Mundo

‘Heróis’ da pandemia, profissionais da saúde recebem ameaças de vizinhos na Espanha


Foto: Juan Medina/Reuters

Profissionais de saúde da Espanha recebem aplausos e homenagens de moradores enclausurados em suas sacadas durante a quarentena no país, o segundo mais atingido pela pandemia do coronavírus, e são chamados de heróis por se arriscarem todos os dias.

Porém, o tratamento que médicos e outros trabalhadores da linha de frente recebem quando voltam para casa é totalmente diferente.

Cartas pedindo para que eles deixem a vizinhança, ofensas e até a vandalização do carro de uma médica com a frase “rata contagiosa” são algumas das violências que os profissionais sofreram e contaram à agência EFE.

A desinformação e o medo fazem com que vizinhos acreditem que vão ser infectados por morarem tão perto de alguém que trabalha diretamente na luta contra o coronavírus. Além daqueles que passam o dia nos hospitais, atendentes de mercado e de outros serviços essenciais também são ameaçados.

“Olá, vizinho. Sabemos do seu trabalho no hospital e agradecemos, porém, você devia pensar em seus vizinhos. Aqui tem crianças e idosos. Há lugares em que estão alojando profissionais. Enquanto durar a pandemia, pedimos que pense nisso”, dizia a carta que o médico espanhol Jesús recebeu ao voltar do trabalho um dia.

Além de Jesús, a caixa de supermercado Miriam e o açougueiro também receberam cartas anônimas pedindo que se mudassem. A ginecologista Silvana teve o carro pichado por moradores do mesmo prédio.

Polícia vai investigar os crimes

A polícia espanhola anunciou nesta semana que vai investigar os casos como crime de ódio contra profissionais expostos ao coronavírus.

Além das investigações locais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também já recebeu denúncias de violência, agressão e assassinatos de profissionais da saúde pelo mundo desde o começo da pandemia.

Jesús contou à Agência EFE que ficou triste ao receber a carta depois de um mês se sacrificando no hospital, mas agradeceu a atitude “maravilhosa e exemplar” da maioria da população que homenageou os médicos e enfermeiros com aplausos.

Depois da carta pedindo que ele se mudasse, ele recebeu uma nova: “Aqui vive um herói”.

Miriam, uma caixa de supermercado em Cartagena, também recebeu cartas de “despejo” dos vizinhos, que se preocupavam com o fato de ela estar fora de casa todos os dias para trabalhar.

“Somos seus vizinhos e queremos te pedir pelo bem de todos que busque uma outra casa enquanto durar a pandemia, já que vimos que você trabalha em um supermercado e aqui vivem muitas pessoas. Não queremos mais riscos”.

O filho de 10 anos da mulher foi quem recebeu a carta e achou que os vizinhos estavam reconhecendo o trabalho da mãe e que queriam que ela buscasse um lugar melhor para viver. Quando descobriu que esse não era o caso, ele chorou.

Sem aguentar o desrespeito, Miriam tratou de escrever uma resposta aos vizinhos, que deixou na recepção do prédio.

“Aos valentes que deixam mensagens anônimas, lhes digo várias coisas: sim, trabalho em um supermarcado, e graças a nós, vocês podem comer todos os dias”.

Ela também pedia empatia no lugar de aplausos nas ovações e homenagens feitas às noites para os trabalhadores na linha de frente contra a pandemia e aqueles que tinham que sair de casa.

“Estamos ajudando muitas pessoas enquanto estamos nos colocando em risco. Me parece covarde, não têm direito”, disse à EFE.

Ameaças contra uma médica

Em Barcelona, ​​a ginecologista Silvana entrou na garagem para sair para mais um dia de trabalho como ginecologista, mas encontrou o carro novo vandalizado. Ao lado da porta do motorista haviam pintado “rata contagiosa” com spray preto no carro branco.

Antes de ajudar uma mulher em seu parto, a médica relatou o ataque à polícia.

José Antonio trabalha no açougue de um hipermercado na província de Corunha quando viu um envelope do lado de fora de sua casa, pensou que seria devido à agitação e bagunça de seu filho de dois anos, mas estava errado.

A carta, escrita com letra maiúscula e sem assinatura, pedia que ele encontrasse outro lugar, porque seu trabalho representava um perigo para a comunidade.

Sua esposa, grávida de cinco meses, teve um ataque de pânico. Eles conversaram com todos os residentes e encontraram apoio e incentivo deles. “Eles não sabem o que aconteceu ou quem conseguiu deixar o envelope”, disse ele a Efe.

O Conselho Geral de Enfermagem disponibilizou sua assessoria jurídica a seus membros no caso de queixas contra profissionais serem “suscetíveis de denúncia judicial”, disse à Efe José Luis Cobos, vice-secretário-geral, que descartou as ameaças como “minoria” mas “muito repreensíveis”.

R7

Opinião dos leitores

  1. Nada justifica a agressividade com os profissionaisda saúde : no entanto, é comum percebe-se algumas pessoas transitando nas ruas, comércio, bancos,elevadores etc , aparentemente com as mesmas vestimentas utilizadas em seus locais de trabalho. Falta de orientação ou de higiene e responsabilidade social.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CASO MASTER: Fachin dá 5 dias para Mendonça, Moraes, PGR e PF explicarem crise no STF

Foto: EBC

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, deu prazo de cinco dias úteis para que o ministro André Mendonça, o ministro Alexandre de Moraes, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal prestem informações sobre os fatos que levaram à nova crise dentro da Corte.

A determinação ocorre em meio à troca de acusações envolvendo os ministros e às revelações relacionadas ao empresário Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master. Mendonça tornou público um relatório da Polícia Federal que reúne mensagens trocadas entre Vorcaro e Moraes e outros elementos que passaram a ser analisados pelo STF.

Moraes, por sua vez, pediu a Fachin que sejam adotadas providências contra Mendonça, alegando possível abuso de autoridade, improbidade administrativa e crimes de responsabilidade pela divulgação do material. O pedido foi encaminhado no âmbito do inquérito das fake news.

A crise também envolve questionamentos sobre a atuação da Polícia Federal e da PGR nas investigações relacionadas ao Banco Master. O episódio ganhou ainda mais tensão após o depoimento sigiloso de Vorcaro ao gabinete de Mendonça, realizado enquanto ele também deveria prestar depoimento à PF.

 

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] Renan chama Cury de “pastel de vento” e psiquiatra ironiza: “delícia”

Imagem: Reprodução/Congresso em Foco

A disputa entre os candidatos à presidência da República Renan Santos (Missão) e Augusto Cury (Avante) ganhou um novo capítulo bem-humorado nesta quinta-feira (3), depois que Renan classificou o psiquiatra como um “pastel de vento”.

Cury respondeu em tom irônico e evitou entrar em confronto direto. “Eu gosto muito de pastel, acho uma delícia”, afirmou, antes de dizer que respeita Renan e que prefere tratar os concorrentes como adversários, e não como inimigos.

A provocação começou durante entrevista ao podcast Flow, quando Renan criticou a postura de Cury de rejeitar a polarização política e defender diálogo entre diferentes campos.

“O Cury deve estar falando que você tem que ficar motivado, que ele não gosta da polarização, que ele é do bem, que todo mundo pode se juntar e resolver tudo”, disse.

“Eu chamo ele de pastel de vento. É um pastel de vento, não tem nada. Tá, mas quando o problema aparecer na sua frente, o que você vai fazer? ‘Nós vamos dialogar bastante’.”

Com informação de Congresso em Foco

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

INQUÉRITO FAKE NEWS: Moraes encaminha a Fachin pedido de investigação contra Mendonça

Fotos:: Fabio Rodrigues-Pozzebom da Agência Brasil e Carlos Moura do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta quinta-feira (3) ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin, pedido de investigação contra o ministro André Mendonça.

Na petição, Moraes disse que há presença de fortes indícios da prática de improbidade administrativa, abuso de autoridade, crime de responsabilidade e favorecimento a determinados grupos políticos no exercício da relatoria das Operação Sem Desconto e Operação Compliance Zero.

O ministro André Medonça ainda não se manifestou.

Na terça-feira (1), o ministro André Mendonça retirou o sigilo do relatório da Polícia Federal (PF) que expõs mensagens e contatos entre Moraes e Daniel Vorcaro.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou também na terça pela nulidade da investigação ordenada por André Mendonça que apontou relação entre Moraes e Daniel Vorcaro.

As mensagens reveladas pelo relatório da PF também indicam proximidade entre o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e Vorcaro.

 

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

MAIS UMA: Técnica de enfermagem é enforcada e agredida pelo marido em Parnamirim

Foto: Reprodução

A técnica de enfermagem Ingrid Katerine, de 30 anos, denunciou ter sido agredida e sufocada pelo marido durante uma discussão em Parnamirim, na Grande Natal. O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, e o homem, de 47 anos, foi preso em flagrante, segundo informações divulgadas sobre a ocorrência. Com informações do Agora RN.

Em relatos publicados nas redes sociais, Ingrid afirmou que chegou a perder a consciência durante o episódio. Ela também compartilhou fotos em que aparecem lesões no rosto e em outras partes do corpo.

Vítima relata agressões

Segundo o relato da técnica de enfermagem, a discussão começou por causa de um carro da família. Ela contou que foi à residência do marido para recuperar o veículo e que, durante a situação, teria sido imobilizada, sufocada e atingida no rosto.

“Ele me colocou no chão, me enforcou, botou o cotovelo em cima do meu rosto e deu um soco no meu olho”, disse Ingrid em vídeo divulgado nas redes sociais. A mulher afirmou que desmaiou por alguns segundos.

O caso ocorreu na casa do homem. A vítima relatou que a filha do casal, de 9 anos, já havia presenciado episódios de agressões verbais e psicológicas. As informações são da vítima e deverão ser apuradas pelas autoridades.

Prisão e investigação

Após procurar atendimento médico, Ingrid formalizou a denúncia na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Parnamirim e passou por exame de corpo de delito. O suspeito foi preso em flagrante e o registro foi feito como lesão corporal praticada em contexto de violência contra a mulher, conforme informações divulgadas pela imprensa local.

A prisão em flagrante não representa condenação. O caso seguirá sob análise da Polícia Civil e da Justiça, que deverão definir os próximos procedimentos.

Com informações do Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Maioria dos brasileiros desaprova Lula, STF e Congresso, diz pesquisa Futura/100% Cidades

Foto: Nelson Jr/STF

Levantamento da Futura/100% Cidades mostra que a maioria dos eleitores brasileiros desaprova o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. A pesquisa foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 3.

Em relação a Lula, 50,9% desaprovam o trabalho do presidente. A aprovação fica em 46,4%. Já 2,8% não souberam ou não quiseram responder.

A rejeição ao Congresso Nacional é maior. De acordo com a pesquisa, 59,4% desaprovam a atuação, em geral, dos senadores e dos deputados federais. Do total de entrevistados, 30,6% disseram aprovar o Legislativo. Enquanto isso, 10% não souberam ou não quiseram responder.

O STF também apresenta rejeição acima dos 50%. Conforme o levantamento, 52,7% desaprovam o Supremo. Por outro lado, 39,1% aprovam a atuação da Corte. O bloco dos que não souberam ou não quiseram responder é composto de 8,2%.

A fim de mensurar o grau de desaprovação de Lula, do STF e do Congresso Nacional, a equipe da Futura/100% Cidades entrevistou 2 mil eleitores em potencial, em 677 municípios brasileiros. O trabalho nesse sentido ocorreu de 27 de agosto a 1º de setembro.

De acordo com os organizadores, a pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. Além disso, o nível de confiança do material é de 95%.

O código BR -02793/2026 é protocolo de registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral.

Com informações da Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Flávio pede que Vorcaro fale tudo para que os fatos sejam esclarecidos

Imagem: Reprodução/Delatei News/X

O senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) tem defendido a legalidade de sua atuação ao captar recursos privados com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para financiar a cinebiografia de seu pai, intitulada Dark Horse.

Em uma publicação de vídeo, Flávio pede a Vorcaro que abra o jogo, literalmente, e fale quem são os envolvidos no escândalo do Caso Master, inclusive, ministros do STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

“TECNOFASCISMO”: Petro diz que “algoritmos” vão interferir em eleição no Brasil

Foto: EFE

O ex-presidente da Colômbia Gustavo Petro afirmou nesta quarta-feira (2), sem apresentar provas, que o atual mandatário do país, o conservador Abelardo de la Espriella, venceu o último pleito pela intromissão de “algoritmos” e pelo que chamou de “tecnofascismo”, e advertiu que essa situação poderá se repetir nas eleições de outubro no Brasil e nas do México em 2027.

“É o sistema que se quer expandir, e não está certo. O México está em perigo, e o Brasil vem aí. Esses métodos têm legitimação na classe política que está dirigindo atualmente os Estados Unidos”, disse o político de esquerda durante sua aula magna na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), em sua primeira viagem fora da Colômbia como ex-presidente.

A palestra contou com auditório lotado e começou com um atraso de quase duas horas devido a uma reunião que Petro teve com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, no Palácio Nacional.

O ex-mandatário não entrou em detalhes sobre o encontro Sheinbaum, mas comentou que eles conversaram sobre a esquerda e o “humanismo” na elaboração das políticas.

Segundo Petro, Sheinbaum lhe propôs participar de “coordenações intelectuais acadêmicas” no México, o que ele recusou devido à sua decisão de permanecer na Colômbia.

Com informações de Pleno News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Emissoras cobram Lula e Flávio em debate do dia 14: ‘Respeito ao eleitor’

Foto: Reprodução/Band

O pool de 11 veículos de imprensa pressionou publicamente, nesta quinta-feira (3), o senador Flávio Bolsonaro (PL) e presidente Lula (PT) para que confirmem presença no debate presidencial marcado para o dia 14 deste mês de setembro. Emissoras como CNN Brasil, RedeTV! e SBT ressaltaram que a aceitação do convite pelos líderes da disputa pelo governo do Brasil representaria uma atitude respeitosa com a democracia e eleitores.

Em comunicado público, o pool estabeleceu a próxima segunda-feira (7) como limite para uma definição da presença ou ausência de Lula e Flávio no debate denominado “O Momento da Decisão”. E lembrou que os demais convidados, Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) já confirmaram presença.

“O debate presidencial é uma oportunidade fundamental para que os eleitores conheçam e comparem diretamente as propostas, posições e visões de país dos candidatos à Presidência da República, em um ambiente comum, submetido às mesmas regras e ao contraditório. A participação dos candidatos em um encontro dessa relevância representa respeito ao debate público, ao processo democrático e, sobretudo, ao eleitor, que tem o direito de conhecer e confrontar as propostas daqueles que pretendem governar o País”, diz o trecho final da cobrança pública a Lula e Flávio.

As emissoras ressaltam ainda que o pool é a maior e histórica parceria entre veículos de comunicação brasileiros para realizar debates eleitorais e nasceu para atender a uma demanda dos próprios partidos políticos, como forma de evitar a multiplicação de encontros no período de campanha nas ruas, que foi encurtado de 90 dias para 45 dias, desde as eleições de 2016.

Além de Lula e Flávio, Romeu Zema faltou ao primeiro debate presidencial em TV aberta destas eleições, no último dia 23 de agosto, na Band. Eles foram convidados, seus representantes participaram das reuniões na emissora. E seus púlpitos ficaram vazios no estúdio, durante a transmissão com Renan Santos, Caiado e Cury.

Com informações do Diário do Poder

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘MASTERWHATS’: Plataforma idêntica ao WhatsApp reúne 65 mil mensagens de Vorcaro

Foto: Reprodução

O ‘MasterWhats’, uma nova plataforma interativa criada que simula o WhatsApp, passou a disponibilizar a consulta pública de 66.387 mensagens trocadas pelo empresário Daniel Vorcaro com figuras públicas e autoridades brasileiras.

Desenvolvido com apoio de inteligência artificial e foco em navegação por celular, o site organiza 24 conversas apreendidas pela Polícia Federal, permitindo buscas por termos e compartilhamento direto de trechos específicos.

O acervo reuniu materiais obtidos em duas etapas distintas da investigação sobre o ex-dono do Banco Master, preso pela Polícia Federal em novembro de 2025. O primeiro lote envolveu 65.772 mensagens trocadas com Martha Graeff, reveladas em março de 2026.

Já em setembro de 2026, a divulgação do relatório da Polícia Federal trouxe contatos com o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e outras 22 pessoas. Por estarem salvas em formato de imagem dentro do laudo oficial, as conversas precisaram ser transcritas individualmente para compor o banco de dados.

Inspirado no projeto ‘MasterZap’, idealizado por Lucas Matheus, o site teve seu código-fonte disponibilizado no GitHub sob a intenção de receber colaborações de outros desenvolvedores. A proposta do criador Rafael Miranda Bressan é evoluir a ferramenta para comportar eventuais novos conjuntos de dados no futuro.

Com informações do portal NDMais

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

PESQUISA DATAFOLHA: Lula e Flávio Bolsonaro permanecem tecnicamente empatados em cenário de segundo turno

Foto: Carla Sena/Arte Metrópoles

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3/9) pelo Instituto Datafolha traz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto, contra 44% do senador Flávio Bolsonaro (PL), num confronto hipotético de segundo turno.

A diferença de apenas dois pontos percentuais configura uma situação de empate técnico, considerando os parâmetros estatísticos do levantamento. Os números revelam uma disputa muito equilibrada entre as duas principais correntes eleitorais no cenário nacional.

Confira o resultado:

Lula (PT): 46%
Flávio Bolsonaro (PL): 44%
Em branco/nulo/nenhum: 9%
Indecisos: 2%

Foto: Reprodução/CNN

No último levantamento realizado pelo mesmo instituto e divulgado no dia 21 de agosto, Lula liderava com 47% das intenções de voto para o 2º turno; seguido por Flávio Bolsonaro que tinha 43% — a diferença era de 4 pontos percentuais, no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

PRIMEIRO TURNO

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3/9), um mês antes das eleições, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 38% das intenções de voto no 1º turno contra 33% de Flávio Bolsonaro (PL).

O levantamento também confirma a ascensão do escritor Augusto Cury, que marcou 8% — uma subida de seis pontos percentuais em relação ao último levantamento, de 21 de agosto.

Ao todo, 13 candidatos concorrem ao Palácio do Planalto. Veja os resultados:

Lula (PT): 38% (- 1 p.p)
Flávio Bolsonaro (PL): 33% (=)
Escritor Augusto Cury (Avante): 8% (+ 6 p.p)
Ronaldo Caiado (PSD): 4% (- 1 p.p)
Renan Santos (Missão): 3% (- 1 p.p)
Romeu Zema (Novo): 2% (- 1 p.p)
Samara Martins (UP): 1% (=)
Edmilson Costa (PCB): 1% (=)
Rui Costa Pimenta (PCO): 1% (=)
Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 0 (=)
Clariana Barão (DC): 0 (=)
Hertz Dias (PSTU): 0 (=)
Em branco/nulo/nenhum: 6% (=)
Indecisos: 3% (-1 p.p)

O candidato Pablo Marçal (PRTB), que está inelegível, não foi considerado na pesquisa.

No último levantamento feito pelo mesmo instituto e divulgado no dia 21 de agosto, Lula liderava com 39% das intenções de voto entre os entrevistados; seguido por Flávio Bolsonaro que tinha 33%.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. O Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 125 cidades na terça-feira (1º) e quarta-feira (2). A pesquisa, contratada pela TV Globo e pela Folha, está registrada no TSE com o código BR-03669/2026.

Com informações de Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *