Uma leitora do Blog recordou que existe um processo que já passou de uma década, a pedido de veranistas, onde a justiça deixou as barracas do Sr. Francisco e Sr. Duca e o trailer de D. Marlene, e delimitou as áreas por eles ocupadas em condição de que a praia de Pirangi não poderia receber mais nenhuma barraca.
Com o passar dos anos, as barracas seguem firmes, fortes e surgiram muitas outras, enquanto os órgãos públicos (Prefeitura de Parnamirim e Patrimônio da União), que deveriam obedecer a decisão do judiciário fiscalizando, abandonaram a praia de Pirangi, mas não deixam de cobrar anualmente os devidos impostos.
PRIVATIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
Território pertencente ao Patrimônio da União, Bem de uso coletivo, a Praia está sendo lenta e continuamente sendo privatizada para servir a interesses particulares de comerciantes e empresários, em detrimento dos banhistas, desportistas, turistas, etc.
Em algumas praias vc é obrigado a sair do seu lugar, onde está sentado, quando o bar ou restaurante abre e loteia a praia, colocando suas mesas e cadeiras quase em cima de vc. Se vc fica, o constrangimento é evidente diante de ficar impossibilitado de se locomover, contemplar a paisagem ou mesmo simplesmente ficar sentado ou deitado naquele espaço, que vai sendo ocupado lentamente, enquanto lhe oprime e expulsa sem discrição alguma. Cotovelo é uma das tais…
Privatização é a que os senhores veranistas fizeram quando lotearam o terreno do patrimônio da União em frente as suas casas e fizeram áreas de lazer,limitando o acesso dos banhistas a praia, pois nas mesmas existem portões com cadeados. Quando o local deveria ser de uso público. Isso não lhe incomoda ?
Caro amigo e torcedor alvinegro, como Eu, onde vamos parar com essa leva do ECOLOGICAMENTE CORRETOS?
Então em detrimento as Barracas, que é normal e tradicional em qualquer praia do mundo, será melhor fazer o que foi feito na Praia de Cotovelo? Vamos parar com isso, não podemos ir de encontro a uma situação tão corriqueira em tudo que é praia, principalmente por ser um local público, e que muitos com o poder do dinheiro, querem tornar privado. O que há demais nas fotos? vejo muita organização até mesmo PADRONIZADA, ou seria melhor o banhista se dirigir a um restaurante ou bar na calçada? Te pergunto, Bruno. Adiantou(melhorou)a padronização das prais urbanas de Natal? Então por que não, ao invés de retirar as barracas, o poder público responsável não realiza uma ORGANIZAÇÃO PADRÃO e fiscalizada? Ou melhor: Que as famílias levem seus pertences( cadeiras, guarda sol, bebidas, comidas)para poder curtir a orla marítima, e depois como é de praxe na grande maioria das vezes, deixem seus restos jogados ao ar livre? Por que educação que é bom, boa parte do pov não tm, não é mesmo?
PS: Praia sem barraca, sem cerveja, coco verde e sem caragueijo ou peixe frito, não é sinônimo de diversão, tal qual fizeram, quando retiraram a cerveja dos estádios de futebol.
BARRRACAS, SIM. CERVEJA, SOL E VERÃO= PRAIA +CALOR+ DIVERSÃO
Tenho dito!!!
A Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC) afirmou, em nota, que os cinco animais furtados de uma expositora durante a Festa do Boi permaneceram no parque após o encerramento do evento, sem comunicação prévia à organização.
Segundo a entidade, os animais deveriam ter sido retirados até domingo (18). A associação informou que tomou conhecimento da permanência do rebanho na terça-feira (20) e que, conforme relato recebido, os animais estavam sob os cuidados de tratadores de outro grupo, que depois deixaram o local.
A ANORC destacou que, durante a festa, há segurança nas entradas e saídas do parque e que a retirada de animais depende da apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA) e de atestado sanitário. De acordo com a entidade, esse controle termina após o último dia do evento.
O presidente da ANCOC, Caius Otávio, afirmou que a responsabilidade pelos cuidados com os animais, após o prazo previsto, cabe ao próprio criador ou expositor. As associações manifestaram solidariedade à criadora e defenderam a apuração do caso pelas autoridades.
Os eleitores do Rio Grande do Norte poderão comprar e consumir bebidas alcoólicas normalmente neste domingo (25), dia do segundo turno das eleições. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) confirmou que não haverá Lei Seca no estado.
A decisão mantém as regras do primeiro turno, quando o governo também não proibiu a venda nem o consumo de bebidas. Bares, restaurantes e supermercados poderão funcionar normalmente, sem restrições específicas relacionadas à votação.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) apenas recomenda cautela no consumo de álcool e alerta que excessos que configurem infrações podem resultar em detenção.
As campanhas de Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) assinaram nesta quinta-feira (22) um acordo para autorizar a abertura dos sigilos fiscal, bancário e telefônico dos dois candidatos. O documento prevê que a divulgação seja total, imediata e simultânea, mas houve divergência sobre a inclusão de uma empresa ligada ao senador.
A petição foi apresentada ao ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com pedido para que a decisão seja tomada ainda nesta quinta. Mendonça ainda precisa dar o aval à abertura dos sigilos e requisitar os dados a operadoras de telefonia e ao Banco Central do Brasil. A intenção é divulgar as informações antes do debate da TV Globo, marcado para sexta-feira (23).
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou que houve resistência inicial da campanha de Flávio à inclusão da Alcazar Holding, empresa ligada ao advogado Willer Tomaz. Segundo ele, a campanha petista insistiu para que a empresa também fosse incluída no acordo.
Flávio havia condicionado a abertura de seus sigilos à divulgação de informações de Lula desde 2003, incluindo gastos com cartões corporativos, registros de visitas aos palácios presidenciais e dados de pessoas próximas ao presidente. A advogada de Flávio, Maria Claudia Bucchianeri, afirmou que a campanha pretende analisar os documentos apresentados por Lula antes de entregar os próprios dados.
Com pesquisas, experimentos e apresentações, estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio exploram temas que vão da inteligência artificial à preservação ambiental
O que os países que participaram da Copa do Mundo têm a ensinar além do futebol? Na Luminova Natal, essa pergunta abre caminho para descobertas sobre ciência, história, tecnologia e meio ambiente. Neste sábado (24), das 8h às 11h, a escola promove a mostra cultural e científica “Nações em Campo, Ciência em Movimento”, com exposições, experimentos, apresentações e experiências interativas desenvolvidas pelos estudantes.
A iniciativa envolve turmas da Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com propostas adaptadas a cada faixa etária. Cada turma representa um país e investiga suas contribuições e características. Entre os temas estão a exploração espacial e a inteligência artificial nos Estados Unidos, as energias renováveis na Espanha, as contribuições de Louis Pasteur na França e a biodiversidade e a conservação ambiental na Austrália.
“A Copa desperta a curiosidade dos estudantes e permite ampliar esse olhar para além do esporte. Ao pesquisar um país, eles descobrem sua história, sua cultura e suas contribuições para a ciência. Nesse processo, aprendem a analisar informações, trabalhar em equipe e compartilhar o que descobriram”, explica Tony Santos, coordenador pedagógico do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio da Luminova Natal.
A preparação reúne diferentes disciplinas e coloca os alunos à frente das pesquisas, da organização dos projetos e da apresentação dos resultados. Diversidade cultural, sustentabilidade e mudanças climáticas atravessam os trabalhos, conectando os conteúdos estudados a questões do cotidiano.
A mostra também aproxima as famílias do trabalho desenvolvido em sala de aula. “Quando o estudante apresenta uma descoberta e explica como chegou àquele resultado, ele dá sentido ao que aprendeu. A mostra é uma oportunidade de tornar esse percurso visível e compartilhá-lo com a comunidade escolar”, destaca Tony.
Sobre a Luminova Natal
Fundada há quatro anos, a Escola Luminova Natal vem se consolidando como uma referência em educação na capital potiguar. Localizada na Rua Joaquim Alves, 1976-A, no bairro de Lagoa Nova, próximo ao Shopping Via Direta e ao campus da UFRN, a instituição atende turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A proposta pedagógica alia excelência acadêmica ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando o protagonismo, a autonomia e a formação integral dos estudantes. Mais informações estão disponíveis no perfil oficial da escola no Instagram: @luminova.natal.
A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (22) que vai entregar todos os documentos pedidos por Lula (PT) sobre a abertura de sigilos, mas espera primeiro conferir o material apresentado pelo presidente.
