Política

Fátima: “Em uma democracia, alternância de poder se resolve nas urnas”

FatimaA senadora Fátima Bezerra (PT-RN) usou a tribuna do Plenário para demonstrar sua indignação contra a tentativa de golpe em andamento no Congresso Nacional, deflagrada ontem pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ao autorizar o processo de impeachment contra a presidenta Dilma. Fátima disse que os setores da oposição que estão ao lado do presidente da Câmara “nessa empreitada antidemocrática” também são golpistas e apoiam uma pessoa que foi colocado na presidência da Casa para impor pautas conservadoras que ferem de morte a democracia. Ela citou nominalmente os senadores Aécio Neves, José Agripino e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

“É muita cara-de-pau do senhor Eduardo Cunha, ao anunciar o processo de impeachment, justificar que estava fazendo isso movido pelo sentimento de nacionalismo e patriotismo. É muito cinismo! O Brasil inteiro sabe que ele agiu movido pelo sentimento de vingança: ao tomar conhecimento de que o PT não ficaria ao seu lado no Conselho de Ética, resolveu lançar mãos da arma mais covarde de defesa: a retaliação!”, destacou a parlamentar.

Fátima afirmou que Cunha não tem legitimidade para julgar quem quer que seja, e que, envolvido até o pescoço em graves denúncias de corrupção, ocultação de bens, lavagem de dinheiro e desvio de recursos para o exterior, optou por cair atirando contra uma presidente democraticamente eleita por quase 55 milhões de brasileiros e brasileiras.

A senadora petista criticou duramente os setores da oposição que, ainda sem aceitar a derrota nas urnas há 13 meses, apoiam, sem base jurídica alguma, um pedido de impedimento de uma presidenta da República democraticamente eleita. “Será que eles não se dão conta de que se esse pedido infundado prosperasse iria abrir neste país um grave precedente para que pessoas democraticamente eleitas sejam usurpadas do poder pelas artimanhas políticas de quem perdeu nas urnas?”, argumentou a senadora.

Para Fátima, alguns parlamentares do PSDB, do DEM, do Solidariedade e do PPS, já denunciados pela prática de vários crimes, pela Procuradoria Geral da República, tentam lançar agora uma cortina de fumaça sobre os verdadeiros criminosos, mudando o foco da atenção.

Ao falar sobre o mérito do pedido de impeachment, a senadora citou juristas como o advogado Dalmo Dallari, para quem as pedaladas não caracterizam o crime de responsabilidade fiscal porque não houve qualquer prejuízo para o erário. Além disso, fez questão de ressaltar que, ao aprovarem na quarta-feira (2) o PLN 5/2015, que altera a meta de resultado primário deste ano e autoriza o governo a fechar 2015 com déficit primário de até R$ 119,9 bilhões, a grande maioria dos deputados e senadores esvaziou de vez o argumento das pedaladas fiscais.

“Esse processo, portanto, tem que ser arquivado, em primeiro lugar, pelo fato de se tratar de um absurdo ato de retaliação por parte de um presidente que não tem sequer legitimidade para ocupar o cargo que ocupa e que dirá de dar início a uma ação dessa importância. E, em segundo lugar, porque essa denúncia já nasce inepta, em razão da aprovação da revisão da meta fiscal”, reiterou.

A senadora comemorou, por outro lado, a sensatez de movimentos sociais e sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores, de vários partidos de esquerda, como PSOL, PCdoB e Rede, e dos governadores do Nordeste, que já se posicionaram enfaticamente contra a tentativa de golpe.

“Vamos adiante! O coração valente não tem medo! Em uma democracia, alternância de poder se resolve nas urnas. E é assim que acontecerá. Passados 13 meses das eleições, que a oposição finalmente admita que perdeu e olhe para a frente como nós estamos fazendo. Queremos governar e continuar honrando os mais de 50 milhões de brasileiros que, ao nos darem seus votos, ratificaram sua posição de que não vão abrir mão das conquistas sociais dos últimos anos!”, enfatizou a senadora.

Vídeo: Um coração valente nunca está sozinho!(ASSISTA AQUI)

Opinião dos leitores

  1. BG
    Acho que os comentaristas do seu blog deveriam fazer uma cotinha para levar a senadora a um médico oftalmologista (pois não VÊ nada) a um médico otorrinolaringologista para limpar seus OUVIDOS (pois não ouve nada do que esta se passando ao seu redor) e a um médico especialista em falar para ver se ela muda o "TA ENTENDENDO", fora pt, pcdob ,pcb, mst, cut e outros pelegos parasitas da NAÇÃO BRASILEIRA. Queremos gente DECENTE para governar o nosso PAÍS.

