A Petrobras confirmou, em nota, o registro de incêndio na tarde dessa quarta-feira (28), na refinaria Clara Camarão, localizada no município de Guamaré, situada a 165 km de distância da capital, na região da Costa Branca do Estado.
Segundo a Petrobras, administradora da refinaria potiguar, a causa do incêndio se deu após uma perda de contenção, que significa a impossibilidade de conter um vazamento. Contudo, a situação foi combatida pela equipe de Resposta e Emergência e controlado, sem vítimas e com ausência de desabastecimento de mercado.
Dois traficantes de drogas que estavam foragidos foram capturados pela Polícia Civil em Natal nesta segunda-feira (1º). A prisão ocorreu durante a Operação “Resíduos Tóxicos”, realizada pela Polícia Civil com o objetivo de localizar e prender condenados que tentam escapar da Justiça.
A primeira prisão ocorreu no Passo da Pátria. Uma mulher, condenada a 6 anos e 3 meses, foi flagrada com drogas e materiais usados para preparo e venda. Ela já havia sido detida duas vezes pelo mesmo crime, mas voltou às ruas e acabou novamente presa.
O segundo alvo caiu na Vila de Ponta Negra. Homem condenado a 9 anos e 3 meses, ele segue com graves sequelas após ser baleado na cabeça: não fala, tem dificuldade para andar e depende de sonda alimentar. Por enquanto, não pode ser transferido para o presídio e permanece à disposição da Justiça.
A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), da DEICOR, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a segurança da população. Denúncias sobre tráfico ou outros crimes podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181.
A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (1º) que os últimos exames de imagem do presidente Donald Trump, feitos em outubro no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, não apontaram nenhum problema. Segundo o boletim médico, coração, vasos sanguíneos e órgãos abdominais do republicano estão “perfeitamente normais”.
O laudo garante que não há sinais de estreitamento arterial, inflamação ou coagulação. As câmaras do coração têm tamanho adequado, as paredes dos vasos estão “lisas e saudáveis” e, no geral, Trump apresenta “excelente saúde cardiovascular”, conforme informações do Metrópoles. O laudo também afirma que os órgãos abdominais funcionam dentro da normalidade, sem sinais de doenças crônicas ou agudas.
A Casa Branca classificou a visita como parte do “check-up anual de rotina”, mesmo que o exame oficial daquele ano tenha sido encerrado em abril.
President Donald J. Trump’s Advanced Imaging Results:
“His cardiovascular system shows excellent health… and confirms that he remains at excellent overall health.”
Meses antes, em julho, Trump havia sido diagnosticado com insuficiência venosa crônica, problema nas válvulas das veias que pode causar acúmulo de sangue. Mesmo assim, o novo laudo não identificou qualquer alteração significativa nos sistemas avaliados.
A Base Aérea de Natal (Bant) foi palco de um feito histórico: a Força Aérea Brasileira lançou o Meteor, um dos mísseis mais letais do planeta, a partir de um caça F-39E Gripen. O teste, realizado na quinta-feira passada (27), foi considerado “sucesso absoluto” e coloca o Brasil entre os poucos países capazes de operar a arma — França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Índia estão na lista.
O Meteor é um míssil BVR, capaz de atingir alvos a longa distância, como caças, drones e mísseis de cruzeiro, mesmo em meio a interferência eletrônica. Diferente dos mísseis comuns, ele tem motor ramjet, que controla velocidade e combustível, acelerando na aproximação final, quando o alvo não tem como escapar.
Foto: Divulgação
Além disso, o Meteor recebe atualizações em tempo real do caça que o lançou, podendo ter sua trajetória corrigida ou até redirecionado para outro alvo. Ele também pode ser lançado “em silêncio”, sem emitir sinais de radar, tornando sua detecção praticamente impossível. “Essa combinação torna o Meteor quase infalível”, afirma Ricardo Mantovani, da fabricante MBDA.
O disparo atingiu o alvo Mirach 100/5, simulando caças em alta velocidade e altitude. Para a FAB, o exercício confirmou a precisão do Meteor e reforçou a eficiência do binômio Gripen-Meteor. O comandante da Bant, Brigadeiro Breno Diogenes, destacou que a operação fortalece a defesa aérea brasileira e a soberania do espaço aéreo do país, elevando o padrão da FAB ao nível mundial.
O presidente Lula vetou integralmente o projeto que obrigava o SUS a distribuir cordões de girassol para pessoas com deficiências ocultas, como autismo e transtornos neurológicos. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União e volta agora para o Congresso decidir se mantém ou derruba o veto.
O acessório, usado internacionalmente para indicar deficiências não aparentes, foi considerado pelo governo uma despesa sem previsão de custeio, segundo informações do Poder360. Ministério da Saúde e Fazenda alertaram que a proposta viola a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, criando gasto obrigatório sem estudo técnico ou fonte de financiamento.
Segundo o Planalto, aprovar a medida sem análise do impacto orçamentário seria “contrário ao interesse público”. A proposta pretendia incluir o cordão de girassol como item obrigatório na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), mas esbarrou na realidade das contas públicas.
Agora, cabe ao Congresso decidir se mantém o veto de Lula ou desafia o presidente. Para derrubar a decisão, é necessária a maioria absoluta de deputados e senadores em sessão conjunta — uma missão que promete debates acalorados e pressão política de ambos os lados.
Expulso do Exército em 2024, o sargento reformado Antonio Ésio de Sousa Cruz levou sua briga com a cúpula militar para fora do país. Ele enviou documentos ao Departamento de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC) pedindo que sejam aplicadas as sanções da Lei Magnitsky — mecanismo usado contra suspeitos de corrupção e violações de direitos humanos — contra um general de divisão e um juiz da Justiça Militar.
Ele acusa o general André Luiz Allão e o juiz militar federal Rodolfo Menezes, além de outros oito oficiais e integrantes do Judiciário, de promoverem uma “perseguição política” que teria resultado em sua expulsão e no fim de sua pensão por invalidez.
Antonio afirma ter transtorno do espectro autista, esquizofrenia e síndrome de Asperger, e sustenta que a cassação do benefício deixou sua família — seis filhos com TEA e uma mãe com Alzheimer — sem renda para sobreviver.
O militar ficou sete meses preso após participar do apedrejamento do escritório de um advogado ligado a um ex-governador e amigo do general. Sousa Cruz também aponta “corrupção significativa”, alegando que oficiais e o juiz tentaram anular sua reforma por invalidez já confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça em 2012.
Depois da prisão, ele acabou condenado por injúria e destruição de patrimônio, acusado de ofender o escrivão da corregedoria e o comandante da 10ª Região Militar, o próprio general Allão. Ele afirma que o processo teve influência política e judicial para prejudicá-lo, deixando sua família sem renda e em risco de miséria.
O Banco Central lançou nesta segunda-feira (1º) uma nova ferramenta para proteger o cidadão contra golpes: o BC Protege+, um bloqueio que impede que qualquer banco abra conta corrente ou poupança em seu nome sem autorização. A medida vale para todas as instituições financeiras e a comunicação é automática, reduzindo fraudes com documentos falsos — crime que virou rotina no país.
Para ativar o bloqueio, o passo a passo é simples:
O processo é gratuito e pode ser desativado pelo próprio usuário quando quiser abrir uma nova conta. A única exceção é a conta-salário, que segue regras específicas e não entra na trava.
Segundo o Banco Central, a ferramenta também evita que golpistas incluam o cidadão como titular de contas de terceiros — prática usada em esquemas de lavagem de dinheiro. A diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Izabela Correa, disse que o serviço reforça a segurança e a integridade do sistema financeiro.
O interesse foi imediato: até as 15h desta segunda-feira, cerca de 7.800 pessoas já tinham ativado o bloqueio, que começou a funcionar às 10h. Com o avanço das fraudes no país, o “cadeado digital” chega como mais uma arma para impedir golpes bancários que só crescem no Brasil.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a Polícia Federal faça uma perícia médica completa no general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI do governo Bolsonaro. A ordem vem após a defesa informar que o militar, de 78 anos, teria sido diagnosticado com Alzheimer, o que virou um impasse no processo. Heleno está preso desde a semana passada no Comando Militar do Planalto, após ser condenado a 21 anos de prisão no caso do suposto “plano de golpe”.
A PF terá 15 dias para realizar uma avaliação detalhada da saúde do general. O despacho exige exames clínicos, neurológicos, neuropsicológicos, análises laboratoriais e, se necessário, ressonância magnética e PET, que são exames de imagem usados para investigar problemas no cérebro. Moraes pediu atenção especial à memória e às funções cognitivas de Heleno, justamente o ponto levantado pelos advogados no pedido de prisão domiciliar.
A defesa afirmou inicialmente que o ex-ministro enfrentava Alzheimer desde 2018, mas, após cobrança direta de Moraes, corrigiu a informação: o diagnóstico teria ocorrido apenas em janeiro deste ano, após monitoramento médico iniciado em dezembro de 2024. Relatórios anexados apontam demência mista, incluindo Alzheimer em estágio inicial, além de outras comorbidades.
Com a nova perícia, Moraes quer esclarecer se o estado de saúde realmente impede Heleno de cumprir a pena no regime fechado. O caso reacende o debate nacional sobre prisões, laudos médicos e decisões judiciais envolvendo nomes ligados ao governo Bolsonaro — tema que segue mobilizando a direita em todo o país.
Em assembleia realizada na Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam), o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, foi surpreendido com uma moção de apoio assinada por presidentes de diversas Câmaras Municipais do Estado.
Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, César Maia, ressaltou que as críticas e ataques não configuram apenas divergências políticas, mas representam agressões à integridade e à autonomia do Parlamento Municipal, que devem ser preservadas independentemente de disputas partidárias.
Outros presidentes reforçaram, ainda, que esperam respostas firmes e providências cabíveis diante das tentativas de descredibilizar a figura do presidente e a instituição como um todo, reafirmando solidariedade a Eriko Jácome e defendendo a estabilidade e o respeito entre os Poderes Legislativos municipais.
Representantes do setor de apostas estimam que a proibição de bets para beneficiários do Bolsa Família, que começou a valer nesta segunda-feira (1º), deve retirar cerca de 20% dos usuários dessas plataformas. A medida foi adotada pelo Ministério da Fazenda após determinação do STF e recomendações do TCU.
O Bolsa Família atende 19 milhões de famílias com renda de até R$ 218 por pessoa, e repasse mínimo de R$ 600 por domicílio. Já o BPC, pago pelo INSS, garante um salário mínimo mensal a idosos e pessoas com deficiência com renda familiar de até R$ 706 por pessoa.
Um levantamento do TCU mostrou que, em janeiro de 2025, famílias com algum beneficiário do Bolsa Família transferiram R$ 3,7 bilhões para casas de apostas — 27% dos R$ 13,7 bilhões distribuídos pelo programa no mês. Ao todo, 4,4 milhões de famílias (21,8% do total) tiveram algum contato com bets, muitas delas em situação de endividamento.
O TCU também apontou risco elevado de uso de contas de beneficiários para fraudes e outras práticas ilegais. Há cerca de um ano, o STF determinou que o governo federal adotasse medidas para impedir o uso de recursos de programas sociais em apostas online, decisão tomada por unanimidade.
Comente aqui