Diversos

Hétero flex: homens que transam com homens em orgias, mas não se dizem gays

O pesquisador Victor Hugo Barreto. Imagem: Reprodução/Facebook

O doutor em antropologia Victor Hugo Barreto mergulhou na noite carioca durante quatro anos para desvendar a realidade de homens, abertamente heterossexuais, que transam entre si em festas secretas.

Um dos slogans das festas deixa claro as regras: “só venha se você for homem”. Para os organizadores, isso significa: não se assumir ou ser homossexual ‘afeminado’, encarnar a figura clássica do “machão” e estar disposto transar com outros homens.

O estudo virou o livro “Festa de Orgias para Homens” (Editora Devires), lançado em novembro do ano passado. Na obra, derivada da tese de doutorado defendida na Universidade Federal Fluminense, Victor descreve o enredo dos festejos e analisa como é manifestada e construída a sexualidade masculina.

A abordagem causou discussão na internet. “Nas redes, recebi até ameaça de morte e de uma galera dizendo que o Brasil não ganha o Nobel ou a cura do câncer por causa da minha pesquisa. Claro, essa reação negativa ainda é um fruto de moralismo”, diz. A imprensa também cunhou esse tipo de homem como o “hétero flex”. Nesta entrevista, Victor explica como embarcou nesse mundo e o que descobriu:

UOL: Por que você decidiu estudar uma festa com orgias masculinas?

Bareto: Eu já tinha pesquisas no campo da sexualidade. Aí me apareceu um anúncio na Internet com o convite para festas nas chamadas ‘casas de orgia’. Me ocorreu que essas casas são diferentes de clubes de swing, por exemplo. Então eu me interessei.

UOL: Em quais lugares essas festas costumam acontecer?

Bareto: As festas que pesquisei ficam no Rio de Janeiro e são organizadas em espaços comerciais alugados. Claro, é possível que um grupo saia de um bar e vá para a casa de alguém transar. Essas festas informais entre membros do do grupo são as chamadas “sociais”, e são privativas. É uma categoria de encontros particulares são difíceis de estudar, pois não acontecem com periodicidade. Para analisar, então, tive que ir a festas que acontecem de forma periódica.

UOL: Além do Rio, as festas acontecem em mais lugares?

Bareto: Sei que há casas assim que funcionam em São Paulo, em Brasília e em cidades do Nordeste. É um mercado que não trabalha com visibilidade. Só acontece para quem está interessado naquilo. Inclusive, muitos estrangeiros dizem que esse tipo de evento é mais forte aqui do que em outros países.

UOL: E qual o perfil dessas pessoas?

Bareto: Eu vi muita coisa. Tinham caras universitários, na casa dos 18 anos, a senhores de 80 anos. Eram das mais diversas camadas sociais. Conheci médicos, advogados, motoristas de táxi, da Uber, garis. Homens casados com homens e homens casados com mulheres, com filhos.

UOL: E por que eles não se consideram homens homossexuais?

Bareto: Percebi a presença de três princípios. O primeiro princípio é o da masculinidade. O segundo é o da discrição. O terceiro elemento é a ‘putaria’, como eles dizem. Isso quer dizer que quem participar dessa festa tem que ser ‘macho’, discreto e puto, ao mesmo tempo. Aquilo acontece no anonimato. Não se pode contar do que acontece ali a ninguém. É um comportamento transgressor para a sociedade de uma forma geral, então quem se envolve quer ter a participação reconhecida exclusivamente naquele lugar.

UOL: O que você quer dizer com masculinidade?

Bareto: Como são eventos exclusivos para homens, há também uma ideia de uma determinada figura de homem que pode entrar ali. O que isso quer dizer é que eles não querem que homens considerados afeminados participem. Eles ligam a ideia da homossexualidade com a ideia do homem afeminado. São homens transando com outros homens, mas eles se consideram machos, entendeu? O principal fator é que o homossexual é uma orientação desprestigiada na sociedade de uma forma geral. É visto como um ‘problema’ até hoje, e é difícil assumir essa identidade para a sociedade. O que eles querem seria a ideia de ter prazer com outro homem, sem que isso implique em uma perturbação da norma.

