O deputado federal André Janones (Avante-MG) registrou boletim de ocorrência contra dois parlamentares da oposição por agressão, injúria e importunação sexual. O episódio aconteceu na última quarta-feira (9/7), durante uma sessão na Câmara dos Deputados, em Brasília. As informações são do colunista Paulo Cappeli, do Jornal Metrópoles.
Segundo o relato feito à polícia e obtido pela imprensa, Janones afirma que foi cercado por cerca de 20 parlamentares bolsonaristas enquanto gravava um vídeo no plenário, durante o pronunciamento do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a tarifa de 50% imposta pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.
Na gravação feita por Janones, ele aparece apontando para Nikolas e dizendo: “Está ali, defendendo o canalha que agora quer taxar os brasileiros”. Logo em seguida, é possível ver o grupo adversário se aproximando e gritando “Não à rachadinha”, em alusão às acusações que pesam contra Janones.
Entre os parlamentares que o cercaram, Janones destacou o deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN), que, segundo ele, “se aproxima pela frente, dá a volta e desfere um chute atrás do joelho”. A ação foi registrada por outro deputado que também filmava a confusão no plenário.
Na própria gravação feita por Janones, ele reage e questiona o parlamentar: “O que é isso? O que é isso?”, afirma.
Em depoimento à polícia, Janones relatou que, ao tentar retornar ao seu assento, “foi impedido por cerca de 20 deputados que o cercaram e, especificamente, os deputados federais Evandro Gonçalves da Silva Junior (dep. Sargento Gonçalves PL/RN) e Giovani Cherini (PL-RS) o agrediram fisicamente com socos na altura do abdômen e costas, além de chutes na altura da canela”.
O parlamentar ainda afirmou que foi alvo de apalpadas e xingamentos. “O deputado disse ainda que levou vários empurrões desses parlamentares. Os demais agressores ainda não foram identificados. Informa ainda que, durante as agressões físicas, por diversas vezes, vários deputados – sendo identificado como um deles o deputado Evandro (Sargento Gonçalves) – apalparam suas partes íntimas, nádegas e pênis, causando-lhe grande constrangimento e sofrimento emocional”, diz o boletim.
Além disso, Janones relatou ter sido xingado com palavras de baixo calão: “bandido, ladrão, vagabundo, chupador de rola”, segundo o documento policial.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, que instaurou inquérito para apurar as denúncias. Até o momento, nem Sargento Gonçalves nem Giovani Cherini comentaram publicamente as acusações.
98 FM Natal com informações de Metrópoles
Vou guardar a foto para futura comparação de como ficará o estádio após a Copa do Mundo. Acho que em 6 meses após o Mundial, ficará assim novamente.
Lembro da cidade que moraria depois da Copa do Mundo.
Ruas e avenidas largas e pavimentadas facilitando o trânsito, saneamento muito próximo de 100% das casas, policiais em cada esquina, turistas aos montes que nossa rede hoteleira teria dificuldade para acomodar, economia alavancada pelo torneio…
Menos de um ano para o evento e já estou achando bom se as coisas permanecerem ruins como estão hoje.
Claro que alguém lucrou com essa estória de Copa, só não foi a cidade nem os seus habitantes sem cargo político.
Cadê os "pessimistas de plantão" e "os derrotistas da vida"? Há poucos dias atrás, a Arena das Dunas era reconhecida como o estádio mais atrasado da Copa e o lanterna dos estádios. Além de elefante branco. Pois bem, estamos chegando a quase 90% da obra. Existe outro estádio que é atualmente o mais atrasado e o lanterna dos estádios em construção. Entretanto, alguém identificou em algum momento o registro de identificação do estádio atrasado? Então, somos nós, potiguares, que devemos criticar essa postura derrotista e pessimista contra a Arena das Dunas. Quem não se lembra do "elefante branco" como um presente para a Arena das Dunas? Na nossa realidade, vamos mostrar ao Brasil e aos "cegos" que temos um clássico que irá lotar o "elefante branco": ABC x América. Na nossa realidade, existe um desequilíbrio entre a dimensão da Arena das Dunas e a educação e a saúde, com certeza. Vamos lutar para que a educação e a saúde cheguem ao nível da Arena das Dunas. Temos um trunfo, " elefante branco", vamos explorá-lo ao nosso favor e não contra nós. Quem se apropria de energia negativa irá colher apenas energia negativa. Então, vamos aproveitar a oportunidade de inserção internacional com a Copa do Mundo e multiplicar as oportunidades de atividades produtivas com essa inserção no contexto turístico que a Copa nos proporciona. Se eu fico somente reclamando de que o Sol não aparece todo dia, como irei desfrutar do dia em que ele aparecer? Na terra do Sol, não deve existir lugar para os pessimistas de plantão, nem muito menos para os derrotados, pois o Sol pede gente que brilhe, apesar dos mecanismos de auto sabotagem dos vencidos. Desculpem, eu não suporto mais ouvir tanta lamúria, sem fundamento. Sonhem alto que a derrota não ficará com vocês. O Sol de Natal não aceita pessimistas de plantão.