Após o período carnavalesco e o descanso da Semana Santa, o projeto Costeira Viva será implementado para dar vida à Via Costeira – o principal corredor turístico de Natal e um espaço praticamente morto à sociedade natalense.
A data da estreia foi definida na manhã desta segunda-feira (18), durante reunião na Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O projeto visa tornar a avenida Dinarte Mariz, conhecida como Via Costeira um local mais atrativo aos turistas e, sobretudo, ao natalense.
O projeto visa interditar uma faixa da avenida, das 16h às 20h, durante todos os domingos, com estreia dia 7 de abril, para reservar um espaço de lazer, prática de esporte e entretenimento ao natalense ou turista. Tudo com vista para o mar de Ponta Negra
“A intenção é dar vida a um local pouco usado pela sociedade natalense. Que a Via Costeira possa servir de ponto de encontro para caminhadas, diversão, lazer e convivência; que esta via expressa possa ser devolvida com vida ao natalense”, comentou o titular da Setur, Renato Fernandes.
O secretário também frisou a importância da movimentação no local. A consequência natural será o melhoramento da infraestrutura da via, com investimentos em mais linhas de transporte público e aumento da segurança da população que transita pela Via Costeira. “Tudo se traduz em mais conforto à população”.
Neste projeto piloto, a proposta inicial prevê interdição da faixa voltada à praia, no trecho do Centro de Convenções ao Hotel Pestana (2,5 quilômetros). Vários parceiros participam do projeto, a exemplo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que ficará responsável pela distribuição de água aos participantes.
Ainda está em aberto a participação de organizações e entidades, além de shows culturais. “A intenção é que novos atrativos surjam à medida que o projeto se concretize. Este é apenas um primeiro momento”, ressaltou Renato Fernandes.
A parceria entre a Setur com hotéis da região permitirá o uso de parte das vagas de estacionamento deles aos frequentadores do Costeira Viva. Além disso, o estacionamento do Centro de Convenções de Natal, com capacidade para mil veículos, também será disponibilizado.
Participaram da reunião representantes da Abrasel, do Corpo de Bombeiros, Fundação José Augusto/Secultrn, Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), e dos hotéis Imirá Plaza e Vila do Mar. A Polícia Militar, o Comando de Polícia Rodoviária Estadual e o Samu também farão parte do projeto, para orientar e proporcionar total segurança aos caminhantes.
Principal corredor turístico
A Praia da Costeira, como é chamada a faixa oceânica às margens da Avenida é pouco frequentada pelo natalense. Já foi verificado em estudos que a presença de hotéis, a ausência de transporte público eficiente e a insegurança inibem a presença do natalense no local.
“Por essas e outras queremos movimentar a Via Costeira com este projeto para que ela se torne não só um corredor turístico ou um parque hoteleiro, mas uma via pública para o lazer do natalense e, porque não, também do turista”, lembrou o secretário.
Foto: Divulgação
A ideia é muito boa. Já acontece isso, com sucesso, no Rio de Janeiro. Acho que poderemos seguir esse exemplo. Só o horário que não achei muito legal, mas para o início tá bom. Precisamos melhor muito a iluminação, tanto para a rua quanto para a praia, pois às 20h, sem iluminação, não iremos desfrutar da paisagem. O governoprefeitura, deveria aproveitar e valorizar o calçadão da via costeira com espaço exclusivo para bicicleta, skate, etc. Mas vamos em frente. Parabéns pela iniciativa.
1 – http://goo.gl/Wo6cI
2 – http://goo.gl/K10NT
Twitter: @marquesrm
A ideia é brilhante,eu caminho nesse trecho a muito tempo mas!!!!!!!!nossa infra-estrutura é precária para eventos,não temos acostamento,os pontos de ônibus ficam dentro do mato sem o mínimo de segurança e proteção no sentido centro – Ponta Negra,as pessoas se arriscam pois tem um grande fluxo de pessoas usando drogas ,tem de fazer um trabalho de vergonha e não uma meia sola,tô nessa mas ,vou exigir todos os itens de segurança.
Os tempos mudam não é mesmo?! Anos atrás aqueles empresários tentaram, em uma atitude absurda, viabilizar o fechamento da Via Costeira. Queriam que fosse uma área privativa. Hoje, com o sumiço dos gringos eles devem estar querendo levar os nativos a frequentarem seus hotéis – restaurantes e áreas de lazer, para tentar cobrir os custos. Ah, são outros tempos…
Ótimo projeto, mas será que ele contempla a melhoria na iluminação pública local? E policiamento, haverá?