Esporte

FOTOS: Jornalistas mostram que Flamengo e Cruzeiro já foram rebaixados

RIO DE JANEIRO, BRAZIL - SEPTEMBER 10: Emerson Sheik (R) of Flamengo struggles for the ball with Manoel of Cruzeiro during a match between Flamengo and Cruzeiro as part of Brasileirao Series A 2015 at Maracana Stadium on September 10, 2015 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
O jornalista Milton Neves replicou informação do blogueiro Rica Perrone no Twitter e causou polêmica. Segundo ambos, Flamengo e Cruzeiro já foram rebaixados sim em suas histórias, nos respectivos estaduais, nas décadas de 20 e 30 do século passado. Confira os tuítes abaixo:

Cruzeiro milton flamengorebaixado

 90 minutos, jornalista Milton Neves e Rica Perrone

Opinião dos leitores

  1. Em 1995 qual seria a verdade que a Globo não mostra . Tapetão salvo o Flamengo do rebaixamento sim

  2. No caso do Flamengo como q um time é rebaixado se no campeonato q ele disputa não tem rebaixamento? A verdade é a seguinte o Milton não gosta do Flamengo e vai querer criar polêmica.

  3. Kkkk O FL4rbxd33 é uma vergonha mesmo! Ainda querem falar do Vasco…
    Papeletas amarelas é tua história Flaglobo!

  4. Em 1926 existia o Portal UAI??? Site de internet na década de 1920, esse Milton Neves é uma anta, só tenta sobreviver por meio de polêmicas.

  5. em 1933 existia a liga amadora e profissional!!!!!2 campeonatos,um reconhecidoi pela cbd e fifa na qual o botafogo foi campeao e o river o ultimo.O flamengo disputou um outro campeonato nao reconhecido pela fifa e cbd e ficou em ultimo.Nos dois campeonatos nao existia rebaixamento!!!!!
    portando nao vamos forçar a barra

  6. Vcs flamenguistas sao bom demais… Aliás so deveriam existir vcs no Brasil ne. Embora nao ganham p… nenhuma vcs sao os melhores. Parabéns. Campeões de encher o saco

    1. sai daíííííí….. libertadores 2019, campeonato brasileiro 2019 e carioca 2019….chora mais….. secador

  7. esse cara fala merda eu já fiz varia pesquisa flamengo foi único timer carioca que nunca caiu ai vem um merda desse que fala

  8. Não entendo como isso pode ser verdade se o jornal estado de minas foi criado em 1927 e eles publicaram antes do jornal existir e colorido ainda nessa época frangas deixam de mentira quando vcs cairam inventaram isso igual o 9 a 2 nasceu depois do 6 a 1.

    1. Na verdade , de fato aconteceu essa manobra mais ai foi no caso do Fluminense em 1996 a1999, não existiu nenhuma manobra relacionados ao Flamengo…

  9. ESTADO DE MINAS.
    Jornal mineiro, diário e matutino, fundado em Belo Horizonte em 7 de março de 1928 por Juscelino Barbosa, então diretor do Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais, Álvaro Mendes Pimentel e Pedro Aleixo, ambos membros do Conselho Deliberativo de Belo Horizonte, atual Câmara Municipal. FALASTRÃO

  10. Milton Neves perdeu credibilidade ao inventar sobre o Cruzeiro, um Jornal de 1926 editado pela "mãe Dinah"já adivinhando que o Palestra Itália das Minas Gerais iria se chamar Cruzeiro décadas depois.

  11. Essa conversa fiada de que o Flamengo já foi rebaixado só cola para aqueles que desconhecem minimamente a história do futebol Carioca. O Flamengo JAMAIS FOI REBAIXADO e isso dói em nossos rivais que já estão muito bem acostumados com a segundona. SRN

    1. Não caiu em 2002 protegido pelo CNPD, não caiu em 2013 pagando a portuguesa.

    2. O Flamengo não caiu em nenhum desses anos mencionados e não teve ajuda nenhuma. Vamos aos fatos (se duvida, é só pesquisar em sites sérios):

      1933 – Flamengo jogou um campeonato paralelo que não previa rebaixamento;

      1995 – só rebaixavam dois. Foi a partir de 1997 que passou a rebaixar 4;

      2002 – nesse ano, caíam 4 e o Flamengo terminou em 18º mas o campeonato tinha 26 times. Portanto, caíram do 23º ao 26º;

      2013 – Flamengo, Fluminense e Portuguesa escalaram jogador irregular e ambos perderam pontos. Como a Portuguesa tinha menos pontos entre os três, ela caiu.

  12. Que se dane 1933, agora o quê o framengo já fez por debaixo dos panos para evitar queda não tá no Gibi, 1995 ano do Centenário, regulamento previa queda de 4 clubes e na penúltima rodada CBF e Rede Globo mudaram o regulamento para 2 descenso, ao todo o time da Gáveacque aliás é da Prefeitura já caiu 6 vezes por isso Internacional não se igua-le á esse time sujo, suba na Bola e com Honra…!!! # framengoamaiormentiradofutebol

    1. é claro que não se iguala mesmo intermerda é timinho pequeno nós somos grande temos as maiores conquistas da história do futebol não conhecemos série B temos a maior torcida do mundo esse interlixo é uma piada nem torcida os falidos tem time grande é assim mesmo quando passa por uma má faze correndo risco de cair é inevitável sempre vai ter ajuda timinho pequeno sem torcida é diferente eles nem tão ai por eles que morram disputando série B eu não tenho culpa do Flamengo ser gigante isso ai é inveja eu só vejo isso em time pequeno time rebaixado que nunca ganha nada o choro é livre kkkkkkkkkkk

  13. Seu Milton seja honesto com os seus leitores e para de falar bobagens, leia isso por favor:LCF
    Primeira Divisão
    A partida final do Campeonato da Liga Profissional (LCF) foi disputada entre Bangu e Fluminense, no campo das Laranjeiras, em 12 de novembro de 1933, tendo sagrado-se Campeão o Bangu após vencer por 4 x 0, mesmo desfalcado e disputando a final da casa do adversário. O árbitro da partida foi Alderico Solon Ribeiro. O Bangu jogou desfalcado do zagueiro esquerdo Sá Pinto e do ponta direita Sobral, e o Fluminense, sem o goleiro Veloso, todos contundidos. 1° Tempo, Bangu 2 a 0, gols de Ivan (contra) e Tião. No 2°, Plácido e Tião selaram a vitória do Bangu. O Bangu alinhou: Euclides; Mario e Camarão; Ferro, Santana e Médio; Paulista, Laudislau, Tião, Plácido e Orlandinho. O Fluminense com: Armandinho; Ernesto e Cabrera (Nariz, aos 21 do 2°); Marcial, Brant e Ivan; Álvaro, Vicentino (Russo), Russo (Cabrera), Tintas e Valter.
    Em 1933, o futebol brasileiro passava por um processo de profissionalização bastante conturbado. Havia uma verdadeira cisão entre os clubes que queriam o profissionalismo e os que desejavam manter o amadorismo no esporte. No estado do Rio, em especial, America, Bangu, Fluminense articulavam para adotar oficialmente (já que na prática alguns clubes assim o faziam) o profissionalismo, enquanto o Botafogo era terminantemente contra, contando com apoio do Flamengo e do São Cristovão. Para adotar o profissionalismo, America, Bonsucesso, Bangu, Fluminense e Vasco fundaram uma nova liga, denominada Liga Carioca de Futebol. Durante o campeonato da A.M.E.A. (entidade que reunia os clubes amadores e que era considerada a liga oficial, já que era vinculada a CBD e à CBF), Flamengo e São Cristovão resolveram abandonar a disputa. O Flamengo entrou então no campeonato dos clubes profissionais, que até então só contava com 5 clubes. Neste campeonato de profissionais só havia 6 clubes (America, Bangu, Bonsucesso, Flamengo, Fluminense e Vasco) e o Flamengo ficou em 6º lugar. Apesar de haver uma segunda divisão, não havia previsão de acesso ou descenso de acordo com Marco Santos: "Não havia no regulamento do campeonato da LCF, em 1933, a figura do rebaixamento. Nem faria sentido fazer descer o último colocado numa jovem liga onde times jogavam por convite".[1]

    1. Quando isso virar um filme eu assisto.
      87 É NOSSO!?

  14. Cambada de mulambos, o menguinho já caiu sim,meu tio era flamenguista, e trabalhava no estádio da gavea,e pura verdadealias não me lembro agora direito mais tem outro rebaixamento.

    1. Só nos seus sonhos o Flamengo foi rebaixado. Fique sonhando mais aí. kkk

  15. A historia do Milton Neves tem historias dele na net que ele recebe para ser atleticano. Tem foto dele de infancia com a camisa do cruzeiro e comentarista atleticano que ja confirmou que ele e mercenario. So dinheiro! Kkkkk

  16. Esses torcedores do atletico sao muito loucos! Tem de ri viu! Deve doer muito a queda porque precisam ficar inventando historinhas. Nem site e,foto ou informacao daquela epoca. Nao ganham em campo e inventam na net com noticias falsas.

  17. Não sabia que o site Uai existia em 1926. Muito menos internet. Esse Milton Neves queria é rebaixar nossos times para o nível dos timezinhos que ele curte. Cruzeiro e Flamengo são os gigantes incaíveis.

  18. O pior é que o imbecil não tem fonte nenhuma, só imagenzinha de torcedor rival chorão feita no paint, como pode um cara desse apresentando programa esportivo numa emissora como a band, que é um dos únicos canais abertos que ainda dão prioridade ao esporte na programação, lamentável… Espero que tenha sido uma brincadeira!

  19. Isso nao existe amigo o flamengo foi convidado nesse ano para compor as chaves da disputa em questao foi o ultimo colocado mais na epoca nao existia rebaixamento companheiro procurem ler mais antes de passar informaçoes erradas

    1. Existia sim. A série B já existia desde 1916, se você olhar a tabela de 1934 verá que o campeão da série B subiu, portanto o fla caiu sim pra série B.

  20. Qdo falamos de rebaixamento , queremos citar é em nível nacional! Campeonatos estaduais não vale! Seus chorões rebaixados nacionalmente!Rsrsrsrsrs! Viva a Raposa que nunca caiu!! Viva o Cruzeiro (o time do povo) que sempre esteve na primeira divisão do brasileiro!!

    1. O choro é livre Maria !! O campeonato mineiro foi no exterior seu idiota burro !!!! Rebaixado no mineiro imagina no nível Brasil kkkkk Aqui é Gallo porta !!!!!!!

  21. Essa mensagem so para agradar o atleticano Milton neves, e as frangas das gerais… ainda pegam um poost ridículo… poderiam ter colocado ao menos PALESTRA, pq em 1926 ainda não existia cruzeiro… Continua tentando Milton neves, um dia consegue rebaixar o cruzeiro.

    1. A história do Cruzeiro Esporte Clube tem início no dia 2 de janeiro de 1921, quando o clube foi fundado por Desportistas da Colônia Italiana de Belo Horizonte, com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália.

  22. Pense num complexo grande, anos 20 e 30? Agora vai ter comparativo com campeonato de botão, várzea, distorções com jogo de porrinha. Parece até recalque de vascaíno uma colocação sem sentido dessas. Faltou assunto? Não está tendo visibilidade e precisa aparecer a qualquer custo?
    Tira a roupa e vai desfilar em copacabana que talvez chame mais atenção.
    Essa foi a escória do ridículo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Não sei porque vcs estão discutindo. Tudo tem um início e esse início tanto pode ser desastroso ou nao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes deve se reunir com advogados de Bolsonaro antes de decidir sobre continuidade de prisão domiciliar humanitária

Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deve se reunir nesta terça-feira (30), em Brasília, com a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para decidir se ele permanecerá ou não em prisão domiciliar humanitária. A expectativa é que Moraes anuncie sua decisão após a reunião. A informação foi publicada pelo colunista da CNN Brasil, Gustavo Uribe.

Bolsonaro completou 90 dias no regime na última quinta-feira (25). A expectativa era de renovação automática da medida, mas a apreensão de uma arma registrada em nome do ex-presidente levou Moraes a reavaliar o caso.

O ministro solicitou manifestações da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da defesa sobre um possível descumprimento de medida cautelar relacionado ao episódio da arma.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu que a decisão seja tomada após a conclusão das investigações. Já a defesa nega que Bolsonaro tenha cometido qualquer falta grave.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito de Angicos confirma apoio a Walter Alves durante evento que reuniu multidão

O prefeito de Angicos, Pinheiro Neto (MDB), confirmou neste sábado (27) apoio à pré-candidatura de Walter Alves a deputado estadual. O anúncio foi feito durante o evento Quinze Trinta, que reuniu uma multidão no município e contou com a presença de importantes lideranças políticas do Rio Grande do Norte.

Eleito em 2020 e reeleito em 2024 com mais de 72% dos votos válidos, Pinheiro Neto destacou a parceria construída com Walter ao longo dos anos e lembrou os recursos destinados ao município durante o período em que ele exerceu mandato como deputado federal.

“Walter sempre foi um parceiro de Angicos. Destinou recursos importantes para o nosso município e sempre esteve ao lado da nossa gestão. Nosso apoio é um reconhecimento ao trabalho que ele realizou em favor da nossa cidade e da nossa população”, afirmou.

Walter Alves agradeceu a manifestação de apoio e reafirmou seu compromisso com o município. “Recebo com muita alegria o apoio do prefeito Pinheiro Neto. Tenho uma relação de respeito e trabalho com Angicos há muito tempo. Foram mais de R$ 5 milhões destinados à melhoria da cidade. E, se Deus quiser, vamos trabalhar muito mais”, declarou.

Além de Walter Alves, participaram do evento o pré-candidato a governador Alysson Bezerra, a senadora e pré-candidata à reeleição Zenaide Maia e o deputado federal e pré-candidato à reeleição Benes Leocádio. Além de vereadores e outras lideranças políticas de Angicos e região.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasileiros se aposentam, em média, aos 57 anos, idade abaixo da mínima imposta pela Reforma da Previdência

Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo

Sete anos após a Reforma da Previdência, que estabeleceu idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, a idade média de concessão das aposentadorias no Brasil ainda é de 56,7 anos, segundo estudo do especialista Rogério Nagamine divulgado pelo jornal O Globo.

O levantamento mostra que aposentadorias concedidas a pessoas com menos de 60 anos custaram R$ 145,4 bilhões aos cofres públicos entre 2023 e 2024. Apenas trabalhadores urbanos e rurais nessa faixa etária receberam R$ 115 bilhões em benefícios no período. Militares e servidores federais também contribuíram para elevar os gastos.

A principal razão para a média continuar abaixo da idade mínima são as regras de transição criadas na reforma de 2019, além dos regimes especiais para militares, trabalhadores rurais e algumas categorias profissionais.

Pressão sobre as contas públicas

Segundo Nagamine, essas aposentadorias ampliam a pressão sobre as contas públicas em um país que envelhece rapidamente. O pesquisador observa que quem se aposenta atualmente aos 60 tem expectativa de viver até pouco mais de 80 anos, o que, para ele, torna insustentável o sistema previdenciário do país, já deficitário em R$ 436,8 bilhões (R$ 317 bilhões só do INSS), diferença entre a arrecadação com contribuições e o gasto com benefícios.

Especialistas afirmam que, apesar dos avanços da reforma, a convergência para as idades mínimas será lenta e defendem uma nova discussão sobre o sistema previdenciário a partir de 2027 para garantir sua sustentabilidade no longo prazo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governador de Santa Catarina acusa Lula de xenofobia e decide acionar a PGR

Foto: Divulgação e Brenno Carvalho

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou que acionará a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por suposta xenofobia. A representação será protocolada na segunda-feira (29).

Durante visita a Itajaí, na sexta-feira (26), Lula criticou a tentativa de extinguir as cotas raciais nas universidades catarinenses, medida considerada inconstitucional pelo STF.

“Não pode permitir que prevaleça em Santa Catarina o racismo. Não pode permitir, não pode permitir que aqui em Santa Catarina as pessoas sejam tomadas do senso de grandeza, porque esse estado é muito rico, não é pobre. A gente é um estado brasileiro e todo mundo tem que ser tratado igual”, afirmou o presidente.

Na sequência, Lula também declarou: “Não tem um cara que é branco e é melhor do que o que é negro, o cara que é nordestino é pior do que o do Sul do país. Que história que é essa? Hitler tentou fazer isso e acabou do jeito que acabou. A gente não pode permitir essa ideia da hegemonia branca sobre o restante do país. A gente não pode. Na verdade, isso não é hegemonia branca, é hegemonia da ignorância.”

Para Jorginho, a fala insinua que os catarinenses são racistas e ultrapassa os limites do debate político.

“Uma coisa é o presidente me criticar ou vir a Santa Catarina dizer coisas que não condizem com a realidade. Isso faz parte do debate político e nós respondemos com fatos. Outra coisa, muito diferente, é chamar o povo catarinense de racista. Isso é criminoso, preconceituoso e ele precisa responder por isso”, declarou o governador de SC.

A Secretaria de Comunicação da Presidência não se manifestou sobre o caso.

Opinião dos leitores

  1. Lula tem liberdade pra ser racista, misógino, facista, nazista, homofóbico e tudo uqe estiver no catálogo. O resto não pode nem olhar torto que já é acusado de algo e preso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

QUEM ESTÁ POR TRÁS? Páginas ‘fantasmas’ do Instagram e Facebook gastaram mais de R$ 1 milhão em dois meses para atacar Flávio Bolsonaro e Tarcísio

Imagem: reprodução/O Globo

Sete páginas no Facebook e Instagram, com menos de 400 seguidores cada e sem identificação dos responsáveis, investiram mais de R$ 1,1 milhão em apenas dois meses para impulsionar conteúdos contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Com nomes como Radar do Planalto, Dossier Brasil 24h e O Contra-Fluxo, as páginas movimentaram centenas de milhares de reais em anúncios, apesar da baixa quantidade de seguidores. Elas compartilhavam registros semelhantes na Meta, sites criados em sequência e contatos com DDD 41, do Paraná, indicando possível ligação entre os perfis.

Três páginas criadas em maio saíram do ar após impulsionarem mais de mil publicações. Em junho, outras quatro perfis semelhantes assumiram a campanha e já gastaram R$ 247 mil, sendo R$ 135 mil apenas entre os dias 17 e 23 de junho — segundo maior volume de impulsionamento no período, atrás apenas do governo federal.

Anúncios driblavam algoritmo da Meta

Levantamento feito elo jornal ‘O Globo’ aponta que as páginas adotaram estratégias semelhantes para driblar os algoritmos da Meta, distribuindo os recursos em centenas de pequenos anúncios e usando legendas genéricas para dificultar a identificação de conteúdo político.

Os anúncios atacavam principalmente Flávio Bolsonaro, utilizando vídeos com acusações baseadas em reportagens jornalísticas e grande alcance nas redes. Após serem retiradas do ar, novas páginas com o mesmo padrão passaram a divulgar conteúdos contra Flávio, Tarcísio e outros nomes da direita, além de impulsionar conteúdos favoráveis ao presidente Lula e ao ex-ministro Fernando Haddad (PT).

O que diz a Meta

A Meta informou que aplica regras para anúncios políticos, promove transparência e colabora com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Especialistas afirmam que esse tipo de estratégia pode desequilibrar o debate público, dificultar a identificação dos responsáveis e ampliar o alcance de conteúdos potencialmente enganosos, ainda que não configure propaganda eleitoral antecipada.

Perfis com impulsionamento

Todas as páginas usaram as mesmas táticas para driblar as restrições dos algoritmos, como legendas neutras, e pulverizaram a distribuição de recursos.

1. Radar do Planalto

  • Enviou informações para a Meta: 22 de abril

  • Primeira publicação impulsionada: 25 de abril a 7 de maio

  • Última publicação impulsionada: 3 de junho a 4 de junho

  • Gasto total: 373,8 mil

2. Dossier Brasil 24h

  • Enviou informações para a Meta: 22 de abril

  • Primeira publicação impulsionada: 25 de abril a 8 de maio

  • Última publicação impulsionada: 2 de junho a 11 de junho

  • Gasto total: 296,5 mil

3. O Contra-Fluxo

  • Enviou informações para a Meta: 23 de abril

  • Primeira publicação impulsionada: 25 de abril a 30 de abril

  • Última publicação impulsionada: 1 de junho a 4 de junho

  • Gasto total: 220,1 mil

4. Panorama Brasil

  • Enviou informações para a Meta: 3 de junho

  • Primeira publicação impulsionada: 10 de junho a 13 de junho

  • Última publicação impulsionada: 18 de junho

  • Gasto total: 78,3 mil

5. Olho no Erro

  • Enviou informações para a Meta: 8 de junho

  • Primeira publicação impulsionada: 10 de junho a 14 de junho

  • Última publicação impulsionada: 25 de junho (Ativa)

  • Gasto total: 65,9 mil

6. Contra a Maré

  • Enviou informações para a Meta: 8 de junho

  • Primeira publicação impulsionada: 9 de junho a 14 de junho

  • Última publicação impulsionada: 25 de junho (Ativa)

  • Gasto total: 54,1 mil

7. Lente Escura

  • Enviou informações para a Meta: 8 de junho

  • Primeira publicação impulsionada: 11 de junho a 15 de junho

  • Última publicação impulsionada: 26 de junho (Ativa)

  • Gasto total: 48,9 mil

Opinião dos leitores

  1. A esquerda fala que os blogueiros de direita são do gabinete do ódio e a esquerda?? Quem anda aí gastando milhões com a mídia? Esquerda tudo pode no STF! STF esquerdista!

  2. QUERO VER QUEM VAI ENTRAR NA LISTA DO XANDÃO. OU SEJA, NO INQUÉRITO DO FIM DO MUNDO. TÁ AÍ O FAMOSO GABINETE DO ÓDIO. “ACUSE-OS DO QUE VOCÊ FAZ, CHAME-OS DE QUEM VOCÊ É”.
    QUEM DISSO USA, DISSO CUIDA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘NÃO POLARIZADOS’: Eleitores que não rejeitam Lula, nem Flávio somam 27%, são voláteis e se guiam por pautas concretas, diz pesquisa Genial/Quaest

Foto: reprodução/O Globo

A parcela do eleitorado que não se identifica como antipetista nem antibolsonarista representa 27% dos brasileiros e pode ser decisiva na disputa presidencial de 2026. Segundo recortes inéditos da pesquisa Genial/Quaest, esse grupo é mais volátil, tende a decidir o voto com base em temas concretos, como economia, emprego e custo de vida, e não por alinhamento ideológico.

De acordo com o diretor da Quaest, Felipe Nunes, os ‘não polarizados’ respondem mais aos resultados percebidos do governo do que a discursos políticos, disse ao jornal ‘O Globo’. Por isso, o comportamento desta parcela do eleitorado pode mudar conforme o cenário econômico e político.

Imagem: reprodução/O Globo

A série histórica da pesquisa mostra que esse grupo oscilou entre 24% e 29% desde fevereiro e está em 27% em junho. No mesmo levantamento, 31% dos entrevistados se declararam antibolsonaristas, 29% antipetistas e 10% disseram rejeitar tanto o PT quanto o bolsonarismo. Outros 3% não souberam responder.

Quem são os ‘não polarizados’? 

Segundo a Quaest, os eleitores não polarizados são mais numerosos entre pessoas de menor renda e entre aqueles que se definem como independentes, sem identificação com a direita ou a esquerda. Atualmente, esse segmento demonstra maior aprovação ao governo Lula (51%) do que desaprovação (40%), mas o instituto ressalta que esse apoio não é consolidado e pode mudar conforme a conjuntura.

Na avaliação da pesquisa, a soma dos 27% de eleitores não polarizados com os 10% que rejeitam tanto o petismo quanto o bolsonarismo forma um universo de 37% do eleitorado considerado o mais disputado na corrida presidencial.

Opinião dos leitores

  1. Sou polarizado sim, onde a esquerda estiver estarei contra, pois a esquerda é o que tem de pior na política.

    1. Somos 2. Não adepto ao Partido das Trevas e nem a podridão que os seguem e se juntam a eles.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TARIFAÇO: Exportações do RN para os EUA caem 60,8% entre janeiro e maio de 2026 em comparação com o mesmo período do ano passado

Foto: Divulgação/Fiern

As exportações do Rio Grande do Norte para os Estados Unidos caíram 60,8% entre janeiro e maio de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados da plataforma Comex Stat, a queda representa US$ 38,2 milhões a menos em vendas ao mercado norte-americano.

No período, o RN exportou US$ 24,7 milhões para os Estados Unidos, o equivalente a 5,1% das exportações totais do estado. Apenas em maio, o recuo foi de 87,2%, com redução de US$ 26,1 milhões em relação ao mesmo mês de 2025.

A retração ocorre cerca de dez meses após o tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Apesar de a tarifa inicial de 50% ter sido revogada e substituída por uma taxa global de 10%, setores produtivos afirmam que os efeitos da crise comercial ainda impactam a economia potiguar.

Setor de pescados é o mais afetado

Os segmentos mais afetados são o de pescado, cujas exportações caíram 63,5% nos cinco primeiros meses de 2026, e o de açúcares e melaços, que registrou retração de 45% no mesmo período. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o estado busca ampliar mercados internacionais e adota medidas de incentivo para reduzir os impactos sobre os exportadores.

Com informações de Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Endireita RN reúne lideranças do Seridó e fortalece projeto de Álvaro Dias para o Governo do Estado

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou na tarde deste sábado da edição do Endireita RN realizada em sua cidade natal, Caicó. O encontro reuniu uma multidão de moradores, lideranças políticas e representantes de diversos municípios do Seridó, reforçando o apoio da região ao projeto de Álvaro para o Governo do Estado.

Durante o evento, Álvaro destacou a importância de realizar o encontro em Caicó, onde iniciou sua trajetória política, e reafirmou o compromisso de construir um plano de governo ouvindo a população de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

“Meus amigos de Caicó e de toda a região do Seridó, não havia lugar mais significativo para realizar este encontro do que a nossa terra. Foi aqui que tudo começou. Lembro da minha infância percorrendo as ruas de Caicó, estudando no Colégio Diocesano Seridoense, e da minha primeira campanha para deputado estadual, caminhando ao lado do povo seridoense.

Quero agradecer aos prefeitos, vereadores, lideranças e a todos que acreditam neste projeto. Vamos buscar novas indústrias para Caicó e para o Seridó, lutar pela Adutora do Seridó para garantir a independência hídrica da nossa região e continuar ouvindo a população para construir um governo que atenda às necessidades do povo.