UOL: É o que estão dizendo sobre o termo “hétero flex?”

Bareto: Me perguntaram da figura do ‘hetero flex’, e achei o conceito interessante. Acho muito bacana que essas pessoas experimentarem a sexualidade. Mas, ao mesmo tempo, eles têm um apego com a heterossexualidade. O motivo é que a heterossexualidade ainda se é a norma esperada na sociedade. Quando você é um homem que não perturba a norma, você ainda se nutre dos privilégios dessa orientação. Claro, é uma postura de homofobia a uma determinada figura de homem. A masculinidade ali é feita, roteirizada, até exagerada.

UOL: Então, não é possível ser abertamente homossexual neste espaço?

Bareto: O que eles falam para mim é que você pode ser gay, mas do lado de fora. Ali dentro não é espaço para reivindicar essa bandeira. Tem uma questão que passa justamente por essa questão de se evitar o traço feminino.

UOL: Qual o papel o machismo nessa realidade?

Bareto: Por exemplo: por que a figura de macho é sempre tão valorizada nesse espaço de orgias ou no mercado erótico? É por causa do machismo: pois cria-se a ideia de que essa figura é a valorizada, que é a norma. O machismo aparece na medida em que ele conforma esses desejos que nós temos. Não só no mundo heterossexual a figura do homem machão é valorizada. Entre os abertamente gays o machão também é.

UOL

Opinião dos leitores

  1. A viadagem midiática está com tudo e não está prosa. Viva a queimação de rosca alheia.

  2. Isso é velho. Qualquer adolescente já foi abordado por um cara casado pedindo pra chupar seu p** , me lembro que a 6 anos atrás fui no banheiro do hiper bom preço e tinha pelo menos uns 5 caras de revezando na putaria, tentavam disfarçar entrando e saindo do banheiro mas não enganava, depois vi pelo menos dois caminhando com mulher e um deles com o filho a tira colo. Se vc entrar em uma sala de bate papo é só olhar os apelidos, é kazado quer macho, kazado chupa e assim vai, isso é assunto velho que a sociedade finge não ver.

  3. Esse cara fez todo um estudo, só p/ chegar onde todos já sabiam, só que no meu tempo se chamava bixa inrrustida, agora só mudou o nome p/ esse tal de flex.

  4. Permita-me uma observação.
    De uma hora para outra o blog passou a utilizar linha de notícias que não dispensa "Pesquisas sobre pênis", "Estudos sobre a forma do pênis", "Pênis e os melhores tamanhos" e por aí vai.
    Seguindo essa trilha, notícias sobre orgias homossexuais também tem espaço garantido, incluindo os blocos do Carnatal e os tipos de gays que os frequentam.
    Longe de uma defesa moralista, será mesmo que seus leitores em sua maioria querem ser inundados com este tipo de notícia?
    Para onde está indo o blog com notícias leves, interessantes, de humor refinado, incisivo quando necessário, por seus editoriais?
    Apenas um toque, pq já estão chamando "Blog do BG Magazine", em alusão a uma revista especializada nos temas gays.

    1. Valeu o toque Sergio. Rapaz é poque cada dia tou mais chegado ao assunto. kkkkkk abraço grande

  5. Não são Homens Heterosexuais ! São gays inventando uma nova nomeclatura para boiolagem !!! A natureza um dia vai cobrar e muito caro esse absurdo biologico em nome do politicamente correto !!!

