Imagens: Reprodução/GloboNews
A jornalista Malu Gaspar, da GloboNews, afirmou que o STF vive uma crise interna e já não teria força para resolver impasses do governo como fazia antes. Segundo ela, há desconfiança dentro da Corte em relação ao presidente Lula.
A avaliação é de que a investigação que alcançou o ministro Dias Toffoli, com relatório sobre indícios de suspeição envolvendo relação com o banqueiro Vorcaro, não teria avançado sem autorização do presidente.
De acordo com a jornalista, um dos pontos que agravaram o cenário foi a troca de relator nos casos envolvendo o Master e o INSS. Hoje, quem relata é o ministro André Mendonça, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ela afirmou que isso teria gerado desconforto no Congresso e em Brasília, inclusive em meio a relatos de que Mendonça teria sido boicotado politicamente por Davi Alcolumbre.
Malu Gaspar também comentou a votação na CPI envolvendo o Master. Segundo ela, havia um acordo entre Alcolumbre, o Centrão e a base do governo para barrar determinados requerimentos, tanto ligados ao chamado “Lulinha” quanto a um assessor de Alcolumbre citado como tendo relação com o chamado “careca do INSS”.
Ela disse que a derrota do governo em uma das votações teria sido vista como surpresa e atribuída, por interlocutores no Senado, a excesso de confiança.
Por fim, a análise destaca que Alcolumbre teria três decisões centrais nas mãos: encaminhar a indicação de Jorge Messias ao STF, tratar de um possível acordo envolvendo dosimetria e a CPI do Master e decidir sobre eventual autorização de quebra de sigilo do “Lulinha”.
Segundo a jornalista, qualquer decisão pode gerar judicialização. Ela também afirmou que, em Brasília, há a percepção de que o presidente manda na Polícia Federal — independentemente de isso ocorrer na prática, o que importa, segundo a análise, é como a situação é interpretada politicamente.
Dizer que só tinha 15 mil pessoas nessa manifestação é piada. Se fosse um evento qualquer estariam falando em 150 mil. Não sei a quem interessa ocultar os números reais aproximados dessas manifestações. Ainda bem que as fotos estão ai para quem quiser comprovar que não tinham apenas 15mil.
DESAFIO a qualquer Potiguar a responder: QUAL FOI A ULTIMA GRANDE OBRA AQUI DO ESTADO? Mas digo, grande obra mesmo, Significativa: Um novo Hospital geral, nova malha viária em Natal. Nada de maquiagem, canteiros, coisa pouca…
NATAL: Uma cidade parada no tempo, sem nenhuma evolução estrutural a mais de 10 anos, tirando a ponte NEWTON NAVARRO, que demorou anos a sair, foi mal projetada, houve gastos abusivos, teve de recomeçar um novo projeto. Desperdício de dinheiro publico.
Enquanto outras capitais sede da copa, existe em paralelo um conjunto de obras, aqui ganhamos NADA! Apenas somo uma cidade atrasada, entregue nas mãos dos mesmos politicos de sempre. Tá na Hora de mudar!
Os amores na mente as flores no chão
A certeza na frente a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição
Então vem vamos embora que esperar não é saber
e quem sabe faz a hora não espera acontecer
Então vem vamos embora que esperar não é saber
e quem sabe faz a hora não espera acontecer