Diversos

Frota de veículos chega a um milhão no RN

A frota de veículos no RN bateu a marca de um milhão de unidades na manhã desta quarta-feira (25). A marca simbólica ocorre no dia seguinte a uma data igualmente peculiar: a última partida da Copa do Mundo 2014 em Natal. Segundo informação do Detran/RN, às 11h28, a marca foi atingida.

O Setor de Estatística do Departamento, inclusive, já havia feito a projeção do alcance da marca ainda no ano de 2011. “Esta projeção aconteceu com relação ao comportamento do incremento de veículos na frota, durante anos, e a partir desses dados, realizamos uma estimativa baseada nos conhecimentos de regressão linear, método estatístico”, colocou uma das integrantes da equipe de estatística do Detran/RN, Branca Azevedo.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, o Rio Grande do Norte encontra-se na 17ª colocação a nível nacional e em quinto lugar a nível regional. Os estados do Nordeste que possuem frota superior ao do RN são Bahia (3,2 milhões), Pernambuco (2,4 milhões), Ceará (2,4 milhões) e Maranhão (1,2 milhão).

“Entretanto, há uma peculiaridade. A Bahia, por exemplo, tem mais carros pois é um estado maior e com uma economia mais desenvolvida. Todavia, se observamos a relação destes números com a população, vemos que o índice de motorização do RN é o maior do Nordeste. Realizamos um estudo e, para termos uma ideia, o número de pessoas por veículo é de 3,4, quando em 2008 esse número era maior que 5”, explicou o diretor-geral do Detran/RN, Willy Saldanha.

Ainda usando dados de dezembro de 2013 para explicar a situação, no Estado o número de veículos passou de 340.487, em 2003 para 965.824 em 2013. O que significa um aumento de 183,66% na frota, enquanto na população, para o mesmo período, o crescimento foi de apenas 16,82%. A média de veículos, para cada mil habitantes, subiu de 118 para 286 veículos, em uma década.

Em Natal, o quantitativo de veículos passou de 163.189 em 2003 para 335.042 em 2013. O que significa um aumento de 105,31% na frota, enquanto que a população de Natal cresceu 14,65% no mesmo período. A média de veículos, para cada mil habitantes, subiu de 219 para 392 veículos, em uma década, “maior do que a média regional”, salientou Willy Saldanha.

Tabela 01. Índice de motorização nos Estados da Região Nordeste Brasileira em 2013.

11111 2222222222

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] EX-ALIADA DE LULA: Roberta Luchsinger diz que o presidente não tem condições de governar e revela voto em Flávio


A lobista Roberta Luchsinger, conhecida por sua proximidade com Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, declarou ter votado no senador Flávio Bolsonaro (PL) neste segundo turno. Ex-apoiadora de Lula, ela afirmou que o presidente “não tem mais condições de governar o país”.

Roberta afirmou que votou nulo no primeiro turno e escolheu Flávio neste domingo, com “muita esperança de um país melhor e mais moderno”. A declaração foi publicada nas redes sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

ELEIÇÕES 2026 : TSE substituiu 1.351 urnas eletrônicas até as 15h30

Saulo Cruz/Agência Senado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou a substituição de 1.351 urnas eletrônicas até as 15h31 deste domingo (25), durante o segundo turno das eleições de 2026. O número representa 0,25% dos 499.248 equipamentos instalados no Brasil e no exterior.

Segundo o balanço da Justiça Eleitoral, nenhuma seção precisou recorrer à votação manual com cédulas de papel. As urnas com defeito foram substituídas por equipamentos de contingência.

São Paulo liderou em números absolutos, com 263 urnas trocadas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 146, e pelo Paraná, com 125. Proporcionalmente, Santa Catarina registrou o maior índice de substituições, com 0,44% dos equipamentos.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil registra 327 ocorrências e 34 prisões em flagrante no 2º turno, diz Ministério da Justiça

Foto: Divulgação/Polícia Federal

O esquema de segurança do segundo turno das Eleições 2026 registrou 327 ocorrências em todo o país até às 15h deste domingo (25), segundo balanço do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Campanha de Lula pede extensão do horário de votação em dez estados

Reprodução

A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a prorrogação do horário de votação em cidades de dez estados, alegando dificuldades no transporte público neste domingo (25).

Além da Bahia, onde o pedido envolve Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas, a solicitação cita municípios do Piauí, Paraíba, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Pernambuco e Roraima.

O pedido foi fundamentado em relatório do Instituto Democracia em Xeque, que reuniu relatos de eleitores sobre problemas de transporte. A campanha também solicitou que a medida alcance outras unidades da Federação onde sejam identificadas ocorrências semelhantes.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio pede ao TSE mais 2 horas de votação em 17 cidades de SP, PR e SC por causa de chuvas e alagamentos

Foto: Reprodução

A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a prorrogação da votação do segundo turno até as 19h em 17 municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A defesa alega que chuvas, alagamentos, interdições e falta de energia dificultaram o acesso de eleitores às seções.

O pedido foi encaminhado ao presidente do TSE, ministro Nunes Marques. A campanha também solicita que a divulgação dos resultados presidenciais só comece após o encerramento da votação nos locais beneficiados.

Em São Paulo, a solicitação abrange a capital e outros nove municípios. No Paraná, inclui Curitiba e Guaratuba. Em Santa Catarina, contempla Tijucas, Videira, Trombudo Central, Joaçaba e Águas de Chapecó.

Segundo a defesa, milhares de eleitores foram afetados por mudanças de locais de votação e problemas de acesso. Como alternativa, os advogados pedem que a extensão do horário seja autorizada em locais específicos ou que juízes eleitorais possam conceder até duas horas adicionais em seções prejudicadas por alagamentos, deslizamentos, interdições ou falta de energia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Não quero entrar nesse assunto, mas estamos monitorando”, diz Trump ao ser questionado se acompanha eleição no Brasil e se apoia Flávio ou Lula

Foto: Jonathan Ernst/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (25) que está monitorando as eleições no Brasil, mas não declarou apoio a nenhum candidato.

“Não quero entrar nesse assunto, mas estamos monitorando”, disse o americano ao ser questionado se acompanha a votação e se apoia o senador Flávio Bolsonaro (PL) ou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Antes do primeiro turno, Trump afirmou que as eleições no Brasil “são muito importantes”.

“O Brasil é um país muito importante, um grande país, as pessoas no Brasil são fantásticas, é uma eleição muito importante”, disse Trump a jornalistas ao sair da Casa Branca na ocasião.

O americano também elogiou a rapidez da apuração do primeiro turno e usou o resultado para voltar a criticar o sistema eleitoral americano.

Trump também afirmou que Flávio Bolsonaro teve uma grande vitória no primeiro turno, mas previu um segundo turno acirrado.

“Acho que vai ser uma eleição muito apertada. Acho que o Brasil será muito apertado. Bem, é uma grande vitória, apertada, mas uma vitória muito, muito grande. Impressionante, na verdade”, afirmou.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

[VÍDEO] Ônibus retidos em Salvador estavam adesivados irregularmente com número do PT e de Lula

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador (BA), em nota oficial publicada nas redes sociais, afirmou ter determinado a liberação de todos os ônibus das garagens, com a frota máxima, mesmo daqueles com adesivação considerada propaganda irregular.

O titular da pasta, Pablo Souza, foi preso em flagrante, por determinação do desembargador Maurício Kertzman Szporer, presidente do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia), por causa da redução da frota de ônibus durante o segundo turno das eleições. A decisão atende a um pedido da campanha do presidente Lula (PT).

Antes de ser preso, o secretário justificou o atraso na saída dos ônibus afirmando que os 73 veículos estavam irregularmente adesivados numa garagem com o número do PT.

A Semob informou que a liberação dos veículos, incluindo os adesivados irregularmente, busca facilitar o deslocamento dos eleitores. A secretaria disse ainda que a operação está sendo normalizada por meio do diálogo com representantes sindicais.

Opinião dos leitores

  1. O vídeo mostra meia dúzia de onibus adesivados. Segundo noticia do Estado, o Procon Bahia localizou 543 ônibus aptos para circular e parados nas garagens. A conta não fecha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

PT pede votação até as 19h em três cidades da Bahia; Nunes Marques aguarda relatório do TRE-BA para decidir

Foto: Reprodução TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, afirmou que aguarda informações do TRE da Bahia para decidir sobre o pedido do PT de ampliar a votação até as 19h em Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas. A solicitação foi apresentada neste domingo (25), após relatos de falta de transporte público.

“Vamos nos debruçar em detectar qual é o nível de problema que nós temos na Bahia”, declarou o ministro. Até a declaração, a prorrogação não havia sido autorizada.

Em Salvador, o presidente do TRE-BA, desembargador Maurício Kertzman, determinou a prisão do secretário de Mobilidade, Pablo Souza, por descumprimento da ordem de restabelecer integralmente a frota de ônibus.

O corregedor-geral do TSE, Ricardo Villas Bôas Cueva, classificou os relatos como graves pelo possível comprometimento do direito de voto. Ele encaminhou o pedido a Nunes Marques e solicitou informações atualizadas sobre o transporte coletivo nas três cidades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

ELEIÇÕES 2026: Eleitor joga urna no chão após discussão com mesários e é detido pela PF no Ceará

Foto: TRE-CE

Um homem arremessou uma urna eletrônica no chão após discutir com mesários na manhã deste domingo (25), em Fortaleza. Ele foi detido pela Polícia Federal. O caso ocorreu na Escola Adalberto Studart Filho, no bairro Planalto Ayrton Senna.

Segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, o homem não votava naquela seção e havia ido ao local para justificar a ausência. O desentendimento começou porque ele queria prioridade no atendimento.

A urna foi substituída e a votação continuou normalmente. De acordo com o TRE-CE, a mídia que armazena os votos foi preservada, sem prejuízo à contagem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

[VÍDEO] SUSPEITA DE COMPRA DE VOTO: Fernandinho, ex-vice-prefeito de Mossoró na gestão de Allyson Bezerra, é preso em frente ao comitê do PT

Fernandinho das Padarias, ex-vice-prefeito de Mossoró na primeira gestão de Allyson Bezerra (União Brasil), agora adversário do candidato ao Governo do Estado, foi preso neste domingo (25) em frente ao Comitê do PT.

De acordo com o vídeo que circula nas redes sociais, ele estava com R$ 3 mil escondidos embaixo do tapete do carro. A prisão se deu por suspeita de compra de voto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *