O fotógrafo Pedro Vitorino enviou essas fotos e esse relato para o Blog, preocupado com o que pode acontecer com o RN pelo abandono da Petrobras de plataformas marítimas. Veja abaixo:
O Rio Grande do norte está prestes a passar por um desastre ambiental sem igual.
A Petrobras, em sua gestão atual, está desativando plataformas marítimas e abandonando elas ao acaso.
Esse é o Exemplo da PAG03 que fica próximo a Guamaré.

Sigla: PAG03
Nome: PLATAFORMA DE AGULHA 3
Bacia: Potiguar
Tipo: FIXA
Operador: Petrobras
Latitude: -04:54:58,296
Longitude: -36:15:30,188
Lamina D´água: 18m
FONTE: SIGEP Produção
Atualizado em 03/10/2016
Imagens: Pedro Vitorino
Realmente, que conclusão vazia essa a que chegou o pobre paparazzi de plataformas. Mostrou apenas que nada sabe sobre exploração e produção de petróleo em águas rasas. Por favor, antes de vomitar essas besteiras, procure saber quais as conclusões dos órgãos reguladores que são responsáveis pelas auditorias nas plataformas, como Ibama, ANP e Marinha. Fica muito feio pra um fotógrafo, querer dar uma de jornalista sem ao menos levantar minimamente os fatos. BG, cara. Não saia publicando qualquer coisa que dizem por aí. Sei que é importante o furo de reportagem na sua profissão, mas não se queime por causa de alguém que bateu uma foto e concluiu asneiras a partir de idéias próprias.
Nada de abandonada!!! PV deve estudar melhor o assunto antes emitir conclusões sem fundamento técnico
BG o fotógrafo está achando o quê? Que vai sair jorrando petróleo devido ao “abandono” narrado por ele? Ou que a estrutura metálica da plataforma tem potencial para causar um desastre ambiental? O que o credencia a fazer tamanho alarde? Para que uma plataforma seja desativada (não abandonada) são seguidos tantos protocolos e normas que nós não fazemos ideia. Sugiro que você busque maiores informações com quem realmente entende desse assunto. Abraço
Lixo continua sendo lixo, mesmo em alto mar. Visivelmente a plataforma não só está desativada como abandonada.
Um poço quando é abandonado é cimentado e tampado para que não haja vazamentos. Não há uniformidade de procedimento no mundo do que fazer com plataformas desativadas pois o descomissionamento pode ser mais danoso ao meio ambiente do que deixar a estrutura lá. Se for desmontá-la gastará mais energia e teremos riscos de acidentes. As vezes é necessário explosivos o que pode ser catastrófico para a vida marinha que fez da plataforma de sua casa.
Inclusive fica de sugestão para da próxima vez fotografar o recife artificial criado nos pés de plataformas e a vida marinha florescente.
Alô MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.
Alô bancada federal do RN!
Tá querendo holofotes minino? Falando besteira rapá!!! Todas as instalações de quaisquer operadoras serão arrassadas conforme legislação contratual e fiscalização da ANP, e para isso tem seus custos já aprovisionadas pela companhia operadora. Vá procurar saber se os prazos de concessão já foram expirados ôme. Triste de quem não sabe de nada!!!!