Governo faz retificação no Diário Oficial desta segunda e amplia vetos sobre uso de máscaras

Nesta segunda-feira (6), o governo federal publicou uma retificação no Diário Oficial da União (DOU) referente à Lei Nº 14.019/ 2020, que dispõe sobre o uso obrigatório de máscaras para circulação em espaços públicos. Com as mudanças, dois dispositivos — que anteriormente apareciam como sancionados pelo presidente Jair Bolsonaro — agora foram vetados.

Diferentemente do que foi publicado na edição anterior do Diário Oficial, o governo informa que Bolsonaro vetou o uso obrigatório de máscaras em prisões e estabelecimentos de cumprimento de medidas socioeducativas.

Na segunda retificação, o governo agora informa que o presidente também veta inciso segundo o qual estabelecimentos em funcionamento durante a pandemia deveriam “afixar cartazes informativos sobre a forma de uso correto de máscaras e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro do estabelecimento”.

Juntamente com as mudanças, o DOU desta segunda-feira trouxe uma justificativa de Jair Bolsonaro para derrubar as duas medidas. O presidente diz que tais determinações devem ser definidas por Estados e municípios ou órgãos específicos voltados a cada setor de trabalho.

“Ocorre que a matéria já vem sendo regulamentada por normas do trabalho que abordam a especificidade da máscara e a necessidade de cada setor e/ou atividade, do modo que a proteção individual do trabalhador seja garantida (..). Ademais, pela autonomia dos entes federados, caberá aos Estados e Municípios a elaboração de normas que sejam suplementares e que atendam às peculiaridades no que tange à matéria”, escreveu o presidente.

Ao publicar as modificações, o governo informou que os artigos foram republicados por “ter constado incorreção, quanto ao original”. A lei foi originalmente sancionada no DOU da última sexta (3), com vetos a diversos trechos aprovados pelo Congresso.

CNN BRASIL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Santos disse:

    Faz piada com atos oficiais. Publica aberrações pra polemizar depois volta atrás. Estamos num buraco sem fundo.
    Num vai sobrar pedra sobre pedra desse país

  2. Ricardo disse:

    As bases do veto são bem razoáveis. Leiam.

  3. Andreza disse:

    Verdade. Eu também não consigo entender o que leva um presidente do país insistir em ir na contramão da ciência e medicina. Se as autoridades na área de saúde, que estudam sobre o problema dizem que o uso de máscara é um item fundamental na prevenção ao Coronavirus, vem o presidente da República e fiz ser contra. Sei não. Melhor fazer um exame de sanidade mental nesse indivíduo.

  4. Théo disse:

    Pois é. Não votei e ñ me arrependo. Mas são por ações incorretas e nefastas como essas q ele está perdendo a pouca credibilidade. Aliás, pra mim ele nunca teve.

  5. Fica em casa disse:

    A troco de que? Queria entender qual a motivação desse veto, por causa de coisas como essa que o presidente perde apoio, não faz o menor sentido!!! Não me sinto mais representado apenas pelo discurso anti PT, o capitão está deixando pra trás o espírito de liderança e empatia que acreditei que teria , por uma briga de família, tá parecendo treta de condomínio já!! ! To fora…..

COMENTE AQUI