A Fecomércio RN emitiu uma nota repudiando a invasão do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ao Queiroz Atacadão, recém-inaugurado em Cidade Satélite, em Natal. Membros do MLB invadiram as instalações do estabelecimento no fim da manhã deste sábado (20) para protestar contra a fome.
A entidade que representa o comércio no RN classificou a invasão do MLB como uma “ação criminosa que coloca em risco a integridade física de colaboradores, clientes e da própria comunidade local”.
A Fecomércio também afirmou que aguarda apuração rigorosa e responsabilização dos envolvidos, e cobrou medidas firmes das autoridades competentes para coibir novas invasões.
Leia a íntegra da nota abaixo:
A Fecomércio Rio Grande do Norte repudia com veemência os atos de invasão e ataque a estabelecimentos comerciais, como o ocorrido na manhã deste sábado, 20 de dezembro, quando o Queiroz Atacadão, no bairro Cidade Satélite, em Natal, está sendo alvo de uma ação criminosa que coloca em risco a integridade física de colaboradores, clientes e da própria comunidade local.
O Queiroz Atacadão, unidade recém-inaugurada como a maior operação do Grupo Queiroz com vasta área de venda e forte impacto econômico para a região, representa um investimento significativo em geração de empregos e serviços.
Tais atos, absolutamente inaceitáveis, violam frontalmente o direito à propriedade privada, garantido pela Constituição, e afrontam os princípios básicos de segurança e ordem pública que sustentam o desenvolvimento econômico e social. A Fecomércio RN espera apuração rigorosa dos fatos, com a responsabilização dos envolvidos, além da atuação imediata das forças de segurança para que episódios desta natureza não se repitam.
Nossa entidade reafirma que o setor do comércio e serviços, pela sua natureza de abertura e livre circulação de pessoas, já se encontra em uma posição de vulnerabilidade, especialmente em períodos de intenso movimento comercial como os atuais, e não pode ser transformado em alvo de invasões criminosas.
Esperamos que as autoridades competentes adotem medidas firmes e eficazes para coibir este tipo de iniciativa, garantindo um ambiente de segurança, respeito ao direito de propriedade e livre circulação de pessoas e bens, condições fundamentais para que comerciantes, empreendedores e investidores mantenham suas atividades com tranquilidade e confiança no Rio Grande do Norte.
Já identificaram o motorista atropelador?
Não soltaram o nome dele até o momento
Meu tio! Uma grande perda, que nós da família Costa lamentamos profundamente. Obrigado a todos pelas palavras de apoio. Infelizmente mais uma vítima da desleal guerra entre carros x bicicletas. O acarajé mais quente de Natal!
Infelizmente mais um pai de familia morre no transito. aquela Rota do Sol é um perigo constante…todos os dias os carros passam ali voando e ninguém faz nada.
Dona Simone, por favor estudar um pouco mais o código de trânsito.
Lugar de bicicleta é na rua, no sentido dos carros e nas faixas laterais da via (inclusive na esquerda, embora geralmente seja bastante perigoso). E com preferência de uso da via.
Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Pela reportagem fica meio implícito a possibilidade de que o condutor do veículo estivesse embriagado, vez que não é comum acontecer um capotamento depois de uma simples colisão com o acostamento. Além disso, também merece destaque, basta ver o teor dos comentários e do nosso cotidiano, a selvageria que impera no trânsito do Brasil. Por aqui, existe a cultura de desleixo e desconhecimento com as regras de trânsito. Não existe respeito e solidariedade com os pedestres, cadeirantes, ciclistas e motociclistas em geral. Enfim, hoje foi um ciclista, amanhã poderá ser um motorista. Aliás, ainda tem gente que é contra as blitz do Detran.
Oi Cláudio, o motorista foi feito teste e não estava embriagado, e tb não se fugiu.
Dona Simone? qual foi a culpa desse ciclista que morreu,? veja a situação do veículo como ficou totalmente destruído isso e sinal de quem corre muito coisa frequente na rota do sol,
Simone, ciclista não "ocupa lugar de carro", a bicicleta é um veículo e como qualquer outro, quando não houver uma pista específica, ou seja, uma ciclovia, a bicicleta deve ocupar o lugar dela no trânsito, que é a pista.
Se tiver dúvidas, é só olhar o Código Nacional de Trânsito.
Falta principalmente educação ao ciclista e ao motoqueiro.
O ciclista faz manobras arriscadas e ocupa o lugar de um carro sem a preocupação em ver a situação da via.
O motoqueiro faz das ruas uma coxa de retalho, abusa das ultrapassagens pela direita, força o caminho entre os veículos e pilota excessivamente no perigo, pra quê?
São tantos acidentes que silenciosamente vem nascendo uma "sociedade" de mutilados e deficientes devido a acidente de moto. Gostaria de saber qual a razão de não divulgarem esses números que certamente são assombrosos, por outro lado, serve de alerta ao motoqueiros, que não são super homens e tem o corpo como consequência das imprudências.
voce esquece que existe legislação que deveria teoricamente proteger os ciclistas, aposto que vc é uma das que nao conhece, e fácil culpar os cilcistas. ate concordo que existe muitos que sao mal educados, mas o principal culpado vai ser sempre o motorista que deveria obedecer os limites de velocidades e regras de transito e nao obedecem! sou ciclista e tambem sou motorista e sei dos perigos! esse acidente ta com "cara" do motorista vir em alta velocidade mas ninguem fala. (educação é pra todos)
A preferencia é do veiculo menor, isso é lei de transito, se não sabe e não entende é melhor ficar calada.
Pedalei seis anos na rota até ser assaltado e humilhado por uma quadrilha que age dentro da barreira do inferno, além disso aquela via é uma pista de corrida e imprudência com motoristas e motoqueiros em altíssimas velocidades e a policia que não faz nada a não ser assistir televisão no posto de pium, quanta falta de ação dos órgãos de segurança, desisti do pedal faz um ano e não pretendo voltar nunca mais, pois nossa cidade é muito fraca em termo de esporte, em todas as capitais tem ciclovia e aqui não.ali era para ter patrulhamento constantemente pois tem muito morador e turista trafegando e muitos ladrão solto por lá.
A vítima fatal é Kaká do Acarajé, um batalhador que por muito tempo vendeu o melhor petisco de Natal ali no Dhunas Shopping. Uma pena!
Bem atrasado meu comentário …. Meu Deus hoje procurando o endereço do kaka estou sabendo da Fatalidade! Estou chocada
Acostamento não é ciclovia, ainda mais andando duas a três bicicletas uma do lado da outra ocupando a metade da pista como os ciclistas fazem na rota, perigo constante! Precisam de ciclovias não de acostamento!!
Pedalo todo dia na rota e vejo o perigo constante, precisamos de uma ciclovia!!! Políticos vejam isso, façam alguma coisa.
Não temos ciclovias nem educação no TRÂNSITO.
PRECISAMOS DE SECRETÁRIOS DAS DIVERSAS ÁREAS QUE GOSTEM DE BIKES…TALVEZ AJUDASSE.