Governo recua e suspende nomeação de diretor controverso para comandar Enem

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) recuou e decidiu, na noite desta quinta-feira (17), suspender a nomeação do economista Murilo Resende Ferreira para assumir a coordenação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A nomeação havia sido publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de quarta-feira (16) por meio de uma portaria assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Na noite desta quinta, também em edição extra do Diário Oficial, Lorenzoni assinou outra portaria indicando que decidiu tornar “sem efeito” a nomeação de Ferreira, sem dizer o porquê da sua escolha.

O economista ocuparia o cargo de diretor de avaliação da educação básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Defensor das ideias do programa Escola Sem Partido e crítico do que classifica como “ideologia de gênero”, Ferreira chegou a chamar os professores brasileiros de “manipuladores” que não querem “estudar de verdade” ao participar de uma audiência pública do MPF-GO (Ministério Público Federal de Goiás) em 2016.

A indicação do nome de Ferreira para o posto gerou controvérsias. Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, afirmou que a nomeação do economista demonstrava compromisso com uma visão de que o Enem seria um instrumento de “doutrinação”.

Doutor em economia pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Ferreira foi aluno do curso online de filosofia de Olavo de Carvalho, figura conhecida da ala conservadora e uma das pessoas de influência no governo Bolsonaro.

Seu currículo não aponta nenhuma experiência na área de educação básica. Em seu blog, o economista descreveu a si mesmo como “estudioso do marxismo e do movimento revolucionário desde 2003”.

Ferreira havia sido nomeado para o cargo responsável pela coordenação do Enem antes mesmo da nomeação do novo presidente do Inep -posto que está vago desde a última segunda-feira (14), quando Maria Inês Fini foi exonerada. A movimentação foi vista com estranheza por funcionários do Inep.

Apesar de o engenheiro Marcus Vinícius Rodrigues ser cotado para o posto, há rumores de que a demora para publicação da nomeação no Diário Oficial demonstre que a equipe de Bolsonaro esteja com dificuldades em oficializar um nome.

UOL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Marcelo disse:

    Infelizmente nosso presidente não tem postura de governante. O seu governo é só improviso, parece que não tem gente com capacidade técnica para assumir nenhum cargo. Tudo muito improvisado. Espero que muda. O Brasil passa por uma crise sem precedentes, não adianta ficar no discurso de acabar com doutrinação, isso e aquilo. A esquerda sempre foi e sempre será forte. Se ele não tomar cuidado será eliminado pela própria esquerda. O Brasil precisa de um governante ético e que se importe em gerar empregos, saúde, educação, não que passe o tempo todo se importando com coisas que nunca serão levadas a sério, como família (presidente não manda em família de direita nem de esquerda) e escola sem partido (presidente não manda no pensamento de professor de esquerda nem de direita, ambos sempre defenderam suas opiniões em sala de aula).

  2. Leandro disse:

    Bom dia,
    Lamentável que certas pessoas não consigam se expressar fora de senso somum e se apropriando de clichês ja, e muito, desgastados. Recorrendo a ofensas gratuitas sem ao menos entrar no mérito das ações desse desgoverno.
    Minha opinião sobre o mérito da notícia:
    Todos esses recuos nas ações do atual governo apenas evidência a falta de planejamento e de organização novo presidente. Está governando no improviso, Lamentável.
    Respeito quem pensa diferente.

  3. Jorgensen disse:

    Justamente, está preso, segue a vida. Supere …..

  4. Neto disse:

    Bom, a mrda já está feita. Agora é torcer para que os 4 anos passem rápido e o estrago não seja grande.

    • Santos disse:

      Tudo é melhor do que continuar sob o comando de uma quadrilha que vinha há 16 anos acabando com o nosso país e querendo transformar ele numa Venezuela. Lula está preso Babaca!

    • Luis Felipe disse:

      Muito bem, Santos, Lula está preso sim (se justa ou injustamente são outros 500)! Agora quero ver se vocês conseguem defender as medidas deste governo sem citar o Lula. Valeu!

    • Pedro Lobo disse:

      Santos, veja bem o que você falou.
      Tudo é melhor?
      A raiva cega a pessoa.
      Lula está preso, Santos!
      O que vai acontecer é que o roubo vai continuar, com o agravante de prejudicar os mais pobres, a classe trabalhadora e a classe média!

    • Maria disse:

      Até o pior dos treinadores sabe que não se mexe em time que está ganhando.o sucesso do Enem, do Sisu é visto pela situação, oposição, pq querer mudar. Como disse neto, Deus queira que esses quatro anos passem logo.

COMENTE AQUI