  6. Isso se chama apenas trocar o nome do que é real: homossexualismo. São incapazes de ser o que são. Certamente desfilam por aí com uma mulher à tiracolo para enganar a sociedade, mas na hora do vamos ver, já se sabe o que querem ver. Nem gays enrustidos são, sem contar que sua bandeira cheira à promiscuidade. Hétero autêntico certamente não frequenta algo do tipo. Problema que héteros autênticos estão cada vez mais raros, rsrsrsrsrs.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Além de Cid, PGR não vai recorrer da pena de Bolsonaro e aliados

Foto: Antônio Augusto/STF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, não pretende recorrer da pena imposta pelos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados, condenados por planejarem uma tentativa de golpe de Estado no país após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

A informação foi apurada pelo Metrópoles, que noticiou que Gonet demonstrou insatisfação com a pena de Mauro Cid, tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). Cid foi condenado a 2 anos de prisão em regime aberto.

O procurador havia dito a auxiliares que a pena poderia ser maior, sobretudo porque, nas alegações finais, ele apontou omissão de Cid e propôs reduzir apenas um terço da pena.

Apesar da discordância, o PGR não cogita recorrer de nenhuma das penas decididas pela Turma.

Entre todos os integrantes do núcleo 1, considerado o núcleo crucial da trama golpista, Cid foi o único que escapou de sanções severas, como a perda da patente — embora tenha pedido baixa do Exército. Ele cogita deixar o Brasil para morar nos Estados Unidos com a família, conforme mostrou o Metrópoles.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Polícia encontra carro de homens desaparecidos há um mês no PR; veículo estava enterrado com marcas de sangue e tiros

Fotos: Polícia Militar Ambiental do Paraná

A Polícia Militar Ambiental do Paraná encontrou nesta sexta-feira, 12, o carro usado por quatro homens de São Paulo que desapareceram há um cerca de um mês. Eles sumiram depois de cobrarem uma dívida em uma fazenda no município de Icaraíma, na região sudoeste do Estado. O veículo estava enterrado e tinha marcas de disparo de arma de fogo e sangue.

De acordo com as Polícias Militar e Civil, o carro estava enterrado em uma área de mata, a cerca de 9 quilômetros da fazenda onde se suspeita que ocorreu o crime. O veículo é um Fiat Toro branco. Embora os policiais tenham achado vestígios no carro, não encontraram nenhum corpo.

O caso é investigado como homicídio, e uma das hipóteses é de que o grupo tenha sido executado por dois dos possíveis devedores cobrados, Antonio Buscariollo, 66 anos, e Paulo Ricardo Costa Buscariollo, 22, que são pai e filho. A reportagem tentou contato com a defesa dos dois, mas não recebeu resposta.

As vítimas são:

  • Alencar Gonçalves de Souza Giron, de 36 anos;
  • Rafael Juliano Marascalchi, de 43;
  • Robishley Hirnani de Oliveira, 53;
  • Diego Henrique Afonso, 39.

Como o carro foi encontrado

A Polícia Militar Ambiental relatou que policiais notaram uma irregularidade no terreno durante um patrulhamento. Os agentes decidiram escavar o local e localizaram uma lona, que cobria a lataria de um carro branco.

Ao identificarem que o carro poderia estar relacionado ao desaparecimento dos quatro homens, acionaram a Polícia Civil. O veículo então passou por perícia e foi apreendido.

A Polícia Civil informou que vai fazer novas diligências neste sábado, 13, em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Paraná e a Polícia Militar Ambiental.

Crime pode ter sido motivado por cobrança de dívida

De acordo com as investigações, Alencar Gonçalves de Souza contratou três homens do Estado de São Paulo – Rafael, Robishley e Diego Henrique – para ajudá-lo na cobrança de uma dívida de R$ 255 mil referente à venda de uma propriedade rural, em agosto do ano passado, para a família de Antônio e Paulo Ricardo Buscariollo.

Passado um ano, as investigações apontam que os novos moradores ainda não haviam pagado Alencar pelo imóvel.

“Essa propriedade foi escriturada e chegou a ser transferida para um membro dessa família, no dia 5 de agosto de 2024. O ato está registrado em cartório”, disse o delegado Gabriel Menezes, da cidade de Umuarama (cerca de 60 km de Icaraíma), em entrevista coletiva em agosto.

“E de lá para cá, não houve o pagamento do valor acordado, que seriam 10 parcelas de R$ 25 mil. E o não pagamento desse valor gerou essa cobrança por parte do Alencar, que contrata esses três indivíduos do Estado de São Paulo para vir aqui cobrar”, acrescentou o delegado.

Familiares de Alencar alertaram a polícia sobre o desaparecimento dele no dia 6 de agosto. Os quatro desaparecidos estiveram na fazenda em questão nos dias 4 e 5 de agosto.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Assaltantes em bicicletas praticam crimes em dias seguidos no mesmo local na rua Jundiaí, próximo à Câmara Municipal de Natal

Dois registros em dias seguidos mostram um indivíduos em bicicletas, abordando mulheres na rua Jundiaí, no bairro do Tirol, em Natal, na lateral da Câmara Municipal.

No primeiro registro, na noite de terça-feira (9), por volta das 19h, o assaltante se aproxima da vítima, saca uma arma, anuncia o assalto, mas a mulher corre e ele desiste da ação.

No segundo caso, registrado no dia seguinte, na noite de quarta-feira (10), aproximadamente às 20h40, um caso semelhante. Outro criminoso aborda a mulher, que reage e em seguida foge na direção contrária do sujeito. A imagem não é clara o bastante para saber se ele conseguiu levar algum pertence da vítima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura entrega a maior quadra coberta de Natal no Conjunto Satélite

A Prefeitura de Natal entregou mais um importante equipamento público nesta sexta-feira (12). A quadra João Maria de Macêdo recebeu a maior reforma de sua história para ampliar as opções de lazer, esporte e convivência aos moradores do bairro Pitimbu, na Zona Sul da cidade.

A “Quadra do Satélite”, localizada na Rua Serra do Bujari, é palco de campeonatos de bairro há pelo menos 40 anos e só nesta gestão recebeu cobertura termoacústica, arquibancada, iluminação de LED, pintura com marcações para diversas modalidades e equipamentos para prática de basquete, futebol de salão e vôlei.

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, ressaltou a entrega de mais um equipamento de lazer, esporte e cultura. “Essa é uma gestão de continuidade e de parcerias. Uma obra iniciada na administração do ex-prefeito Álvaro Dias e concluída por nós. Que a comunidade possa fazer bom uso, como prática esportiva ou ações culturais, e também possa cuidar desta obra”.

“Esse espaço esportivo foi totalmente reestruturado. É mais uma prova do trabalho de incentivo ao esporte amador, sem se limitar ao futebol. Hoje Natal sedia um dos maiores campeonatos de Ginástica do Brasil. Natal tem se tornado a capital dos esportes”, destacou o secretário de Lazer e Esporte, Hermes Câmara.

O titular da SEL também lembrou a inauguração do primeiro Centro Esportivo Comunitário do Brasil, no Planalto. O projeto é pioneiro no país e integra as ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O espaço foi planejado pelos técnicos da Prefeitura do Natal, com participação da SEL e da Secretaria de Planejamento, e executado com recursos municipais e federais. Iniciada em 2024, a obra foi concluída este ano e oferece à comunidade quadras poliesportivas, campo de futebol society, meia quadra de basquete, áreas de lazer e atividades voltadas para todas as idades.

Morador do Conjunto Satélite há 42 anos e desde então usuário da quadra, o policial aposentado Wellington Marques, 70, vibrou com a “maior reforma já vista na quadra”. Wellington é um dos jogadores do Grupo Serrano há 40 anos e do “recente” Grupo de Amigos Peladeiros do Satélite, há 21 anos, que reúne moradores para “peladas” todas as sextas. “Ficou maravilhoso. Jogo há 40 anos aqui e só aos 70 terei o prazer de jogar em uma quadra coberta”, disse.

