O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, voltou a causar polêmica ao afirmar em uma reunião de gabinete na noite desta segunda-feira (15) que “uma grande mulher” sabe usar “o seu clitóris e o seu cérebro”.
O líder de esquerda convocou a reunião com seus ministros e ministras para, como de praxe, falar de uma série de assuntos do governo. Em determinado momento, Petro diz: “Uma mulher livre faz o que bem entende com o seu clitóris e com o seu cérebro, e se souber combiná-los, será uma grande mulher.”
Nenhuma das pessoas presentes comenta a fala. O trecho da reunião, que é transmitida ao vivo, viralizou nas redes sociais. O presidente colombiano recebeu uma enxurrada de críticas, que apontaram machismo.
Petro falava sobre a decisão judicial que suspendeu provisoriamente a nomeação do ministro da Igualdade, Juan Carlos Florián, ao considerar que violava a exigência de paridade de gênero no gabinete ministerial.
“Um juiz da Santa Inquisição ignora o direito do presidente de configurar seu gabinete e diz que Florián não pode ser ministro. Ele não está aqui por causa desse atropelo contra a liberdade humana”, declarou o ex-guerrilheiro.
A nomeação de Florián, que é cientista político, ativista da comunidade LGBTQIA+ e ex-ator pornô, causou polêmica e críticas, incluindo de membros do seu governo. Antes, a pasta era ocupada por Carlos Rosero, que estava no cargo havia cinco meses após a saída da vice-presidente do país, Francia Márquez, que acumulava o cargo.
Petro, então, falou sobre identidade de gênero e comentou sobre o órgão sexual.
O comentário ocorre em um momento em que o mandatário está sob pressão política a menos de um ano das eleições presidenciais de 2026, com diversas crises e rachas internos em seu governo. Sua gestão, iniciada em agosto de 2022, já teve mais de 50 ministros (sem contar os interinos) nas 19 pastas, com nenhum titular originalmente escolhido por ele se mantendo no comando de um ministério.
Outras falas polêmicas
Não é a primeira vez que Petro, conhecido por seu caráter intempestivo e confrontador, gera polêmica devido a um comentário. Em fevereiro deste ano, também em uma reunião de seu gabinete, ele disse que “a cocaína não é pior do que uísque”.
Defensor da legalização, declarou que a droga só é ilegal “porque é feita na América Latina”. “O negócio poderia ser facilmente desmantelado se a cocaína fosse legalizada em todo o mundo”, declarou na ocasião. “Venderia como vinho.”
Folhapress
pode ate fazer greve, agora prejudicar nós usuarios´é q não dá, pq eles não reividicam seus direitos de outra forma, por exemplo colocando os onibus nas ruas e de graça, ai sim eles conseguiriam o q tanto estao querendo, só assim os empresarios aceitariam o q eles tanto reividicam…..
ate concordo quando a reivindicação mais pedi aumento de passagem novamente não é justo pra ninguém, sei que a prefeita não faz quase nada por natal mais nesse caso gente, pensemos ela esta ou não com razão de não da aumento na passagem pra que se aumente o salários dos motoristas?. não temos nem paradas que nus dê segurança alguma nas ruas e ainda querem aumentar a passagem prefiro nem comentar.
Os coitados dos motoristas arriscam a vida sofrendo assalto direto a até agressões, nem segurança minima eles tem pra ganhar uma micharia e enrricar esses miseraveis! Galera, estao revoltados? Revolução contra o aumento da passagem!
KKKKKKKKKKKKKKK continuem votando em prefeitos e governadores que não se posicionam, e ainda mais só dão ouvidos aos empresários… Esta otimo isso… ano de eleição, será que vcs eleitores vão continuar aceitando isso?? Pena que sou apenas um… apoiado a paralização, pq pelo menos eles tem coragem de fazer algo…
Apoio total a seu comentário e apoio totala a greve dos rodoviários.
Categoria pertencente a classe trabalhadora q desde os primordios,lutam pela qualidade digna de conições minimas de trabalho.
Ainda bem q existem pessoas assim,com posicionamento a favor desta classe.Parabéns Alves estou nessa.
Todo apoio aos rodoviários… quero transporte seguro, confortável e barato… Aumento de passagem é safadeza da prefeitura e dos empresários do setor. ACORDA NATALENSE…
Agora ferrou tudo! como vou para casa? andando?
Agora ferrou tudo!
A população não merece passar por isso. Eles tem direito, mais nós não temos culpa, não podemos pagar por um erro que não é nosso! Aff…
Quando vc pensa já ta ta ruim PIORA.
Nada e tão ruim que não possa Piorar……
Pelo amor de Deus. Será possível que nós só vamos nos lascar ainda mais.
Uma atitude tem que ser tomada imediatamente!
Fedeu agora, vão parar os taxis também é!?
Agora é na base da ameaça. É assim que esses motoristas querem respeito?
Agora sim Natal já estava ruim isso veio so pra completar o caos.
Se vocês motoristas acham que a melhor forma de reenvindicar, seus direitos é essa
?
meus parabém a vocês caros tolos arrogantes !
o que foi que a sociedade fez a vocês, para que vocês façam isso
? vamos lá me respondam ….