IBGE: inflação do mês é a menor desde Plano Real

Foto: Marcos Alves – O Globo

Os preços subiram, em média, 0,29% em janeiro, frente ao mês anterior, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial no país. É resultado mais baixo para meses de janeiro desde o início do Plano Real. O fim da cobrança da bandeira vermelha nas contas de luz, que tinha vigorado em dezembro, ajudou na desaceleração dos preços.

Em janeiro de 2017, a taxa tinha sido de 0,38%. Em 12 meses, a inflação, que havia encerrado 2017 em 2,95%, desacelerou para 2,86%.

Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira. Em dezembro, a variação havia ficado em 0,44%, em relação a novembro. A mediana prevista por analistas consultados pela Bloomberg previa uma inflação oficial de 0,41% em dezembro e de 2,98% no acumulado em 12 meses.

O Brasil fechou 2017 com a menor inflação em duas décadas, graças principalmente à queda dos preços dos alimentos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 2,95%, foi a menor taxa desde 1998 (1,65%) e a segunda menor da série histórica. O número ficou abaixo do piso da meta estabelecida pelo governo, que era de 3%. É a primeira vez que isso acontece desde que o sistema de metas foi implantado, em 1999.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Carllos Henrique disse:

    Excluindo itens de maior aumento como a gasolina, gás de cozinha, etc realmente esse índice nunca vai ser ruim.

  2. Walter disse:

    O cara tentando convencer que a inflação está baixa mesmo, não basta o bandido golpista. A lógica dos golpistas é a mesma que um pai de família cortar duas refeições por não comprar alimentação e ainda comemorar a perda de peso da sua família. Com salário em queda, desemprego em alta, quem pode comprar? se não compra não tem inflação. Essa é a lógica dos bandidos que tomaram o poder. Claro que a mídia, sempre bem paga, faz a parte de convencimento de comemorar a perda de peso por passar fome. Já fizeram apologia ao fogão de lenha e a lamparina, fazer apologia à fome é coisa simples.

    • Chico disse:

      Não é o cara não, quem está dizendo é o IBGE. Lembra na época de querida?? 15% ao ano 12 milhões de desempregados. Para de torcer para o PT feito um time de futebol, pense no Brasil deixe esses desonestos de lado.

  3. VERA disse:

    hoje pela manhã, fui abastecer o meu carro, um HB 20 e paguei, acreditem, 183,01 para encher o tanque… 4,28 o litro no Posto Jaguarari !!!!
    Só pode ser um pesadelo, antes do carnaval….

  4. henriques disse:

    Inflação mostrada por esse Governo atualmente, realmente não parece mostrar a realidade.

  5. Paulor disse:

    Eu gostaria de saber como uma inflação em que :
    a gasolina sobe todos os dias, a energia tambem etc pode ser baixa … isso é a maior mentira que eu já vi !!

    • Netto disse:

      Gasolina e energia não são os únicos componentes dos índices de inflação. Além disso os aumentos recentes já foram contabilizados. No caso do preço da gasolina, esse passou a seguir mais de perto a equação valor dólar/barril do petróleo. O que inclusive tá tirando a Petrobras da lama em que o PT deixou (já que querem ter uma estatal mesmo). Fato que inclusive beneficia quem pegou o FGTS para se arriscar comprando ações da empresa.

COMENTE AQUI