A obra integra o conjunto de investimentos da Prefeitura em infraestrutura esportiva, promovendo lazer, inclusão social e qualidade de vida para a população.

A obra recebeu emenda parlamentar de R$ 430 mil do ex-deputado federal Fábio Faria. A Prefeitura de Natal concedeu contrapartida de R$ 50 mil e realizou a execução do projeto.

Também compareceram à inauguração a vice-prefeita Joanna Guerra; as secretárias municipais de Cultura, Iracy Azevedo; de Habitação, Iris; de Infraestrutura, Shirley Cavalcante; e de Comunicação, Criz Vidal; o secretário de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação, Arthur Dutra; o secretário de Serviços Urbanos, Felipe Alves; o ex-prefeito Álvaro Dias; o deputado federal General Girão; e os vereadores Preto Aquino, Kleber Fernandes, Leo Souza e Robson Carvalho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP pede ao TCU suspensão dos salários de Bolsonaro e militares condenados

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O subprocurador-geral da República, Lucas Rocha Furtado, apresentou nesta sexta-feira, 12, uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma representação em que solicita a suspensão imediata da remuneração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos outros militares condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo sobre tentativa de golpe de Estado.

Na peça, Furtado argumenta que a manutenção dos pagamentos viola os princípios da moralidade administrativa e da eficiência. Segundo o Portal da Transparência, os vencimentos podem chegar a R$ 38 mil mensais.

Para Furtado, trata-se de um “paradoxo jurídico e ético”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputados petistas pedem que Brasil declare Trump “persona non grata”

Imagem: reprodução/Casa Branca

Um grupo de deputados federais petistas quer que o governo Lula, por meio do Ministério das Relações Exteriores, declare o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como persona non grata no Brasil.

O pedido foi apresentado pelos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), por meio de uma indicação ao Executivo Federal, e conta com apoio de outos 20 dos 67 membros da bancada do PT.

No pedido, os deputados citam as “agressões perpetradas” por Trump contra brasileiros, como o tarifaço e a cassação de vistos de autoridades, como é o caso do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Essas sanções, avaliam os deputados, demandam uma “medida diplomática de caráter enérgico e proporcional” contra o presidente americano. Segundo eles, a declaração de “persona non grata” seria a resposta mais adequada.

Em fevereiro de 2024, o Brasil sofreu uma retaliação semelhante de Israel. Na ocasião, Lula foi declarado “persona non grata” pelo governo de Benjamin Netanyahu, por ter comparado a ação contra palestinos ao Holocausto.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fala de Flávio Dino sobre Charlie Kirk irrita governo Trump

Foto: Rosinei Coutinho

Um comentário do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre Charlie Kirk, durante julgamento do plano de golpe de Estado, provocou forte reação negativa no governo dos Estados Unidos. A apuração é da âncora da CNN Débora Bergamasco no CNN Arena.

Após a fala ser traduzida e enviada a autoridades do Departamento de Estado americano, uma delas teria reagido com a expressão “he’s crazy” (“ele é louco”). A fala do ministro fazia referência ao perdão concedido a aproximadamente 1.500 pessoas que invadiram o Capitólio, sugerindo que tal medida não teria resultado em pacificação.

A repercussão negativa se deve, em grande parte, à relevância de Kirk no cenário político norte-americano. O comentarista era uma figura central no movimento MAGA (Make America Great Again), tendo papel fundamental na mobilização do eleitorado jovem e mantendo estreita relação com o presidente dos EUA, Donald Trump, e seu círculo próximo.

