Fátima anuncia pagamento de janeiro e não tem data para pagar atrasados

Foto: Elisa Elsie

O Governo do Estado anunciou o pagamento do salário de janeiro para os servidores, sendo que os que estão com os salários em atraso terão antecipação, já no dia 10, de 30% do valor bruto, sem nenhum desconto. Os 70% restantes serão pagos no último dia útil do mês. Os servidores que estão com os salários em dia receberão de uma só vez no final do mês. A mesma fórmula será repetida no pagamento da folha de fevereiro.

O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra durante reunião com representantes das entidades sindicais dos servidores públicos na manhã desta segunda-feira, 07 de janeiro.

Na reunião, Fátima fez um relato das dificuldades que a levaram a decretar calamidade financeira, reconheceu os transtornos que os servidores enfrentam em função dos atrasos salariais, e afirmou que todo o dinheiro extra que entrar em caixa será direcionado para o pagamento das três folhas deixadas pela administração anterior, totalizando quase R$ 1 bilhão.

“Todo esforço nosso é para equacionar a dívida que temos com os servidores. Nesse sentido, estamos lutando em busca de recursos extras e, à medida que estes forem entrando no caixa do estado, o dinheiro será destinado a esta finalidade.”

Os recursos extras poderão vir da antecipação dos royalties do petróleo, da renegociação da administração da folha junto ao Banco do Brasil, da partilha da cessão onerosa do pré-sal, entre outras fontes.

As medidas anunciadas respeitam a isonomia e garantem a previsibilidade. “Tão dramático quanto o atraso é a falta de previsibilidade sobre o pagamento da folha do mês seguinte”, disse o secretário de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire.

Pagamento da Folha Salarial

Janeiro

Dia 10: adiantamento de 30% sem descontos, para os servidores com salários em atraso.

Dia 31: pagamento dos 70% restantes.

Servidores com salários em dia recebem de uma só vez até o dia 31.

Fevereiro

Dia 11: Adiantamento de 30% sem descontos, para os servidores com salários em atraso.

Dia 28: pagamento dos 70% restantes.

Servidores com salários em dia recebem de uma só vez até o último dia útil do mês.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Ceará-Mundão disse:

    Esse é o grande problema do país os políticos deixam o mandato com um rombo sem tamanho nas contas públicas e fica por isso mesmo, destrói a auto-estima de várias famílias com a certeza de que a justiça nada irá fazer contra ele.

  2. Ceará-Mundão disse:

    Realmente, é óbvio que não haveria como, com apenas poucos dias de governo, ela pagar tudo que está atrasado. Mas, causa espanto a falta de planos concretos e medidas eficazes para regularizar a situação financeira do RN. E a escolha de começar a pagar por janeiro parece óbvia: todos os "cumpanhero" recém nomeados receberão seus salários e não enfrentarão as agruras pelas quais vem passando o restante do funcionalismo. E Fatão já sabia da crise no RN. Vamos aguardar o que vem. Começou mal.

  3. Lampejao disse:

    VOLTA ROBINSON!!!!!!

  4. Luciana Morais Gama disse:

    QUE TAL PARAR A MÁQUINA PÚBLICA? GREVE GERAL JÁ!

  5. Silva disse:

    #voltarobinson

  6. Osmar Souza disse:

    Os funcionários são do Estado. Eles não trabalham para nenhum governador por isso merece respeito. Não importa quem deixou de pagar. Enquanto ninguém for preso, o desrespeito com os servidores irá continuar. A Governadora tá começando muito mal. A decisão dela não me surpreende. Lamentável sob todos os aspectos.

  7. WILL LIMA disse:

    ESSE RAFAEL, ACIMA DEVE SER PTISTA DE CARTEIRINHA…… COMO PAGAR UM MÊS EM VIGÊNCIA E DEIXAR OS ATRASADOS PARA TRÁS, BEM A CARA DO PT. ABSURDO ISSO, TEM QUE DEFLAGRAR UMA GREVE GERAL…. QUANDO ERA DO SINDICATO DOS PROFESSORES, FÁTIMA NÃO ACEITARIA UMA PROPOSTA DESSA NUUUUUNNNNCCCAAAA! PARABÉNS, COMEÇOU BEM SEU GOVERNO KKKKKKKKKKKKKKK

    • Rafael disse:

      Sou Petista não Deus me livre!!! Apenas ela está fazendo o que é certo ela está pagando e cumprindo o salário em dia do mês do governo dela e esperando recursos extras para poder pagar os atrasados isso é lógica

