Imagens: UOL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez, nesta quinta-feira (5/2), sobre o encontro que teve com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A reunião entre os dois ocorreu no Palácio do Planalto, em 2024.
Segundo o chefe do Executivo, o empresário disse, na ocasião, que estava sofrendo “perseguição”.
“Ele então me contou da perseguição que ele estava sofrendo, que tinha gente interessada em derrubar ele e tal. O que eu disse para ele: não há posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica feita pelo Banco Central. Foi essa a conversa”, narrou o presidente em entrevista ao portal UOL, nesta quinta-feira (5/2).
Conforme revelou o Metrópoles, na coluna da Andreza Matais, Lula recebeu Vorcaro em ao menos uma oportunidade. O encontro ocorreu em dezembro de 2024 e contou ainda com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Em entrevista ao Metrópoles, na última sexta-feira (29/1), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia relatado o que teria sido o teor da conversa entre Lula e Vorcaro.
Segundo Haddad, Lula afirmou a Vorcaro que as decisões sobre o Master seriam tomadas pelo Banco Central, de forma estritamente “técnica”.
“Galípolo tomou posse, viu que estava diante de um problema grave, abriu os procedimentos internos para apurar, constatou a fraude bilionária, tomou todas as medidas necessárias, interna e externamente, para uma decisão robusta, uma decisão sustentável perante qualquer tribunal. Esse é o certo. Com a orientação do presidente da República, que nos disse sempre: façam o trabalho de vocês. Quando ele está diante de uma informação, diz: façam o trabalho de vocês. O que, aliás, foi o que ele disse na reunião com o Vorcaro, segundo todas as testemunhas: ‘Olha, a decisão sobre você é do Banco Central, técnica. Uma decisão técnica vai ser tomada. Se bem, bem; se mal, mal‘. E é a orientação que eu recebo”, contou Haddad.
O ministro também defendeu o presidente por ter recebido Vorcaro. Segundo ele, na época do encontro, o que havia apenas era “rumor” e “disse-me-disse” de que as coisas não estavam andando bem no Master.
“Tinha muito rumor de que as coisas não estavam andando bem. Era um disse-me-disse. O rumor existia desde 2024. Tinha problema, mas você não tinha indício de crime, de fraude. Parecia um negócio mal feito, que não ia dar certo. Agora, no início de 2025, já há elementos concretos. O Galípolo estava muito preocupado, abrindo procedimentos internos para mergulhar na fiscalização. E aí houve um envolvimento quase que ato contínuo do Ministério Público”, contou Haddad.
Questionado sobre por que não alertou Lula a não receber Vorcaro, o chefe da equipe econômica afirmou que não sabia que o presidente da República receberia o banqueiro e ressaltou que não conhece Vorcaro.
“Eu nem sabia que ele ia receber. Eu não conheço essa pessoa. Até outro dia, eu não sabia se ele ia estar nesse ambiente ou não”, declarou Haddad.
Metrópoles com informações de UOL
Bom, cada um interpreta as coisas como bem quer ou pode. Por mim, não vejo nenhuma excepcionalidade neste tipo de notícia. Senão, vejamos.
A Câmara Alta tem 81 senadores; a Baixa (bote baixaria nisso), 313 deputados. Se Pinguelo de Açoite está incluída entre 100 'cabeças' do Congresso, isso praticamente nada diz.
Ou diz muito. Diz, por exemplo, que ela não está incluída sequer entre os integrantes de sua casa própria congressual.
Mas a notícia atenta, isto sim, para o fato de quão medíocre é a atuação do Senado Federal. Atenta também, a notícia, para a escandalosa manutenção do atual sistema bicameral do parlamento tupiniquim.
Fosse uma cidadã ciosa de suas obrigações morais, Pinguelo de Açoite direcionaria sua espessa testosterona à luta pela extinção (sumária e irrevogável) do Senado, contribuindo assim para transformar esta vergonha em uma nação digna desse nome.
Ficha-Limpa! Coisa rara!
Qual o retorno para o RN dessa "cabeça"???
Reconhecimento merecido! É de longe a melhor e mais capaz figura política do RN.
Piada de mau gosto, mais do jeito que anda a politica, qualquer Ze mane e sumidade nesse republica de faz de conta
Nao basta ser um dos destaques do Congresso Nacional. Precisa ter atitude e cobrar da sua mandataria Dilma ec
explicacoes da doacao do terreno da FAB em Recife para o Governo de Pernambuvo.
Ainda bem que não é na lista dos petistas picaretas. Fico imaginando como deve ser difícil alguém ético fazer parte de um partido tão corrupto e que está acabando com o Brasil. Infelizmente será o último mandato da nobre Senadora pois o povo quer ver o cão e não quer ver petista nenhum ocupando cargo algum.
parabens senadora fatima, nosso rogulho!