  2. Por conta dessas e de outras defesas suas inconsistentes é que não voto mais em voce, senadora da Paraiba. Vc so quer saber de defender o PT, também faço como meu esposo, você se acha com tanto prestigio nesse partido e nem conseguiu nada pro RN. Tudo vai pra Pernambuco, Ceará e Bahia. Acorde Fátima Bezerra, eu vc e no PT eu não voto nunca mais. Não sou alienada

  3. A Paraibana Senadora Fátima bezrra se esqueceu que por muito menos o PT pediu afastamento de Collor. Itamar e FHC e o engraçado. Não era golpe. Tem cabimento?

  4. Essa senadora, ela tem que voltar para a terra de origem dela Nova Palmeira PB. Ela ainda não sabe defender a Nação, senadora conscientize -se que o PT colocou nosso país no fundo do poço. É muito fácil à senhora está aí fingindo que nada está acontecendo, senadora você é consciente da falta de respeito do PT. Uma pergunta senadora, porque somente o povo do PT estão preso? Vá cari, Dirceu e outros mais, coitadinhos são inocentes? Enquanto isso o povão pagando um preço alto por irresponsabildade do PT.

  5. eleições futuras virão, é necessário demitirmos e punilos estes que se apropriam de mandatos eletivos a se outo promoverem, clamo a Deus que nos livre do mal

  6. Senadora, Pau que bate em chico bate em francisco! O PT tentou tirar 3 ex presidentes e agora pq é do PT é Golpe? e as mentiras de Campanha? e a roubalheira dos membros do PT ? e as doações duvidosas ao seu partido que em sequência foi para muitos membros candidatos de forma "oficial" como a senhora,e outros do até do PMDB, por empresas ligada ao lava jato ? não deixe o povo potiguar que elegeu a senhora se arrependa. é melhor ficar na luta da educação por que esse mantra do Golpe e agora o mais nosso da chantagem não COLA!! #FORAPT #FORADILPA #ACABOUABOQUINHA

  7. Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

    Desde o início do caso Cunha, uma coisa me intrigou particularmente: como ele, ferido de morte por evidências acachapantes de corrupção, poderia ter o poder de decidir sobre algo de tamanho impacto para o país como um processo de impeachment?

    Somos uma sociedade tão vulnerável assim a achacadores como Cunha? Não temos defesas, não temos freios que nos protejam em situações de flagrante perigo?

  8. kkkkkkk. Essa senadora está virando uma verdadeira piada. Seus comentários são cada vez piores. Quando é pra os outros partidos pode tudo, agora quando é pro seu partido é golpe, tem que resolver nas urnas… É muita cara de pau pra uma pessoa só.

  9. Custo a acreditar que isso tá acontecendo ! Que essa daí se acha o último furinho do biscoito cream cracker , eu já sei. Só que agora perdeu a oportunidade de ficar calada.

  10. O mandato da Dilma é taxado de engodo, mentiras e safadeza, a senadora que não ganha mais nem pra vereadora com os votos dos potiguares, esta equivocada. Surfou até agora. Mas a casa caiu.

  11. Quanta incoerência no discurso desta Senadora! O PT não pensava e nem agia assim quando pedia o impeachment de Collor, Fernando Henrique e Itamar Franco. Agora que o ainda Presidente da Câmara aceita o pedido de impeachment de Dilma Roussef, a Senadora vem com esse discurso barato. Tudo uma questão de conveniência… Meu voto Fátima Bezerra não terá nunca mais.

  12. Diga a está senhora que as urnas não dão autorização ao eleito a fazer o que bem entende, as urnas dão autorização a fazer o que foi prometido na campanha, diga também a está senhora que na democracia também existe uma forma de demitir políticos que não cumprem as promessas feitas durante a campanha, está forma se chama impeachment….

  13. Em resposta aa senadora,por que o PT pediu o impeachment de Collor,Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso….