“O desafio foi aceito”, disse a advogada Maria Claudia Bucchianeri. “Se a gente confirmar que tudo que ele [Lula] se comprometeu ele trouxe, será imediato. Absolutamente tudo aquilo que foi pedido na petição do presidente Lula, a campanha de Flávio vai oferecer sem nenhuma reserva”, afirmou a advogada.
A campanha do PL cobra informações sobre gastos com cartões corporativos, entradas e saídas dos palácios presidenciais e a agenda da primeira-dama, Janja. O ex-procurador Deltan Dallagnol será responsável por analisar os documentos. A disputa começou no debate da TV Band, no domingo (18), quando Lula desafiou Flávio a abrir os sigilos dos dois candidatos e de familiares.
O Governo do RN ampliou em 40% a frota de transporte gratuito para eleitores no segundo turno, neste domingo (25), após passagens para seis cidades do interior se esgotarem.
O reforço foi anunciado nesta quinta-feira (22) pela governadora Fátima Bezerra. Também foi autorizada a emissão de bilhetes para municípios vizinhos ao domicílio eleitoral. Segundo o DER, a disponibilidade depende da oferta de veículos e horários.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do DER-RN, ampliou a quantidade de veículos disponíveis ao transporte gratuito de eleitores no próximo domingo, quando ocorre o Segundo Turno das Eleições. Dessa quarta-feira até o final da manhã de hoje (22), houve o aumento de 40% na quantidade de veículos da frota opcional para atender à demanda de eleitores com domicílio eleitoral em todas as regiões do estado.
O Departamento de Estradas de Rodagem do RN (RN) reitera que não há limitação de quantidade de bilhetes e, por determinação da governadora Fátima Bezerra, foi autorizada a expedição de bilhetes também para município vizinho ao domicílio eleitoral do cidadão. Até a manhã dessa quarta-feira, pelo Decreto Estadual nº 35.957/2026, a emissão do bilhete estava limitada ao domicílio eleitoral.
Natal, 22 de Outubro de 2026
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL- ASSECOM
O ex-procurador Deltan Dallagnol afirmou que a campanha do presidente Lula (PT) não apresentou os documentos fiscais e bancários que, segundo ele, haviam sido acordados com a campanha de Flávio Bolsonaro (PL). A denúncia foi feita nesta quinta-feira (22), em vídeo gravado nas dependências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
“Eles não trouxeram nenhum documento, absolutamente nada”, declarou Deltan, que foi escalado pela campanha de Flávio para analisar os dados. Segundo Deltan, as duas candidaturas assinaram um compromisso para autorizar o acesso aos sigilos, com apresentação de documentos e procurações de terceiros.
Ele afirmou que Guilherme Boulos, representante da campanha petista no acordo, havia se comprometido a entregar o material até a meia-noite. Durante a gravação, um homem interrompeu o ex-procurador e o acusou de mentir, enquanto outras pessoas apareciam ao fundo fazendo o gesto do “L”.
Manayra Monteiro, delegada da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DEAM) de Caicó, publicou um vídeo em suas redes sociais onde acusa o vice-candidato à Presidência Alfredo Gaspar de estuprador.
Manayra inicia o vídeo afirmando que Flávio Bolsonaro “odeia mulheres” e entre os motivos para explicar a afirmação ela cita que “ele tem como seu vice um estuprador”.
No entanto, o pedido de investigação contra Gaspar por um suposto estupro de vulnerável foi arquivado pelo Supremo Tribunal Federal neste mês de outubro. A Procuradoria-Geral da República (PGR) concluiu que não foram encontradas provas suficientes para confirmar as acusações.
Mensagens trocadas entre Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, e o empresário Flávio Carneiro, seu sócio em operações de mídia, revelam conversas sobre a relação do grupo com o jornal O Estado de S. Paulo. Em um dos diálogos, Carneiro afirmou: “No Estadão estamos em casa, temos crédito lá”.
Segundo o Metrópoles, em 15 de maio de 2024, Vorcaro disse ao sócio que precisava aumentar os patrocínios destinados ao Estadão e à Folha de S.Paulo. A conversa ocorreu após uma jornalista procurar um executivo do Banco Master.
Dias depois, Vorcaro questionou por que não havia participado de uma operação financeira do Estadão. Carneiro respondeu que o empresário Rubens Ometto, fundador da Cosan, estaria por trás do negócio. Ao lamentar a oportunidade perdida de obter influência no jornal, Vorcaro ouviu do sócio: “Você tá mais em casa do que você imagina ali”.
Entre março e maio de 2024, o Estadão realizou uma operação de emissão de R$ 142,5 milhões em debêntures para enfrentar dívidas que somavam R$ 159 milhões. Entre os investidores estavam Cosan, Hapvida, Votorantim e outras empresas, que passaram a ter representação no conselho de administração do grupo.
A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) escalou o ex-procurador da Lava Jato e senador eleito Deltan Dallagnol (Novo-PR) para analisar documentos relacionados à abertura dos sigilos bancários e fiscais do presidente Lula (PT) e de pessoas próximas a ele. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22) pela Folha de S.Paulo.
Dallagnol ficará responsável por examinar dados do presidente, da primeira-dama Janja, do filho Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, e de outros integrantes do entorno do petista, incluindo o ex-chefe de gabinete Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola.
A escolha de Dallagnol leva em consideração sua experiência na Operação Lava Jato, quando atuou em investigações que envolveram Lulinha. Segundo a campanha de Flávio, o objetivo é examinar detalhadamente os documentos e identificar possíveis inconsistências nas informações apresentadas.
A iniciativa ocorre após o desafio lançado por Lula durante o debate da Band, no domingo (18), para que os dois candidatos autorizassem a abertura de seus sigilos e dos de familiares. Flávio respondeu com uma lista de exigências adicionais, que a campanha petista afirmou aceitar, desde que o senador também cumpra as condições propostas.
PRIVATIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
Território pertencente ao Patrimônio da União, Bem de uso coletivo, a Praia está sendo lenta e continuamente sendo privatizada para servir a interesses particulares de comerciantes e empresários, em detrimento dos banhistas, desportistas, turistas, etc.
Em algumas praias vc é obrigado a sair do seu lugar, onde está sentado, quando o bar ou restaurante abre e loteia a praia, colocando suas mesas e cadeiras quase em cima de vc. Se vc fica, o constrangimento é evidente diante de ficar impossibilitado de se locomover, contemplar a paisagem ou mesmo simplesmente ficar sentado ou deitado naquele espaço, que vai sendo ocupado lentamente, enquanto lhe oprime e expulsa sem discrição alguma. Cotovelo é uma das tais…
Privatização é a que os senhores veranistas fizeram quando lotearam o terreno do patrimônio da União em frente as suas casas e fizeram áreas de lazer,limitando o acesso dos banhistas a praia, pois nas mesmas existem portões com cadeados. Quando o local deveria ser de uso público. Isso não lhe incomoda ?
Caro amigo e torcedor alvinegro, como Eu, onde vamos parar com essa leva do ECOLOGICAMENTE CORRETOS?
Então em detrimento as Barracas, que é normal e tradicional em qualquer praia do mundo, será melhor fazer o que foi feito na Praia de Cotovelo? Vamos parar com isso, não podemos ir de encontro a uma situação tão corriqueira em tudo que é praia, principalmente por ser um local público, e que muitos com o poder do dinheiro, querem tornar privado. O que há demais nas fotos? vejo muita organização até mesmo PADRONIZADA, ou seria melhor o banhista se dirigir a um restaurante ou bar na calçada? Te pergunto, Bruno. Adiantou(melhorou)a padronização das prais urbanas de Natal? Então por que não, ao invés de retirar as barracas, o poder público responsável não realiza uma ORGANIZAÇÃO PADRÃO e fiscalizada? Ou melhor: Que as famílias levem seus pertences( cadeiras, guarda sol, bebidas, comidas)para poder curtir a orla marítima, e depois como é de praxe na grande maioria das vezes, deixem seus restos jogados ao ar livre? Por que educação que é bom, boa parte do pov não tm, não é mesmo?
PS: Praia sem barraca, sem cerveja, coco verde e sem caragueijo ou peixe frito, não é sinônimo de diversão, tal qual fizeram, quando retiraram a cerveja dos estádios de futebol.
BARRRACAS, SIM. CERVEJA, SOL E VERÃO= PRAIA +CALOR+ DIVERSÃO
Tenho dito!!!
Fiscalização? kkkk Faz-me rir!
Por aqui todo mundo faz o que quer… É terra de ninguém.
O calçadão de Ponta Negra parece a feira livre do Alecrim.