Caicó precisa voltar a crescer, gerar oportunidades e retomar o caminho do desenvolvimento. Tenho convicção de que esse novo momento vai acontecer com muito trabalho e com Álvaro Dias no Governo do Rio Grande do Norte.”

O encontro contou com a presença do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira; da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra; da pré-candidata a deputada federal, Nina Souza; do senador Rogério Marinho; do deputado federal General Girão; do pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio; do ex-prefeito de Caicó e pré-candidato a deputado estadual, Bibi Costa; do pré-candidato a deputado federal Coronel Brilhante; dos deputados estaduais Gustavo Carvalho e Adjuto Dias; além de vereadores, ex-vereadores e lideranças políticas de toda a região.

Também participaram os prefeitos Rogério Couro Fino (Jardim de Piranhas), Silvana de Lalá (Jardim do Seridó), Horison José (Bodó), Aníbal Pereira (São João do Sabugi), Acácio Brito (Serra Negra do Norte), Iranildo Aciole (Lagoa Nova), Professor Amarildo (Ouro Branco), Fernandinho (Acari) e Dra. Tatiana (Santana do Seridó), Ademir (Ipueira), Chilon Batista (Timbaúba dos Bastista), além dos ex-prefeitos Serginho, Hudson Pereira, Robson de Araújo (Batata), Roberto Germano, de Caicó, Zé Lins (Currais Novos) e Luciano Lopes (Jucurutu), Serginho e Alysson (Serra Negra) e Ricardo, vice-prefeito de São José do Seridó.

Com ampla participação popular e de lideranças de todo o Seridó, o Endireita RN reafirmou a força do movimento na região e o compromisso de construir, ao lado da população, um projeto voltado à reconstrução e ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gastos da Secom do governo Lula com propaganda até junho de 2026 chegam a quase R$ 180 milhões

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Palácio do Planalto gastou R$ 178 milhões com publicidade entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2026, segundo dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Com isso, os gastos do governo Lula com propaganda desde o início do terceiro mandato chegaram a R$ 954,5 milhões.

Os investimentos da Secom foram de R$ 175,9 milhões em 2023, R$ 234,9 milhões em 2024, R$ 365,7 milhões em 2025 e R$ 178 milhões em 2026, até 15 de junho.

Os valores consideram apenas os gastos da Secom da Presidência e não incluem despesas com publicidade de ministérios, estatais e empresas de economia mista.

Grupos de mídia que receberam publicidade da Secom em 2026 (jan. a jun. de 2026)

  1. Grupo Globo — R$ 33,0 milhões
  2. Google Brasil — R$ 23,0 milhões
  3. Facebook/Meta — R$ 18,6 milhões
  4. Grupo Record — R$ 13,4 milhões
  5. SBT/SBT News — R$ 5,9 milhões
  6. Kwai Brasil — R$ 4,6 milhões
  7. Amazon/Prime Video — R$ 4,3 milhões
  8. JCDecaux — R$ 3,7 milhões
  9. ESPN/Disney+ — R$ 2,6 milhões
  10. Netflix — R$ 2,3 milhões
  11. Uber — R$ 2,0 milhões
  12. Eletromidia — R$ 1,9 milhão
  13. Grupo Jovem Pan — R$ 1,4 milhão
  14. CazéTV — R$ 1,3 milhão
  15. Max — R$ 1,2 milhão
  16. Grupo UOL/Folha — R$ 1,1 milhão
  17. Grupo Metrópoles — R$ 1,1 milhão

As campanhas publicitárias divulgaram 49 temas e tiveram 1.454 anúncios veiculados em TV, rádio, jornais, revistas, internet e plataformas de streaming.

Temas com as campanhas mais caras em 2026:

  • fim de ano de 2025 – R$ 36 milhões;
  • balanço do governo e panoramas nos Estados – R$ 32 milhões;
  • ações de oportunidade (também chamada de always on –é um gasto para manter campanhas ativas) – R$ 28 milhões;
  • isenção do Imposto de Renda – R$ 17 milhões;
  • governo presente nos Estados – R$ 12 milhões.

Nota da Secom:

“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na condição de órgão central do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), atua em estrita observância à legislação eleitoral e às normas que disciplinam a publicidade institucional da administração pública federal.

 “Os limites aplicáveis às despesas com publicidade institucional vêm sendo plenamente cumpridos pela pasta, com base nos critérios estabelecidos na legislação vigente e nas orientações jurídicas aplicáveis, inclusive por meio de sua regulamentação interna.

