O IFRN Cidade Alta promove na próxima segunda-feira (25) aula inaugural para recepcionar os alunos. O evento marca a abertura da Unidade Rocas do campus que de início vai receber mais de 100 novos alunos inscritos para os cursos técnicos integrados em Multimídia e Lazer e o curso de graduação em tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer. Ao todo a unidade vai atender a mais de 300 alunos regulares.
A conclusão da obra e inauguração estão previstos para o mês de agosto de 2016. Nessa primeira etapa serão entregues, parte do Museu do Trem de Natal, 11 salas de aula, refeitório para 120 alunos e setor médico. Até o fim do ano serão concluídos o auditório com capacidade para 150 pessoas e os laboratórios de áudio, vídeo e design gráfico. Ao todo foram investidos cerca de R$ 5 milhões na obra de restauração da antiga Rotunda e na compra de novos equipamentos.
Esse é o segundo prédio histórico restaurado pelo IFRN. O primeiro, centenário prédio localizado na avenida Rio Branco, foi reinaugurado há seis anos. A nova unidade vai funcionar onde era a antiga Rotunda, no bairro das Rocas, onde funcionavam as oficinas de recuperação de locomotivas e vagões da Refesa – Rede Ferroviária Federal S.A e vai abrigar o Museu do Trem de Natal.
São aguardadas cerca de 300 pessoas entre alunos, servidores do IFRN, autoridades locais e estaduais. A aula Inaugural que será ministrada pelo jornalista Vicente Serejo que fará um breve relato sobre o Bairro das Rocas, sua história e importância para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade do Natal.
O professor Lerson Maia, diretor do campus Cidade Alta, não consegue esconder a felicidade: “É um orgulho ter a oportunidade de entregar a cidade do Natal este prédio que estava abandonado e em ruinas. O Instituto cumpre o compromisso de restaurar e instalar no bairro das Rocas uma instituição de ensino de qualidade, valorizando uma comunidade abandonada pelas ações de políticas públicas”.
Lerson explica o que a chegada do IFRN a comunidade, irá proporcionar “espaços para as expressões artísticas, culturais e de lazer da comunidade. As diversas atividades, projetos de extensão e pesquisas desenvolvidos pela instituição renderão grandes parcerias”. Ele acrescentou que a tendência é que sejam abertos novos cursos dando proveito a vasta estrutura de qualificação profissional que o instituto dispõe nas duas unidades históricas.
Posse dos novos diretores dos Campi do IFRN
Além da aula inaugural também acontece na unidade a cerimônia de posse dos novos diretores-gerais do Instituto. Na ocasião, o reitor Wyllys Abel Farkkat Tabosa, empossado na última quarta-feira, 20 de abril, no ministério da educação, em Brasília, assinará o termo de posse dos diretores-gerais dos campi do IFRN eleitos para o quadriênio 2016-2020. As eleições aconteceram no dia 9 de dezembro de 2015 e contaram com a participação de alunos e servidores de todos os campi.
Programação
A programação oferece eventos culturais, literários e cívicos.
8h – Café da manhã
9h – Ato de funcionamento
10h – Aula inaugural – Rocas relevância histórica e cultural para a cidade do Natal
10h45 – Intervalo
11h – Apresentação Cultural
14h30 – Assinatura do Termo de Posse dos novos diretores gerais do Instituto.
Paralelamente ao evento acontecem o lançamento do Museu do Trem e do livro “A Gretoeste: A história da estrada ferroviária Great Western of Brazil”, do pesquisador inglês Eddie Edmundson.
Com informações do IFRN
Mais uma escola técnica federal na nossa cidade, mais uma em um bairro mais humilde, onde os jovens não tem boas opções de lazer, educação e cultura. Mais um IFRN restaurando um prédio histórico. Lembrei agora dos 8 anos do Governo Federal do PSDB com nenhuma universidade criada, sucateamento das que existiam, congelamento dos salários dos professores e ameaças de privatização do ensino superior. Quanta diferença!!!