Impressionante essa imagem, a mais marcante que publicamos até agora. Que tipo de manifestante é esse rapaz?
A foto é de @pires_filho

Impressionante essa imagem, a mais marcante que publicamos até agora. Que tipo de manifestante é esse rapaz?
A foto é de @pires_filho

Foto: Ludovic MARIN, Evaristo Sa/AFP
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconhecem que a derrapada do petista ao afirmar que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas” repercutiu nas redes sociais e foi bem explorada pela oposição, mas acreditam que o revés pode ser superado caso o mandatário alcance resultados positivos em sua agenda na Ásia, especialmente em seu encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A avaliação dentro do governo é que, se a reunião com Trump, prevista para domingo, tiver avanços em relação ao tarifaço, a declaração polêmica perderá espaço e o assunto se tornará página virada com mais facilidade.
Interlocutores de Lula não escondem o entusiasmo com a conversa do presidente com Trump e os mais otimistas apostam que o norte-americano pode aceitar suspender os efeitos do tarifaço para que representantes dos dois países avancem nas negociações.
Ainda sobre as declarações polêmicas do petista, fontes governistas pontuam que a reação foi rápida e acreditam que admitir o erro diminui potencialmente os danos.
Radar – Veja
Foto: reprodução
A mulher que teve parte da orelha e um dedo decepados pelo ex-companheiro em uma tentativa de feminicídio em Parnamirim, na Grande Natal, segue internada em estado grave no Hospital Walfredo Gurgel.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), divulgadas neste sábado (25), a paciente permanece na UTI, em recuperação pós-cirúrgica. O quadro de saúde dela ainda é considerado grave, mas estável.
A família da vítima também fez um pedido de doação de sangue nas redes sociais. As doações podem ser feitas de qualquer tipo sanguíneo, no Hemonorte, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, em Natal.
O caso
O Conselho de Paz da Noruega anunciou que não realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2025, concedido à líder da oposição venezuelana María Corina Machado. A medida não interfere na nomeação de Corina como ganhadora do prêmio
O órgão, formado por 17 organizações independentes e sem vínculo com o Comitê do Nobel, afirmou que a decisão foi tomada por considerar que o prêmio “não está alinhado com os valores da instituição”.
“Esta é uma decisão difícil, mas necessária”, disse Eline H. Lorentzen, presidente do Conselho. Ela ressaltou o respeito ao Comitê do Nobel, mas afirmou que o grupo precisa manter fidelidade aos próprios princípios e ao movimento pela paz que representa.
O Conselho reforçou que seguirá atuando em prol da paz, do desarmamento e do diálogo.
María Corina Machado foi anunciada como vencedora do Nobel da Paz em 10 de outubro, reconhecida por seu trabalho em defesa dos direitos democráticos e pela luta por uma transição pacífica para a democracia na Venezuela.
Com informações de CNN Brasil
João Fonseca é 5º mais jovem finalista da história em torneios ATP 500 — Foto: Reprodução/Instagram
João Fonseca brilhou em quadra, na tarde deste sábado (25), e venceu o espanhol Jaume Munar, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(4) e 7/5, na Basileia. Com o feito, o brasileiro avançou à primeira final de ATP 500 de sua carreira e tornou-se o quinto finalista mais jovem da história neste nível de torneio. O tenista vai enfrentar o vencedor do confronto entre Ugo Humbert e Alejandro Fokina no próximo domingo, em busca do título.
Essa será a segunda final do brasileiro de 19 anos em torneios de nível ATP, depois de sagrar-se campeão do ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro. Na campanha do torneio suíço até a semifinal, o brasileiro bateu o francês Giovanni Perricard, o tcheco Jakub Mensik, por desistência, e o canadense Denis Shapovalov.
Com o resultado, João Fonseca sobe para a 34ª colocação do ranking em tempo real da ATP e pode furar a bolha do top 30, caso seja campeão no próximo domingo. O brasileiro é o quarto finalista mais jovem a alcançar a final do torneio e o quinto mais jovem da história a disputar a decisão de uma competição de nível ATP 500, desde que essa categoria foi criada, em 2009.
ge
Foto: Arquivo/g1-RN
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) realize mais de 20 reformas no Hospital Geral Dr. João Machado, em Natal. Desses serviços, sete são considerados urgentes e essenciais.
A Sesap tem 60 dias para corrigir as irregularidades, priorizando as de maior gravidade e risco iminente. O MP alerta que o descumprimento poderá resultar em ações judiciais.
A inspeção apontou graves problemas elétricos e estruturais, com risco para pacientes e funcionários. Segundo o MPRN, o prédio não atende aos critérios de segurança, conforto e funcionalidade, e as instalações elétricas sem isolamento podem causar choques ou incêndios.
O relatório também cita fissuras, corrosão e desplacamento de concreto em pilares, além de risco de colapso em lajes, mofo, infiltrações e ventilação inadequada em vários setores.
Em resposta à reportagem da Inter TV Cabugi a Sesap informou que ainda não foi notificada sobre a recomendação.
Com informações de g1-RN
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A PF (Polícia Federal) ameaçou suspender novamente a emissão de passaportes por falta de recursos orçamentários a partir de novembro. A corporação enviou ofício ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e ao MPO (Ministério do Planejamento e Orçamento) alertando para o risco de paralisação do serviço.
Em nota, o MJSP informou que “atua de forma ativa e coordenada para assegurar a continuidade das emissões de passaportes pela Polícia Federal” e que mantém diálogo com a área econômica do governo para viabilizar os recursos necessários.
A pasta destacou ainda que o serviço é “essencial ao cidadão brasileiro” e que “todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção”.
Problema se repete
Em abril deste ano, a PF já havia sinalizado a possibilidade de suspensão das emissões após o Ministério do Planejamento anunciar um contingenciamento de verbas que bloqueou cerca de R$ 133 milhões do orçamento da corporação. Na ocasião, o impasse foi resolvido e o serviço manteve-se em funcionamento.
Em 2022, porém, a falta de recursos levou de fato à interrupção do serviço. Em novembro daquele ano, a PF suspendeu as emissões de passaporte por falta de verba destinada ao controle migratório e à confecção dos documentos de viagem.
CNN Brasil
O ministro do STF, Luiz Fux, afirmou nesta sexta-feira (24) que o Poder Judiciário precisa estar mais próximo da sociedade para fortalecer a legitimidade de suas decisões.
“O Judiciário também deve prestar contas à sociedade, e quanto mais ele se aproxima do sentimento constitucional do povo, mais uma decisão se torna democraticamente legítima e mais ela será respeitada”, disse Fux durante um seminário da Fenalaw, em São Paulo.
Ele destacou que não se trata de seguir pesquisas de opinião, mas de compreender o que chamou de “sentimento constitucional do povo”.
Fux relembrou sua gestão como presidente do STF (2020–2022), quando implantou sistemas de inteligência artificial na Corte. O evento ocorreu poucos dias após o ministro pedir transferência da Primeira para a Segunda Turma do Supremo — mudança aprovada pelo presidente da Corte, Edson Fachin.
Na Primeira Turma, Fux foi o único a votar pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. O ministro divergiu de suas decisões anteriores em casos semelhantes, quando votou pela condenação de outros envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Durante o evento, Fux também defendeu custos mais altos para o acesso à Justiça, como forma de reduzir o número de ações judiciais.
“Nos países onde as defesas judiciais são caras, as pessoas não se lançam em aventuras judiciais. As pessoas têm um fetiche sobre ‘quando a minha causa vai para o Supremo?’. Só não sabem quando volta. Somos 11 ministros fazendo o trabalho de 18 mil”, brincou.
A fala ocorre na mesma semana em que o Senado aprovou o remanejamento de orçamento do Judiciário para a criação de 200 novos cargos no STF, sendo 160 funções comissionadas (FC-6) destinadas aos gabinetes dos ministros.
Segundo o Supremo, as novas funções serão ocupadas por servidores concursados, responsáveis por lidar com temas de alta complexidade e responsabilidade, e devem ajudar a reduzir a sobrecarga de processos na Corte.
Com informações de R7
Foto: Pablo Jacob/Governo de SP
O Brasil registra 58 casos confirmados e 15 mortes por intoxicação por metanol a partir do consumo de bebidas alcoólicas. Os dados são do balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira, 24.
Os números apontam um salto no número de mortes em relação ao último boletim, divulgado na quarta-feira, 22, que registrava 10 óbitos – aumento de 50% em dois dias.
De acordo com a pasta, outras 50 ocorrências estão em investigação, enquanto 635 notificações suspeitas já foram descartadas.
São Paulo continua sendo o Estado com o maior número de casos: são 44 confirmações e 14 em investigação. Outros Estados com casos confirmados são Pernambuco (5 ocorrências), Paraná (6), Rio Grande do Sul (1), Mato Grosso (1) e Tocantins (1).
Em relação aos óbitos, São Paulo também lidera, com nove mortes. O Estado registrou dois óbitos nos últimos dias, assim como o Paraná. Pernambuco também teve mais uma vítima fatal da intoxicação.
Entre as mortes mais recentes está a do estudante Rafael dos Anjos Martins, que ficou internado por mais de 50 dias em coma no Hospital São Luiz, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Ele não resistiu e morreu na quinta-feira, 23.
No Paraná, um homem e uma mulher que estavam internados em Curitiba também morreram na quarta-feira, 22 – os óbitos não entraram no balanço divulgado naquele dia.
Outros nove óbitos seguem em investigação: quatro em Pernambuco, dois no Paraná, um em Minas Gerais, um no Mato Grosso do Sul e um em São Paulo. Outras 32 notificações de mortes foram descartadas.
O metanol é uma substância tóxica que não pode ser identificada pelo cheiro ou pelo sabor e não provoca alterações visíveis nas bebidas. Mesmo em pequenas quantidades, pode levar uma pessoa à morte.
Os sinais de intoxicação costumam aparecer entre seis e 72 horas após a ingestão e podem ser confundidos com os de uma ressaca. Os sintomas iniciais incluem dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, falta de coordenação, tontura e confusão mental.
Entre as consequências mais graves estão dor abdominal intensa, alterações visuais (como visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita), dificuldade para respirar, convulsões e coma.
Estadão Conteúdo
Se isso fosse no governo Bolsonaro a esquerda estava culpando ele…
O clima de alegria tomou conta da comunidade de Pajuçara, em São Gonçalo do Amarante, nesta sexta-feira (24). O prefeito Jaime Calado, ao lado da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, inaugurou a pavimentação da Rua São José, que recebeu 3.700 m² de paralelepípedo. A obra foi executada pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Benes Leocádio. O requerimento é de autoria do vereador Raimundo Mendes.
A cerimônia aconteceu na própria rua pavimentada e reuniu a deputada estadual Terezinha Maia, vereadores, secretários municipais, moradores e servidores. Além da pavimentação, também foi entregue a nova iluminação totalmente em LED, com a instalação de 21 luminárias, que proporcionam mais segurança e conforto à população.
Durante o discurso, o prefeito Jaime Calado relembrou ações históricas realizadas na comunidade. “Meu amor por Pajuçara é antigo. Em 1995, quando passamos pela Funasa, trouxemos água para a região. E quando assumimos a prefeitura em 2009, melhoramos o abastecimento de água com uma adutora. Quem está aqui é porque ama o povo de verdade. Só podemos agradecer a Deus e ao nosso povo pela oportunidade de voltar a trabalhar por São Gonçalo”, declarou.
Moradora de Pajuçara há 29 anos, Micarla Mota comemorou a melhoria. “Pra gente foi uma bênção. Graças a Deus chegou esse benefício. No tempo de chuva, sofríamos muito. Agora é só alegria”, afirmou.
A senadora Zenaide Maia destacou o empenho do prefeito em recuperar o município. “Essa ação nasce da coragem de Jaime em sempre buscar o melhor para o nosso povo”, disse.
O trabalhador autônomo Joseias Bezerra, que acompanhou a cerimônia, ressaltou o impacto da nova iluminação. “Com essa iluminação nova, a gente se sente mais seguro para sair na rua. Aqui estava com a iluminação totalmente precária, mas agora tudo mudou”, contou.
A pavimentação é uma das obras executadas no município com recursos federais encaminhados pelo deputado Benes Leocádio, ainda na gestão do saudoso prefeito Paulo Emídio.
“Jaime precisava voltar à Prefeitura de São Gonçalo para executar essas obras. Como disse minha amiga e vereadora Delma, só podemos agradecer primeiramente a Deus por essa grande oportunidade. E, no que estiver ao meu alcance, Jaime, pode contar comigo”, declarou.
O prefeito vem destruindo a educação em São Gonçalo do amarante.
Enquanto isso, em Natal, nenhum prefeito tem coragem de asfaltar a Nascimento de Castro até o final. Só asfaltaram até onde moram ricos, depois, deixaram de lado. Acho que até 2098 ela será finalizada.
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
A PEC 38/2025, que trata da reforma administrativa, foi oficialmente protocolada nesta sexta-feira (24) na Câmara dos Deputados. O texto recebeu apoio de 171 parlamentares, número mínimo para iniciar a tramitação, e tem como relator o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ).
A proposta tem como objetivo modernizar a gestão pública, com foco na digitalização de serviços, melhoria da governança e redução de privilégios salariais.
Principais pontos da PEC
Digitalização do serviço público: a inclusão digital passa a ser direito social e princípio constitucional.
Concursos e cargos: regras mais rígidas para ingresso, promoção e ocupação de cargos em comissão.
Fim de benefícios automáticos: como licenças-prêmio, progressões por tempo de serviço e adicionais temporais.
Férias limitadas a 30 dias, exceto para carreiras específicas como professores e profissionais de saúde em risco.
Controle de supersalários: restrição de verbas indenizatórias e transparência total nas remunerações do setor público.
Sistema de Justiça: a aposentadoria compulsória deixa de ser punição, e honorários de sucumbência passam a ser receitas públicas.
Estágio probatório mais rigoroso
O servidor aprovado em concurso será avaliado continuamente, com critérios objetivos e metas. O resultado determinará se haverá confirmação da estabilidade ou exoneração por inaptidão.
Também se torna obrigatória a capacitação com bom desempenho, e a estabilidade será mantida apenas com prova de desempenho adequado.
A PEC ainda prevê regras para extinção de cargos estáveis, permitindo realocação ou indenização ao servidor, desde que o processo tenha estudo técnico e justificativa administrativa.
O que diz o relator
Pedro Paulo afirmou que o texto foi construído após ampla consulta a sociedade civil, servidores e gestores.
Segundo ele, a proposta não retira direitos adquiridos nem afeta a estabilidade, mas busca uma administração pública mais ágil, eficiente e transparente.
O deputado disse ainda que o debate seguirá aberto e que o texto pode receber ajustes durante a tramitação.
Com informações de R7
Apesar de ser necessária, difícil é ser aprovada.
Papel aguenta tudo!
Em todo o protesto, quando a Polícia observasse um VAGABUNDO desses com a o Rosto Coberto, era pra dar ordem de prisão imediatamente, só assim, ele teria o que fazer dentro de uma cadeia, e não destruindo patrimônios públicos e privados. Esses VAGABUNDOS são tão BURROS que tudo que se danifica em patrimônio público, terá o governo que gastar mais ainda para reparar o dano que ele mesmo cometeu, e assim, mais uma vez não terá como ajudar a saúde e nem educação, porque terá que destinar dinheiro para CONSERTAR o DANO que esse VAGABUNDO depredou!! Vamos pessoal, identificar quem faz vandalismo, entregar a Polícia esses VAGABUNDOS em traje de cidadões, para que eles não venham manchar a LIBERDADE DE EXPRESSÃO E MANIFESTAÇÃO DE UM BRASILEIRO INTEGRO! GENTE DE ROSTO COBERTO, É GENTE COM MÁ INTENÇÕES, E SENDO ASSIM, DEVE-SE PRESERVAR A SEGURANÇA DE TODOS, PRENDENDO ESSES OUT-SIDER´s!!
Blogueiro, se você convidasse pessoas indistintamente para uma reunião em seu condomínio, sem qualquer controle, um convite feito a quem queira ir, claro que no meio de seus "convidados" haveria aquele que só sai de casa para brigar. Nessa condição havendo depredação de seu condomínio você não seria obrigado a ressarcir o prejuízo?
Claro que sim. Numa escala macro era o que deveria acontecer com esses agitadores. Convidam pelas redes sociais sabendo que a esse chamamento pessoas, digo, animais como o da foto virão e para fazer exatamente isso, quebrar, queimar, destruir. Quando a lógica se cumpre, aparecem candidamente para dizer a ladainha universal: "é uma minoria" como se o que importasse fosse a quantidade de marginais, não o fato.
E pior, usando da explicação, sendo uma minoria, qual razão existe para que a maioria não impeça? Sabe qual é? A maioria é cúmplice. Cúmplice pela omissão. Ela quer exatamente isso mesmo. Quer a instalação da bagunça, da baderna do caos. Só não tem coragem para assumir e menos ainda de fazer. Então espera calmamente que vermes como o da foto surjam e façam o que todos sabem e querem que ele faça.
Mas nem tudo está perdido. Havendo um mínimo de ombridade de senso de responsabilidade, repito, UM MÍNIMO, é hora dos professores da UFRN que apoiam o ato, da OAB sempre disposta a aparecer, dos enfermeiros que tiraram uma casquina de popularidade, enfim, todos que de alguma forma bancam com seus atos e notas esse tipo de manifestação, além, claro, de todos os "pacíficos", doarem simbolicamente, R$ 1,00 (um real) e do resultado desse ato bancarem parte dos prejuízos.
Se a "luta" não é por R$ 0,20, a vergonha pela irresponsabilidade será por R 1,00?
Li isso de uma amiga no face e achei interessante, vou compartilhar com vcs pra refletirem.
"Não sou contra os protestos pacificos.
Mas, venhamos e convenhamos, 50% (pelo menos) está indo pros protestos só pra tirar foto para colocar no facebook.
1% estão querendo protestar mesmo.
Podem olhar no face amanhã, ou mais tarde, só fotos da galera SORRINDO no protesto.
Alguém quer apostar?
Bruno, ele NÃO é um manifestante! Ele é um vândalo!
Vândalos não manifestam. Vândalos fazem isso que está na imagem. Por isso não são manifestantes.
Quando postar uma notícia, diferencia a definição das pessoas. Manifestante é diferente de vândalo.
Pelo bem do jornalismo. Por favor.
Abs!
Se esse cara sozinho, sem cobertura de uma multidão se aproximasse numa quinta qualquer do Shopping e fizesse isso seria preso na hora. Mas ele estava protegido pela quantidade, pelo anonimato. Quem foi pra rua, com intenções pacíficas, deu de certa forma, cobertura para ele e muitos outros que destruíram muita coisa na cidade hoje. Pense nisso.
Eh por isso que ele nao mostra a cara, seja homem e tire a mascara!
Olha a situação está saindo do controle. Será que a OAB vai defender quem quebra o patrimonio público e privado??? Quem vai pagar a conta da baderna?? Isso não é justo.Sou a favor do movimento mas se faz necessário algumas regras para evitar o vandalismo. Martha
Com certeza não é um manifestante que luta por um direito que se sinta afetado, este deve ser um marginal que aproveitou a ocasião para depredar e saquear patrimônios públicos e particulares, os verdadeiros manisfestantes do movimento mostram seus rostos, este ai se observar esta com com o rosto coberto talvez para não ser reconhecido e assim praticar seus crimes. alguns grupos estão se aproveitando da situação, para praticarem violências e atos de vandalismos, o Brasil não é isso, o que queremos é apenas uma manifestação por melhores condições nos serviços da saúde, educação, segurança. estes atos de vandalismos mostra o quanto estamos vulneráveis, até nas nossas casas, trabalhos, e em outros lugares.
Simples, é só o comando da manifestação entregá-lo a policia para que atos como esse não venham a desmoralizar o protesto e fazer com que a população se revolte com as manifestações.
Como em qualquer lugar, sempre tem um joio no meio do trigo, infelizmente, queria pegar esse delinquente e dar uns tapas!!! enquanto muitos querem seus direitos respeitando outros aparecem esses marginais para realizar tais atitudes, lamentável!
Isso é um ladrão safado, isso sim!
E o que danado ele tem nessa mochila?
Marginal, vândalo! Esse a polícia tem de identificar para que o mesmo responda pelos danos causados.
Ñ é manifestante, e sim um vândalo!
O que se ganha com isso? Tá virando anarquia e baderna. Tudo tem limite. Daqui a pouco vão começar a apedrejar ou tocar fogo nos carros da população na rua e invadir nossas casas. Tudo no Brasil vira bagunça, até manifestação democrática. Lamentável.
Não é manifestante, é um marginal usando uma máscara improvisada…
olícia tem que prender e imprensa´lo até ele descobrir quem mandou ele se infiltrar no movimento. São masginais pagos por alguém para confundir o movimento.
A Polícia tem que prender e imprensa-lo até ele descobrir quem mandou ele se infiltrar no movimento. São masginais pagos por alguém para confundir o movimento.