O episódio aumenta as especulações sobre possíveis sanções contra Flávio Dino por parte do governo americano.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dois A e Kite Master 2025: para viver momentos exclusivos

Foto: Freepik

Com patrocínio da Dois A, acontece em Barra do Cunhaú, um dos maiores eventos de kitesurf e wingfoil do Brasil. De 11 a 14 de setembro, o Festival Kite Master 2025 vai reunir os melhores atletas do país em uma celebração de esporte, cultura, turismo e sustentabilidade, prometendo agitar ainda mais o litoral sul do Rio Grande do Norte. São R$ 40 mil em prêmios e experiências únicas para quem respira adrenalina, emoção e liberdade.

Essa conexão entre o mar e a vida em movimento tem tudo a ver com a filosofia da Dois A, que desenvolve projetos sustentáveis e transformadores. Para construir um futuro em harmonia com o meio ambiente, os projetos são pensados para oferecer qualidade de vida, sustentabilidade e experiências únicas.

É assim com o Dois A Reserva Pipa: empreendimento localizado no centro da praia da Pipa, que combina reserva natural permanente, tecnologia e muito espaço para viver o extraordinário.

Mais do que patrocínio, o apoio da Dois A ao Festival Kite Master representa um compromisso com o desenvolvimento local e com a experiência de viver bem na região. Além de construir espaços, promover encontros entre lugares, pessoas e propósitos, com certeza, faz parte da marca da excelência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em 12 dias, gestão da Justiz na escala médica das unidades de saúde de Natal já contabilizam mais de 16 mil atendimentos

O melhor momento vivido na rede municipal de saúde de Natal a partir mudança na gestão das escalas médicas está expresso pelos números. Em duas semanas, a Justiz Terceirização, que assumiu o serviço no dia primeiro de setembro, já contabiliza mais de 16 mil atendimentos.

 

Um alto volume com um baixíssimo período de espera e, em muitos momentos, com fila zerada, mostram a excelência dos serviços prestados pela equipe da Justiz Terceirização.

O novo momento das unidades de saúde também foi destacado pelo prefeito de Natal Paulinho Freire que, nessa quinta-feira, esteve na Unidade de Pronto Atendimento de Cidade da Esperança e ressaltou a qualidade do serviço prestado pela equipe Justiz.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo federal identifica três novas drogas em circulação no Brasil

Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), órgão do Governo Federal, identificou, pela primeira vez, a circulação de três novas substâncias no país. Em boletim divulgado nesta quinta-feira, a entidade explica que duas delas “foram encontradas em um produto industrializado estrangeiro, conhecido como Magic Mushroom Gummies, da marca TRE Hoouse”.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, para ambas as substâncias, já há registros de circulação em países como Chile, Canadá e Bélgica. Ainda de acordo com o órgão, a identificação foi feita pela Polícia Científica de Santa Catarina, com o apoio da Polícia Federal.

A outra substância, N-pirrolidino protonitazeno (opioide sintético, da classe dos Nitazenos), foi identificada a partir do exame de um “paciente que relatou ter consumido álcool e um comprimido”. A identificação foi feita pelo Laboratório de Toxicologia Analítica e pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas).

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública celebrou “a agilidade do processo” entre a notificação e a inclusão nos controles nacionais, que durou 19 dias.

“Com o SAR, reforçamos o controle das substâncias que circulam, e isso é fundamental tanto do ponto de vista do enfrentamento aos mercados ilegais quanto do ponto de vista da prevenção no campo da política sobre drogas”, explicou a secretária de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado.

O sistema permite que qualquer pessoa envie uma notificação, que pode ser encaminhada para o e-mail [email protected]. O governo pede que “relatos sejam detalhados, com informações completas, para apoiar a correta avaliação dos casos”.

“Esse monitoramento contínuo é essencial para orientar políticas públicas, preparar hospitais e equipes de atendimento e dialogar com a sociedade civil”, explica Bárbara Cabellero, diretora de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações do SAR.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Pensei que eram quatro novas drogas, mas lembrei que uma já era conhecida.
    As novas drogas foram descobertas está semana!!
    São potentes e com capacidade de alucinar milhares de pessoas de uma só vez, se cuida meu povo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *