Em todo o país, a inadimplência do consumidor caiu 8% em fevereiro, já excluídas as sazonalidades, de acordo com dados divulgados hoje, em São Paulo, pela empresa Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito. No acumulado dos últimos 12 meses, houve retração de 3,5% na comparação com os 12 meses anteriores. Na comparação com fevereiro de 2016, a queda foi de 8,3%.
Quando avaliadas as regiões do país, nos últimos 12 meses, a única que teve aumento da inadimplência foi a Norte (1,4%). No Centro Oeste, a queda foi de -0,3%, no Nordeste, de -0,1%, no Sul, de -5,3% e no Sudeste, de -5,1%.
Segundo economistas da empresa, as adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência.
“Mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que colaboram para manter o atual ritmo de queda da inadimplência”, finaliza a empresa.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou neste sábado (19) que postagens feitas em rede social pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro depois que a PF (Polícia Federal) cumpriu mandados na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro sejam incluídas em uma investigação sobre o parlamentar pela atuação dele nos Estados Unidos contra o Brasil.
Segundo o ministro, Eduardo “intensificou as condutas ilícitas objeto destas investigações, por meio de diversas postagens e ataques ao STF nas redes sociais”.
Moraes citou três publicações. Uma delas é uma nota à imprensa publicada por Eduardo no Facebook. No texto, o deputado licenciado chama o ministro de “ditador” e afirma que as medidas foram tomadas para “fazer do meu pai um refém”.
Na outra publicação, feita no X, antigo Twitter, Eduardo postou uma foto de Moraes com a frase “Talvez o Moraes não sabe se o Filipe Martins foi ou não aos EUA, mas agora todo mundo sabe que o Moraes não vai!”.
Esse post foi feito depois que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou que determinou a revogação do visto de Moraes.
A terceira publicação foi uma entrevista dada pelo parlamentar a um jornal, onde ele diz que o presidente americano Donald Trump “não vai recuar”.
Em 26 de maio, Moraes determinou que Eduardo fosse investigado por supostas ações cometidas nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.
Em 7 de julho, o ministro prorrogou o inquérito por mais 60 dias. Na decisão, o ministro considerou a necessidade de prosseguimento das investigações, com a realização de diligências ainda pendentes.
A determinação deste sábado adiciona as postagens às investigações em curso. Eduardo é investigado por coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado democrático de Direito.
O ABC ficou no empate com o Maringá-PR na Arena das Dunas na tarde deste sábado (19). Um gol sofrido já nos acréscimos do segundo tempo tirou a vitória das mãos do Mais Querido, fechando o placar em 3 a 3.
Com um jogador a mais desde o fim do primeiro tempo, o Alvinegro chegou a estar na frente no placar – 3 a 1. Mas o time paranaense conseguiu buscar o empate.
O ABC conseguiu abrir o placar, aos 21 minutos. Rhuan, do Maringá, foi expulso aos 36. O Alvinegro ampliou aos 12 minutos do segundo tempo, com Juninho, em gol de cabeça. O Maringá diminuiu com Ronaldo Carvalho, em chute que furou a rede da Arena. Após o susto, o Alvinegro fez o terceiro com Matheus Martins. Mesmo com um jogador a menos, o Maringá fez o segundo com Danielzinho e empatou com Maranhão, de cabeça aos 48 minutos da segunda etapa.
O Alvinegro continua na 14ª posição, agora com 15 pontos. Na próxima rodada o ABC vai enfrentar o Floresta, no próximo sábado (26), no Estádio Domingão.
Kkkkkkk.
Não tem jeito!
O ABC, parece está programado para não dá certo.
É vergonhoso ver o futebol potiguar. Deveria acabar como futebol profissional. Apenas, voltar à época dos torneios amadores. O matutão seria uma boa opção. Voltariam os jogos no Juvenal Lamartine e apenas as finais, seriam nos campinhos de ABC e América.( quando tiver). Hoje falta pouco disputar os JERNS. Com isso, os gastos Governamentais com segurança, por exemplo, seriam menores. Acabaria com esses marginais das torcidas organizadas, etc. E o melhor, a FNF, teria enfim, FIM!
Zé Vanildo, deixaria de sugar tudo por aqui. E pronto!
A Ucrânia propôs à Rússia uma nova rodada de conversas para a próxima semana, declarou neste sábado, 19, o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, numa tentativa de reiniciar as negociações de paz que estão paradas desde o início de junho.
As duas rodadas de negociações realizadas em Istambul entre Rússia e Ucrânia não conseguiram avançar para um cessar-fogo, mas pelo menos chegaram a um acordo para trocar prisioneiros e devolver os corpos de soldados mortos.
O secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, “informou que propôs o próximo encontro com a parte russa para a semana que vem”, disse Zelenski em seu discurso noturno. “É necessário acelerar o impulso das negociações”, acrescentou.
Zelenski também reiterou sua disposição de se reunir cara a cara com Vladimir Putin, afirmando que “uma reunião de nível de liderança é necessária para garantir verdadeiramente a paz, uma paz duradoura”.
Nas conversas do mês passado, a Rússia delineou uma lista de exigências rigorosas, incluindo a de que a Ucrânia ceda mais território e rejeite todo tipo de apoio militar ocidental.
A Ucrânia classificou-as como ultimatos inaceitáveis e questionou o sentido de continuar negociando se a Rússia não estiver disposta a fazer concessões.
A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), realizou neste sábado (19) no Auditório da Secretaria de Educação, o primeiro aulão preparatório para o ENEM 2025. O curso pretende ser um marco na jornada de muitos jovens rumo ao ensino superior.
O objetivo é claro: oferecer uma preparação de excelência para o Exame Nacional do Ensino Médio, democratizando o acesso ao conhecimento e equipando nossos alunos com as ferramentas necessárias para brilhar.
“Nosso compromisso é com o desenvolvimento integral da nossa juventude. Sabemos o quanto o ENEM é uma porta de entrada para o ensino superior e, consequentemente, para um futuro mais promissor. Esses aulões são uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento e oferecer as ferramentas necessárias para que nossos estudantes alcancem seus objetivos. É a Prefeitura de Extremoz trabalhando pelo seu futuro!”, destaca prefeita Jussara Sales.
Aulão de Humanas
O primeiro aulão focou nas Ciências Humanas e Linguagens. Os participantes revisaram e aprofundaram conhecimentos em:
• História
• Geografia
• Filosofia
• Sociologia
• Literatura
• Linguagens
“É lindo ver a juventude se preparando para um futuro melhor. A Prefeitura de Extremoz vem investindo cada vez mais na juventude porque entende que eles são o futuro da sociedade que vivemos. Prova desse investimento, além desses aulões, são as novas escolas e os novos ônibus escolares que a prefeita Jussara Sales entregou para o nosso povo nos últimos meses”, afirmou Caio Araújo, representante da SEMJEL.
A jornada de preparação continua! O próximo aulão será dia 26 de julho, às 8h, no Auditório da Secretaria de Educação de Extremoz. Acesso gratuito.
Reprodução de imagem de grupos de WhatsApp da rede de influenciadores do PT | Foto: Reprodução / Estadão
Enquanto os principais ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotam discrição diante da operação da Polícia Federal desta sexta-feira,18, a militância do PT atua para desgastar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com conteúdo cedido pelo próprio Palácio Planalto.
Em nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República afirmou que seus integrantes se dedicam exclusivamente à produção de conteúdos de natureza institucional do governo e que vídeos usados pela estratégia de comunicação do PT foram os mesmos enviados para setores do governo (leia mais abaixo).
Com a operação contra Bolsonaro, a ordem nos grupos de WhatsApp usados pelo partido para a disputa política era focar na repercussão do pronunciamento de Lula, levado ao ar na véspera, e na ação que levou Bolsonaro a sofrer medidas cautelares, como monitoramento com tornozeleira eletrônica.
A coordenação da estratégia digital petista disponibilizou, ainda na manhã de sexta, “cortes” do pronunciamento em que Lula cita indiretamente Bolsonaro, como o trecho em que o presidente diz que “alguns políticos” são “traidores da Pátria”.
Dez versões do pronunciamento haviam sido disponibilizadas, em grupos de WhatsApp da rede de influenciadores do PT, por meio de um link, somente três minutos após o pronunciamento de Lula ir ao ar em cadeia nacional, ainda na quinta-feira.
Os recortes tinham na “digital” de criação o email pessoal de Mariana Gurgel Zoccoli, diretora do Departamento de Produção, Edição e Acervo da Secretaria de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual da Secom. Procurada pelo mesmo canal, a diretora não deu retorno.
Os demais conteúdos disseminados pela rede petista tinham paralelo com recortes da declaração de Lula recomendados para a militância e com a campanha “Pode Espalhar”, lançada pelo PT e arquitetada por uma das agências de comunicação que prestam serviços a esse ecossistema.
A estratégia tem por trás o Instituto Lula, a Fundação Perseu Abramo e sindicatos. Os materiais são produzidos por Agências de comunicação contratadas pelo partido e por outras entidades.
O que diz a Secom
Procurado para esclarecer como se dá aval à interlocução de servidores do governo com estrategistas que prestam serviços ao partido político, a Secom disse que seus colaboradores só produzem conteúdos institucionais, “sem sofrer interferências de quaisquer agentes externos nem executar tarefas para outras entidades”.
Disse ainda que no caso dos cortes do pronunciamento de Lula que acabaram quase instantaneamente usados pela coordenação da campanha petista “houve edição do conteúdo para distribuição aos diversos órgãos do governo, aos ministros e a parlamentares”.
“Cabe destacar que o material foi publicado nos canais oficiais do presidente e nos perfis gov.br e que o engajamento para distribuição de conteúdo é estratégia comum e legítima no âmbito da comunicação em redes sociais”, acrescentou.
Esses otários acham que quem vota em Bolsonaro vai deixar de votar? Estão é gastando dinheiro público com essa palhaçada. Só acredita no PT os mesmos jumentos de sempre.
Quem vive falando que essa ação do Trump é bom para o Lula são esses babacas que querem o voto dos bolsonaristas e fogem do Bolsonaro, a famosa direita limpinha. Quem vota no Bolsonaro nunca vai deixar de votar, aínda mais pra votar em ladrões da esquerda. Cadê o dinheiro do INSS, cadê o dinheiro dos respiradores? Onde anda o FREI CHICO?
Eles manipulam com esses rótulos, gabinete do ódio virou militância, orçamento secreto virou emenda pix e por aí vai. Todo dia sai um besta e um petista de casa, quando se encontram o petista se elege.
Cada aluno que estuda em universidades federais brasileiras representa um custo médio de R$ 52.533 aos pagadores de impostos, segundo estimativa do Poder360 com base em dados de 2023 do Ministério da Educação.
As 69 instituições consideradas para o levantamento tinham uma dotação orçamentária de R$ 57,9 bilhões naquele ano. Esse era o montante disponível para todas as despesas dos órgãos. Tinha-se 1,1 milhão de estudantes matriculados no período.
Chegou-se ao cálculo do valor médio ao dividir a verba das universidades pelo número de matrículas (entenda mais sobre a metodologia ao final da reportagem).
Com o investimento anual médio de R$ 52.533, basta que cerca de 19.000 universitários abandonem a federal para que R$ 1 bilhão destinado à educação superior não tenha retorno acadêmico em 1 ano.
Caso um discente tenha passado 4 anos na faculdade, por exemplo, a tendência é que o valor desperdiçado seja ainda maior.
Educador de carreira e pesquisador da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, Mozart Neves Ramos disse que os dados mostram a responsabilidade que os estudantes de universidades federais devem ter ao integrar as instituições. Mencionou desistências como um peso negativo.
O percentual de evasão dos cursos tem desacelerado. O Censo da Educação Superior mais recente mostrou que a taxa de desistência anual das federais caiu de 13%, em 2015, para 2% em 2023:
DESPESA POR UNIVERSIDADE
A estimativa do Poder360 mostrou que a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) tem o maior custo médio por aluno, com R$ 93.472.
As gaúchas UFRGS (R$ 80.338) e UFSM (R$ 77.133) fecham o top 3, como mostra o infográfico abaixo:
A maior fatia das 20 instituições com os gastos mais elevados está no Sudeste ou no Sul. Mozart Neves avalia que isso pode ser explicado pelo investimento maior desses órgãos em práticas de pesquisa.
“Arriscaria dizer que um fator importante se relaciona com a pesquisa e a pós-graduação. Universidades do Sudeste são mais fortes, globalmente, em relação à média na comparação com o resto do país”, disse.
Acesse aqui o valor médio anual por estudante em cada uma das 69 universidades consideradas para o levantamento.
O cálculo do gasto médio por estudante foi realizado a partir da divisão da verba pela quantidade total de matrículas. Trata-se de uma estimativa. Fatores como curso e tempo de permanência podem influenciar a conta.
A dotação orçamentária das universidades considera toda a verba disponível para a instituição em 2023. Inclui todas as despesas, como infraestrutura e conta de luz.
Pode ser que nem todos os órgãos tenham gasto a dotação inteira. Além disso, é possível que haja congelamento no montante.
Em relação ao número de alunos matriculados, o Censo da Educação Superior trazia dados de 2023 muito abaixo da média dos anos anteriores para 3 universidades:
UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco);
Ufape (Universidade Federal do Agreste de Pernambuco);
UFT (Universidade Federal do Tocantins).
Por isso, este jornal digital considerou o total de matrículas em 2022 unicamente nas 3 instituições acima.
Maior cretino, pilantra, traidor da Pátria e prostituta de governo estrangeiro que o Brasil já viu e jamais verá igual. Já deveria estar na cadeia faz tempo.
Tanto dinheiro investidos e em alguns casos o investimento é jogado em uns bestas, que fazem da faculdade um depósito de alienados da extrema esquerda.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para um encontro no Palácio da Alvorada neste sábado, após o anúncio do governo dos Estados Unidos sobre a revogação dos vistos de entrada de vários ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são de O Globo.
Segundo o jornal, durante a reunião, a principal pauta teria sido a preparação para a viagem de Lula ao Chile, onde participará de uma reunião de alto nível focada na proteção dos regimes democráticos. O presidente deve embarcar no domingo e retornar na segunda-feira,.
A medida, divulgada pelo secretário de Estado americano Marco Rubio, também atingiu familiares e aliados dos magistrados.
Rubio justificou a revogação dos vistos afirmando que o governo americano responsabiliza estrangeiros que, segundo ele, restringem a liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos.
Em comunicado oficial, Lula manifestou sua discordância com a ação, qualificando-a como uma interferência injustificada e sem respaldo legal.
O presidente expressou apoio aos membros da Corte e destacou que pressões externas não abalarão o compromisso das instituições brasileiras com a defesa da democracia e da soberania nacional.
Tomara que o Presidente Donald Trump, também proíbam, todos os Membros do Governo Brasileiro , inclusive os três comandantes das forças armadas, de entrarem nos EUA,
Esse meliante vai viajar para o Chile pra fazer intriga contra os Estados Unidos da América, ele como é analfabeto, tá pensando que com os americanos é igual ao Brasil.
Bota esse “corno” pra dormir!
Se a decisão “soberana” do presidente dos EUA (esse não é corrupto) não for legal, pegue um avião da “Fab Tur”, convide todos eles pra passar um fim de semana na Flórida ou em Miami, garanto que vocês não conseguiram nem colocar um pé na areia da praia porque o Galeguinho dos olhos atuais deportará todos vocês em um pau de arara.
Um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ironizou o anúncio feito por Marco Rubio, secretário de Estado do governo Donald Trump, de que Alexandre de Moraes e outros integrantes da Corte perderam seus vistos americanos.
Ao jornal Valor Econômico, um dos membros do STF – que o jornal não identificou quem seria – encaminhou uma imagem com os dizeres “sempre teremos Paris”, frase icônica que aparece no filme “Casablanca”, de 1942, dirigido por Michael Curtiz e estrelado por Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid.
O anúncio de que o governo dos EUA determinou a revogação dos vistos foi feito no mesmo dia em que Moraes ordenou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) use tornozeleira eletrônica.
A medida, segundo Rubio, se aplica a Moraes, a familiares do ministro e a aliados dele na Corte. O efeito é imediato, de acordo com a publicação feita em suas redes sociais.
Pela reação, esse pseudo ministro, tá com dor de cotovelo e com saudades da Disney, Miami e da Flórida.
Chora não bebê porque o show ainda nem começou.
Acompanhantes de pacientes improvisaram uma faxina por conta própria no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, na Grande Natal, por falta de limpeza nas alas da unidade.
O motivo foi a paralisação de funcionários terceirizados, que estão com salários e benefícios atrasados. Segundo os usuários, o problema já dura quatro dias.
A paralisação afeta não só o setor de limpeza, mas também maqueiros, lavanderia e cozinha. Apenas os pacientes têm recebido refeições.
Lixo acumulado, banheiros sujos, mau cheiro nos corredores
Os acompanhantes relatam lixo acumulado, banheiros sujos, mau cheiro nos corredores e ausência de higienização nas enfermarias.
Uma das situações mais críticas foi registrada na ala de isolamento da Ortopedia 2, onde estão internados pacientes com suspeita ou confirmação de infecção hospitalar.
A cozinheira Lucileide Inácio, que acompanha o marido internado com suspeita de infecção relatou a preocupação com a piora do quadro dos pacientes no local.
“Estou com meu esposo juntamente com outros cinco pacientes no isolamento. Estão com infecção, esses pacientes. Não tem limpeza nos quartos, não tem limpeza no banheiro, a gente, acompanhante, é quem tá lá lavando o banheiro. Hoje vamos ter que lavar a enfermaria em que os pacientes estão para não aumentar essa infecção”, disse.
“Está insustentável essa situação. A gente pede socorro”, afirmou a mulher.
Outra acompanhante, Luzinete Barbosa da Silva, também está preocupada com a situação dos pacientes. Ela cuida do filho de 18 anos, internado desde maio após um acidente de moto. Ele passou por quatro cirurgias e agora trata uma infecção bacteriana adquirida no hospital.
Paralisação causada por dificuldades financeiras da Sesap
Segundo funcionários do hospital, a situação foi provocada pela greve de trabalhadores terceirizados, que alegam atrasos salariais e falta de pagamento de benefícios como vale-alimentação e férias.
Em nota, a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou que o hospital enfrenta uma greve dos profissionais terceirizados em virtude de atraso no pagamento, “causado pelas dificuldades financeiras que a Sesap enfrenta desde o ano passado”.
“A Secretaria realizou o repasse às empresas ao longo desta semana, com o objetivo de retomada dos serviços, o que ainda não se concretizou. As equipes do hospital seguem aplicando todo o esforço para garantir a assistência aos pacientes”, disse a administração estadual.
Durante uma apresentação em Belém do Pará, Fafá de Belém resolveu ironizar instalação da tornozeleira eletrônica no ex-presidente Jair Bolsonaro e caiu na gargalhada ao comentar o caso, na sexta-feira (18/7).
Enquanto cantava um de seus maiores hits, a música Vermelho, a artista completou a letra de forma diferente: “O velho comunista se aliançou ao rubro do rubor do meu amor. Olha a tornozeleira aí, gente!”, disparou, dando sua famosa risada.
tem artista fuleira que se dependesse de mim pra vender um ingresso ou assistir um show dele ia morrer de fome!!! Ainda mais sendo uma desprezível dessa.
Esse bandido vai ser preso junto com tda sua facção bolsonarista. Pq bandido bom é bandido… completem a frase bolsolóides: PRESO! isso mesmo. Estão aprendendo!kkkkkkkkkkk
Cantora decadente, só sobrevive graças à lei Rouanet.
Cadê o Salve Amazonas e devolvam o dinheiro dos Aposentados e pensionistas do INSS, roubados por sindicatos.
Cadê o Frei Chico irmão do Lule?
O Brasil não aguenta mais, tanto ladrão só mamando nas telas desse governo, esses artistas fazem um grande deserviço a essa nação, a justiça tem lado ideológico e o povo não aguenta mais, clama por paz e o amor vencerá
FORA XANDAO
Olhe a Lei Rouanet aí gente… Não existe petista grátis.
Quem regozija com injustiça, pode ser a próxima vítima. O mundo da voltas. Daqui a dois anos teremos novos governantes, deputados, senadores e presidente.
Abra do olho!
Essa pensa que não morre e vira cinza, quando a mote vem repentina é uma beleza, devagar, gaga, esquecida e morrendo a conta gotas, da um trabalho enorme, vejam preta gil, foi tripudiar de um condição cirúrgica, o retorno foi cruel, arranjou uma.
Comente aqui