Em reclamação feita por áudio, o juiz Airton Vieira, que auxiliou Alexandre de Moraes no STF entre 2018 e março de 2025, relatou pressões sofridas enquanto atuava no gabinete do ministro.
Na conversa, Vieira disse que teve a família “extremamente prejudicada” e que havia chegado ao limite físico, psicológico e emocional.
O desabafo foi endereçado em 14 de janeiro de 2023 a Eduardo Tagliaferro, que chefiava a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à época presidido por Moraes.
“Olha, realmente a coisa está feia, viu? Eu não estou aguentando mais em termos físicos, psicológicos, emocionais. Eu não consigo dormir sossegado, eu não tenho tranquilidade, eu estou perdendo completamente a higidez mental, o pouco que eu ainda tinha, viu? Realmente a coisa está feia”, diz Vieira a Tagliaferro.
“Até depois, em questões de audiência de custódia, sabe, ele vem dando palpite. Espera um pouco, né? Olha, eu não sei como vai evoluir isso, honestamente falando, mas eu sei que eu já cheguei ao meu limite, aliás, já ultrapassei o meu limite faz tempo. É que agora eu estou numa situação, né, eu havia pensado já. Já tinha decidido antecipar a minha passagem”, afirma o juiz, referindo-se a antecipar seu retorno ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
Problemas familiares
O magistrado relatou ainda estar passando por problemas familiares devido à pressão sofrida no gabinete de Moraes, no STF, mas que havia decidido permanecer na função para não deixar o ministro “na mão”.
“Eu falei: bom, agora que a temperatura vai diminuir, etc., etc. Só que voltou a subir de uma forma exponencial e agora eu fico constrangido de antecipar qualquer coisa, porque passaria a impressão de que eu estaria saindo, pulando do barco, justamente no momento, talvez, de maior tempestade. Isso eu acho desagradável e eu não faria, né? Deixando, no caso, o ministro na mão, mas está muito, muito, muito difícil”, contou Vieira.
“Minha família está sendo extremamente prejudicada e toda essa situação, além de tudo, do trabalho. Porque se a situação do trabalho fosse boa, tudo bem, mas essa situação, sabe? Pressão para tudo quanto é lado, cobrança, o que a gente fala não tem crédito, tudo para anteontem”, lamentou o magistrado.
Na última sexta-feira (8/8), Moraes negou o pedido da defesa de Tagliaferro de acesso aos autos do inquérito que o investiga. Ele é investigado pelo vazamento de conversas de WhatsApp trocadas com integrantes do gabinete do ministro, relacionadas ao bloqueio de perfis de direita em redes sociais. A Polícia Federal indiciou o ex-assessor por violação de sigilo funcional com dano à administração pública.
A coluna tentou contato com o juiz Airton Vieira, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para eventual manifestação do magistrado, que deixou o gabinete de Moraes em março deste ano.
Metrópoles
Vale salientar que foram doadas pelo Governo Federal .
O dinheiro é do povo…parabens Fatima…agora vamos cuidar da saude..e melhorar a av das fronteiras..fora BOLSOTRALHAS
Mas é um malote de pomba lesa , recursos nossos de nossos impostos….nos pagamos isso tudo e em todo governo é obrigado vim isso via SENASP- Secretaria Nacional de Segurança Publica…..magote de baboes desavisados!!!!!
E porque o dinheiro dos impostos não chegava seu boi tabaco?
O que sera que a mundiça do PT fazia com teu dinheiro Otário???
Parabéns a competente governadora Fátima. Pegou um estado destruído e aos poucos vai arrumando a casa, pagando as contas em dia. E só lembrando pro gado que o dinheiro investido é proveniente dos nossos impostos pagos à federação.
Ela vai pagar o piso dos professores ou não ???
É diferente papai!!
Até bem poucos dias atrás, as viaturas da PM pegavam no empurram.
Obrigado presidente Jair.
Obrigado dr Moro.
O dinheiro dos brasileiros, não é mais roubado.
Me atrevo a dizer, que depois do governo Moro, o Brasil vai estar brilhando, vamos está sim, orelha a orelha com o primeiro mundo.
Emparelhado.
Kkkk tchau canhota maldita, até nunca.
Parabéns Bolsonaro ????
Parabéns Temer, foi uma emenda do deputado Fábio Faria no final do do governo Temer.
O dinheiro é nosso, dos impostos que pagamos.
Enquanto a base da pirâmide fica se rasgando pelos políticos, esses mesmo continuam com os seus privilégios; como também os magistrados e os funcionários de alto cargo do executivo e do legislativo. Sem falar na pensão vitalícia para as filhas dos militares federais. Enquanto nós temos filhos desempregados, a turma do andar superior não sabe o que é desemprego,
Não se indisponha com nimguém para defender políticos, eles não lutam por você.
Só comenta asneiras❗️?
Não mudou pq a esquerdalha tava no poder, e se beneficiou e muito, por isso não mudou. mas já começou a mudar com a reforma, e vai mudar mais, aguarde
O dinheiro é proviniente dos impostos que pagamos. Vamos deixar dessa besteira.
Enquanto a base da pirâmide fica brigando entre si, os poderosos- sejam eles políticos, magistrados, e militares de alta patente – contimuam com os seus privilégio., E mais, para os filhos, parentes e apadrinhados deles não existe desemprego, e as filhas dos militares federais têm direito a pensão vitalícia sem nunca ter contribuído para isso. Não briguem por quem não se importa por vocês.
Por aqui nem precisa decretar-se intervenção branca: o 'governador de fato' do RN está sendo Jair Bolsonaro. Fatão GD só tem servido para tirar ouro do nariz e nada mais.
Vale lembrar que esse dinheiro foi uma emenda do deputado Fábio Faria no apagar das luzes do governo Temer. É só pesquisar nesse próprio blog.
Só falta ela dizer que foi o governo federal que mandou pro RN e agradecer a Bolsonaro e Sérgio Moro, mas isso ela não faz, o PT não tem humildade pra fazer isso.
Seria pedir muito, o governo estadual reconhecer que, sem o governo federal, a situação em nosso estado estaria muito pior ?
O POVO DO RN AGRADECE AO PRESIDENTE BOLSONARO!!!!!
Agora é torcer para os encapuzadas do Ceará não façam um arrastão dentro do quartel e leve todos eles.
É bom lembrar, que o investimento foi enviado pelo GOVERNO FEDERAL.
Esqueceram desse pequeno detalhe.
Foi dinheiro dos impostos?
Duvido que 1 real desses 80 milhões seja dinheiro do Estado… Veio tudo do governo federal…
Recurso estadual?
O RN agradece ao GOVERNO FEDERAL!
Com certeza!