Política

Guedes demite secretário de Fazenda após crise do Orçamento e promove mudanças no ministério

Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, teve duas importantes baixas e trocas na sua equipe nesta terça-feira (27), em meio à pressão do Centrão para recriação do extinto Ministério do Planejamento, diante da crise na elaboração do Orçamento de 2021.

O secretário especial de Fazenda da pasta, Waldery Rodrigues Júnior, foi demitido do cargo. Ele tinha uma função equivalente à do antigo ministro da Fazenda. Todas as decisões orçamentárias passavam por ele. Estavam subordinados a Waldery a Secretaria de Orçamento Federal e o Tesouro Nacional, responsáveis respectivamente pela elaboração do Orçamento e pelo “cofre” do governo.

O Orçamento de 2021 foi alvo de embates após o Congresso subestimar as despesas obrigatórias para superestimar as emendas parlamentares. Segundo os congressistas, a manobra teve aval da equipe econômica. Porém, depois, a área fiscalista do ministério comunicou que teria de cortar parte das emendas, sob risco de o presidente Jair Bolsonaro cometer crime de responsabilidade se não fizesse. Waldery faz parte dessa ala.

O impasse gerou uma crise política e Guedes e sua equipe saíram desgastados. O Centrão, que virou base aliada do presidente Bolsonaro, tem pressionado pela volta do Ministério do Planejamento. Eles alegam que a fusão da Fazenda e do Planejamento no atual Ministério da Economia centralizou demais os poderes na mão de Guedes. Antes, o Orçamento era negociado com as duas pastas, e não somente com uma, como é agora. O Planejamento, historicamente, era mais sensível às demandas políticas.

Demitido nesta terça, Waldery já balançou no cargo no ano passado, quando defendeu congelar aposentadorias e pensões por dois anos para liberar recursos ao Renda Brasil, o programa social estudado pelo governo para substituir o Bolsa Família e outros. Na época, Bolsonaro ameaçou dar “cartão vermelho” a Waldery e chegou a pedir a cabeça do secretário. Guedes conseguiu contornar a situação.

Atual secretário do Tesouro assume Fazenda

Guedes promoveu o atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, para o comando da Secretaria Especial de Fazenda, no lugar do Waldery. O assessor especial de relações institucionais Jefferson Bittencourt deve ficar com o Tesouro Nacional.

Funchal assumiu o Tesouro em agosto do ano passado, após Mansueto Almeida pedir demissão do cargo para seguir para a iniciativa privada. Antes, Funchal foi diretor de Programas da pasta e secretário de Fazenda do Espírito Santo, um dos poucos estados com as contas públicas equilibradas.

Bittencort é o atual assessor especial de Guedes para negociações e votações no Congresso. Ele auxiliava o ministro na ponte com os parlamentares. Antes, foi secretário-adjunto de Fazenda. Assim como Funchal, faz parte da ala fiscalista do ministério.

Assessora da reforma tributária também deixa governo

Outra baixa na equipe econômica foi da assessora especial do ministro para assuntos tributários, Vanessa Canado. Ela pediu demissão alegando motivos pessoais. A decisão já estava tomada desde o início do ano, mas tinha sido postergada a pedido de Guedes.

No ministério, ela era responsável por coordenar a reforma tributária do governo, em conjunto com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes, que continua no cargo.

Vanessa vinha sofrendo críticas de alas internas, pois antes de ir para o ministério ela colaborou com a proposta de reforma tributária da Câmara, que é mais ampla que a do governo. Guedes quer fazer uma reforma fatiada, tornando facultativa a adesão de estados e municípios. O ministro também afirma que a proposta da Câmara pode resultar em aumento de carga tributária.

Gazeta do Povo

Opinião dos leitores

  1. Quem manda (e sempre mandou) no Brasil é o centrão véi de guerra. Só os fanáticos, os idiotas e os abestalhados em geral não querem admitir isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Brincadeira no Marista quase acaba em tragédia e com alunos suspensos

O blog do BG recebeu esse vídeo do pai de um aluno, do colégio Marista, bastante preocupado.

 Imagens registradas por outros alunos no local, mostram brincadeira em uma das salas do primeiro ano, do segundo grau, na escola. Brincadeira que está virando comum entre os alunos, podia ter acabado em tragédia.

Segundo o pai que enviou as informações para o blog, a escola chamou os alunos que teriam participado e suspendeu 13 deles, enquanto o que caiu foi levado para o hospital machucado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho dá palestra para trainees do Poder360

Foto:Cristiano Mariz/VEJA

O líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), deu uma palestra nesta 2ª feira (24.mar.2025) aos jornalistas do 1º Programa de Trainees do Poder360, na sede deste jornal digital, em Brasília.

O senador falou sobre seu cargo, o orçamento público, a política monetária do governo e as ações da oposição nesta legislatura. Também abordou a importância das privatizações e dos empresários para o crescimento da produtividade.

PROGRAMA DE TRAINEES DO PODER360

O Poder360 deu início em 3 de fevereiro de 2025 ao curso de trainees em jornalismo. São 14 jovens profissionais de vários Estados que participam do treinamento de 3 meses na sucursal deste jornal digital, em Brasília.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Consignado CLT: Demanda é gigante, mas bancos só liberam 0,2% dos pedidos

Foto:reprodução

O interesse dos trabalhadores no novo crédito é gigantesco. Apesar disso, o volume de operações aprovadas é ínfimo. Bancos e fintechs têm mantido cautela, e não têm oferecido crédito diante de divergências em dados apresentados na plataforma criada pelo governo.

Dados do Ministério do Trabalho (MTE) mostram que apenas 0,2% das solicitações feitas viraram operações de crédito. O dado relativo à noite de domingo comprova dois fatos: 1) o gigantesco interesse dos trabalhadores por crédito e 2) a baixíssima adesão dos bancos e fintechs na oferta de crédito.

Às 18h do domingo, o sistema Dataprev indicava 40,2 milhões de simulações de empréstimo via Carteira Digital de Trabalho. De posse dos dados das simulações, os trabalhadores solicitaram 4,5 milhões de propostas de crédito novo.

De todo esse volume de pedidos de crédito, foram concluídos apenas 11.032 contratos de empréstimo. O número equivale a apenas 0,2% de todas as solicitações.

“Impera o receio com a operacionalização desse crédito”, resume um executivo do sistema financeiro, que passou o fim de semana acompanhando os dados na plataforma Dataprev.

Um dos problemas que mais chama atenção dos bancos é o cálculo da margem consignável. A regra prevê que os trabalhadores poderão comprometer até 35% do salário.

A plataforma Dataprev informa esse limite conforme o salário bruto dos interessados, mas o mercado de crédito tem como praxe usar o salário líquido na conta. A diferença, explicam executivos do setor, pode aumentar bastante o risco da operação.

Blog Fernando Nakagawa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

VÍDEO E FOTOS: Prefeito Antônio Henrique cobra providências do governo do estado e inicia operação tapa-buracos na RN 160

 

Preocupada com a segurança da população e a trafegabilidade da RN 160, rodovia de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Ceará-Mirim, sob a liderança do prefeito Antônio Henrique, iniciou uma operação tapa-buracos para minimizar os transtornos enfrentados por motoristas e pedestres.

A RN 160 é uma via essencial para a mobilidade da população, ligando Ceará-Mirim às comunidades rurais do Baixo Vale e às praias. Apesar da importância estratégica da rodovia, a administração municipal já solicitou diversas vezes sua manutenção ao Governo do Estado, mas até o momento não obteve resposta.

Nesta segunda-feira (24), o prefeito Antônio Henrique voltou a cobrar providências do Estado, ressaltando a necessidade urgente de melhorias na via. “Diante dessa situação e preocupados com a segurança da população, nossa gestão está realizando uma operação tapa-buracos para minimizar os transtornos e garantir melhores condições de tráfego”, destacou.

A Prefeitura reforça a necessidade de uma ação definitiva por parte do Governo do Estado, cobrando o recapeamento completo da RN 160. “Esperamos que o Governo do Estado atenda a essa demanda e realize o recapeamento desta importante via, que beneficia não apenas Ceará-Mirim, mas toda a região”, completou o prefeito.

A gestão municipal segue empenhada em buscar soluções para garantir melhores condições de mobilidade e segurança para os cidadãos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Zambelli diz que iniciativa de Nunes Marques lhe dá “esperança”

Foto:Rafaela Felicciano/Metrópoles

A deputada Carla Zambelli afirmou que o pedido de vistas do ministro Kassio Nunes Marques ao processo no qual é acusada de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal representa uma “esperança” de que seu mandato na Câmara não seja cassado. No Supremo Tribunal Federal (STF), cinco ministros já votaram pela condenação de Zambelli a cinco anos e três meses de prisão e perda do cargo público.

Em nota, a defesa da parlamentar declarou esperar que o pedido de vistas dê mais tempo aos demais ministros para analisar o caso. “A defesa da Deputada Carla Zambelli vê com esperança o pedido de vistas do Ministro Kassio Nunes, esperando que tanto S. Exa., como os demais Ministros que irão votar possam examinar minuciosamente o processo e constatar, como exposto nos memoriais encaminhados, que não pode prevalecer o voto condenatório proferido pelo Eminente Ministro Relator”, diz a nota.

O processo se refere ao episódio em que Zambelli sacou uma arma e perseguiu um jornalista no meio da rua, em São Paulo, em outubro de 2022. O relator, ministro Gilmar Mendes, votou pela condenação da deputada, seguido por Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

No julgamento, a defesa de Zambelli afirma que a deputada tinha porte de arma e que acreditava que a vítima, o jornalista Luan Araújo, estava armada e teria feito um disparo. Os advogados argumentam ainda que Zambelli agiu no direito de conter o suposto agressor.

METRÓPOLES

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unimed Natal inaugura Espaço Multiterapias em Mossoró

Foto:reprodução

Dando continuidade à expansão da sua rede própria e ao compromisso de oferecer um atendimento especializado e de qualidade, a Unimed Natal inaugura, na próxima terça-feira (25), às 17h, o seu terceiro Espaço Multiterapias, agora na cidade de Mossoró.

A nova unidade está localizada na Av. João da Escóssia, 3715 – LJ 30 a 35, Bairro Nova Betânia e foi idealizada para trazer mais comodidade e acessibilidade aos moradores da região, garantindo atendimento especializado a crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento de 0 a 14 anos. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Este é o terceiro Espaço Multiterapias da Unimed Natal. O primeiro foi inaugurado há mais de um ano no bairro de Candelária, em Natal, e se consolidou como referência no atendimento terapêutico infantil. Na última quinta-feira (20), mais uma unidade foi aberta na Zona Norte da capital, expandindo a rede própria de assistência especializada.

A unidade de Mossoró contará com um conjunto de terapias voltadas ao desenvolvimento infantil, proporcionando um acompanhamento individualizado e eficaz. Entre os serviços oferecidos, estão psicopedagogia, terapia ocupacional com Integração Sensorial, psicomotricidade e intervenção ABA em ambiente clínico.

Para o diretor de Recursos Próprios da Unimed Natal, Dr. Emerson Oliveira, a expansão dos Espaços Multiterapias reflete o compromisso da cooperativa em oferecer serviços de excelência e acessíveis a mais pessoas. “A inauguração desta nova unidade em Mossoró reforça a nossa missão de levar atendimento especializado para diferentes regiões do estado. Com um ambiente estruturado e profissionais qualificados, estamos garantindo um serviço essencial para o desenvolvimento infantil. Nossa meta é continuar crescendo e levando qualidade de vida para mais famílias”, destacou.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (84) 99617-0106 (somente chamadas).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PRONTO, AGORA RESOLVEU: Alckmin defende retirada de alimento e energia do cálculo da inflação

Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), defendeu nesta segunda-feira (24/3) a retirada dos preços de alimentos e energia do cálculo da inflação no Brasil.

As declarações de Alckmin foram dadas durante sua participação em um seminário promovido pelo jornal Valor Econômico, em São Paulo. O vice-presidente participou por videoconferência.

Alckmin afirmou que o cálculo deveria ser feito nos mesmos moldes do que ocorre nos Estados Unidos.

“Eu mencionei o exemplo americano porque ele tira do cálculo da inflação alimento, porque alimento é muito clima. Se eu tenho uma seca muito forte, uma alteração climática muito grande, vai subir o preço de alimento, e não adianta eu aumentar os juros que não vai fazer chover”, disse o vice-presidente.

“No caso do Brasil, pior ainda, porque aumenta a dívida pública. Cada 1% da taxa Selic o impacto é de R$ 48 bilhões na dívida, no pagamento da dívida”, prosseguiu Alckmin.

“E também tiram a energia, preço de barril de petróleo. Não adianta aumentar juros, que não vai baixar o barril do petróleo. Isso é guerra, é geopolítica. Então, eles excluem do cálculo”, completou.

De acordo com Alckmin, é preciso “aumentar os juros naquilo que pode ter mais efetividade na redução da inflação”.

“É claro que a redução da inflação é essencial. A inflação não é neutra socialmente, ela atinge muito mais o assalariado que tem reajuste normalmente uma vez por ano e vê todo mês, todo dia, o seu salário perder poder aquisitivo. Entendo, sim, que é uma medida que deve ser estudada pelo Banco Central brasileiro”, concluiu.

Juros e inflação

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto percentual, para 14,25% ao ano.

Trata-se do mais elevado patamar dos juros básicos no Brasil em 10 anos. A elevação dos juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação.

De acordo com o Relatório Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta manhã, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, deve terminar este ano em 5,65%, ante 5,66% projetados na semana passada.

Segundo o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para este ano é de 3%. Como há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, a meta será cumprida se ficar entre 1,5% e 4,5%. O mercado continua esperando, portanto, que a inflação estoure o teto da meta neste ano.

Em relação ao ano que vem, os economistas consultados pelo BC elevaram a projeção de 4,48% para 4,5%. Para 2027, o índice esperado foi mantido em 4%.

Em fevereiro deste ano, o IPCA ficou em 1,31%, uma alta de 1,15 ponto percentual em relação a janeiro e a maior taxa para o mês em 22 anos.

No acumulado de 12 meses até fevereiro, a inflação no país foi de 5,06%, ainda acima do teto da meta.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Partido Liberal lança Projeto Rota 22 no RN e vai percorrer o país

O Partido Liberal (PL) está iniciando o projeto Rota 22, tendo o Rio Grande do Norte como o primeiro Estado da Federação a receber a iniciativa, em parceria com o Instituto Álvaro Valle. A expectativa é que o Rota 22 percorra o país, ouvindo a população e levantando informações na busca por soluções para os principais problemas de cada região.

“O Projeto Rota 22 será implementado em diversos estados. Mas vamos começar pela região Nordeste, aqui no Rio Grande do Norte. Acreditamos que a participação da sociedade é fundamental para a construção de políticas que realmente atendam às necessidades locais. O Rota 22 é uma oportunidade de capacitar lideranças locais, fomentar o engajamento e promover um debate construtivo sobre o futuro das nossas comunidades”, afirma o senador Rogério Marinho, secretário-geral do PL e entusiasta do projeto.

Neste mês de março, equipes precursoras começaram a visitar todos os municípios potiguares. Nesse período, ouviram representantes da sociedade em cada local e identificaram ações realizadas pelo PL nos últimos anos. Nas próximas semanas serão realizadas as primeiras oficinas, em uma programação que se encerrará com seminários. Em breve será divulgada a programação completa.

O objetivo do Rota 22 é fortalecer a presença do PL junto a população. O maior partido do Brasil quer promover um diálogo ativo com a sociedade. Durante o projeto, serão apresentados, por exemplo, os princípios e valores do PL.

Além disso, o projeto buscará identificar e capacitar lideranças, ampliando a participação política nas diversas regiões do país. O Rota 22 também pretende envolver a população na construção de soluções para os desafios de cada município, a partir de um diagnóstico local, contribuindo para o desenvolvimento de propostas concretas que orientem a atuação do partido e de seus representantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Partido Novo aciona TCU contra vídeo de Gleisi sobre “empréstimo de Lula”: “fere diretamente o princípio da impessoalidade”

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O Novo enviou nesta segunda-feira (24) uma representação ao TCU (Tribunal de Contas da União) em que acusa a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, de promoção pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um vídeo institucional do governo federal.

Segundo o partido, a ministra violou o princípio da impessoalidade na administração pública ao divulgar um programa do governo que enaltece diretamente o presidente. No vídeo, Gleisi chama o novo programa de crédito consignado de “empréstimo do Lula”.

“A Constituição é clara, a publicidade institucional deve servir ao interesse público, não à promoção pessoal de autoridades. O que vimos no vídeo da ministra Gleisi Hoffmann é o uso indevido da máquina pública em uma tentativa descarada de antecipar a propaganda eleitoral para 2026. Isso fere diretamente o princípio da impessoalidade e não pode ser normalizado”, disse a líder do Novo na Câmara dos Deputados, Adriana Ventura (SP).

Na representação, a bancada do Novo pede que o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, conceda uma medida cautelar contra a veiculação de novas peças de publicidade que utilizem a expressão “empréstimo do Lula”.

A medida estabelece alterações para a modalidade de empréstimo. No crédito consignado, o pagamento das parcelas é descontado direto na folha de pagamento de salários ou benefícios, o que torna a operação mais segura para o banco em caso de eventual calote.

O modelo permite que até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória sejam utilizados como garantia, reduzindo o risco de inadimplência e permitindo taxas menores. O crédito consignado terá um limite de até 35% do salário para as parcelas do empréstimo.

A modalidade é voltada principalmente para funcionários públicos e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que têm mais facilidade com o débito na folha salarial. Segundo a Fazenda, a ideia com a medida para o setor privado é diminuir os juros cobrados aos trabalhadores.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *