Governo Federal transfere R$ 83,9 milhões do Bolsa Família previsto para o Nordeste para investir em propaganda

A CNN Brasil informa que o governo federal retirou R$ 83,9 milhões que seriam usados no programa Bolsa Família para destinar à Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) da Presidência. A medida atinge os recursos previstos para a região nordeste do país e gerou críticas no Congresso por ocorrer durante a pandemia do novo coronavírus, quando muitas famílias estão sem fonte de renda.

O dinheiro será utilizado para comunicação institucional, ou seja, para fazer publicidade das ações da gestão de Jair Bolsonaro (sem partido).

A portaria que prevê a transferência dos recursos do Orçamento foi publicada na edição desta terça-feira (2), no DOU (Diário Oficial da União). O ato foi assinado pelo secretário executivo do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. Segundo técnicos do Congresso, como não há recurso extra, apenas realocação dentro do Orçamento, não é preciso de aval dos parlamentares. O valor total destinado ao Bolsa Família no ano inteiro é de R$ 32,5 bilhões.

Procurado, o Ministério da Cidadania informou que o pagamento do benefício está garantido, mas não esclareceu o motivo da realocação dos recursos.

A Secom já havia aumentado para R$ 17,8 milhões suas despesas com propaganda durante a pandemia do novo coronavírus. Os recursos estão sendo utilizados para divulgar peças publicitárias com o mote de que é preciso “proteger vidas e empregos”. Depois do fracasso com a campanha “O Brasil não pode parar”, vetada judicialmente, a secretaria e o presidente também adotaram a frase “ninguém fica para trás”.

A campanha institucional da Secom é diferente da produzida pelo Ministério da Saúde para fins de utilidade pública, que tem objetivo de passar orientações sobre a Covid-19 e o novo coronavírus, bem como recomendações de higiene, etiqueta e distanciamento social e até convocar estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia. O ministério já gastou R$ 61 milhões e deve ampliar a despesa com produção de mais conteúdo.

O dinheiro para bancar a publicidade institucional do governo Bolsonaro tem saído do orçamento de “Enfrentamento da Emergência de Saúde Nacional”, de dois dos ministérios mais envolvidos em ações diretas para atendimento à população, Saúde e Cidadania. A Secom centralizou a produção das peças publicitárias.

CNN BRASIL

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. CARLOS SAMPAIO disse:

    Eu acho engraçado toda esta hipocrisia deste ativismo jornalístico de oposição ao governo pelo fato da tetinha ter secado para esta midia chapa branca e oportunista! De onde veio o dinheiro para o auxílio emergencial que ampliou os recursos direcionados também aos cadastrados no bolsa familia? Estes bilhões foram tirados de onde mesmo? Acredito que a verdade virá a tona e tudo vai ser esclarecido! O ministro Ônix Lorenzoni já postou no Twitter que está notícia é falsa! Espero que o Blog do BG divulgue também!

  2. Cigano Lulu disse:

    Não tarda muito para a CNN passar a ser considerada "comunista" pela mitolândia bolsotralha. E ser agredida física e moralmente pelos manifestantes do conglomerado pró-Capetão.

  3. Toim disse:

    Ninguém fala do 13°
    Esta CNN tá pior do que a Globo. Outro lixo!

  4. Natalia disse:

    Decepcionada com tanto descaso com as pessoas e as vidas perdidas.

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