Televisão

Globo segue política de contratos por obras; confira atores nesta situação

globologoaniversarioCom 50 anos comemorados em abril deste ano, a Globo vem passando por mais uma mudança profunda nos bastidores de sua dramaturgia. Ainda que o telespectador não perceba, artistas globais estão passando por uma readequação na relação de trabalho que possuem com a emissora carioca.

A Globo decidiu mudar algumas estratégias do uso de seu orçamento. Motivada por fatores externos, como a crise e pelo desaquecimento de concorrentes, como a Record, e por razões internas, como o remanejamento de verba para outros investimentos, o canal vem gastando cada vez menos com contratos fixos.

Artistas que antes contavam com a comodidade de um salário fixo estando ou não no ar são cada vez mais raros. Tal privilégio é restrito a nomes de porte, bastante demandados ou promissores. Encaixam-se nesta lista Fernanda Montenegro, Regina Duarte, Antonio Fagundes, Glória Pires, Bruno Gagliasso, Mariana Ximenes, Adriana Esteves, Camila Pitanga, dentre outros.

A situação atravessada pelo artístico da Globo é totalmente diferente de dez anos atrás, quando temendo o avanço da Record, vários atores tiveram seus contratos renovados – e até mesmo os que não contavam com tal recurso passaram a contar. O que acontece agora, no entanto, não fecha as portas para nenhum deles: alguns, inclusive, já voltaram ao canal mesmo após o término do vínculo. O único requisito é a existência de demanda que se justifique tal gasto.

O NaTelinha separou uma lista de dez nomes consagrados na TV e que por muitos anos tiveram contratos fixos mas que agora, mesmo estando no ar na própria Globo, estarão livres para novos projetos após o término dos atuais. Confira:

Priscila Fantin

priscila-fantiniLançada na Globo em 1999, em “Malhação”, Priscila Fantin trabalhou durante 16 anos na emissora. Agora, no entanto, ela perdeu seu contrato fixo. Sua última produção neste acordo havia sido “Boogie Oogie”, do autor Rui Vilhena.

Priscila teve como auge de sua carreira entre os anos de 2003 e 2007. Neste período, ela se destacou como a Olga, de “Chocolate com Pimenta”. Também deu vida à Serena, protagonista do fenômeno “Alma Gêmea”. Já em 2007, protagonizou a novela das sete “Sete Pecados” como a Beatriz. As três produções foram de autoria de Walcyr Carrasco, um dos maiores responsáveis pelo espaço conquistado na TV.

No entanto, Priscila Fantin passou a recusar convites sob justificativa de uma crise pessoal. Ela, por exemplo, não aceitou fazer “Caras & Bocas” e nem “Morde & Assopra”, ambas de Walcyr, que ficou chateado com a recusa. Neste meio tempo, ela teve um papel menor em “Tempos Modernos”, um dos maiores fracassos da história das 19h da Globo. Foram quatro anos sem atuar em novelas até que foi convidada para uma participação em “Malhação – Casa Cheia”. Ela praticamente emendou a história com “Boogie Oogie” e agora deixou o canal.

gutastresser-atrizGuta Stresser

Diferente de Priscila Fantin, que passou por diversos trabalhos e fases ao longo dos últimos anos, Guta Stresser teve uma passagem mais linear na Globo.

Ainda que nunca tivesse sido considerada uma atriz do primeiro time, Guta passou os últimos 15 anos como contratada fixa da Globo por conta de “A Grande Família”, onde interpretou a Bebel. Ao longo deste período, ela também fez trabalhos paralelos no cinema – inclusive o próprio filme do seriado, lançado em 2007.

Com o término de “A Grande Família” há quase um ano, Guta teve algumas semanas de férias e logo foi escalada para a série “Amorteamo”, encerrada no último dia 5. Sem perspectivas para novos trabalhos, o contrato da atriz chegou ao fim sem ser renovado.

helena-ranaldi-atrizHelena Ranaldi

Lançada pela extinta Manchete no começo dos anos 90, Helena Ranaldi chegou à Globo em 1992 com “Despedida de Solteiro” – que será reprisada pelo Canal Viva a partir do dia 29 -. Foi ganhando espaço e simpatia de vários autores e diretores, até que seu nome se consagrou em “Quatro por Quatro”, de Carlos Lombardi, e se tornou uma das favoritas de Manoel Carlos, com quem trabalhou em “Laços de Família”, “Presença de Anita”, “Mulheres Apaixonadas”, “Páginas da Vida” e “Em Família”.

