Fórum de Turismo e Femptur reúnem grande público em seu primeiro dia

O maior evento de turismo do Estado abriu as portas na tarde desta sexta-feira (29) e segue até amanhã (30), em Natal. Durante a abertura do 10º Fórum de Turismo do RN e 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), no Centro de Convenções, os organizadores Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino receberam autoridades políticas, do setor empresarial, turístico e palestrantes de renome para compor a mesa de cerimônia. “O turismo é uma ótima oportunidade para discutir a atividade econômica do Estado. E tanto o Fórum quanto a Femptur têm o propósito, também, de trabalhar a autoestima do povo potiguar, expondo os seus potenciais e suas belezas”, enfatiza Gustavo Porpino nas palavras de boas-vindas.

O presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, deu início ao painel de discussão “O RN vai decolar – como incrementar a malha aérea para Natal”, com sua palestra sobre ‘Os gargalos da aviação comercial brasileira’ – um dos assuntos mais comentados nos últimos meses na capital potiguar -, mostrando dados do setor e reconhecendo que existe, de fato, um problema. “De 2015-2016, 60 aeronaves deixaram o Brasil, acarretando uma perda de 7 milhões de passageiros nesse período. O que deu uma queda, proveniente da situação econômica do país.”

Em seguida, o gerente de Desenvolvimento do RIOgaleão, Bruno Reis trouxe o tema a “Integração dos aeroportos na cadeia produtiva do Turismo”. Como debatedores, o diretor de Novos Voos da Inframérica, Roberto de Oliveira; a secretária de Turismo do RN, Ana Maria Costa; o presidente da ABAV-RN, Abdon Gosson e o presidente da ABIH-RN, José Odécio.

Foram destaques, também, do primeiro dia do Fórum, a palestra sobre “Sustentabilidade social como propósito no Turismo”, com Dirceu Simabucuru (Diretor da InterTV) e o painel “A importância do segmento M.I.C.E para o desenvolvimento turístico do RN – estratégias e desafios”, pelo presidente da Unedestinos e do São Paulo Convention Bureau, Toni Sando. Para debate, o presidente do Natal CVB, Francisco Barbosa de Albuquerque, o diretor da Datashow, Leandro Martins, a diretora da Verbo Eventos, Sylvia Serejo e o diretor dos hotéis Holiday Inn Natal e Praia Mar, George Gosson.

Para o sábado (30), a Femptur está com novidade: a Ilha de Capacitação, que disponibiliza oficinas a partir das 15h, entre elas ‘Tendências Tecnológicas do Turismo’; ‘Oficina de Fotografia de Celular’; ‘Captação de clientes’ e mais. Além disso, o visitante pode degustar e adquirir produtos regionais tanto da gastronomia quanto do artesanato norte-riograndense; pacotes turísticos a preços promocionais e curtir apresentações folclórico-culturais. Ao todo, são 60 expositores, em 139 stands e 36 municípios levando o melhor de cada região.

O evento disponibiliza gratuitamente dois ônibus que farão o trecho até o Centro de Convenções: o da Marazul Receptivo Natal tem saída do Praia Shopping, a partir das 14h; já o da Natal Bus sai do Vilarte, passa pelo Mercado de Ponta Negra e desembarca no Centro de Convenções, sendo esse, a partir das 18h. Serão diversas viagens ao longo do dia, com ida e volta.

Para compor a mesa de abertura do 10º Fórum de Turismo do RN e da 5ª Femptur, estiveram presentes a Governadora do Estado, Fátima Bezerra, que comentou sobre o turismo ser a cadeia que mais gera emprego rapidamente, reconhecendo a importância do evento para o setor “O Fórum e a Femptur dão atenção qualificada ao turismo do RN”.

Também compuseram a mesa, a senadora Zenaide Maia, o senador Jean-Paul Prates, a secretária de Turismo do RN, Ana Maria Costa; representando a Assembleia Legislativa, o deputado Hermano Morais; já a Câmara Municipal de Natal, esteve representada pelo vereador Felipe Alves; a prefeitura do Natal, na figura do secretário de Turismo, Fernando Fernandes; o vice-presidente da Fecomércio, Luís Antônio Lacerda; pelo SEBRAE/RN, o gestor de turismo, Yves Guerra; o SESC/RN presente através do diretor regional, Fernando Virgílio; Raniery Pimenta, diretor regional do SENAC/RN; o gerente geral da Agência Natal, do Banco do Nordeste, Thiago Dantas; o presidente do Natal Convention Bureau, Francisco Barbosa de Albuquerque e o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. Além de presenças como a do secretário de Desenvolvimento Econômico do RN (SEDEC), Jaime Calado, dos secretários dos municípios participantes da Femptur e dos deputados estaduais Coronel Azevedo e Tomba Farias.

10º Fórum de Turismo do RN e 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN contam com apoio da Prefeitura do Natal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, SEBRAE-RN, Fecomércio-RN, Banco do Nordeste, DataShow, SERHS Natal Grand Hotel e InterTV.

Confira programação completa: http://www.forumdeturismorn.com.br/#schedule|ParentTab1

10º Fórum de Turismo do RN e 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN

Quando – 29 e 30 de março (sexta e sábado)
Horário – 14h às 22h (Femptur) e 14h30 às 18h30 (Fórum)
Femptur – entrada gratuita
Fórum – R$ 200 e R$ 100 nos dias do evento.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Luiz disse:

    Sem resolver os preços das passagens para o RN, nada desse congresso tem importancia

    • paulo martins disse:

      Ah, se o problema do RN fosse só o preço das passagens… O funcionário público estadual endividado, de barriga vazia e com salários atrasados, isto sim é o "retrato do inferno" administrativo da gestão petralha.

COMENTE AQUI