Jornalismo

General do exército bate forte no STF

Resultado de imagem para general augusto heleno

Ex-comandante na Amazônia e das tropas brasileiras no Haiti, o general da reserva Augusto Heleno, uma das vozes mais respeitadas no meio militar, divulgou texto ácido contra a soltura de presos condenados pela Lava Jato. “Será que os doutos ministros do STF avaliam o mal que têm causado ao País”, provocou.

Segue a íntegra:

“Será que os doutos Ministros do STF avaliam o mal que têm causado ao país? Ou o Olimpo em que vivem os afasta totalmente da consciência nacional? Façam uma pesquisa para avaliar o que a população honesta pensa, hoje, da instituição em que militam. Vossas Exas votam calcados em saber jurídico? Não parece. Para a imensa maioria, fingem fazê-lo. Em votos prolixos e tardios, dão vazão a imensuráveis vaidades, a desavenças pessoais e a discutíveis convicções ideológicas. Hoje, transmitem à Nação , alarmada pela criminalidade e corrupção que se alastram, uma lamentável insegurança jurídica e uma frustrante certeza da impunidade. Passam a sensação de que o Brasil, com esse Tribunal, não tem nenhuma chance de sair do buraco; e colocam em sério risco nossa combalida e vilipendiada “democracia”. Sabemos que são professores de Deus e lhes pedimos,apenas, que desçam do pedestal e coloquem o Brasil acima de tudo.”

Gen Ref Augusto Heleno Pereira

ELIANE CATANHÊDE – ESTADÃO CONTEÚDO

Opinião dos leitores

  1. Pasmem, na época de Lula e Dilma e com tantos escândalos o STF não era tão operante, o que aconteceu agora?? Esses urubus são um deserviço para nação brasileira, rumo ao fechamento do STF…

  2. Hoje assistimos com muita tristeza uma baixaria no STJ que considerei a falência desta instituição onde ministros trocaram sérias acusações entre eles mais uma vez. Agora pergunto, doravante, em quem devemos confiar? Lembro do que disse o Figueiredo no seu ultimo dia do mandato "Vocês vão sentir saudades destes tempos". Não é que ele tinha toda a razão.
    Parabéns pelas suas verdadeiras palavras. Boa sorte

  3. Pensem, está chegando o tempo das eleições, políticos se organizando, conchavos, articulações, candidatos se preparando para carregarem crianças no colo, dar beijinhos, beber nos nossos copos, tomar café nas canecas esmaltadas, comer no mesmo prato que nós, pobres otários….chegar na sua casa(casebre para eles, mas doce lar para nós) levando um pacote de arroz(tipo 3) 1 kg de feijão(cheio de gorgulho) 1 pacote de farinha, 1 pacote de macarrão(santa casa), biscoito maria, encomendam aos cabos eleitorais da comunidade(que se acham os poderosos porque tem a atenção dos larápios, claro, enquanto durar o pleito) para comprarem cachaça, cerveja(a mais barata e quente, para deixar tonto logo e fazer a felicidade geral da nação) ah ia me esquecendo, toucinho de barriga, chouriço( eu adoro, isso sim é que é comida que compramos e gostamos, sem precisar de esmola desses fdp). E ai acaba-se mais um período de 4(quatro anos) na mesmice, mediocridade, roubalheira, corrupção, saúde zero, edução menos zero e a conta bancaria do nossos "G O V E R N A N T E S(LADRÕES, BANDIDOS, CORRUPTOS, SAFADOS, GANGSTERES, ALUCINADOS COM O PODER….E MAIS UM PUNHADO DE COISAS QUE PREFIRO NÃO ESCREVER……..A CULPA É NOSSA, NÃO SEI, MAS FILHO MEU, FDP NÃO BEIJA, NO MEU COPO NÃO BEBE, NA MINHA CASA NÃO LEVA CACHAÇA NEM CERVEJA NEM TOUCINHO DE BARRIGA NEM CHOURIÇO, PORQUE ISSO EU TRABALHO E COMPRO…….PENSEM, SOMOS OBRIGADOS A COMPARECER ÀS URNAS, MAS NÃO SOMOS OBRIGADOS A VOTAR EM FDP NENHUM….
    MILITARES POR FAVOR….FAÇAM O QUE É O SEU DEVER….CUIDAR DA NAÇÃO E CUIDAR DA NAÇÃO NÃO É SOMENTE EM SITUAÇÕES DE GUERRA, O QUE ESTAMOS VIVENDO, MATA MAIS QUE QUALQUER GUERRA EM QUALQUER PROPORÇÃO….AJAM ENQUANTO É TEMPO.

  4. as ultimas reservas morais do nosso pais se constituem na policia federal, forças armadas e uma parte considerável do judiciário ( Dr. Moro e os que o cercam são os destaques) Saudades e muita do regime militar que esta imprensa capiciosa rotulou de ditadura militar. Hoje sim e ditadura: da fome, da miséria, do desrespeito, da violência e sobretudo da corrupção. ajudei a organizar o meu querido e saudoso PRONA do Dr. Eneas Carneiro onde fui membro da executiva nacional : que boas lembranças. BOLSONARO NELES

  5. Excelência, nós brasileiros patriotas, verdadeiramente, corroboramos e endossamos as palavras da mais legítima justiça, na verdade que precisa ser dita, e além disso, precisamos de resgatar a nossa Independência do Brasil, já que estamos há 31 anos em mãos de governos corruptos e comunistas, descompromissados com o país, no qual a desordem e a corrupção gerou o descontrole de comando do governo. Crise Institucional, Crise Moral, insegurança jurídica e por fim, tudo o que a desgraça dos sistemas atrelados à famigerada ratazana dessa corja de ladrões, como estão demonstrados nos processos, notórios das práticas criminosas dessa gente que se diz governos, travestidos de autoridades. desfraldadores da Pátria Brasil.
    Parabéns General HELENO, conte conosco, Brasil!

  6. Onde vai parar essa impunidade….Paciência tem limite…A população não vai suportar tanta.. .

  7. tem que voltarem para por ordem e respeito e depois o outro lema progresso pois é o que o pais espera dos senhores generais almirantes brigadeiros se imponham em defesa deste pais e desta população não deixem virar uma venezuela. á nação esta á espera dos senhores

  8. Gel pena que o povo brasileiro não sabem não entende e nunca viu o que é democracia. Eles só sabem e conhece a bandidadicia sua época não acabou General é preciso assumir esse país com pessoas de caráter e vergonha na cara. Todos esses bandidos dá corrupção estão presos e o líder está solto. É verdade esse país é uma vergonha conduzida por falsos democratas. É uma minutos de vândalos quebrando depredando e tocando fogo e até matando pessoas e ninguém faz nada. Será que não está na hora de uma força horroza e corajosa tomar uma atitude mais séria para trazer mais segurança para nós? Se o Brasil está mal das pernas e milhares de desempregados e cadê esse dinheiro todo roubado para a política despolitizada que não faz nada pelo povo é Brasil. Já sei homem corajoso e decidido é o Donald Trump que está faltando aqui. Não mandou só navios submarinos para a Coreia como disse que queria uma conversa com o presente boy de lá. Será que ele vai encarar. Quem é o Trump daqui. Pra botar ordem e progresso nessa casa. GOSTEI GENERAL.

  9. Mesmo sendo um general, não disse nada mais do que a verdade? Quem poderá se contrapor contra o que é verdade?

  10. A linguagem culta desse brilhante General. Traduz o conhecimento acerca do que é moral e imoral do que é lícito e ilícito do que é aceitável e inaceitavel e deixa claro que muitos dos ministros do STF estão abusando da capacidade intelectual do povo Brasileiro quando de suas decisões em determinados julgamentos deixam claros que estão agindo em desacordo com o ordenamento Jurídico positivo e os anseios da sociedade. Sociedade essa que não tem mais aquém recorrer diante do que podemos chamar de estupro à Constituicao Federal de 1988 e a Maralidade jurídica praticados por quem deveriam Guardiar e Honrar. E diga-se de passagem. São bem pagos para cumprir essa Fácil Missão….E ainda deixam a enteder que São Corrompidos. …..

  11. Por isso mesmo, é que o exercito continua sendo uma das Instituições mais respeitadas do País. De vez em quando, aparece alguem para acender a toxa de nosso patriotismo e nos estimular a voltar acreditar na democracia.

  12. 95% dos comentários afirmando que a "solução" passa pela militarização do Executivo. Excelente! Palmas! Mais uma vez se perde uma grande oportunidade de se debater um projeto de nação e se diminui esse debate tão importante nesse momento de inflexão a um regime de governo. Nunca houve na história da humanidade um país que tenha se desenvolvido à base de reducionismo intelectual de seu povo. Muito pelo contrário…
    Evidentemente que após os meu comentário virão tantos outros me adjetivando jocosamente. Este é o brasil de hoje, em que sua primeira letra (escrita de propósito em minúscula) se apequena a cada dia…

  13. Voces que tem pder siga o exemplo do General Castelo Branco. Feixe este senado e. Esta camera podre

  14. Pena que o pedestal que os doutores estão é alto demais e inatingível pelo caos que eles estão ajudando a criar. O STF está confirmando que é um maravilhoso negócio ser desonesta neste País.

  15. Interessante que ninguém ficou tão indignado com a soltura de Eike Batista ou por que Henrique Alves e a Mulher de Cunha ainda estão soltas?

  16. Não se iludam, pois a revogação da prisão preventiva do ex-ministro José Dirceu foi utilizada para beneficiar os outros investigados da Lava Jato, mais próximos da elite brasileira.
    "Escandaloso é determinar a soltura de José Dirceu somente para garantir um precedente que possa aproveitar outros ameaçados por Curitiba que pertençam ao clube dos intocáveis".
    "Às favas com a coerência. Para tornar a mudança de ventos mais assimilável pelos críticos costumeiros do carnaval curitibano, resolveu-se começar por José Dirceu, como boi de piranha. Assim, pensou-se, calariam aqueles que enxergassem oportunismo e seletividade na atitude dos magistrados inovadores".
    Por que essa mudança de entendimento e atitude justamente agora que Tucanos começam a cair na rede de corrupção?

  17. Reúna a tropa peça licença e reorganize o Brasil conforme o desejo dos cidadãos de bem . Moro na Paraíba e terá meu apoio incondicional.

    1. Até a tropa entrar na sua casa e lhe torturar até a morte. Pense num povo pra conversar M. são os Brasileiro. Quem coloca esse povo lá, somos nós. Temos eleições de DOIS EM DOIS anos, quer democracia melhor que essa? Agora, se na época de eleição, o povo vende o voto por um santinho, o problema não são dos militares.

    2. vá estudar tiago, a baderna da época só se resolvia dessa forma com os Bandidos da laia de Dilma, chico buarque e Dirceu

    3. Regime militar era ruim para quem é ruim pra gente boa é bom entendeu menino?

  18. ate que enfim meu bom deus apareceu um general para falar pelo povo do brasil quarenta porcento da populaçao carceraria do pais e condenada na primeira estancia vao soltar todos que cndiçoes financeira temos que passar o rodo e nao passar a limpo acorda brasil militares ja ja

  19. O general não falou nada que não seja o que o brasileiro está presenciando todos os dias. Ministros que parecem mais canalizadores de ideologias políticas. O país par alguns se resume ao chá que lhes proporcione reinado. Essa é e uma sustentação dá nação que jamais poderia ser maculada, desacreditada pelo povo.

  20. Pena que eles o ladrões de toga, não escutam e se escutam não mudam nada.
    Temos que tirar todos os poderosos que estão a cada dia acabando com o Brasil em benefício próprio.

  21. Parabéns ao General pela incisivas palavras que traduzem o sentimento do parcela honesta do povo brasileiro.

  22. Lembrando que os generais da ATIVA foram TODOS ESCOLHIDOS e PROMOVIDOS PELO PT nos 13 anos que estiveram no poder. Quem sabe essa é a razão do imperialista silencio das forças armadas diante do que estamos vendo nesse pais sem rumo e sem segurança jurídica, pois as cortes a cada dia decidem situações semelhantes de forma diferente. Só quem fala sobre o atual momento brasileiro são os generais da RESERVA que NÃO DEVEM FAVOR ao PT.

  23. Que espécie de "democracia" é essa, onde uns poucos apaniguados se acham no direito de tomarem para si os valores financeiros oriundos de 40% de tributos impostos a tudo que a sociedade consome, enquanto quem deveria receber o retorno morre em corredores de hospitais, nas ruas e em casa pelas mãos dos bandidos, permanece analfabeto pela falta de estrutura educacional e todas as mazelas pelas quais passa esse pobre Brasil e no primeiro sinal de moralização que aparece, um Supremo que deveria respaldar essas ações, coloca tudo na lata do lixo e ainda se acham deuses! Faça-me o Favor! Militares neles!