  14. Pura meia verdade. Vindo de uma petista nem deveria ser espanto, mas acho bom lembrar a eleitora de Renan Calheiros que as urnas não dão a ninguém o direito de desobedecer a lei.
    Elege-se um presidente e não um rei.
    Não temos a obrigação de aguentar uma organização criminosa dominar o país e assaltar seus cofres apenas porque as urnas (ainda que com votos comprados pelas bolsas e mentiras contadas) deu ao PT o direito de governar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Líder do governo: Gleisi vai “meter a faca” em cargos do Centrão na Caixa

Foto: Bruno Spada

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), vai “meter a faca” em cargos do Centrão na Caixa Econômica Federal. A declaração foi feita em entrevista veiculada pelo podcast “As Cunhãs” na última sexta-feira (11).

Segundo Guimarães, a ordem para a empreitada veio diretamente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Eu acho que vai ter um rebuliço do tamanho do mundo na próxima semana. Qual é o rebuliço? A Gleisi vai meter a faca. Eu estava na reunião com ela e o Lula. O Lula disse: ‘Gleisi, você agilize, viu, e mexa no vespeiro aí da Caixa Econômica para começar’. E, evidentemente, eles estão apavorados”, disse o líder do governo.

Ainda na sexta, em uma decisão que vai de encontro ao movimento antecipado pelo deputado, a Caixa destituiu dois nomes ligados ao Centrão:

Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, que ocupava a vice-presidência de Sustentabilidade e Cidadania Digital e havia sido indicado pelo PL;
e José Trabulo Junior, que atuava como consultor à presidência do banco e é ligado ao presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI).

As saídas ocorreram dois dias após o governo Lula ver a MP (Medida Provisória) com alternativas ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) perder validade na Câmara. No Centrão, a articulação teve especial apoio da federação União Brasil-PP, que tem desembarcado da gestão petista.

No decorrer da entrevista, Guimarães elencou vice-presidências ocupadas por partidos como PL, Republicanos, PDT e Podemos, além de recordar que o próprio presidente da Caixa, Carlos Vieira, foi uma indicação pessoal do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).

“Então, a ministra Gleisi me disse com todas as letras: ‘Eu não vou discutir, eu vou fazer’. E eu já tenho notícias que [ela] mandou tirar, eu já recebi telefone: ‘Zé, não deixa mexer na minha diretoria do DNOCS [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas]’. Eu disse: ‘Se entenda com a Gleisi'”, relatou o líder do governo.

Na avaliação do petista, o governo deve entrar numa “nova fase” a partir de agora.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Bonés em homenagem a Trump são usados no Parlamento de Israel

Foto: Reprodução

Pessoas no Knesset, o Parlamento israelense, usaram bonés com a frase “Trump, o presidente da paz”, enquanto o presidente dos Estados Unidos se preparava para discursar no local nesta segunda-feira (13).

Isso ocorre no momento em que o Hamas entregou todos os 20 reféns sobreviventes a Israel, um passo importante para encerrar dois anos de guerra na Faixa de Gaza

O presidente Trump, que ajudou a mediar a trégua, proclamou que se trata de “um grande dia”.

Em troca dos reféns, espera-se que Israel liberte quase 2 mil prisioneiros palestinos detidos e condenados.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump é ovacionado de pé no Parlamento de Israel durante libertação de reféns

Foto: SAUL LOEB / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu uma ovação de pé no Parlamento israelense nesta segunda-feira (13), durante os atos relacionados à libertação de reféns mantidos pelo Hamas em Gaza por 738 dias. Trump afirmou que os israelenses venceram “pela força das armas” e declarou que a “guerra acabou”, embora o premiê Benjamin Netanyahu tenha alertado que a continuidade dos combates ainda é uma possibilidade.

O republicano chegou a Israel no domingo para uma agenda curta, incluindo discurso no Parlamento e encontros com familiares de reféns. Em seguida, seguirá ao Egito para participar de uma reunião com outros 20 líderes mundiais sobre o fim da guerra em Gaza. Ao embarcar nos EUA, Trump já havia declarado que a guerra havia terminado.

Netanyahu, porém, ressaltou que o fim das atividades militares depende da entrega das armas do Hamas e da desmobilização do grupo. O premiê afirmou que “a campanha não terminou” e que alguns inimigos ainda tentam se reagruparem e atacar novamente.

Trump foi recebido com honras de Estado, incluindo uma limusine até o Parlamento, acompanhando Netanyahu e o presidente israelense Isaac Herzog. A chegada foi celebrada na Praça dos Reféns, onde uma multidão acompanhava a libertação dos cativos em telões e entoou gritos de “obrigado, Trump”.

Durante a visita, bonés com o lema “Trump, o presidente da paz” foram distribuídos na Knesset, e o americano registrou no livro de visitas: “Esta é uma grande honra para mim – um grande e lindo dia. Um novo começo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pix Automático entra em operação nesta segunda-feira (13)

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (13), entra em vigor o Pix Automático, nova modalidade do Banco Central que permite autorizar pagamentos recorrentes de forma prática, como contas de luz, água, internet e mensalidades. A novidade elimina a necessidade de pagar cada cobrança manualmente.

Para usar, basta autorizar o débito uma única vez pelo aplicativo do banco ou internet banking. É possível definir valor máximo, utilizar cheque especial em caso de saldo insuficiente e escolher se receberá notificações sobre os agendamentos. Empresas interessadas devem procurar seus gerentes ou ir à agência.

O Pix Automático funciona 24 horas, sete dias por semana, diferente do débito automático tradicional, que depende de acordo entre bancos e clientes e só opera em dias úteis. A funcionalidade é gratuita para pessoas físicas, mas empresas terão custos, que devem ser menores que os do débito tradicional.

Cancelamentos são imediatos, embora pagamentos agendados para o mesmo dia sejam mantidos. Além da praticidade, o BC destaca que o Pix Automático ajuda a reduzir inadimplência e amplia a inclusão financeira, permitindo que quem não tem cartão de crédito realize pagamentos automáticos.

Em caso de cobranças indevidas, clientes podem solicitar ressarcimento pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED). Fraudes seguem regras específicas do BC, exigindo avaliação dos bancos envolvidos antes da devolução do valor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Haddad prepara pacote para Lula fechar rombo de R$ 46 bilhões após derrota no Congresso

Foto: EFE/Andre Borges

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar nesta semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um pacote de medidas para cobrir um rombo estimado em R$ 46 bilhões nas contas públicas até 2026. O buraco surgiu após a Câmara dos Deputados derrubar a medida provisória que buscava compensar a perda de arrecadação gerada pela redução do IOF.

A proposta será discutida assim que Lula retornar de Roma, onde participa do Fórum Mundial da Alimentação. Do total, R$ 31 bilhões correspondem à arrecadação frustrada — valores que o governo esperava receber com a MP — e outros R$ 15 bilhões se referem a cortes de gastos que deixaram de ser implementados.

Duas frentes estão em estudo: decretos que possam gerar receitas de forma imediata e um novo projeto de lei em regime de urgência, recuperando trechos centrais da MP rejeitada, como a cobrança retroativa de impostos sobre apostas esportivas e a limitação de compensações tributárias de grandes empresas. Só com as bets, a expectativa era arrecadar R$ 5 bilhões.

Para 2025, a Fazenda deve reforçar o bloqueio de despesas no Orçamento, que hoje está em R$ 12,1 bilhões, atingindo principalmente emendas parlamentares. Haddad descartou alterar a meta fiscal e afirmou que as medidas serão discutidas com Lula, que “não vai abrir mão do fiscal nem do social”.

Enquanto o ministro concentra esforços no pacote, Lula tem endurecido o discurso sobre tributação de setores de alta rentabilidade, como fintechs, e aliados do governo apontam a articulação de partidos do Centrão, com apoio de Tarcísio de Freitas, como principal responsável pela derrota no Congresso.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dr. Alesson Marinho representa o RN no maior evento mundial da anestesiologia realizado nos EUA

O Dr. Alesson Marinho, médico anestesiologista e especialista em dor, levou o nome de Natal e do Brasil para o ASA Annual Meeting, o maior evento mundial da anestesiologia, realizado nos Estados Unidos.

Com a apresentação oral de sua pesquisa, @dr.alessonmarinho recebeu um reconhecimento concedido apenas aos estudos que se destacam pela inovação e pela qualidade científica.

A pesquisa mostra uma nova técnica para tratar a dor causada por hérnias cervicais, um problema que afeta muitas pessoas e compromete a qualidade de vida.

Participar desse congresso é mais do que uma conquista profissional é a prova de que a ciência feita por médicos brasileiros pode transformar vidas em qualquer lugar do mundo. O povo do Rio Grande do Norte tem um referência para o tratamento da dor. “Cuidar com ciência é a melhor forma de cuidar das pessoas.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Decreto assinado por Lula amplia poderes da primeira-dama Janja

Foto: Reprodução/Instagram/@janjalula

Um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou oficialmente as atribuições da primeira-dama, Janja Lula da Silva, dentro da estrutura do Palácio do Planalto. O texto, de nº 12.604, foi publicado em agosto e altera normas de 2023 para dar à primeira-dama maior acesso aos serviços do Gabinete Pessoal da Presidência.

Com a mudança, o Gabinete Pessoal passa a ter a função de “apoiar o cônjuge de Presidente da República no exercício das atividades de interesse público”. O órgão é responsável por organizar a agenda presidencial, cerimônias oficiais, correspondências, discursos, além de zelar pelo acervo e pelas residências oficiais.

A medida vem após a AGU (Advocacia-Geral da União) ter publicado, em abril, uma orientação normativa que autoriza o cônjuge do presidente a representar o chefe do Executivo em atividades culturais, sociais ou cerimoniais — desde que não assuma compromissos em nome do governo, atue de forma voluntária e preste contas de suas ações.

A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) afirmou em nota que os normativos “estabelecem as balizas legais inerentes a tal atuação e contribuem para a transparência no exercício das atividades”.

Opinião dos leitores

  1. Pronto… agora o sem noção, depois de ter feito coisas boas para o País, usa seu poder extremo para nomear a cuidadora de idosos como pessoa tão sem noção como ele… e os inteligentes que se cuidem….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com luz verde de Lula, Gleisi parte para o corte de cargos do Centrão

Foto: Gil Ferreira/SRI

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou que o governo deu início a uma reorganização da base aliada no Congresso, com o corte de cargos ocupados por partidos do Centrão. A medida foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a derrota na medida provisória que previa alternativas de arrecadação à alta do IOF, que perdeu validade sem ser votada.

Segundo Gleisi, a ordem é clara: quem quiser manter espaço no governo deverá apoiar as pautas do Planalto no Congresso. Os cortes atingem partidos como o PP, de Ciro Nogueira; o PSD, de Gilberto Kassab; o Republicanos, comandado na Câmara por Hugo Motta (PB); e também o MDB. “Vamos tirar cargos de todos que votaram contra o governo na MP”, afirmou.

A ministra ressaltou que Lula está ciente das mudanças e que todos os órgãos serão avaliados. A intenção é pressionar parlamentares para que se alinhem ao governo. “Vamos fazer de forma responsável, cobrando posição de quem estiver na base”, disse.

Algumas exonerações já começaram a ocorrer. Lideranças do PP e do PSD perderam cargos na Caixa Econômica Federal e no Ministério da Agricultura. No Dnit, integrantes do MDB também foram demitidos por determinação de Gleisi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Maduro chama María Corina de “bruxa demoníaca” após Nobel da Paz

Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

O ditador venezuelano Nicolás Maduro chamou neste domingo (12) a líder opositora María Corina Machado de “bruxa demoníaca”, dois dias depois de ela ter recebido o Prêmio Nobel da Paz. A declaração foi feita durante um ato alusivo à descoberta da América, celebrado na Venezuela como o “Dia da Resistência Indígena”.

Maduro não mencionou diretamente o prêmio, mas disse que “90% da população repudia a bruxa demoníaca da Sayona”, apelido usado pelo regime para se referir à opositora em alusão a uma figura do folclore local. María Corina foi reconhecida pelo comitê do Nobel por sua “incansável luta pela democracia na Venezuela”.

A opositora dedicou a premiação “ao povo sofredor da Venezuela” e ao presidente americano, Donald Trump, também indicado ao Nobel neste ano. Segundo ela, as ações do republicano foram decisivas para colocar o país “à beira da liberdade”.

A vitória de María Corina gerou reações irônicas de aliados do regime. O embaixador venezuelano na ONU, Samuel Moncada, disse esperar que ela “ganhe o Nobel de Física” no próximo ano, enquanto o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, afirmou genericamente que “os venezuelanos de bem são militantes do partido da paz”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula se reúne com Papa Leão XIV no Vaticano

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (13) com o Papa Leão XIV, no Vaticano. Esta foi a primeira reunião entre os dois líderes desde a escolha do novo pontífice, que sucedeu o papa Francisco.

Lula está em Roma para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, evento anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que celebra 80 anos de fundação neste ano.

Durante a viagem, o presidente também participou da Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de inaugurar o espaço que abrigará o Mecanismo de Apoio da Aliança.

O encontro com o Papa foi articulado pelo Itamaraty em conjunto com o Vaticano nos últimos dias. Em ocasiões anteriores, Lula já havia se reunido com João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *