Polícia

Índices de criminalidade caem no RN após cinco anos de crescimento; veja números apresentados

Reunião da Câmara Técnica de Monitoramento de CVLIA Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed) realizou na manhã desta quarta-feira (13), no 1º andar do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), no Centro Administrativo, mais uma reunião de monitoramento da Câmara Técnica de Mapeamento dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Na ocasião, a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminal (Coine) divulgou o Relatório Info-Estatístico Analítico de Ocorrências e Ações do Rio Grande do Norte referente ao mês de abril e o acumulado no primeiro quadrimestre de 2015.

Os números mostram que, nos primeiros meses deste ano, o policiamento ostensivo nas ruas conseguiu reduzir os índices de furtos, roubos e lesões corporais, bem como o número de crimes violentos letais intencionais, quando comparados com o mesmo período do ano passado.

O relatório aponta que, as ações integradas da Polícia Militar e Polícia Civil, conseguiram reduzir, consideravelmente, o número de roubos no primeiro quadrimestre 2015, se comparado com o mesmo período em 2014, apresentando uma queda de 14,98%, ou seja, 790 ocorrências a menos do que no ano passado. O número de lesões corporais também caiu em relação ao mesmo período do ano passado, com uma queda de 8,73%.

Além das ações e operações realizadas pela Secretaria, o relatório traz os números dos crimes violentos letais intencionais registrados mensalmente em 2015. Em abril, foram registrados 117 crimes violentos no estado, o que corresponde a uma redução de 23,03% se comparado com o mesmo mês do ano passado, quando houve 152 crimes. Se compararmos o primeiro quadrimestre deste ano, também houve uma redução de 10,47% no número de mortes, ou seja, 57 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais a menos.

Apesar dos números serem favoráveis, a secretária estadual de Segurança, Kalina Leite, considera que os dados ainda podem e devem melhorar. Para ela, os índices terão uma redução mais efetiva quando, juntamente com os trabalhos da Segurança, também forem intensificadas outras ações de políticas públicas integradas nas áreas de infra-estrutura, limpeza urbana, iluminação pública, educação, esporte, dentre outros.

“Os números mostram que estamos no caminho certo, com transparência, compromisso e muito trabalho, mas também apontam que ainda há muito a ser feito. Por meio da Câmara Técnica temos um mapeamento microscópico do que está acontecendo. O Governo do Estado vem fazendo o seu trabalho, mas para manter esses resultados positivos é preciso que outras instituições públicas também intensifiquem suas políticas de aproximação”, disse a secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite.

De acordo com Marcos Dionísio Caldas, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RN), o modelo de monitoramento de crimes adotado no RN, em 2015, é um exemplo a ser seguido no Brasil. Segundo ele, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) já anunciou que adotará o modelo da Câmara Temática do RN, em outros estados, para referenciar os dados nacionais.

“Pela primeira vez na história não há dúvidas na quantificação de crimes no RN. Alcançamos um bom resultado no primeiro quadrimestre e já estamos servindo de exemplo para o Brasil. Estudos mostram que a atuação da Segurança no RN pode melhorar, ainda mais, quando forem executados os convênios previstos do Brasil Mais Seguro e RN Sustentável, bem como o projeto das Áreas Integradas que visam uma aproximação ainda maior com a população”, disse Marcos Dionísio.

Segundo o Coordenador de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Sesed, Ivenio Hermes, a integração das Policias Militar e Civil e a comunidade motivaram as reduções do primeiro quadrimestre.

“É preciso reconhecer o trabalho mais ostensivo das policiais nas ruas. A ação mais presente dos policiais tem sido o principal causador da redução da violência. Há cinco anos, os índices de criminalidade estavam aumentando e, desta vez, registramos uma significativa queda. Se a gente coloca essa redução em dados sensíveis, afirmamos que dezenas de famílias deixaram de chorar por seus entes e mais vidas foram poupadas”, destaca Ivenio Hermes.

Câmara Técnica

Criada em fevereiro deste ano, a Câmara tem o objetivo de melhorar a inteligência sobre a investigação, prevenção e repressão dos crimes intencionais contra a vida. Com a instituição de grupo de estudos, a Secretaria tem conseguido uniformizar a metodologia estatística acerca dos Crimes Violentos Letais Intencionais no Rio Grande do Norte.

A Câmara Técnica é composta por membros efetivos indicados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, pelo Comando da Polícia Militar, pela Delegacia Geral de Polícia, Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar e pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP).

Além destes membros, também são convidados a participar da Câmara Técnica representantes do Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Saúde Pública, Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria Extraordinária da Juventude, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania, UFRN, UFERSA e UERN.

São considerados como CVLI: homicídio doloso; lesão corporal grave seguida de morte; rixa seguida de morte; roubo seguido de morte; extorsão seguida de morte; extorsão mediante sequestro seguido de morte; estupro seguido de morte; estupro de vulnerável seguido de morte; incêndio doloso seguido de morte; explosão dolosa seguido de morte; uso doloso de gás tóxico ou asfixiante; inundação dolosa; desabamento ou desmoronamento doloso; perigo de desastre ferroviário na forma dolosa; atentado doloso contra a segurança do transporte marítimo, fluvial ou aéreo; atentado doloso contra a segurança de outro meio de transporte; arremesso de projétil seguido de morte; epidemia dolosa seguida de morte; e tortura seguida de morte.

Opinião dos leitores

  1. ISSO É BEM CLARO, COMO VÃO CONCORRER COM A QUADRILHA DO PT?
    UMA DESIGUALDADE, OS "CUMPANHEIRUS" SÃO BARRA PESADA, PPAM TUDO.

  2. Ou mentira, que lorota boa, querem botar papinha na boca do povo é, autoridades caiam na realidade, deixem de enganação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pedro Filho reúne cerca de 500 lideranças em Mossoró e amplia articulação política com ato em Apodi

Foto: Divulgação

A pré-candidatura de Pedro Filho (PL) a deputado federal ganhou mais um importante impulso neste fim de semana com um grande ato político realizado em Mossoró, e um importante encontro com apoiadores em Apodi, ambos no sábado (04). As duas mobilizações reforçam o crescimento do projeto político de Pedro Filho no Oeste potiguar.

Em Mossoró, o lançamento da pré-candidatura reuniu cerca de 500 lideranças políticas, comunitárias, religiosas, empresariais e apoiadores de diversos municípios da região. O expressivo público confirmou a força da mobilização e o avanço da pré-campanha, que vem ampliando sua base em todas as regiões do estado.

O encontro foi marcado por manifestações de apoio e pelo compromisso de construir uma representação forte para o Oeste na Câmara dos Deputados. Vereador em Assú e líder evangélico, Pedro Filho destacou a importância de aproximar o mandato das necessidades dos municípios e defender pautas voltadas ao desenvolvimento regional, à geração de oportunidades e ao fortalecimento da família e dos valores cristãos.

“O que vimos em Mossoró foi a demonstração de que as pessoas acreditam em um novo projeto para o Rio Grande do Norte. Ver centenas de lideranças unidas em torno desse propósito aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de construir uma candidatura que represente todas as regiões do estado com trabalho, diálogo e compromisso”, afirmou Pedro Filho.

Antes do evento em Mossoró, Pedro Filho esteve em Apodi, onde participou de uma reunião com apoiadores e lideranças políticas do município. O encontro serviu para fortalecer a articulação local, ouvir demandas da população e ampliar o diálogo com representantes de diversos segmentos da cidade.

Pedro Filho vem intensificando agendas pelo interior do estado e consolidando apoios de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, suplentes, líderes evangélicos, empresários e lideranças comunitárias. O crescimento da pré-candidatura também tem sido refletido nas pesquisas de intenção de voto, nas quais o nome de Pedro aparece entre os mais lembrados para a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COSERN NA JUSTIÇA: MP e Defensoria acionam empresa por “cobrança abusiva” e pedem R$ 46 milhões no RN

Foto: Reprodução

O Ministério Público do RN (MPRN) e a Defensoria Pública do Estado (DPERN) ajuizaram uma Ação Civil Pública contra a Neoenergia Cosern após denúncias de cobranças consideradas abusivas em sistemas de energia solar.

A ação é resultado de um conjunto de reclamações registradas a partir de novembro de 2025 por consumidores que usam o sistema de compensação de energia elétrica, especialmente usuários de micro e minigeração fotovoltaica.

Segundo os órgãos, houve aumento repentino nas faturas sem aviso prévio sobre mudanças na forma de cálculo dos créditos.

As investigações apontam que a distribuidora teria alterado o modelo de faturamento, passando a cobrar o consumo integral das unidades mesmo com créditos acumulados, além de impor cobranças consideradas indevidas e parcelamentos automáticos. O caso atinge famílias e pequenos empreendedores no RN.

Diante da falta de acordo administrativo, MPRN e Defensoria recorreram à Justiça.

Na ação, pedem a devolução em dobro dos valores cobrados e indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 46 milhões, que deve ser destinado ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.

As instituições também solicitam medidas urgentes para impedir suspensão de energia, evitar negativação de consumidores afetados e obrigar a concessionária a adequar os canais de atendimento enquanto o processo tramita na Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ALERTA MÁXIMO: População em situação de rua quase dobra e chega a 392 mil no governo Lula, segundo CadÚnico

Foto: Reprodução

Os registros da população em situação de rua no Brasil quase dobraram desde o início do terceiro mandato do presidente Lula, segundo dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), divulgados pela Revista Oeste.

Em dezembro de 2022, o país contabilizava 198,7 mil pessoas nessa condição. Em junho de 2026, o número chegou a 392,4 mil, um crescimento de 97,4%.

A média de novos registros no período é de aproximadamente 4,6 mil pessoas por mês desde janeiro de 2023, conforme os dados oficiais.

Em dezembro de 2023, o governo federal lançou o Plano Nacional Ruas Visíveis, com investimento inicial de R$ 982 milhões. Naquele momento, o CadÚnico registrava 262,5 mil pessoas em situação de rua. Em junho de 2026, esse total já havia subido para 392,4 mil.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social afirma que parte desse aumento pode estar relacionada ao aprimoramento do processo de cadastramento e à capacitação de equipes municipais. A pasta também cita a possibilidade de subnotificação nos anos anteriores, entre 2019 e 2022, o que pode impactar a comparação histórica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FALSO ASSALTO: Mulher é presa em Mossoró após inventar crime para esconder dívida no “Tigrinho”

Foto: Reprodução

Uma mulher foi presa em flagrante em Mossoró, no Oeste, após registrar um falso assalto para tentar encobrir prejuízos financeiros com apostas no chamado “Jogo do Tigrinho”. O caso foi descoberto pela Polícia Civil após a suspeita procurar uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência neste final de semana.

No relato inicial, ela afirmou que um homem armado teria anunciado um assalto na última quarta-feira e levado sua motocicleta. Disse ainda que não procurou a polícia antes por supostas ameaças do criminoso.

Durante a investigação, no entanto, os agentes identificaram inconsistências. A motocicleta não teria sido roubada. Segundo a apuração, o veículo — que pertence ao companheiro da mulher — teria sido empenhado após perdas financeiras acumuladas em apostas no “Tigrinho”.

Com a contradição confirmada, a mulher acabou presa em flagrante e encaminhada para os procedimentos legais. A Polícia Civil reforça que a falsa comunicação de crime é prevista em lei e pode gerar responsabilização criminal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ROMBO DE MAIS DE R$ 100 MILHÕES: atraso em repasses do ICMS, IPVA e Fundeb coloca prefeituras do RN em alerta e Femurn cobra Governo do Estado

Foto: Reprodução

A Federação dos Municípios do RN (Femurn) cobrou do Governo do Estado a regularização imediata de repasses constitucionais em atraso destinados às prefeituras potiguares, conforme informações do BNews RN.

Segundo a entidade, o valor total já ultrapassa R$ 100 milhões, comprometendo o funcionamento de serviços públicos essenciais em diversas cidades do estado, principalmente nos municípios de menor porte.

Do total em aberto, R$ 43 milhões são referentes ao IPVA, R$ 35 milhões ao ICMS e outros R$ 21 milhões ao Fundeb, que são repasses obrigatórios previstos em lei e destinados diretamente aos municípios.

A Femurn afirma que a retenção ou atraso desses recursos impacta diretamente a gestão municipal, afetando áreas como saúde, educação e manutenção administrativa, que dependem desses valores para funcionamento regular.

Em nota, a entidade alertou ainda para a possibilidade de agravamento do cenário caso novos repasses de maior volume não sejam regularizados, e reforçou o pedido para que o Governo do Estado cumpra as obrigações constitucionais e normalize os pagamentos.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CAIU, MAS ENCHEU O CAIXA: eliminação do Brasil rende fortuna de R$ 132 milhões na Copa de 2026

Foto: Getty Images

A eliminação da Seleção Brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, após derrota por 2 a 1 para a Noruega, não encerrou apenas a campanha dentro de campo. Fora dele, o resultado garantiu uma premiação milionária à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo dados da Fifa, o Brasil recebeu ao todo US$ 25,5 milhões, o equivalente a cerca de R$ 131,8 milhões na cotação atual. O valor inclui US$ 15 milhões pelo desempenho esportivo, já que a seleção ficou entre o 9º e o 16º lugar.

Além disso, outras seleções participantes do Mundial recebem US$ 10,5 milhões apenas pela presença no torneio, incluindo verba destinada à preparação. O montante reforça o impacto financeiro mesmo para equipes eliminadas ainda nas fases iniciais do mata-mata.

No total, a Fifa vai distribuir US$ 727 milhões em premiações na Copa de 2026, valor recorde e cerca de 50% superior ao da edição anterior. A seleção campeã pode chegar a receber US$ 50 milhões.

Opinião dos leitores

  1. O novo coliseu com pão e circo para dopar o povo e esquecer o caos do governo. Nada vai melhorar os hospitais, as estradas, a educação e a segurança, tudo dante no quartel de abrantes!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DUELO INUSITADO: rato “bate de frente” com caranguejo em praia do RN e cena surpreende turistas

Imagens: Reprodução/96 FM Natal

Uma cena inusitada chamou a atenção dos banhistas que estavam na praia de Tabatinga, no litoral Sul, neste final de semana: um rato e um caranguejo em uma espécie de “disputa” na areia.

As imagens, divulgadas pelo portal 96 FM Natal, foram gravadas por uma turista que estava no local e flagrou o momento exato da interação entre os dois animais na faixa de areia da praia.

No vídeo, o rato se aproxima e o caranguejo reage rapidamente, criando um confronto rápido e curioso que chamou atenção de quem estava por perto.

A situação virou destaque pelo caráter incomum.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] DESPEDIDA NA NARRAÇÃO: Galvão Bueno se emociona e anuncia fim das transmissões da Seleção Brasileira na Copa

Imagens: Reprodução/SBT Sports

O narrador esportivo Galvão Bueno anunciou sua despedida das transmissões da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, marcando o fim de uma era na narração esportiva do país.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Galvão aparece emocionado ao relembrar sua trajetória em Copas e confirma que não voltará a narrar jogos do Brasil em Mundiais. Segundo ele, a decisão já estava tomada há algum tempo.

O narrador destacou que esta foi sua última participação em uma Copa, citando a idade e o ciclo encerrado após 58 jogos narrados da Seleção Brasileira no torneio.

“É uma dor muito grande”, afirmou Galvão, ao dizer que não pretende estar em futuras Copas, mesmo quando tiver 80 anos, encerrando de vez a possibilidade de retorno.

A despedida marca o fim de uma das vozes mais conhecidas da história das transmissões esportivas no Brasil, encerrando uma trajetória de décadas narrando jogos da Seleção em Copas do Mundo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] FINAL MELANCÓLICO: CNN diz que Neymar deixa a Seleção com “mesma maturidade de quando entrou”

Imagens: Reprodução/CNN

O atacante Neymar teve sua última participação em Copa do Mundo pela Seleção Brasileira marcada por derrota e avaliação crítica da imprensa. A CNN Brasil destacou o momento como um “final melancólico” para o camisa 10.

Segundo o comentarista João Vitor Xavier, em análise exibida pelo canal, Neymar “sai da Seleção com a mesma maturidade que entrou”, em referência ao desempenho do jogador ao longo de sua trajetória no torneio.

A despedida ocorreu após a derrota do Brasil para a Noruega, resultado que selou a eliminação da equipe na competição e encerrou o ciclo do atacante em Mundiais.

Na leitura da CNN, o camisa 10 “sai devendo” com a Amarelinha, reforçando a avaliação de que o desempenho ficou abaixo das expectativas em momentos decisivos.

O episódio marca o fim de uma era de Neymar em Copas do Mundo, agora sob forte repercussão e análises divergentes sobre seu legado na Seleção Brasileira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INTERNET NÃO PERDOA: web explode em memes após eliminação do Brasil pela Noruega

Foto: Reprodução/X

A seleção brasileira foi eliminada da Copa do Mundo após a derrota por 2 a 1 para a Noruega, neste domingo (5), nos Estados Unidos. O resultado encerra a campanha do Brasil nas oitavas de final e adia novamente o sonho do hexacampeonato.

Foto: Reprodução/Instagram

O jogo teve forte carga de pressão e momentos decisivos. Erling Haaland marcou os dois gols da seleção norueguesa e comandou a vitória.

Foto: Reprodução/X

Neymar Jr. marcou gol de pênalti já nos acréscimos do 2º tempo. A partida também foi marcada por provocações ao goleiro Nyland, conforme informações do Estadão.

Foto: Reprodução/X

A eliminação rapidamente repercutiu nas redes sociais. Torcedores criticaram a atuação da seleção e transformaram o resultado em uma série de memes que se espalharam pela internet logo após o fim da partida.

Foto: Reprodução/X

O resultado encerra a participação brasileira no torneio e aumenta a pressão sobre o ciclo da seleção após mais uma eliminação no mata-mata mundial.

Foto: Reprodução/X

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *