodução

Dez dos 15 candidatos de até 29 anos com maior engajamento nas redes sociais no primeiro turno foram eleitos. O levantamento do Instituto Democracia em Xeque analisou 65,7 mil publicações de 691 candidatos em cinco plataformas (Instagram, no TikTok, no X, no Facebook e no YouTube).

Lucas Pavanato (PL-SP), de 28 anos, liderou o ranking e conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados. Eduarda Campopiano (PL-SP), de 23 anos, ficou em sétimo lugar e foi eleita deputada estadual com a maior votação do estado para o cargo.

Os dois publicaram conteúdos em parceria e contaram com a participação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), de 30 anos, que não entrou no recorte etário da pesquisa.

O estudo também identificou 59 eleitos entre os 831 jovens de até 29 anos que disputaram vagas legislativas, uma taxa de 7,1%, apontada pelo instituto como a maior das últimas quatro eleições.

Com informações da Revista Oeste

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] PROTESTO MINGUADO: Ato contra Flávio em Natal reúne poucos alunos do IFRN, atrapalha o trânsito e mobiliza viaturas da CPRE


Imagens recebidas pelo Blog do BG mostram um pequeno grupo de manifestantes do IFRN em Natal em um ato contra Flávio Bolsonaro. A mobilização chamou atenção pelo uso de viaturas do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, cuja presença no local levantou questionamentos sobre a necessidade de deslocar os veículos de instituição pública para acompanhar um protesto de baixa adesão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *