Em nota divulgada nesta sexta-feira, 05, assinada por seu presidente, Amaro Sales de Araújo, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), saúda as medidas anunciadas pelo governador Robinson Farias, para enfrentar a dramática crise que se abateu sobre o Estado, e conclama todos os poderes para apoiar as ações propostas. Para a FIERN, a hora é de um pacto pela salvação do Rio Grande do Norte. “Mais do que nunca, é preciso um pacto para salvar o Rio Grande do Norte. Somos todos responsáveis pela efetividade do interesse público”, afirma a nota.
Leia a íntegra abaixo.
O Governo do Estado está propondo medidas, embora com atraso, que objetivam equilibrar as finanças públicas de contenção e otimização de gastos. Ações corajosas que nos tornam otimistas porque são indispensáveis ao futuro do Rio Grande do Norte. Sem a adoção de providências mais ousadas, o equilíbrio necessário não será alcançado. Por sua vez, o contexto atual, com os serviços públicos fragilizados pela crise que se abateu no estado e no país, pune fortemente a grande maioria da população.
As medidas agora anunciadas reforçam a importância do trabalho realizado pelo Sistema FIERN e anunciado em 2014 quando, através de cuidadoso e aprofundado estudo, consolidado no Mais RN, antecipava a urgência da adoção de ações voltadas para o desenvolvimento. Permaneceremos, como sempre, atentos aos acontecimentos. A FIERN, mais uma vez, coloca à disposição do Governo a sua equipe técnica e o seu acervo de informações sobre a economia estadual.
A iniciativa do Governo do Estado merece, portanto, o impositivo apoio de todos, especialmente dos demais Poderes e em particular, da Assembleia Legislativa, para respaldar as ações que efetivamente sejam soluções ao momento dramático que atravessamos.
Mais do que nunca, é preciso um pacto para salvar o Rio Grande do Norte. Somos todos responsáveis pela efetividade do interesse público.
Amaro Sales de Araújo
Presidente do Sistema FIERN
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Muito engraçado o que se fala de salvar o rn, por acaso são os funcionários que tem que pagar o pato de tudo de ruim que acontece não só aqui, mas tb no Brasil. Nosso Brasil vem sendo lesado a muitos e muitos anos e as medidas que querem tomar é demitir os que já são mais prejudicados. Isso é Brasil mesmo, o que tem que se fazer é os corruptos devolverem a dinheirama que tiram dos cofres públicos. Isso é o que o ministério publico e sei la quantas da justiça, deveriam cobrar, isso simmmmmmmmmm
A FIERN apoia a decisão de demitir os servidoes nao estaveis?
Ceomenta-se que esse contingente pode chegar a 14 mil servidores. Ai será um verdadeiro tsunami de desemprego no RN.
Medidas?
Que medidas?
Pois do que foi apresentado, todo mundo sabe que outros governos já fizeram, vendendo e privatizando a COSERN, acabando com a CIDA, a DATANORTE, o BADERN. E de resto, as outras ditas "medidas" já são rotineiramente partes da rotina administrativa. Pois não se pode passar por cima de legislações federais ou mesmo estaduais sem mais nem menos.
No mais, os Cargos Comissionados são ônus e Bônus do próprio Governo que enche a administração com esses seus jabutis e "bonequinhas de luxo" dos gabinetes.
Qual a verdadeira novidade?
A verdadeira novidade está justamente na mudança da alíquota da previdência de 11 para 14%.
Essa é a verdadeira razão para condicionar o Estado a pedir outro, eu disse "OUTRO" empréstimo vultuosos ao Banco Mundial que espera ansiosamente por isso, vez que já tem um nas mãos do governo sendo gerenciado pelo RN INSUSTENTÁVEL.
RIO GRANDE DA MORTE – RIO GRANDE SEM SORTE!!!!
Das duas, uma, Mozart: ou a Potigás dá lucro, ou dá prejuízo, ou você acha que quem paga pelo subsídio do gás, senão o Tesouro Estadual?
Privatizem tudo, privatizem já, e o que não puder ser privatizado, que seja federalizado, como a UERN.
Mexeu com muitos… os poucos milionários do RN continuam sem perder nada! O problema é essa desigualdade. Acorda BRASIL! FORA FARIAS, ALVES, MAIAS…
A solução é uma INTERVENÇÃO FEDEDAL JÁ.
Intervenção Federal.
A venda da Potigás não contribui em nada para a redução das despesas do Estado, pois a empresa não depende de recursos do tesouro Estadual para sua manutenção. Além disso, também irá diminuir a arrecadação do RN, já que a companhia dá lucro e paga anualmente dividendos ao Estado. O valor estimado de uma suposta venda seria de R$ 10 milhões, enquanto que só esse ano a empresa pagará em dividendos ao Estado mais de R$ 2,5 milhões! A quem intressa vender a Potigás?
Não se iludam, existem interesses obscuros por trás de tudo isso. Eles não querem salvar o RN. Vergonha!
A venda da Potigás vai significar o aumento do desemprego em nosso Estado. A empresa é hoje a responsável pela manutenção de 22 mil empregos no Rio Grande do Norte através do subsídio do gás natural canalizado para as indústrias. A companhia funciona como uma forma de atração e manutenção do parque industrial que gera emprego e renda, uma verdadeira agência de atração de investimentos para o RN. Este é o seu papel social.