Boston estava mergulhada em dor e raiva na manhã desta terça-feira (16) pelos três mortos e mais de 170 feridos deixados pelos ataques de ontem durante a maratona da cidade. O clima de revolta cresce à medida que surgem mais detalhes sobre a tragédia, como os relatos dos médicos que socorreram as vítimas. Eles disseram que muitos feridos perderam membros na explosão e que alguns precisaram ser amputados no local.
Os médicos que estão tratando os feridos mais graves disseram hoje que as vítimas foram feridas com pregos e pedaços de metais — algumas necessitaram amputar seus membros inferiores no próprio local, enquanto grande parte passou pelo procedimento em hospitais.
“A bomba obviamente foi colocada bem próximo ao chão, por isso a maioria dos ferimentos ocorreu nas extremidades inferiores das vítimas”, explicou George Velmahos, chefe do setor de traumatologia do Hospital Geral de Massachusetts.
Velmahos afirmou que oito pacientes estão em estado grave e que quatro tiveram seus membros inferiores amputados.
— Muitos deles possuem ferimentos graves nas partes inferiores de seus corpos, ferimentos causados por pequenos fragmentos metálicos que entraram em seu corpo, como pregos, estilhaços, pedaços de metal.
Devido à natureza de seus ferimentos, as vítimas sofreram uma rápida perda de sangue.
— Eles estão sob cuidados intensivos. Estão em estado crítico. Mas conseguimos estabilizar seus sinais vitais e sua situação hemodinâmica está sob controle.
As autoridades da cidade anunciaram que será fornecido suporte psicológico nas escolas e para os corredores que precisarem de assistência após os ataques.
Comente aqui