  8. Irany Gomes disse:

    É gopi! Os sindicalistas pelegos estão provando agora do mesmo veneno….
    Kkkkkk

  9. Rafael disse:

    Ela está certíssima !!!! Ainda está fazendo favor ao funcionário público adiantando o salário de Janeiro onde ela só tem obrigação de pagar dia 30

  10. Chico Gregorio disse:

    A governadora Fátima Bezerra não pode responder pelo descaso do ex-governador Robinson Faria, o orçamento de 2019, é para pagar as despesas de 2019, não existe margem para quitar dívidas não honradas em 2018, evidente, pela luta da governadora ao lado dos servidores, ela vai tentar meios de aumento de receita, cortes de despesas, para tentar pagar esse rombo deixado.

  11. LUIS FERNANDO disse:

    #GREVEGERAL

  12. João Mario disse:

    Marcos, antes ela sabia como pagar, dizia até que Robinson não pagava porque não queria. Falava até em invasão da SEPLAN!

  13. Rômulo disse:

    Infelizmente essa medida apenas mascarou o problema, criando outro desarranjo nas finanças dos servidores, tendo em vista que o governo vai deixar de pagar mais um mês, fora os atrasados. As contas (bancos e cartões de crédito, concessionárias de energia, água, telefonia etc) não esperam, não querem saber de problemas, e sim de receber pontualmente seus pagamentos mensais. O orçamento familiar não fechará, já que neste mês as despesas terão de ser pagas em dobro, ante a ausência do salário de dezembro. Quem vai pagar o prejuízo com juros cobrados? E quem está negativado, que não pode financiar nem um chiclete e vive no aperto? Quem pagará as despesas dobradas dessas pessoas?

  14. Assis disse:

    Governadora exclui aposentados e pensionistas não pagando decimo de 2017

  15. João Mario disse:

    E o reajuste do piso salarial dos professores? Janeiro chegou!

  16. Marcos disse:

    Muitos comentários criticando, agora qual a mágica ? Assumo uma empresa sem caixa, mas assim que assumir, tenho que pagar o salário e os atrasados. Vou fabricar dinheiro ? Sei que é difícil a situação de todos os funcionários públicos, mas não há outra solução, é aguardar e esperar medidas que sanem o problema. Hoje só paga se solicitar empréstimos ou antecipação de royalties, isso é lógico.

  17. Aguiar disse:

    Eu já esperava isso mesmo

  18. Carlos Bastos disse:

    Desde de 2016 os salários estão atrasados, eu gostaria de saber onde a governadora vai tirar um bilhão de reais para quitar esses salarios, ela apenas está no cargo a sete dias.

    • Pedro disse:

      De onde ela vai tirar dinheiro não tenho ideia, sei o que tenho a receber, como ex funcionário, bem como todos os outros, tem o direito de receber o que lhes é devido. Ela não queria o abacaxi ? Já pegou resolva logo, afinal quando era oposição vivia apoiando os movimentos reinvidicações, a fatura e doce, porém é dura.

  19. Ana Julia disse:

    Sabida toda, garantindo o salário dela, que não é besta!

  20. Manoel fernandes disse:

    Esperava uma atitude mais confortável para quem tem 4 salários atrasados, mas ela simplesmente parcelou o que pensávamos que receberíamos integralmente no fim do mês, pra mim foi Zero, esse foi meu único comentário

  21. Ems disse:

    Que saudade de Robinson !!!

    • Adrixas disse:

      Como assim? Saudades? Esse atrasado foi ele quem deixou com a gestão que não priorizou os servidores… Saudades nada!!!

    • Ems disse:

      Iniciei 2018 apenas sem o décimo de 2017. Iremos começar 2019 sem o salário de dezembro e o 13° de 2018. Está bom ?

    • Pedro disse:

      Nada de saudade de Robinson,,,,,Kkkkkkk no entanto, essa proposta, de fato, e desalentadora, poderia ter pelo menos sinalizado com algo mais palpável e condizente com a realidade que nos massacra. Afinal não são apenas oito dias para pensar e correr , houve todo um período de transição onde essa verdade era latente e e preocupante. Achei fraca a atitude.

    • Francisco Diniz disse:

      Ems: porque você não diz que terminou 2018 sem o 13º de 2017 e 2018 e o salário de novembro e dezembro de 2018.

COMENTE AQUI