Governo Doria vai instalar chuveiro quente em todo o sistema penitenciário

Todas as 176 unidades prisionais de São Paulo devem receber, a partir de 2021, a implantação de um sistema de banhos quentes para atender a toda a massa carcerária paulista. Atualmente são 216 mil pessoas confinadas, mas só cerca de 10% das unidades possuem água aquecida.

A implantação dos chuveiros quentes pela gestão João Doria (PSDB) atende a sentença da primeira instância da Justiça paulista e, principalmente, a ordem do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em ação movida pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo iniciada em 2013.

De acordo com o governo paulista, algumas opções estão sendo analisadas sob a ótica do custo-benefício, como aquecimento a gás, chuveiros elétricos e aquecimento por energia solar. É certo, porém, que os banhos quentes serão implantados.

A decisão está sendo acatada pelo governo, apesar de o Tribunal de Justiça de São Paulo ter suspendido a ordem dada pelo STJ. Atualmente, a Defensoria Pública do estado recorre da suspensão.

“Nós vamos dar cumprimento à decisão. Estamos em fase de análise da viabilidade da melhor alternativa da opção mais vantajosa para o estado, para oferecer banho quente para presos em ambiente coletivo”, disse o secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo.

FOLHAPRESS

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. GCF disse:

    Seria um plano "B", caso seja preso???

  2. Tarcísio Eimar disse:

    Bandidão de marca maior. Isso é um palhaço, até a cara dele não nega.

  3. Erasmo disse:

    Banho quente pra preso? Coloca logo uma banheira também, pqp. Preso é preso, tem que ficar preso sem nenhuma regalia até cumprir sua pena.

  4. Francisco Alves disse:

    E continua a inversão de valores Brasil afora. É uma aberração atrás de outra. Aqui vão indenizar as famílias dos assassinos, ladrões, latrocídas, estupradores e afins, que foram mortos em rebelião no presídio. A desculpa (esfarrapada) é que os vagabundos estavam sob a proteção do Estado! Ora, e os cidadãos vítimas desses criminosos??? Onde foi parar a austera frase: "Segurança é direito de todos e obrigação do Estado"??? Então? O contribuinte paga impostos para que sejam revertidos em benefícios para marginais??? Bandidos com banho quente nos presídios, enquanto a sociedade vive largada em guetos sem nenhuma infraestrutura??? Famílias de assassinos sendo beneficiadas enquanto a família das vítimas, destruídas por eles viram estatísticas???? É isso???
    Tem alguma coisa muito errada neste país! Este é o legado de uma quadrilha que dominou esta nação por uma década e meia. Sofram!

  5. Pixuleco disse:

    Será que as escolas públicas recebe esse mesmo tratamento?

  6. Didi disse:

    Que tal uma banheira de hidromassagem??
    Quem é vitma que se lasque né??
    Mito 2022.

  7. Lourdes Siqueira disse:

    E o saneamento básico para o povo que cumpre uma pena sem fim, preso na lama?

COMENTE AQUI