Helena também chegou a ter um relacionamento com Ricardo Waddington, diretor de algumas destas produções – como “Laços” e “Presença de Anita” -, e pai de seu filho Pedro. A relação durou 10 anos e se encerrou em 2004. Mesmo assim, os dois trabalharam juntos em outras oportunidades, como em “A Favorita”.

Apesar de bem cotada na Globo, Helena não tinha um histórico frequente de atuações. Sua média ao longo da última década era de uma novela a cada dois anos – o que fazia com que a emissora lhe pagasse uma média de um ano de salário para cada um ano envolvida em gravações -. A conta não era interessante ao canal, que optou por demandar Helena apenas quando houver um papel para ela.

Totia Meirelles

Uma das mais recentes baixas da Globo foi a de Totia Meirelles. A atriz, que teve “Alto Astral” como seu último trabalho, não tem mais vínculo algum com a emissora.

Totia tem um histórico de vários papéis de destaque e prestigiados na Globo – foram mais de 25 ao longo dos últimos 20 anos. A vilã Wanda em “Salve Jorge”, por exemplo, foi um deles. Além disso, a atriz passou por diversas faixas e diversos produtos, como novelas, seriados e participações especiais.

Até que seja convocada novamente, tanto na Globo como em qualquer outro canal, Totia Meirelles pode ser vista na reprise de “Malhação” no Canal Viva. Ela interpretou a Sandra na temporada de 2003.

marcio-garcia-totia-atoresMárcio Garcia

Recontratado da Globo em 2008, após um período de aproximadamente três anos na Record, Márcio Garcia não teve seu contrato renovado. O ator e apresentador não teve êxito nesta nova passagem pelo canal carioca.

Márcio estava na Record à frente de “O Melhor do Brasil”, que na época ia ao ar aos sábados e tinha bons números de audiência. Com o contrato chegando ao fim, ele e a emissora começaram a conversar mas não chegaram a um acordo. O salário pretendido por ele não foi atendido pela Record. Rodrigo Faro foi escalado para a atração – que em 2013 migrou para os domingos e no ano passado passou a se chamar “Hora do Faro”, uma das maiores audiências da casa.

Quando voltou à Globo, Márcio tinha a proposta de protagonizar “Caminho das Índias”, de Glória Perez, e de um programa solo. Seu personagem, no entanto, não agradou ao público. De lá para cá ele teve algumas participações – a mais importante em “Amor à Vida” -, mas ainda assim a promessa de um programa jamais se concretizou. Há alguns meses, rumores surgiram sugerindo que a Record estivesse interessada em seu passe para ocupar o mesmo horário que deixou em 2008: as tardes de sábado.

Luiz Fernando Guimarães

Após mais de 30 anos na Globo, Luiz Fernando Guimarães se viu sem emprego. Diferente dos últimos contratos, que eram renovados após encerrados, desta vez o ator perdeu vínculo com a emissora carioca.

Luiz Fernando Guimarães atuou em vários projetos voltados para o humor, como o “TV Pirata”. Fez parte do elenco do “Programa Legal” e teve imenso destaque em “Os Normais” como o Rui. O número de novelas é baixo levando em conta o período de permanência na Globo: a última foi “Cordel Encantado”, de 2011, a qual marcou o fim de um período de 11 anos fora dos folhetins.

Liberado para novos desafios, Luiz Fernando Guimarães não se desvinculou por completo da Globo. Agora ele está à frente do “Acredita na Peruca”, do canal pago Multishow, que faz parte do Grupo Globo.

Retorno:

Diferente de anos atrás, em que atores que deixavam a Globo para atuar em outras emissoras tinham grande dificuldade de voltar ao canal, desta vez a situação é outra. Além destes terem as portas abertas para voltar, como foi o caso recente de Jonas Bloch – que interpretará um advogado em “Sete Vidas” – e Lu Grimaldi, no ar em “Babilônia”, novela a qual fechou contrato para participar imediatamente após o término do contrato com a Record, a volta dos que perderam contrato fixo não é dificultada.

O NaTelinha separou mais quatro nomes que deixaram a Globo mas que já estão de volta ao canal na modalidade de contrato por obra. Veja:

Caio Castro

Intérprete do Grego, vilão de “I Love Paraisópolis”, Caio Castro está em seu primeiro contrato por obra após vários anos com contrato fixo. Lançado nas novelas em “Malhação”, no ano de 2007, após vencer um concurso no “Caldeirão do Huck”, ele é um dos nomes mais promissores da Globo.

Caio Castro teve papéis de grande destaque em “Ti Ti Ti”, “Fina Estampa” e “Amor à Vida”. No entanto, problemas de bastidores somados ao enxugamento do quadro da Globo motivaram a este novo modelo de acordo. Caio tinha um histórico de problemas, como atrasos nas gravações, e tais ocorrências desgastaram a relação do ator com a emissora.

Em 2014, Caio Castro e a Globo chegaram a negociar um novo contrato de três anos. Boatos na época sugeriam que o ator tivesse feito exigências incompatíveis. Os atrasos, que eram recorrentes na época, prejudicaram ainda mais as negociações a ponto da rede desistir da renovação.

Apesar disso, a Globo escalou Caio Castro para “I Love Paraisópolis”. No entanto, quando a trama chegar ao fim, ele estará novamente disponível no mercado – tanto para o canal quanto para qualquer outro.

Carolina Kasting

Há quase 20 anos na TV, Carolina Kasting dedicou quase toda sua carreira à Globo. Ao longo deste período, ela só se ausentou do canal carioca quando aceitou protagonizar “Brida”, na Manchete. A novela foi um grande fracasso, teve seu término antecipado e também encerrou o núcleo de dramaturgia da emissora.

Carolina Kasting já atuou em novelas, séries e minisséries na Globo. Seu último grande papel foi em “Amor à Vida”, onde interpretou a Gina. Apesar de a personagem ter sido bastante criticada, ela marcou a volta da atriz à faixa das 21h após cinco anos. Com o término da trama de Walcyr Carrasco, em janeiro do ano passado, Carolina também perdeu seu contrato.

Apesar disso, a atriz foi convocada para a atual temporada de “Malhação”. Ela faz participações esporádicas como a Gilda, mãe de uma adolescente que engravida ao longo da trama. O folhetim tem a direção de Marcus Figueiredo, um dos diretores de “Amor à Vida”, e seu regresso foi facilitado.

Ela também já está escalada para “Além do Tempo”, próxima novela das seis e de autoria de Elizabeth Jhin – com quem trabalhou em “Escrito nas Estrelas” e “Amor Eterno Amor”.

deboraduarte-fernanda-atrizFernanda Rodrigues

Assim como Carolina Kasting, que deixou a Globo em janeiro de 2014, Fernanda Rodrigues também encerrou seu vínculo com a emissora nesta época. Ela estava no canal desde 1991, quando foi lançada na novela “Vamp”. Seu último grande papel havia sido em “O Astro”.

Apesar do desligamento da Globo, Fernanda Rodrigues conseguiu se recolocar rapidamente. Ela atualmente está no ar como a arquiteta Virgínia em “Sete Vidas”, de Lícia Manzo.

Débora Duarte

Veterana e uma das atrizes mais consagradas da dramaturgia, Débora Duarte deixou de ter contrato exclusivo com a Globo no fim do ano passado.

A atriz, que é filha do renomado ator Lima Duarte, tem mais de 50 anos de carreira e já fez vários trabalhos fora da emissora carioca. O último deles foi em 2003, quando interpretou a vilã Teresa em “Canavial de Paixões”, do SBT. Após o término da trama, ela voltou para a Globo.

Mesmo sem contrato desde o fim de 2014, a atriz foi chamada para um novo trabalho neste ano. Ela está em “Babilônia” como a Celina, tia de Inês, vivida por Adriana Esteves.[

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputada federal propõe que tornozeleira eletrônica de agressores de mulher seja cor-de-rosa

Foto: Reprodução Governo Ceará/Modificada por IA

A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) protocolou, nesta semana, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que propõe uma nova identidade visual para as tornozeleiras eletrônicas usadas por agressores em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Segundo a parlamentar, o objeto de monitoramento “poderá ser determinado por decisão judicial fundamentada” para ser cor-de-rosa, especialmente em contextos de alto risco.

A matéria pretende alterar a Lei nº 15.383/2026, que instituiu a tornozeleira a agressores como medida protetiva autônoma e, por sua vez, também alterou a Lei Maria da Penha.

A justificativa do projeto é estabelecer a identificação visual padronizada para facilitar a fiscalização e o reconhecimento das autoridades competentes, além de reforçar a proteção preventiva da vítima, contribuir para a inibição de novas condutas violentas e reforçar a conscientização social acerca da gravidade da violência contra a mulher.

O projeto determina que a padronização visual deverá observar

  • Critérios de razoabilidade e proporcionalidade.
  • A vedação a qualquer forma de exposição vexatória ou degradante.
  • A finalidade exclusiva de segurança pública e proteção da vítima.

Se aprovado no Congresso, caberá ao poder Executivo regulamentar as especificações técnicas, os níveis de visibilidade e as hipóteses excepcionais de dispensa da identificação visual.

“Importante destacar que a medida não possui caráter punitivo adicional, mas natureza instrumental de proteção, sendo aplicada mediante decisão judicial fundamentada e observando os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da proporcionalidade e da vedação a tratamento degradante. Dessa forma, busca-se fortalecer política pública já estabelecida, ampliando sua eficácia na proteção das vítimas e na prevenção da violência”, defendeu a Coronel Fernanda.

Uso imediato de tornozeleira

Neste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que autoriza o juiz a obrigar o uso imediato de tornozeleira por agressores se verificar alto risco para a mulher em situação de violência doméstica e familiar (Lei 15.383/2026).

Em cidades que não são sede de comarca (sem juiz disponível), delegados de polícia também poderão determinar o uso imediato do dispositivo.

A lei também coloca como prioridade a compra e manutenção das tornozeleiras e de dispositivos de acompanhamento para as vítimas e torna permanente o programa de monitoração eletrônica e de acompanhamento de mulheres em situação de violência.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Dois bandidos são baleados durante assalto com reféns no Magazine Luiza, em Igapó

Dois bandidos foram baleados durante assalto com reféns no Magazine Luíza, no bairro de Igapó, na noite deste sábado (18).

A Polícia Militar agiu, resgatou os reféns e frustrou a ação criminosa. Os criminosos alvejados na ação policial foram levados ao hospital Santa Catarina. Um terceiro indivíduo foi preso, segundo informações do Via Certa Natal.

Ainda de acordo com a reportagem do Via Certa, uma das pessoas vítimas do assalto conseguiu se esconder em um banheiro dentro da loja e acionou a polícia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que Irã “não pode chantagear” ao fechar Estreito de Ormuz

Foto: Alex Brandon-Pool/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu, neste sábado (18/4) à decisão do Irã de voltar a restringir o tráfego no Estreito de Ormuz e afirmou que Teerã “não pode chantagear” a comunidade internacional.

“Eles queriam fechar o estreito novamente, como vêm fazendo há anos, e não podem nos chantagear”, declarou. Segundo ele, há “conversas muito boas” em andamento com o Irã e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia.

O republicano adotou um tom duro ao comentar a postura iraniana, afirmando que o país “tem agido de forma esperta há décadas” e que, agora, está sendo confrontado. “Ninguém nunca os enfrentou. Nós os enfrentamos.”

Trump também fez críticas à capacidade militar do Irã e voltou a mencionar ações passadas dos Estados Unidos no Oriente Médio, incluindo a morte do general Qasem Soleimani, em 2020. “Eles mataram muita gente. Muitos dos nossos foram mortos ao longo dos anos pelo Irã”, enfatizou.

Apesar do discurso, o republicano sinalizou que busca uma solução negociada. “Estamos conversando com eles. Estamos adotando uma postura firme”, disse, acrescentando que o fluxo de navios para portos norte-americanos, como Texas e Louisiana, tem aumentado no contexto da crise.

Escalada no Golfo

A fala ocorre após o Irã anunciar, na manhã deste sábado, que voltou a controlar de forma mais rígida o Estreito de Ormuz. A ação é uma resposta ao bloqueio naval imposto pelos EUA a embarcações ligadas a portos iranianos.

Mais cedo, forças iranianas chegaram a disparar contra navios com a bandeira indiana que cruzavam a região para forçar a saída. Segundo autoridades marítimas, apesar do incidente, tripulações não ficaram feridas.

O vice-presidente iraniano, Mohammad Reza Aref, afirmou que o país manterá o controle da rota estratégica e alertou que pode endurecer a postura caso não haja avanço nas negociações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias pausa agenda para check-up e cirurgia oftalmológica antes do início da campanha

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, ficará sem agenda pública ao longo da próxima semana. O período será dedicado à realização de um check-up preventivo de saúde, além de um procedimento cirúrgico oftalmológico.

A expectativa é que, após a realização dos exames e do procedimento, Álvaro Dias retome a agenda com ritmo intensificado, ampliando as articulações políticas e a presença nos municípios do interior Rio Grande do Norte, ao lado do seu pré-candidato a vice, Babá Pereira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que ‘esquerda se tornou o sistema’ e que precisa ‘praticar a coerência’

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, neste sábado, 18, que a direita se apoderou do lugar “antissistema” na política porque a esquerda se contentou em ganhar eleições e “gerir o neoliberalismo”, praticando austeridade e abrindo mão de políticas públicas em nome da governabilidade.

“Nós nos tornamos o sistema. Por isso, não surpreende que, agora, o outro lado se apresente como antissistema.”, disse o presidente, em discurso na Mobilização Global Progressista, um evento de esquerda, em Barcelona, na Espanha.

Segundo o presidente, a “extrema-direita” soube capitalizar o “mau estado das promessas não cumpridas do neoliberalismo” e canalizou as frustrações da população, enquanto os governos de esquerda abriram mão dos seus programas.

Lula defendeu que os partidos de esquerda têm de “praticar a coerência” e implementar os programas com os quais são eleitos. Na avaliação dele, boa parte do povo, embora não se identifique como progressista, estaria de acordo com pautas associadas à esquerda.

O presidente brasileiro defendeu, ainda, que o papel da esquerda é “apontar o dedo para os verdadeiros culpados” pelas frustrações da população, que seriam, segundo ele, “bilionários que sustentam a maior parte da riqueza mundial”, e não a população LGBT+ ou os imigrantes.

Com informações de Estadão

Opinião dos leitores

  1. A verdade seu excremento humano,o Brasil cansou desse discurso da esquerda,não aguentamos essa conversinha mole,FORAAAAAAAAA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Helicóptero cai e deixa pessoas feridas em Campina Grande; veja o exato momento da queda da areonave

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por BlogdoBG (@blogdobg)

Na manhã desta sábado (18), um helicóptero caiu no bairro do Mirante, em Campina Grande. Quatro ambulâncias do Corpo de Bombeiros foram enviadas para atender a ocorrência. De acordo com a corporação, dentro da aeronave estavam três crianças. Até o momento, não há informações de vítimas fatais e nem o que poderia causado a queda da aeronave.

Imagens recebidas pelo Blog do BGPB mostram o exato momento em que uma aeronave caiu neste sábado (18) no bairro do Mirante em Campina Grande, no interior da Paraíba.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Turista morre após afogamento na Via Costeira; filho é resgatado com vida

Foto: reprodução

Um homem morreu após um afogamento registrado neste sábado (18), na praia de Ponta Negra, na Via Costeira, nas proximidades da rede hoteleira, em Natal. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e envolveu dois turistas da mesma família: pai e filho.

De acordo com os bombeiros, os guarda-vidas agiram rapidamente e conseguiram retirar as duas vítimas do mar. Ainda na faixa de areia, foram iniciados os procedimentos de resgate. O homem adulto chegou a receber manobras de reanimação, mas não resistiu.

O filho foi resgatado com vida e encaminhado para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, no pronto-socorro Clóvis Sarinho. O transporte foi realizado com o apoio da aeronave Potiguar 02.

Em nota, o CBMRN reforçou a importância de os banhistas seguirem as orientações dos guarda-vidas e ficarem atentos às condições do mar, evitando áreas consideradas de risco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresas de energia renováveis suspendem quase R$ 40 bilhões em investimentos e avaliam deixar Nordeste

Foto: Divulgação WEG

Empresas de energia renovável avaliam reduzir ou redirecionar investimentos no Nordeste, com impacto estimado em até R$ 38,8 bilhões entre 2025 e 2026.

A região, que concentra a maior parte dos projetos e mais de 95% dos investimentos do setor, enfrenta uma combinação de fatores que tem desestimulado novos aportes. Entre eles estão o crescimento lento da demanda por energia, o “curtailment” (corte forçado na geração), aumento de custos operacionais e mudanças nas regras de incentivo.

Segundo associações do setor, os impactos já são significativos. Em 2025, 141 usinas devolveram outorgas, somando R$ 18,9 bilhões. Além disso, R$ 5,9 bilhões em investimentos não se concretizaram no segmento solar, enquanto a energia eólica registra cerca de R$ 14 bilhões em projetos suspensos.

Representantes do setor também apontam perda de benefícios fiscais e novas exigências regulatórias como entraves. Uma das mudanças condiciona incentivos tributários à adoção de sistemas de armazenamento de energia, o que elevou custos para parte das empresas.

Outro fator é o encarecimento do uso da rede elétrica para usinas distantes dos grandes centros consumidores, especialmente no Norte e Nordeste, o que pode deslocar projetos para regiões como Sul e Centro-Oeste, mais próximas da demanda.

Empresas já estudam novos investimentos em estados como Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, mesmo com menor potencial de vento e sol, mas com vantagens logísticas.

O setor também critica a falta de soluções para o curtailment, que hoje gera desperdício de energia equivalente à produção de uma grande usina. A adoção de baterias para armazenamento é apontada como alternativa, mas ainda enfrenta entraves regulatórios e atraso em leilões.

Diante do cenário, representantes avaliam que a insegurança regulatória e o aumento de custos podem comprometer o avanço da energia limpa no país, apesar do alto potencial brasileiro na transição energética.

Opinião dos leitores

  1. O melhor vai começar.
    Faz o L.
    Isso chamamos de fuga de capital.
    Brasil ladeira a baixo.
    Esses 40 bi, não se engane set for pro Paraguai que cobra 10% de impostos e nada mais.
    A galera tá descendo com força pra lá.
    Brasvenezuela nas vistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa lamenta que fala sobre ‘tiranos’ tenha sido interpretada como um debate com Trump

Foto: Alberto Pizzoli e Brenda Smialowski/AFP

O Papa Leão XIV disse no sábado que lamenta que suas declarações tenham sido interpretadas como uma resposta às críticas do presidente Donald Trump, e insistiu que não tinha nenhum interesse em debater com o mandatário estadunidense.

O pontífice deu como exemplo um discurso sobre os “tiranos” que assolam o mundo, proferido na última quinta-feira em Camarões, durante a segunda etapa de sua viagem pela África.

As declarações tinham sido redigidas muito antes do “comentário de Trump sobre a minha pessoa e sobre a mensagem de paz que promovo“, afirmou aos jornalistas enquanto se dirigia a Angola. “E, no entanto, foi percebido como se eu estivesse tentando iniciar um novo debate com o presidente, algo que não me interessa de forma alguma“, destacou Leão XIV.

Grande parte do que foi escrito desde então foram mais comentários sobre comentários que tentam interpretar o que foi dito — assinalou.

O Papa tinha criticado duramente na quinta-feira os “tiranos” que devastam o mundo durante uma visita à cidade de Bamenda, no noroeste de Camarões, epicentro de uma insurgência separatista angófona que já dura quase uma década e que causou milhares de mortes.

Os meios de comunicação estadunidenses, em particular, interpretaram essas declarações como uma referência a Trump. Mas foram escritas muito antes das críticas de Trump, disse Leão XIV. “Houve uma certa narrativa que não foi precisa em todos os seus aspectos”, acrescentou.

Trump declarou em 12 de abril que não era um “grande seguidor do Papa Leão“, acusando-o de “brincar com um país (Irã) que quer uma arma nuclear“. O mandatário republicano classificou posteriormente o Papa de “fraco” e “terrível para a política externa”.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grande Natal tem sete pontos impróprios para banho; veja quais são

Foto: reprodução/Live Cam Natal/YouTube

Sete pontos do litoral do Rio Grande do Norte estão impróprios para banho, segundo boletim do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente divulgado neste fim de semana.

Os sete locais impróprios para banho estão na Grande Natal,são eles:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
  • Praia de Ponta Negra (Morro do Careca), em Natal;
  • Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;
  • Praia do Forte, em Natal;
  • Redinha (Rio Potengi), em Natal.

A análise leva em conta a concentração de coliformes fecais nas amostras coletadas nas últimas cinco semanas.

De acordo com o levantamento, os demais trechos avaliados, principalmente na região metropolitana, foram classificados como próprios para banho.

O boletim é elaborado pelo programa Água Azul, seguindo critérios definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *