Diversos

IBGE: Vitória(ES), Florianópolis(SC) e Campinas(SP) ganham condição de metrópole

Foto: © Ricardo Wolffenbüttel/SECOM/Santa Catarina

Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Campinas (SP) passaram à condição de metrópole, segundo a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), com base em dados de 2018, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (25).

As três cidades passaram a figurar entre as atuais 15 metrópoles brasileiras. Com a ascensão de Campinas, único município que não é uma capital estadual, São Paulo se tornou a primeira unidade da federação a ter duas metrópoles.

Segundo o IBGE, Vitória, Florianópolis e Campinas atingiram o nível de metrópole por terem elevado o número de empresas e instituições públicas, atraindo contingentes populacionais muito significativos de outras cidades para acessarem bens e serviços.

O gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, Bruno Hidalgo, destacou as atividades econômicas que impulsionaram o alto número de empresas nas novas metrópoles. Ele lembrou que Campinas é um polo tecnológico e logístico relevante, cortada por rodovias importantes, com uma das principais universidades brasileiras – a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Já a capital do Espírito Santo abriga o Porto de Tubarão, um dos mais importantes do país, com exportação de minério de ferro. O estado tem produção de petróleo, siderurgia e celulose. No caso de Florianópolis, diz o pesquisador, não só o turismo é importante para a economia, mas o estado abriga agroindústria, produção naval e empresas de tecnologia.

São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus completam o grupo das metrópoles.

Entre as capitais regionais, são 32 novas cidades nessa categoria, totalizando 97. O estado de São Paulo apresentou o maior aumento absoluto, passando de 12 para 20 capitais regionais. Mato Grosso e Rondônia, que tinham apenas Cuiabá e Porto Velho como capitais regionais, passaram a ter mais duas cidades nesse nível, respectivamente, Sinop e Rondonópolis; e Cacoal e Ji-Paraná. Goiás, que não tinha nenhuma, passou a ter Anápolis como capital regional.

Bruno Hidalgo chamou a atenção para o fato de que as capitais regionais de Goiás, Mato Grosso e Rondônia estão ligadas às frentes do agronegócio.

Deslocamentos populacionais

A pesquisa mostrou também a distância a ser percorrida pela população de um determinado local para adquirir produtos e serviços em outras cidades. Para cursar ensino superior, a média de deslocamento foi de 92 quilômetros (km) enquanto para atividades culturais, o estudo mostra que a média foi de 66 km. Para atividades esportivas, a média é de 73 km.

De acordo com o levantamento, há grande difusão da procura por cursos de nível superior pelo território, com cidades médias atraindo estudantes além das capitais estaduais. “É um tema que depende do estado e da região, mas em geral, tem uma presença de centros intermediários importantes em relação a outros temas da pesquisa”, disse Hidalgo.

A ida a aeroportos proporciona a maior distância média de deslocamento, com 174 km – considerando medidas em linha reta das ligações entre cidades. Segundo o IBGE, como os aeroportos estão presentes em um pequeno número de centros urbanos, os brasileiros necessitam se deslocar mais para acessar esse serviço.

O estado que registrou o maior deslocamento médio foi Mato Grosso, com 284 km na média, seguido pelo Amazonas, com 273 km. No outro extremo, os estados que proporcionaram os menores deslocamentos são os de pequena área territorial, como Sergipe (74 km) e Alagoas (114 km).

As ligações rodoviárias e hidroviárias apresentam elevada capilaridade. Por esse motivo, a média nacional de deslocamento para transporte rodoviário e hidroviário foi de 75 km, considerando as medidas das ligações entre as cidades em linha reta.

Para serviços de saúde de alta complexidade, o deslocamento da população entre cidades foi de 155 km, enquanto para serviços de saúde de média e baixa complexidade foi de 72 km.

O deslocamento médio da população para comprar eletroeletrônicos e móveis foi de 73 km. Já o deslocamento médio para a aquisição de vestuário e calçados foi de 78km.

Segundo o IBGE, os dados relativos aos serviços de saúde e de compras de vestuário e eletroeletrônicos foram antecipados em abril e maio, respectivamente, para auxiliar no combate à pandemia de covid-19.

A pesquisa, feita a cada dez anos pelo IBGE, identifica e analisa a rede urbana brasileira, estabelecendo a hierarquia dos centros urbanos e as regiões de influência das cidades. O resultado mostra a forma pela qual as cidades se relacionam entre si, por meio do deslocamento de pessoas em busca de bens e serviços, bem como pelas ligações entre sedes e filiais de empresas e instituições públicas multilocalizadas.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Se Natal não é oficialmente reconhecida como uma metrópole, por que se fala tanto em Regão Metropolitana de Natal? Puro ufanismo tolo de querer ser o que não é?

    1. Esse negócio de lei criando região metropolitana virou esculambação.
      A Paraíba tem DOZE RMs: de Ararura, de Barra de Sta Rosa, de Cajazeiras, de Campina Grande, de Esperança, de Guarabira, de Itabaiana, de João Pessoa, de Patos, de Sousa, do Vale do Mananguape e do Vale do Piancó.

  2. O problema ainda é o severo processo de concentração de capitais e serviços, que ainda sinaliza uma redistribuição lenta. O ideal seria que polos regionais ganhassem mais importância, promovendo maior espacialização dos serviços, atraindo mais empresas e, assim, evitando concentrações populacionais maiores em áreas já metropolizadas. Se cidades de pequeno e médio porte passam a oferecer bens e serviços em determinadas microrregiões, a concentração populacional em grandes cidades diminui e a qualidade de vida aumenta. Melhor termos um número significativo de pequenas e médias cidades que grandes regiões metropolitanas, embora o surgimento de megalópoles não dependa apenas dos arranjos internos, mas dos interesses do capital que vão além das fronteiras políticas dos Estados.

  3. Coitada de Natal! Sempre o feijão com arroz de ALVES e MAIA… Estamos descendo a ladeira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura supera marca de 520 quilômetros de rede de drenagem limpa em Natal

Foto: Marcelo Furtado

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), ultrapassou a marca de 520 quilômetros de rede de drenagem limpa em toda a capital. O serviço, realizado diariamente em todas as regiões da cidade, integra as ações permanentes de manutenção preventiva do sistema e contribui para reduzir os riscos de alagamentos e minimizar os impactos das chuvas.

A operação conta atualmente com sete caminhões equipados com sistema de hidrojato e sucção, além de uma equipe especializada em mapeamento robótico das galerias. A tecnologia permite identificar obstruções, danos estruturais e ligações clandestinas de esgoto, tornando as intervenções mais rápidas e precisas.

Como resultado do trabalho, já foram retiradas cerca de 57 mil toneladas de resíduos da rede de drenagem. As equipes também realizaram a limpeza de 5.755 bocas de lobo e 953 poços de visita, além de identificarem aproximadamente 273 ligações clandestinas de esgoto, que comprometem o funcionamento adequado do sistema.

A secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, destacou a importância da manutenção contínua para garantir o desempenho da rede de drenagem. “Esse é um trabalho permanente, realizado de forma preventiva e com o apoio da tecnologia, que permite manter a rede funcionando de maneira mais eficiente. Com isso, reduzimos obstruções, melhoramos o escoamento das águas pluviais e oferecemos mais segurança para a população, especialmente nos períodos de chuva”, afirmou.

Segundo a Seinfra, os serviços de limpeza e inspeção continuam sendo executados de forma permanente em todas as regiões de Natal, como parte das ações de manutenção da infraestrutura urbana e prevenção de alagamentos.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Segurança de Janja agride deputada do PT durante evento em Natal

Foto: Reprodução

A visita da primeira-dama Janja da Silva a Natal, nesta sexta-feira (26), terminou com um episódio de tensão. Segundo informação divulgada pelo jornalista Dinarte Assunção, no Jornal das 6, a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) teria sido agredida por um segurança da primeira-dama durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado na Arena das Dunas. Veja no vídeo abaixo:

De acordo com o relato, a parlamentar precisou receber atendimento da equipe médica da Arena das Dunas e, posteriormente, foi encaminhada ao Hospital do Coração. Até o momento, Divaneide não se pronunciou sobre o caso e não há informação sobre registro de boletim de ocorrência.

Após o episódio, o Setorial de Direitos Humanos do PT divulgou em grupos de WhatsApp do PT uma nota de solidariedade à deputada.

Leia a nota na íntegra:

“O Setorial de Direitos Humanos manifesta a sua solidariedade à deputada estadual Divaneide Basílio diante da violência sofrida durante o evento das Mulheres com Janja, realizado na Arena das Dunas, em Natal.

É inadmissível que, em um espaço construído para fortalecer a participação política das mulheres, a democracia e a organização popular, uma parlamentar seja tratada com truculência pela segurança.

A segurança de qualquer atividade pública deve existir para proteger as pessoas, garantir o bom funcionamento do ambiente e preservar a integridade de quem participa, jamais ser instrumento de intimidação, agressividade, constrangimento ou abuso de poder.”

Com informações do Portal 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Padre revela que fez noiva desistir de casar: “Abri o olho da iludida”

Foto: Reprodução

O padre Chrystian Shankar, que soma mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais, viralizou com mais um sermão nesta sexta-feira (26/6), ao relatar aos fiéis que um conselho fez com que uma noiva cancelasse o casamento. Antes da cerimônia, conforme ela confessou ao sacerdote, o noivo teria entregue uma lista de 13 exigências à companheira. As informações são do Metrópoles.

“Tem uma família aqui de Divinópolis (MG) que prefere ver o Diabo do que me ver. Eles falam que eu acabei com o casamento da filha deles. Uai, gente, não acabei com nada não. Eu abri o olho da iludida”, disparou à congregação.

Durante as orientações espirituais para preparar os futuros cônjuges para a união, a noiva teria confessado que estava receosa, pois havia recebido uma lista feita pelo futuro marido de coisas que ela deveria mudar em si mesma para oficializar o relacionamento.

“Eram treze itens [na lista dele]. Aí eu perguntei quantos itens tinha na lista dela. E ela respondeu: ‘ele falou que não precisa mudar em nada’”, continuou o padre Chrystian Shankar.

A atitude do rapaz chocou o sacerdote. “Minha filha, abra o olho enquanto há tempo. Está claro que não vai dar certo. Eu já conversei com seu noivo. Eu notei o que ele é soberbo; ele se acha e, na cabeça dele, você é menos que ele. Ele acha que está fazendo um favor em se casar com você“, alertou à noiva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Homem é preso após confessar ao ChatGPT plano para matar o filho e atacar escolas

Foto: Divulgação

Mensagens enviadas a um chatbot de inteligência artificial se tornaram a principal evidência contra um agricultor de 36 anos, preso no Espírito Santo por planejar o assassinato do próprio filho, de 8 anos. O homem, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi detido na zona rural de São Gabriel da Palha, no Noroeste do estado, às vésperas da data em que o crime estaria programado para acontecer.

As próprias conversas do suspeito com o ChatGPT, ferramenta a empresa americana OpenAI, expuseram o plano. A OpenAI repassou os dados ao FBI, que em 16 de junho comunicou as autoridades brasileiras. O Ministério da Justiça recebeu as informações e as encaminhou à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) do Espírito Santo, que deflagrou a operação de prisão três dias depois.

Segundo relatado pela polícia em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (25/6), o suspeito usava o ChatGPT como uma espécie de confidente. A motivação declarada nas conversas era financeira: o homem queria se livrar do pagamento de pensão alimentícia à ex-companheira.

O plano, no entanto, não se limitava à criança. O homem também registrou ao chatbot a intenção de realizar atentados contra escolas, igrejas e autoridades públicas, com o objetivo de provocar o maior número de vítimas possível.

A cadeia que levou à prisão partiu da própria infraestrutura digital usada pelo suspeito. A OpenAI identificou as conversas e forneceu os dados ao FBI, que acionou o Ministério da Justiça brasileiro em 16 de junho. A informação desceu pela cadeia institucional até a DRCC, que em três dias obteve mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão e coordenou a detenção com apoio da Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha.

Nas mensagens, em que “abria a mente” para a IA, o suspeito afirmou estar na posse de uma arma, corda e cianeto, composto químico altamente tóxico utilizado principalmente na mineração e em processos industriais. O homem também afirmava ter feito contato com o pistoleiro para poder se encarregar do homicídio do filho de 8 anos.

O agricultor foi abordado quando saía de casa para trabalhar, em 19 de junho, dia anterior ao planejado para o assassinato, conforme divulgado pela polícia. Ele nega qualquer intenção de matar o filho ou cometer outras ações criminosas. O telefone dele foi apreendido e deve ser periciado em tentativa de identificar quem seria o pistoleiro mencionado pelo suspeito.

O suspeito foi autuado com base em três tipificações: ameaças, tentativa de homicídio e incitação ao crime. O indiciamento formal, porém, ainda não ocorreu. A investigação segue aberta enquanto os materiais apreendidos na busca e apreensão passam por análise pericial.

O Tempo

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Evento com Janja reforça preferência do “Time de Lula” por Samanda e amplia distância de Rafael Motta

Foto: Divulgação

O evento com a primeira-dama Janja da Silva, realizado na noite de quinta-feira (25) na Arena das Dunas, deixou uma mensagem política difícil de esconder. Apesar de a agenda ter sido voltada para as mulheres, o ato acabou reforçando que, na disputa pelo Senado, o chamado “Time de Lula” tem uma preferência muito nítida pela pré-candidatura da vereadora Samanda Alves, enquanto o ex-deputado federal Rafael Motta é tratado com indiferença por ser visto como o “estranho no ninho”.

A presidente estadual do PDT, Márcia Maia, justificou a ausência de Rafael Motta alegando que ele estava com um problema de saúde. Nas redes sociais, ele comentou que “a presença da primeira-dama Janja Silva em Natal, ao lado do Time de Lula, fortalece um debate urgente e necessário: o enfrentamento à violência contra as mulheres e ao feminicídio.”

Ainda assim, o gesto político ficou evidente. Samanda dividiu o protagonismo com Janja e a governadora Fátima Bezerra durante todo o evento, enquanto Rafael passou completamente ao largo da programação. A foto das três juntas no palco, junto com outras lideranças petistas, só reforça essa percepção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tornozeleira de Bolsonaro apresentou falha no dia do jogo do Brasil

Foto: Reprodução

A tornozeleira eletrônica que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usa em prisão domiciliar apresentou falha momentos antes da partida entre Brasil e Haiti pela Copa do Mundo de Futebol, realizada no dia 19 de junho.

Segundo relatório semanal apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as atividades de Bolsonaro, a central de monitoramento emitiu alerta de perda de sinal da tornozeleira eletrônica às 18h57.

De imediato, a equipe técnica orientou que Bolsonaro se deslocasse para a área externa da residência, localizada em Brasília, até o reconhecimento do sinal.

Às 20h04, cerca de 1h30 antes do jogo do Brasil, a equipe do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime) chegou ao local. Dois policiais foram responsáveis pela análise.

Os profissionais identificaram que a estrutura do dispositivo estava intacta: com led’s acesos e com sinalização em cadência normal. Bolsonaro também atendeu prontamente ao pedido de deslocamento feito pela equipe.

Houve uma perda de sinal, que foi restaurada rapidamente. Com a conexão retomada, os profissionais do Cime recuperaram todos os dados captados durante o período de instabilidade. Baixaram as movimentações de Bolsonaro e enviaram à Central de Monitoração, sem prejuízos à medida.

Como o equipamento estava funcionando dentro dos padrões esperados, não houve necessidade de troca da tornozeleira.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Miss trans revela contrato de sigilo com ex-jogador da Seleção Brasileira

Foto: Reprodução

A criadora de conteúdo adulto e modelo trans Bruna Mendonça revelou que viveu um relacionamento amoroso com um ex-jogador da Seleção Brasileira sob um rígido acordo de confidencialidade. Segundo ela, o ex-atleta exigiu a assinatura de um contrato que previa multa de R$ 500 mil caso o romance fosse tornado público.

Bruna, que ganhou notoriedade por ser a primeira modelo trans a representar a Arábia Saudita no concurso Miss Copa do Mundo, afirmou que decidiu contar a história apenas agora, após manter o relacionamento em sigilo durante todo esse tempo.

Contrato de confidencialidade

De acordo com a modelo, a exigência partiu do ex-jogador antes mesmo de o relacionamento se consolidar. Ela afirma que aceitou assinar o documento porque estava apaixonada e acreditava que preservar a discrição era a única forma de manter o romance.

Segundo Bruna, o contrato previa uma multa de R$ 500 mil em caso de quebra do acordo de confidencialidade. Até o momento, ela não revelou a identidade do ex-atleta nem informou quando o relacionamento aconteceu.

A declaração repercutiu nas redes sociais e voltou a colocar a modelo em evidência, tanto pela revelação quanto pela curiosidade em torno da identidade do ex-jogador citado.

 

Portal Dol

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Guarda Municipal evita homicídio no Centro de Natal; suspeito reage e é baleado

Foto: Reprodução/TV Tropical

A Guarda Municipal de Natal evitou um homicídio na rua Princesa Isabel, no bairro Cidade Alta, zona Leste de Natal, nesta sexta-feira (26). Três suspeitos armados com facas perseguiram um homem em situação de rua e tentaram cometer o crime. No entanto, a ação dos agentes evitou a morte.

De acordo com a Guarda, a vítima correu para pedir ajuda. Os agentes prestaram o socorro e dois suspeitos conseguiram fugir. O terceiro suspeito reagiu à ação dos agentes, chegou a partir para cima da equipe e acabou sendo atingido por um disparo de advertência.

O suspeito foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel. Já a vítima foi à delegacia para prestar depoimento. As facas que seriam utilizadas no crime foram apreendidas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Falhas no Censo Escolar fazem RN perder R$ 230 milhões em recursos para a educação


Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte acumulou um prejuízo de R$ 230,52 milhões entre 2024 e 2026 devido a falhas no cadastramento de estudantes no Censo Escolar, principal base utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para calcular o repasse de recursos federais destinados à educação básica.

Apenas em 2026, o Estado deixou de receber R$ 44,84 milhões após cerca de 4,48 mil estudantes não serem incluídos corretamente no EducaCenso, sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados constam em um processo administrativo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (Seec/RN), que propõe a contratação de uma plataforma tecnológica para corrigir as inconsistências e evitar novos prejuízos milionários.

Falhas afetaram Fundeb, alimentação e transporte escolar

Segundo o documento, as perdas atingem recursos essenciais para a educação pública, incluindo repasses do:

  • Fundeb;
  • Salário-Educação;
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
  • Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Além disso, o Estado também deixou de receber a complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) por não cumprir a exigência mínima de participação de estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com o Grupo de Processamento de Dados (GPD) da Seec, diversos alunos realizaram as provas do Saeb, mas não foram contabilizados porque seus dados não constavam corretamente na base oficial do EducaCenso.

“Parte substancial deste déficit originou-se de falhas na base do Censo Escolar, visto que diversos estudantes que realizaram a prova não foram contabilizados como presentes por não constarem na base oficial do Educacenso”, registra o documento.

Perdas ultrapassam R$ 230 milhões

O levantamento da Secretaria aponta que o prejuízo financeiro é composto por:

  • R$ 27 milhões em perdas do VAAR em 2024;
  • R$ 29 milhões em 2025;
  • R$ 40 milhões em 2026.

Somadas às perdas estimadas de R$ 134,52 milhões por falhas no Censo Escolar, o prejuízo total chega a R$ 230,52 milhões.

Sindicato alerta para impactos na educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) acompanha o problema desde o ano passado e defende mudanças no sistema utilizado pela Secretaria de Educação.

Segundo a diretora de comunicação da entidade, Fátima Cardoso, as falhas comprometem diretamente programas destinados aos estudantes e também afetam a manutenção das escolas e o pagamento dos profissionais da educação, que dependem dos recursos do Fundeb.

“O Estado precisa aperfeiçoar seu sistema de gestão. Caso contrário, continuará perdendo recursos fundamentais para a educação pública”, afirmou.

Ela também destacou que o problema não está apenas na operação do sistema, mas na ausência de ferramentas capazes de garantir a consistência dos dados enviados ao MEC.

Seec quer contratar plataforma sem licitação

Para tentar evitar novas perdas, a Secretaria de Educação propôs a contratação, por inexigibilidade de licitação, da plataforma Zaori Astrea, desenvolvida pela empresa Zaori Data LTDA, sediada em Natal.

A justificativa é que o software realiza cruzamentos automáticos das informações do EducaCenso utilizando CPF, código do Inep e algoritmos de identificação de inconsistências, permitindo corrigir erros antes do fechamento dos dados pelo Inep.

Segundo a Seec, a ferramenta também atende aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), possui integração com o Gov.br e poderá evitar novas perdas de recursos federais.

“A robustez da plataforma qualifica o software como ferramenta estratégica indispensável para o reequilíbrio fiscal, a governança orçamentária e a eficiência pedagógica da educação pública do Estado”, destaca o processo administrativo.

Até o fechamento da reportagem, nem o Ministério da Educação nem a empresa Zaori Data LTDA haviam se manifestado sobre a possibilidade de recomposição dos recursos perdidos ou sobre o andamento da contratação da plataforma.

 

BNews RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Funcionário de hospital é preso acusado de cozinhar e comer restos humanos

Foto: Reprodução

Um funcionário de um hospital em Budapeste, na Hungria, foi preso após uma investigação policial revelar a presença de diversos restos humanos em seu apartamento. O suspeito, de 30 anos, é investigado também por uma possível prática de canibalismo.

A prisão ocorreu na semana passada, depois que as autoridades receberam informações de que o homem estaria armazenando partes de corpos humanos em casa.

Durante as buscas, os agentes encontraram diferentes materiais, entre eles crânios, uma mão humana, parte de uma perna e um rosto reconstruído com pele humana, segundo a investigação.

O caso ganhou novos desdobramentos após o interrogatório do suspeito. De acordo com a polícia, ele admitiu ter uma fixação por restos humanos e confessou que utilizou parte desse material no preparo de alimentos que posteriormente consumiu.

Os investigadores recolheram ainda ossos guardados dentro de uma mala e um coração preservado em um recipiente. Exames periciais deverão apontar se o órgão pertence a um ser humano ou a um animal.

As autoridades trabalham com a hipótese de que parte dos restos tenha sido obtida por meio das atividades profissionais do homem no hospital onde atuava. Outros materiais, segundo a apuração, teriam sido retirados de cemitérios abandonados localizados na Hungria e na vizinha Eslováquia.

Atualmente, o suspeito permanece detido por uso ilegal de restos humanos. A polícia, no entanto, não descarta a apresentação de novas acusações após a conclusão das análises forenses, que deverão esclarecer a procedência de todos os itens encontrados.

Correio 24h

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *