Irmão deixa depoimento emocionante em homenagem ao médico Paulo Matos que morreu por covid e narra a batalha na tentativa de viver

Francisco de Sales Matos, irmão do médico e professor da UFRN, Paulo Matos, mais uma vítima do Covid que veio a óbito no ínicio desta quarta-feira e deixou um depoimento nos comentários do BlogdoBG emocionante. Segue:

Blog Carlos Santos — Jornalismo com Opinião“Meu irmão Paulo Matos foi tragado pela morte, agora pela manhã, após renhida, heróica e brava resistência pela continuidade da vida! Até poucos dias triunfava ele altaneiro, vitorioso nos campos de batalha da saúde, pela saúde alheia, esmero e bravura que nem sempre dedicava a sua.

Com esse altruísmo e senso humanitário, cuidando mais dos outros que de si, como estão a fazer muitos heróis da saúde, tergiversou diante desse agora potente inimigo, com aparência infensa, por microscópico que é, chamado covid, cuja força ladina e cruel, parece catapultada por outras forças que se dizem ocultas, mas cujo epicentro, desconfiam, encontra-se na nossa macro política.

E assim, vítima dessa covardia ímpar, juntamente com mais 60 mil brasileiros, mais um guerreiro tomba, como que apunhalado pelas costa, nos deixando órfãos de sua maestria médica, de seus diagnósticos precisos, alguns até nacionalmente reconhecidos, de sua pedagogia.

Diante disto, embora saiba que sua vida se perpetuará nos exemplos que protagonizou, nas vidas que salvou, no humanismo que espraiou, sobretudo nas salas de aula do curso de medicina da nossa UFRN, a dor que a saudade nos impõe eh por demais violenta.

Mas, são os desígnios de Deus e não adianta contrariá-los. Em contrapartida, contamos com a fé e a solidariedade dos amigo que nos confortam imensamente, com suas meigas e carinhosas mensagens.

Em sendo assim, só nos resta reverenciar a memória do nosso Irmão, e pedir a Deus que o receba em sua morada, onde já o aguardam nossos pais e um outro irmão!
Obrigado a todos!
Francisco de Sales Matos”

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Iris Carvalho disse:

    Belas e comoventes palavras, Dr. Sales Matos, irmão do Dr. Paulo Matos.
    Presto solidariedade a família enlutada ao tempo em que ratifico as virtudes do grande profissional médico e ser humano ímpar, Dr. Paulo

  2. Márcia Helena Ferreira disse:

    Dr. Paulo Matos, ser de Luz, que muito fez para que um sobrinho meu, Josean, hoje pudesse estar cursando medicina. Num quadro inicial de várizes esofágicas, desde o primeiro ano de vida desse meu sobrinho, houve uma incansável batalha de Dr. Paulo para assitir Josean em tantas crises e lutas pela vida. Depois, dividiu a continuidade com cirurgiões de sua confiança, mas sempre atento às situações delicadas pelas quais Josean passou. Foi nosso "Deus" na terra, pois sempre proporciona a fé que remove montanhas. Energia positiva, profissionalismo pontual. Espero Deus a alegria de ver meu sobrinho conseguir retribuir pelo menos parte desse profissionalismo. Em família, fizemos corrente de orações em pró da recuperação do mesmo, surpreendi-me com a notícia que jamais queria ouvir, caí em prantos… Aos familiares e amigos mais próximos,tomo a liberdade de dizer: o vínculo de Dr. Paulo também é eterno para muitos. Após sua partida, são tantos depoimentos em que ele também foi o mediador de solúções de vida para a vida. Que pena darmos adeus precoce a um profissional tão ímpar, único e insubstituível. Deus conforte toda família e acalente nossos corações inconformados. Aos que deverão continuar seu legado, inspirrem-se sempre no profissionalismo de Dr. Paulo Matos, Ser de Luz para a Luz… Obrigada Deus pela bênção de nosso estado e nosso país terem sido agraciados com a contribuição marcante de Dr. Paulo Matos. Eternas Saudades!

  3. Socorro Rocha disse:

    Agradeço a Deus por ter conhecido essa pessoa tão iluminada e abençoada por Deus tive o prazer de conhecelo ja faz 30 anos ainda quando iniciou se o serviço de Endoscopia pediatrica, no HOSPED não tenho palavras para descrever suas qualidades de homem bom e honesto cuidou de mim dos meus filhos dos meus netos e agora por ultimo do meu genro Dr Paulo hoje não estais aqui pra mim ouvir e me orientar tenho certeza que ganhastes um lugar especial no céu onde que que o senhor esteja intercede por nos fostes heroi ate na morte o ceu hoje esta em festa e eu de coração partido e lagrimas nos olhos. Porque a morte deixa uma dor que nimguem pode curar. Mas as boas lembranças que tenho do senhor sempre vão secar as minhas lágrimas e me fazer sorrir saudades eternas amigo. Meu Anjo de asas azuis.

  4. Lila Nobre disse:

    Dr. Paulo Matos me devolveu a vida por duas vezes, salvou meu filho João qdo teve dengue hemorrágica e descobriu a intolerância a lactose da minha Maria, hoje fazendo 16aninhos.
    Fomos amigos além da clínica, partilhamos momentos ímpares que guardarei em minha memória.
    Um grande abraço amigo.
    Meu muito obrigada por tudo.
    Nossa geração construiu o maior dos legados, a amizade.
    Aos familiares meus sentimentos.

  5. Ana Orquídea negra Félix disse:

    Me solidarizo com a família e amigos.
    Nós que estamos na labuta,diariamente,precisamos levantar olhar pra dentro de nós e agradecer ao Ser Maior,Deus,pela vontade de fazer o nosso melhor. Muitos de nós sucumbe com esse inimigo invisível,porém,podemos melhorar o dia a dia para muitos!A empatia tem que ser trabalhada mais e mais. Eu em nome de muitos agradecemos por tanta dedicação do querido dr Paulo Matos e enfatizo meu luto,tbm por dr Nivaldo Júnior.
    Um luto mundial que temos que orar,rezar e ter pensamentos e ações positivas nesses dias incertos.
    Deus nos abençoe e os anjos de luz nos ilumine. Amém

  6. Maria Clebia disse:

    Meu Deus ótimo médico e profissional era meu gastro e dos meus filhos estou arrazada,Que Deus te dê o descanso eterno sereno e tranquilo nós braços do pai.Pois fostes um exemplo de vida aqui na terra

  7. Jório disse:

    Um grande profissional. Atendeu a meus filhos quando Crianças e a mim também.
    Que Deus o receba no Reino do Céu e conforte os seus que ficam órfãos da sua agradável presença.

  8. Cris Amador disse:

    Mais um cidadão do bem, que nos deixa, mais precisamente, órfã a saúde pública do estado do RN, a família, amigos, estudantes e Pacientes, com quem mantinha uma afinidade entre as consultas de rotina. Me entristece muito, a forma de como está sendo conduzido tão rapidamente, a precocidade da partida das pessoas acometidas por este cruel vírus, a assim, deixando um vazio em nosso ser, sem uma explicação convicente, colocando um ponto final para qualquer esclarecimento óbvio ao cidadão. Até qdo, seremos alvo desse evento, uma vez, que não sabemos onde ele possa se fazer presente. Me solidarizo com todos que partiram , ocasionado por este vírus, principalmente, pelos que na sua imaginação estaria fazendo a coisa certa e que, de repente foi supreendido pelo vírus. Descanse em paz irmão em Cristo, vc que fez a diferença pela sociedade estudantil, formando profissionais de excelência, pela saúde da população potiguar, por sua família e por todos, que o buscava e encontrava a resposta na hora certa. Descanse em paz, Dr Paulo Matos🎍🙌🙏🏼

  9. Isabel disse:

    Bom dia ,parabéns pela linda homenagem através desta escrita, que Deus conforte o coração de todos familiares 😭

  10. Beto Araújo disse:

    🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

  11. Botelho Pinto disse:

    Não o conhecia, tampouco tinha ouvido falar nesse cidadão.
    Mas, independente disso, o seu ofício e dedicação de salvar vidas por sí, já o enobrecia e credenciava.
    Fico aqui pensando… tantos vagabundos, meliantes, delinquentes, salafrários por aí estão vivos.
    Tantos quadrúpedes equilibrados em duas pernas estão aí no cenário político se degladiando enquanto o povo sucumbe.
    Tanto bandido tirando proveito dos coronavauches destinados aos mais necessitados num momento tão tenebroso quanto o que estamos passando.
    A gente se dá conta de como existem animais que não merecem estar vivos quando vê um marginal assaltar um gari, no exercer da sua penosa labuta…
    E um cidadão de tamanha nobreza como esse médico, do nada, é tragado pela morte !
    Puta que pariu !!
    Que porra de "justiça" é essa ?!?
    Que Deus (?!?) conforte os familiares e amigos desse cara.

  12. Ivis Carvalhlo disse:

    Linda msg, Marco Antônio!!!!

  13. Ailton Webher disse:

    Grande perda para o nosso estado, muitis pacientes estao de luto pela paritada de um grande homem, amigo e exceletente profissional;

    Tenho um filho especial com 8 anos e 10 meses e desde seu nascimento foi acompanhado por este grande profissional que agora nos deixa; muito obrigado por tudo que o sengor fez por nos, Dr. Paulo! Que o Deus da vida lhe conceda um bom lugar, o senhor será mais uma estrelingacno céu a olhar por nosso pequeno ,Weverton Webher , descance em paz.

  14. Marco Antônio França disse:

    Paulo exerceu com maestria o ofício de ser médico, de cumprir c o seu juramento, era sensível a dor e ao sofrimento do ser humano.
    Lutava por seus pacientes.
    Tive o prazer de tê-lo como anigo, pois trabalhamos juntos e tb como médico.
    Estive c ele no inicio da pandemia e ele alertando p os cuidados.
    Não cheguei ao retorno da consulta p mostrar os exames, ele já havia pego o vírus.
    Sempre falava, vamos tomar um café qdo tudo isto passar c o seu sorriso largo e paciência de sempre.
    Siga em paz amigo, serás luz na espiritualidade.

COMENTE AQUI