A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou na madrugada desta quinta-feira (03) a implantação da sinalização do corredor semi-exclusivo de ônibus na av. Salgado Filho. O corredor será entregue oficialmente a cidade no próximo sábado (dia 5).
Com a operacionalização do sistema Salgado Filho, as linhas intermunicipais que usavam a via no retorno aos seus respectivos municípios de origens serão relocadas para Av. Prudente de Morais, onde será criado um corredor metropolitano semi-exclusivo para o transporte coletivo. Já os chamados opcionais usarão o corredor Romualdo Galvão com destino ao sentido do Sul da região Metropolitana de Natal.
A expectativa é que os usuários dos transportes coletivos gastarão menos tempo no deslocamento dentro do corredor, além de desafogar o trânsito na via, uma vez que ônibus e veículos particulares estarão separados.
A nova operação das linhas de ônibus intermunicipais prevê seis (06) novos cenários para as linhas intermunicipais:
Cenário 1: Os itinerários para as linhas de ônibus de Barreta, Nísia Floresta, Pirangi, Parnamirim (linhas B e D), São José e todas as linhas da Viação Campos será realizado na volta pela Av. Presidente Bandeira/Rua São José/Av. Bernardo Vieira e Av. Prudente de Morais, onde os ônibus seguirão seus respectivos itinerários normais a partir do acesso pela Marginal da BR 101.
Cenário 2: Os itinerários das linhas de Nísia Floresta (via São José) e Parnamirim (Linha D, via Tirol) terão operação com volta pela Rua Potengi, com acesso a Av. Prudente de Morais até a altura da Marginal da BR 101, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.
Cenário 3: Os ônibus das linhas intermunicipais Macaíba (linha M), Parnamirim (linha E) e Regomuleiro (Linha R) farão retorno pela Av. Prudente de Morais, onde acessarão a Rua Alberto Silva, Av. Senador Salgado Filho, Av. Bernardo Vieira, Rua São João, Rua Alberto Silva, Av. Prudente de Morais, onde acessarão a Marginal da BR 101 e seguirão seus respectivos itinerários normais.
Cenário 4: Já as linhas de Ceará-Mirim, Extremoz, Jardim Petrópolis e Regomuleiro (via Tirol) estarão operando na ida pela Antônio Basílio e retornando pela Av. Prudente de Morais, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.
Cenário 5:As linhas de transportes opcionais intermunicipais acessarão Natal pela Av. Romualdo Galvão e retornarão para seus respectivos municípios pela Rua São José, Raimundo Chaves e Marginal da BR 101.
Cenário 6: Já as linhas de transportes opcionais semi urbanas (Nova Parnamirim e Eucaliptos) deverão realizar seus itinerários pela Av. Romualdo Galvão.
Com esse novo traçado urbano, o Departamento de Estudos e Projetos da STTU criará também um Corredor Metropolitano semi exclusivo para as linhas de ônibus intermunicipais e urbanas na Av. Prudente de Morais.
O corredor semi-exclusivo para ônibus não é algo novo em Natal. No ano de 2007, a cidade ganhou um corredor exclusivo para ônibus com a criação do sistema Nova Bernardo Vieira com plataformas de embarque e desembarque de passageiros no centro da via. Outro ponto da cidade que conta com a faixa exclusiva de ônibus é a Av. Rio Branco, no bairro de Cidade Alta.
Os usuários de ônibus assim como os motoristas de ônibus e veículos particulares concordam que a ideia é boa, uma vez que os ônibus não precisam competir com os veículos particulares entre as faixas da via, diminuindo assim o impacto no trânsito e melhorando a qualidade de fluidez e a segurança na via.
Além da divulgação na imprensa e nas redes sócias, será disponibilizado na região efetivo da STTU com agentes e educadores de trânsito para divulgar junto aos usuários e motoristas todos os detalhes sobre as mudanças previstas, esclarecer dúvidas e orientar sobre os novos pontos de paradas das linhas intermunicipais.
Confira mapas:
Nunca se viu tanto amarelinho antes das 08h00 desta manhã nas ruas… Bonitinhos, arrumadinhos, cheios de pose… mas estavam tornando o trânsito rápido em verdadeira trilha de tartaruga… Que novo engodo vão inventar pra piorar a vida do natalense no trânsito? Ah, se tem tanto amarelinho assim no órgão de trânsito, me expliquem por que vemos tantos carros impunes estacionados em locais proibidos, cortando sinal, fazendo contra-mão, fazendo fila dupla nas portas de colégios e também na frente do escritório da Unimed…
Caro BG
Esse pessoal da sttu/semob estão querendo criar a roda, só fazem besteira, solução para os problemas do transito de Natal simplesmente ZERO, falta competência e criatividade, muitas vezes ações simples DESCOMPLICAM mais eles fazem realmente questão do inverso COMPLICAR.
Esse povo da Sttu vivem literalmente viajando na maionese. Oh povo pra gostar de complicar mais ainda o trânsito de Natal.
Como entraremos nas ruas e avenidas a direita? a faixa da direita será o corredor.
Com corredor semiexclusivo (juntinho e sem hífen), pode-se dizer que Natal agora está 'completa de tudo'…
O que é SEMI EXCLUSIVO?? Nunca vi esse termo em nenhum lugar. Vejo sempre PREFERENCIAL. A STTU precisa esclarecer o que é isso.
Para quem já estragou a av. Bernardo Viera, estragar a Salgado Filho é fichinha.
Pura gambiarra.