  24. Hoje no Brasil, a impressão é q não tem mais jeito, só conversa não vai resolver nada…
    Na Câmara , a polícia legislativa conquistaram na tora, na raça. Os canalha DEPUTADOS, ficaram todos cágados!! !!

  25. Falou tudo, além do mais usou um vocabulário tão rico que me deixou pasma, será que os ministros conhecem? 'o vocabulário", Já que eles fingem não conhecer a realidade ou substimam a nossa inteligência.

  26. Sou um ex-Militar, pois servi ao Exército brasileiro e sempre fui a favor da DEMOCRACIA, pois não existe maior soberania do que o voto do povo. Permanecerei acreditando que esse será o eterno caminho. Mas concordo plenamente com o General, pois eu já mencionei em outros comentários, que a maior corrupção em nosso país 70% da culpa é das nossas leis flouxas e cheias de brechas para a impunidade, não bastando isso, temos tribunais dessa natureza, que agem com favorecimentos e brincadeiras com a cara do nosso povo. Aonde fica a responsabilidade e respeito que merecemos. É hora dos tribunais serem eleitos por votos, basta de velhos gagar e irresponsáveis, apadrinhados de políticos, achando que estão acima de tudo e de todos. NESSE PONTO CONCORDO PLENAMENTE COM O GENERAL.

    1. O Brasil precisa de Militares no comando desse País

  27. Toda essa corrupção só foi possível pela conivência ou omissão do poder judiciário, está ficando cada dia mas claro com a lava jato.

  28. Texto excelente. Está na hora de acabar com essa impunidade, corrupção e insegurança. O povo trabalhador e sofrido merece respeito, só lembrado na hora do voto. Espero que nas próximas eleições, seja dado o troco.

  29. O STF não é que dar a sentença? Então o que podemos mais esperar da justiça? Mais corrupção apoiada pela justiça? É isso , essa coja judiciária n vai ser punida? Serar que é preciso Deus mandar as Divindades a terra cortar a cabeça dos corruptos em praça publica ? So falta os poderes Divinos se manifestar para punir todos os politicos e a justiça extinguir , e ser criado uma lei horizontal pq essa vertical a justiça brasileira já deturbou. Que brasileiro bostas essa coja de ladrão corruptos . O lugar de vcs estar sendo preparados no inferno .

  30. Nós cidadãos brasileiros, estamos revoltados com tanta negligência voluntária da maioria dos ministros do STF e. Muitos Juízes. que tem o dever
    Em prestar um serviço de qualidade e nao o fazem.

  31. Parabéns General pela indignação, não só o senhor mas todos os Brasileiros de bem que luta para ter um pouco de dignidade nesse País.Amamos nosso Brasil para ver tanta pouca vergonha e desrespeito com a População.

  32. Intervenção militar só presta se for pra mandar todos os polilticos para o exilio e fechar o supremo.

  33. A cada dia que passa, tenho a plena certeza que o crime no Brasil, é muito bem compensado. VERGONHA.

  34. A história vai contar essa vergonha vivida por todos nós brasileiros nesse momento lamentável do Brasil.

  35. Parece q a coisa começa a mudar….
    Não demora, as tropas sairão às ruas para botar ordem nas instruções "podrecidas" …

  36. Parabéns para o General e cartão vermelho para quem redigiu o título do texto: "General do exército"? kkkkkkk

  37. Excelente nota ,honem íntegro e corajoso,diferente dos que se acham Deuses ,lugar de ladrao é na cadeia

  38. Muito bem GENERAL. Alguém tem chamar a atenção desse povo lá de cima. Alguns pensam que são donos do BRASIL.

  39. Brasil… Já cheguei a acreditar neste país, hoje sinto é muito vergonha de ter nascido nele! Um país paraíso dos bandidos e corruptos!

    1. Respeito seu sentimento mas, o país não tem culpa de nada. A culpa é nossa (povo) que nunca soube votar. Votam esperando benefícios próprios (ridiculos) e nem sempre recebem.a promessa. A ignorância e pobreza do povo servem.de votos aos ladrões travestidos de salvadores do povo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Turista de São Paulo é morto a tiros em restaurante de Porto de Galinhas

Foto: Reprodução 

Um turista foi morto a tiros, na noite do último domingo (4), dentro de um restaurante à beira-mar de Porto de Galinhas, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (PE). A vítima, de 32 anos, natural de São Paulo, jantava com a companheira no estabelecimento e morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. A vítima foi identificada como Rafael Ventura Martins, natural de São Paulo.

O autor do crime fugiu após o ataque e, até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre sua identificação ou prisão.

A PCPE (Polícia Civil de Pernambuco) investiga o homicídio e apura se o crime pode ter sido motivado por um desentendimento ocorrido momentos antes, hipótese que ainda está em investigação. A PMPE (Polícia Militar de Pernambuco) informou, em nota, que foi acionada na noite do domingo (4), após relatos de disparos de arma de fogo em um restaurante localizado na orla de Porto de Galinhas. Ao chegarem ao local, equipes do 18º Batalhão constataram o óbito do homem.

Segundo a PCPE, um inquérito foi instaurado para apurar o homicídio consumado, sob responsabilidade da 15ª DPH (Delegacia de Polícia de Homicídios). Diligências foram iniciadas para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar o autor dos disparos. Imagens de câmeras de segurança do restaurante e de áreas próximas foram solicitadas e devem auxiliar as investigações.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Chapada Diamantina é palco do Torus Festival, evento imersivo que une ‘arte e cultura’

O município baiano de Iramaia, na região da Chapada Diamantina, foi palco do Torus Festival, evento descrito pelos organizadores como multicultural que combina arte, cultura e sustentabilidade em um ambiente natural único, entre 29 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, organizado pela chamada Torus Community.

Ainda segundo os organizadores, o festival reúne multiculturalidade (música, arte visual, performance etc.), foco em sustentabilidade, conexão comunitária, e desenvolvimento local – sociocultural, econômico e ambiental da região.

BZ Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ditador cubano Díaz-Canel admite que fazia segurança pessoal de Maduro

Díaz-Canel e Maduro | Foto: Reprodução/redes sociais

O ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, afirmou no domingo (4) que cubanos atuavam na segurança pessoal do ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro.

Em publicação nas redes sociais, ele homenageou “combatentes cubanos” mortos durante a operação dos Estados Unidos que resultou na captura de Maduro e de sua esposa, afirmando que eles ajudavam a proteger o casal a pedido da Venezuela.

Honra e glória aos bravos combatentes cubanos que tombaram enfrentando terroristas vestindo uniforme imperial, que sequestraram e removeram ilegalmente de seu país o presidente da Venezuela e sua esposa, cujas vidas eles estavam ajudando a proteger as nossas a pedido daquela nação irmã“, escreveu Díaz-Canel no X.

Segundo a agência estatal Prensa Latina, o governo cubano decretou dois dias de luto em homenagem aos mortos, descritos como integrantes das Forças Armadas Revolucionárias e do Ministério do Interior. O texto diz que eles morreram em confrontos diretos ou em bombardeios durante a ação militar dos EUA na Venezuela.

O jornal oficial Granma informou que 32 cubanos perderam a vida na operação americana em território venezuelano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula injetou quase R$ 1 bilhão do Brasil na ONU

Foto: Angela Weiss/AFP

Coluna Cláudio Humberto – Diário do Poder

Funcionando basicamente como palco para lacração, a Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiu colocar no bolso mais de US$170,3 milhões dos esfolados brasileiros apenas nos últimos três anos de Lula (PT) na presidência do Brasil. Em conversão direta, usando ferramenta disponibilizada pelo Banco Central (BC), o montante supera os R$925,6 milhões. O caminhão de dinheiro não é suficiente para garantir o sonho do petista de ser membro permanente do Conselho de Segurança.

Quarto de bilhão

Enquanto o governo Lula espreme para arrancar até a última gota do salário do brasileiro, doou, em 2025, US$48 milhões (R$260,9 milhões).

Sem dó

Em 2024, o brasileiro levou a maior estocada para bancar a ONU, mais de US$63,4 milhões, que convertidos ultrapassam os R$344,6 milhões.

Nosso dinheiro

Primeiro ano do Lula 3, o petista já mostrou (com o bolso alheio) que seria generoso e deu US$58,8 milhões; mais de R$320 milhões.

Coluna Cláudio Humberto – Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Moradores de cinco bairros de Natal relatam ter ouvido trocas de tiros na madrugada desta terça-feira (6)


Moradores de ao menos cinco bairros de Natal relataram ou registraram trocas de tiros durante a madrugada de terça-feira (6).

Segundo informações do Via Certa Natal, através de relatos e imagens, tiros foram ouvidos por moradores dos bairros de Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Mãe Luiza e Tirol. O que chamou a atenção é que as trocas de tiros aconteceram praticamente no mesmo horário nas diversas localidades.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Venezuela detém 14 jornalistas em sessão da Assembleia Nacional; um deles foi deportado

Foto: Jesus Vargas/Getty Images

Pelo menos 14 jornalistas e profissionais da imprensa foram detidos em Caracas durante a sessão de instalação da Assembleia Nacional. Segundo o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa da Venezuela (SNTP), 13 atuavam para veículos internacionais e 1 para um meio nacional. Desses, 13 foram liberados sem apresentação formal às autoridades e 1 foi deportado; as nacionalidades não foram divulgadas.

De acordo com o sindicato, os profissionais tiveram equipamentos revistados, celulares desbloqueados à força e dados pessoais, como chamadas, mensagens e redes sociais, inspecionados dentro e nos arredores da Assembleia e na região de Altamira. O SNTP afirmou que, apesar das liberações, 23 jornalistas e trabalhadores da comunicação seguem presos no país, classificando a situação como “alarmante”.

O sindicato também denunciou restrições à cobertura da sessão, com proibição de transmissões ao vivo, gravações e fotos. Ao menos três jornalistas teriam sido detidos por agentes da Direção Geral de Contrainteligência Militar (DGCIM), levados ao Palácio Legislativo e submetidos à verificação detalhada de seus celulares.

As detenções ocorreram após a captura de Nicolás Maduro e de sua esposa por forças dos Estados Unidos, no sábado (3). No mesmo contexto, a Assembleia Nacional, controlada pelo chavismo, reelegeu Jorge Rodríguez como presidente e deu posse a Delcy Rodríguez como presidente interina, a primeira mulher a chefiar o Executivo venezuelano.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ONU diz que operação de captura de Maduro pelos EUA na Venezuela violou ‘princípio fundamental’ do direito internacional

Foto: Angela Weiss/AFP

A ONU afirmou nesta terça-feira (6) que a operação militar dos Estados Unidos em Caracas, que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, violou princípios fundamentais do direito internacional.

“Os Estados não devem ameaçar nem usar a força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado”, disse Ravina Shamdasani, porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU.

A declaração ocorre três dias após a ação dos EUA, realizada no sábado (3), quando a capital venezuelana foi alvo de explosões durante a operação para prender Maduro. Trata-se do posicionamento mais duro da ONU até agora; anteriormente, o organismo havia se limitado a manifestar preocupação e pedir desescalada.

A ofensiva norte-americana foi condenada por diversos países. Rússia e China, aliados de Maduro, reforçaram críticas em reunião de emergência do Conselho de Segurança na segunda-feira (5). Pequim classificou a ação como “bullying”, enquanto Moscou chamou o governo Trump de “hipócrita e cínico”.

A Casa Branca afirmou que a operação foi uma ação de “cumprimento da lei”, destinada a apoiar o Departamento de Justiça dos EUA na execução de um mandado de prisão contra Maduro. Especialistas indicam, no entanto, que a legalidade da ação deverá ser contestada e que normas da ONU sobre o uso da força teriam sido violadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Joelma, Raí Saia Rodada, Mução e Renan da Resenha agitam o Fest Verão de Muriú

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ceará-Mirim realiza, no próximo final de semana, nos dias sábado (10) e domingo (11), o Fest Verão de Muriú, uma grande programação que reúne esporte, humor e atrações musicais de destaque nacional, com o objetivo de fortalecer o turismo e movimentar a economia do litoral do município durante o período de alta estação.

A abertura do evento acontece no sábado (10), pela manhã, com a Corrida Muriú Run, que passa a integrar oficialmente o calendário esportivo do município a partir deste ano, consolidando-se como mais um incentivo à prática esportiva e à ocupação saudável dos espaços públicos.

À noite, a partir das 22h, o público confere um grande espetáculo de humor, com apresentações de Mução, Renan da Resenha e Zé Fabiano, garantindo entretenimento para moradores e visitantes.

No domingo (11), a programação continua a partir das 17h, com o Pranchão em Muriú, trazendo o show de Joelma, em percurso que sai do posto de gasolina em direção à Arena Muriú. O encerramento do Fest Verão acontece na Arena, com show de Raí Saia Rodada, prometendo fechar o evento em grande estilo.

De acordo com o prefeito Antônio Henrique, o Fest Verão foi planejado para valorizar o litoral e impulsionar o desenvolvimento local.

“Estamos preparando um verão especial para Muriú, pensado com muito carinho para nossa população e para quem nos visita. É um evento que gera lazer, fortalece o turismo, movimenta a economia local e valoriza o nosso litoral”, destacou.

O Fest Verão de Muriú reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção de eventos que unem lazer, cultura, esporte e geração de renda, consolidando Ceará-Mirim como um dos principais destinos do litoral norte do Rio Grande do Norte durante o verão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Procon Natal alerta para regras de cobrança em barracas de praia

Foto: Magnus Nascimento

O episódio de violência registrado em Porto de Galinhas (PE), após desentendimento sobre cobrança por cadeiras e guarda-sol, acendeu o alerta em praias turísticas do Nordeste e trouxe o debate para a orla de Ponta Negra, em Natal. Diante da repercussão, o Procon Natal reforçou que a cobrança pelo uso da estrutura é permitida, desde que feita de forma clara, transparente e sem exigência de consumação mínima.

Segundo a diretora-geral do órgão, Dina Pérez, as principais denúncias recebidas envolvem cobrança de valores não informados previamente, diferença entre preço anunciado e o cobrado na conta, taxas extras sem aviso e distinção de preços entre turistas e moradores. “O Código de Defesa do Consumidor não proíbe a cobrança pela estrutura, mas veda qualquer tipo de condicionamento ou imposição de consumo”, explica.

Em Ponta Negra, barraqueiros afirmam que adotam regras claras para evitar conflitos. Alguns estabelecimentos liberam cadeiras e guarda-sol mediante consumo, enquanto outros cobram um valor fixo pelo uso, abatido caso o cliente consuma no local. Trabalhadores destacam ainda os altos custos de manutenção das barracas, cadeiras e guarda-sóis como justificativa para a cobrança.

O Procon informou que intensificou ações educativas e fiscalizações durante o veraneio para orientar comerciantes e proteger consumidores. Em caso de irregularidade, a recomendação é reunir provas como fotos, nota fiscal e identificação do estabelecimento e registrar denúncia pelos canais oficiais do órgão ou junto à Prefeitura do Natal.

Com informações da Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo prepara resposta silenciosa para possível nova onda de venezuelanos

Foto: Bruno Kelly/Reuters

O governo brasileiro trabalha de forma reservada na atualização de um plano de contingência para lidar com um possível aumento do fluxo migratório vindo da Venezuela, diante do agravamento da crise política e diplomática no país. A movimentação ocorre após a ofensiva dos Estados Unidos que resultou na prisão de Nicolás Maduro e elevou a tensão regional.

Publicamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adota um discurso de cautela e defesa da soberania venezuelana, tentando se posicionar como articulador no Mercosul. Nos bastidores, porém, equipes técnicas discutem cenários há cerca de um mês, prevendo impacto direto nas fronteiras brasileiras, especialmente em Roraima.

A principal base da estratégia segue sendo a Operação Acolhida, criada em 2018, responsável por recepção, abrigo, regularização e interiorização de venezuelanos. Após o ataque dos EUA, cerca de 2 mil militares passaram a atuar diretamente na fronteira, com outros 10 mil espalhados pelo estado, enquanto o governo avalia reforço logístico, ampliação de abrigos e integração com políticas de saúde e assistência social.

Dados do Observatório das Migrações Internacionais mostram que, até outubro de 2025, o Brasil registrou quase 1,9 milhão de entradas migratórias. Os venezuelanos lideram com folga: 68.512 registros na categoria de acolhimento e 7.228 reconhecimentos como refugiados, evidenciando o peso do país vizinho na política migratória brasileira.

Com informações do R7

Opinião dos leitores

  1. Na verdade o fluxo será inverso agora. Ninguém saiu de lá pq era bom. Foram expulsos de seu país pra sobreviver

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *