O governo federal deve editar nos próximos dias uma medida provisória para criar um programa de demissão voluntária (PDV) para os servidores públicos do Poder Executivo, informou o Ministério do Planejamento nesta segunda-feira (24).
De acordo com o ministério, quem aderir terá direito a receber 1,25 salário para cada ano trabalhado.
Além disso, informou o Planejamento, está sendo preparada uma proposta de implementação da jornada de trabalho reduzida. Ela vai permitir que, ao invés de 8 horas diárias e 40 horas semanais, os servidores possam optar por:
- trabalhar 6 horas diárias e 30 semanais;
- trabalhar 4 horas diárias e 20 semanais;
Neste caso, o servidor terá o salário cortado na mesma proporção da redução da jornada de trabalho.
“Será assegurado ainda, a quem optar pela redução de jornada, o pagamento adicional de meia hora diária, calculada conforme regulamentação a ser editada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão”, informou o ministério em nota.
O objetivo do governo é diminuir os gastos com a folha de pagamentos, num momento de fragilidade nas contas públicas. De acordo com o Planejamento, apenas o PDV deve gerar economia de cerca de R$ 1 bilhão ao ano.
Os gastos da União com o pagamento de servidores aumentaram nos últimos três anos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB).
Em 2014, por exemplo, o governo gastou R$ 222,37 bilhões (3,8% do PIB) com pagamento do funcionalismo. O valor passou para R$ 238,49 bilhões em 2015 (o equivalente a 4% do PIB) e para R$ 257,87 bilhões em 2016, o equivalente a 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB).
Segundo o Ministério do Planejamento, o aumento proporcional decorre, principalmente, da recessão na economia, que gerou queda do PIB nos últimos anos e aumentou o peso dos gastos com pessoal.
Desde o início da crise, o governo vem reduzindo a autorização de concursos. Entretanto, as restrições orçamentárias não impediram o presidente Michel Temer de sancionar a lei que reajusta o salário de oito categorias do serviço público.
Ao todo, 68.149 pessoas serão beneficiadas pelo aumento, entre servidores da ativa, aposentados e pensionistas. O texto original previa um impacto em 2017 de R$ 3,7 bilhões e de R$ 10,91 bilhões até 2019.

E com mais essa proposta, o governo diminui as políticas públicas. Já aprovou congelar por 20 anos os investimentos no serviço público, cortou orçamento das universidades, conseguiu aprovar a reforma trabalhista, quer garantir a reforma da previdência e ainda faz acordinhos com parlamentares que se vendem para impedir o processo contra ele, ele é o alvo desse processo e negocia com os próprios parlamentares que votarão, que país estamos deixando para nossos filhos. Cadê os sons das panelas…
Vixe, nunca teve um q.i. antes de 1988 e nem a capacidade de passar em um concurso público e fica reclamando do serviço público!
Por que Temer não demite os quase 99MIL cargos comissionados no Governo Federal?? SÃO NOVENTA E NOVE MIL que entram sem concurso público pros servidores trabalharem pra eles!! Esse Presidente é o Capeta!!! Há ele precisa desses comissionados pra barganhar com o congresso!!
Por que o governo não diminui suas próprias regalias e cargos comissionados.
Os serviços públicos federais já não prestam , imagine se diminuir as horas de trabalho .
Não seja invejoso, a maioria trabalha e trabalha muito, fizeram concurso e tem o direito a respeito, vá fazer um concurso com milhares de candidatos por vaga, passe, seja chamado e deixe de falar besteiras.
Sentindo o cheirinho da incompetência de certos comentaristas que nunca conseguiram passar em concurso público para coveiro?
Parabéns ao governo Temer, está conseguindo precariza o Brasil mais do FHC em 8 anos. Obrigado por tudo!
Aqueles que reclaman do servidor público concursado, no mínimo tem inveja por nunca ter conseguido conquistar uma vaga publica…. Qual será o motivo??? Preguiça? Incompetência mental? Falta de esforço para estudar???? Pois saiba que os concursados conseguiram estes 3 pequenos motivos e conseguiram conquistar uma vaga… Caso o Sr. Diogenes de Sousa não tenha o devido respeito pelos bem sucedidos concursados (que batem ponto e cumprem horários) é porque ainda não aprendeu a ter respeito por si mesmo… Vai estudar…