Durante encontro ocorrido hoje, 25/08, em Brasília, com o Ministro da Educação Fernando Haddad, foi apresentada a nova equipe de pesquisadores do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lilly Safra (IINN-ELS). A partir de setembro, 31 cientistas estrangeiros passarão a colaborar permanentemente com a equipe científica do instituto, atuando como orientadores, pesquisadores e chefes de projetos, ajudando na formação de pesquisadores brasileiros.
A formação da nova equipe marca uma mudança de filosofia do grupo de pesquisas do IINN-ELS, que passará a ser a sede brasileira do projeto Walk Again (Andar de Novo), que tem por objetivo fazer um jovem tetraplégico voltar a caminhar com a ajuda de uma neuroprótese, na abertura da Copa do Mundo de 2014. A nova equipe vai atuar também no programa Cientistas do Futuro, no qual estudantes do ensino médio da cidade de Macaíba – periferia de Natal – são capacitados para atuar como aprendizes nos laboratórios do IINN-ELS.
“Sem dúvida, será um grande passo para a ciência brasileira. A nova equipe do IINN-ELS será formada pela nata da neurociência mundial e, quem se beneficia, são os futuros cientistas brasileiros formados em Natal”, avalia Miguel Nicolelis, diretor do IINN-ELS e presidente da Associação Alberto Santos Dumont Para Apoio À Pesquisa (AASDAP), OSCIP mantenedora do instituto.
Parte dos novos cientistas atuará integralmente no IINN-ELS. Outra parte passará períodos no instituto em Natal. Este modelo de trabalho beneficiará o intercâmbio de conhecimento, permitindo que pesquisadores e estudantes brasileiros tenham acesso a estudos feitos fora do país, nos mais importantes centros de neurociências do mundo.
Comente aqui