 “A Secretaria está à disposição para prestar todas as informações necessárias e destaca que apresentará, no foro competente, os esclarecimentos técnicos e jurídicos que se fizerem necessários.

 “Por fim, eventuais comparações entre exercícios distintos devem considerar as especificidades de cada período, as políticas públicas desenvolvidas, o planejamento anual de comunicação e as necessidades de campanhas de utilidade pública, não sendo adequada a comparação isolada de valores empenhados entre anos sem a devida contextualização.”

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Propaganda eleitoral disfarçada, na cara dura mesmo. E o MP dormindo em berço esplêndido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grupo Globo recebeu R$ 267 milhões de publicidade em 3,5 anos do governo Lula; valor é mais que o dobro do destinado à Record, segunda da lista

Foto: reprodução/montagem/Metrópoles

O Grupo Globo recebeu R$ 267,1 milhões em publicidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) durante três anos e meio do atual mandato de Lula na Presidência. O valor representa 25,6% dos R$ 954,5 milhões gastos pelo Palácio do Planalto com campanhas publicitárias no período.

A Globo foi a empresa que mais recebeu recursos, com um valor 118% superior ao destinado ao Grupo Record, o segundo que mais recebeu recursos com R$ 122,6 milhões. Em seguida aparecem a Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), com R$ 85,9 milhões, e o Google Brasil, com R$ 80,9 milhões.

O levantamento também motivou uma ação do PL no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido alega que o governo ultrapassou o limite legal de gastos com publicidade institucional no primeiro semestre de 2026 e pede a suspensão das campanhas publicitárias federais. O caso será analisado pelo ministro André Mendonça.

Grupos que mais receberam dinheiro da Secom do governo Lula com publicidade (jan/2023 a jun/2026)

  1. Grupo Globo — R$ 267,1 milhões
  2. Grupo Record — R$ 122,6 milhões
  3. Facebook (Meta) — R$ 85,9 milhões
  4. Google Brasil — R$ 80,9 milhões
  5. SBT/SBT News — R$ 68,7 milhões
  6. Grupo Bandeirantes — R$ 49,8 milhões
  7. Kwai — R$ 26,3 milhões
  8. TikTok — R$ 13,6 milhões
  9. RedeTV! — R$ 11,3 milhões
  10. Grupo Folha/UOL — R$ 9,4 milhões
  11. X (Twitter) — R$ 6,9 milhões
  12. Amazon/Prime Video — R$ 6,1 milhões
  13. CNN Brasil/Itatiaia — R$ 6,1 milhões
  14. Grupo Jovem Pan — R$ 4,4 milhões
  15. Grupo Metrópoles — R$ 4,4 milhões
  16. LinkedIn — R$ 4,1 milhões
  17. EBC — R$ 4,0 milhões
  18. JCDecaux — R$ 3,7 milhões
  19. Carta Capital — R$ 3,7 milhões
  20. Canal Rural — R$ 3,4 milhões
  21. Terra — R$ 3,4 milhões
  22. Uber — R$ 2,9 milhões
  23. Netflix — R$ 2,9 milhões
  24. Max — R$ 2,7 milhões
  25. Grupo Massa — R$ 2,7 milhões
  26. Terra Viva — R$ 2,7 milhões
  27. TV Cultura — R$ 2,6 milhões
  28. Veja/Abril — R$ 2,6 milhões
  29. Brasil 247 — R$ 2,6 milhões
  30. Pinterest — R$ 2,6 milhões

Os dados consideram apenas os gastos da Secom da Presidência e não incluem despesas de ministérios, estatais e empresas de economia mista, como a Petrobras.

Nota da Secom:

“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na condição de órgão central do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), atua em estrita observância à legislação eleitoral e às normas que disciplinam a publicidade institucional da administração pública federal.

 “Os limites aplicáveis às despesas com publicidade institucional vêm sendo plenamente cumpridos pela pasta, com base nos critérios estabelecidos na legislação vigente e nas orientações jurídicas aplicáveis, inclusive por meio de sua regulamentação interna.

 “A Secretaria está à disposição para prestar todas as informações necessárias e destaca que apresentará, no foro competente, os esclarecimentos técnicos e jurídicos que se fizerem necessários.

 “Por fim, eventuais comparações entre exercícios distintos devem considerar as especificidades de cada período, as políticas públicas desenvolvidas, o planejamento anual de comunicação e as necessidades de campanhas de utilidade pública, não sendo adequada a comparação isolada de valores empenhados entre anos sem a devida contextualização.”

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *