Gilmar Mendes arquiva outro inquérito contra Aécio Neves

Foto: Fred Magno/O Tempo/Folhapress – 07.10.2018

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o arquivamento de um inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), no qual é investigado por supostamente ter atuado para fraudar registros do Banco Rural remetidos à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correios, em 2005.

O arquivamento havia sido pedido pela Procuradoria-Geral da República em setembro. O inquérito tinha como base a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral, que presidiu a CMPI e relatou ter sido procurado por Eduardo Paes, então deputado pelo PSDB, que lhe teria pedido, em nome de Aécio, o adiamento do prazo dado ao Banco Rural para o envio dos documentos, de modo a haver tempo para a fraude.

O objetivo, segundo Delcídio, seria maquiar dados que pudessem revelar esquema semelhante ao Mensalão, sendo operado pelo publicitário Marcos Valério na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em benefício do então governador Aécio Neves e de seu vice, Clésio de Andrade.

Ao pedir o arquivamento do inquérito, Raquel Dodge argumenta que “a autoridade policial não recolheu provas ou elementos de convicção suficientes para corroborar as declarações do colaborador e permitir a instauração da ação penal”.

Gilmar Mendes acatou os argumentos da PGR. Este é o segundo inquérito contra Aécio arquivado pelo ministro este ano. O outro, arquivado em junho, dizia respeito ao envolvimento do senador em desvios em Furnas, umas das subsidiárias da Eletrobras.

R7

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. realmadriddepiumgenerico disse:

    O Aecim, além de tudo, é mágico. Conseguiu fazer desaparecer os 50 milhões de votos que teve. Com certeza, o bolsodoido também, e fará desaparecer os milhões de votos que tem em breve. Os milhões de Cunha também desapareceram e os milhões de Temer que entraria para resolver os problemas. A capacidade de desaparecer dos seus apoiadores é uma coisa a ser estudada. Desaparecem até uma nova campanha contra o PT, voltam a ser qualquer coisa.

    • Maria disse:

      Fizesse a conta de quantos votos desapareceu de dimanta… Vergonha o gopi tão cantado em verso e prosa, num deu nem pra eleger a presidanta mais honesta da face da terra, no mandato de senador. Kkkkkkk. O povo acordou idiota.

  2. BADER disse:

    Gilmar Mendes é recordista nisso.

  3. Anderson disse:

    O dele tá guardado… MORO MINISTRO DO STF!

  4. Paulo disse:

    Não é PT, tá tudo certo. VERGONHA.

    • Tico disse:

      Gilmar Mendes é o New pt, junto com levanovisk, tofoli soltaram o maiores ladrões flagrado pela lava jato, Dirceu, Aécio e mais uns 50, mas, bolsonaro e moro vem aí

COMENTE AQUI