Política

Jair Bolsonaro fez do JN sua ‘plataforma de tiro’ e atropelou a bancada

POR JOSIAS DE SOUZA

“A mesa é giratória, avisou William Bonner, recomendando a Jair Bolsonaro que ocupasse sua cadeira “com cuidado”. O capitão exonerou o anfitrião de suas preocupações: “Isso aqui tá parecendo uma plataforma de tiro de artilharia. Então, estou confortável aqui.” Elevado à categoria de mito por 22% do eleitorado, o imponderável carregava suas virtudes no coldre. Não tinha respostas a oferecer. Distribuiu rajadas. Mostrou que, bem treinado, adapta-se a qualquer cenário —ao Vietnã das redes sociais tanto quanto à trincheira da Rede Globo.

Bonner quis saber, por exemplo, como o entrevistado faria para combater a violência com “mais violência” sem ferir a “gente honesta e trabalhadora” que vive nas favelas brasileiras. Sem piscar e sem remorsos, Bolsonaro reiterou que o policial tem que ter licença para “ir com tudo para cima” dos bandidos. “…Se matar dez, 15 ou 20 —com dez ou 30 tiros cada um, ele tem que ser condecorado e não processado.”

Em certos momentos, Bolsonaro parecia não enxergar entrevistadores à sua frente. Não falava para Bonner e Renata Vasconcelos. Dirigia sua mensagem à plateia que o assistia em casa. Não chegou ao topo das pesquisas entregando-se a dúvidas ético-existenciais sobre o direito de um presidente de exterminar a bandidagem. A violência é o próprio pretexto para Bolsonaro. E o eleitorado do capitão, na frente do televisor, eliminando o inimigo sem sair do sofá. Matando de mãos limpas, com o auxílio luxuoso da “plataforma de tiro” do Jornal Nacional.

A surra que tomou de Marina Silva no debate da Rede TV! deixou Bolsonaro em estado de alerta. Treinado, foi à jugular de Renata Vasconcelos quando indagado sobre a desigualdade de gênero. Chegando ao Planalto, não fará nada para evitar que mulheres recebam contracheques 25% menores que os dos homens?

Confrontado com suas contradições, Bolsonaro recorreu a uma velha tática de guerra: semeou a cizânia nas fileiras do inimigo. “Estou vendo aqui uma senhora e um senhor, eu não sei ao certo, mas com toda certeza há uma diferença salarial aqui, parece que é muito maior para ele do que para a senhora…”

Antes que Bonner balbuciasse uma resposta, Renata viu-se compelida a tomar as rédeas da reação: “…Vou interromper vocês dois. Eu poderia até, como cidadã, e como qualquer cidadão brasileiro, fazer questionamentos sobre os seus proventos, porque o senhor é um funcionário público, deputado há 27 anos, e eu, como contribuinte, ajudo a pagar o seu salário. O meu salário não diz respeito a ninguém. E eu posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor de um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu.”

Como que decidido a evitar que a jornalista virasse uma segunda Marina Silva, Bolsonaro preocupou-se em dar a última palavra. Insinuou que há dinheiro público também nos vencimentos dos entrevistadores: “Vocês vivem em grande parte aqui de recursos da União. São bilhões que recebem o sistema Globo, de recursos da propaganda oficial do governo.”

Bolsonaro não estava interessado em redimir-se de eventuais pecados. Convencido de que seus eleitores perdoam tudo, queria dividir culpas. Como pode se apresentar como um cultor de novas práticas se recebeu auxílio-moradia da Câmara mesmo tendo apartamento em Brasília?, quis saber Renata. E Bolsonaro: “Agora, vão me desqualificar por ter recebido auxílio-moradia, que é legal, como a ‘pejotização’ de vocês também é legal?”

Diante da insistência da entrevistadora, Bolsonaro aproveitou a audiência do telejornal mais assistido do país para divulgar um anúncio da sessão de imóveis: “Meu apartamento está à venda. Quem quiser comprar está à disposição. Agora estou morando num funcional”, disse, antes de insinuar novamente que os jornalistas também recorrem a subterfúgios legais para pagar menos imposto: “A forma de vocês receberem por PJ (Pessoa Jurídica) também é legal. Está na lei. E eu não estou criticando isso aí.”

Imunizado contra o veneno de sua dependência em relação ao economista Paulo Guedes, Bolsonaro ensaiara também a resposta para a previsível pergunta sobre os riscos de uma separação. Provocado por Bonner, o candidato injetou na resposta um sujeito oculto: Fátima Bernardes.

“Bonner, quando nós nos casamos —eu com a minha esposa, você com a sua— nós juramos fidelidade eterna. E aconteceu um problema no meio do caminho, que não cabe a ninguém discutir esse assunto. Duvido, pelo que conheço de Paulo Guedes, (…) que esse descasamento venha, esse divórcio venha a acontecer.”

E se acontecer? “O único insubstituível nessa história sou eu, que daí troca todo o ministério. Fora isso, se por ventura vier a acontecer, pode ter certeza, né?, que não será por um capricho meu ou o capricho dele. Que nós estamos imbuídos, eu e Paulo Guedes estamos imbuídos, em buscar dias melhores para o nosso Brasil. E nós não queremos uma aventura nesse processo.”

No final da entrevista, Bonner questionou Bolsonaro sobre a pregação intervencionista do seu vice, o general Hamilton Mourão. “Vou ler aqui a frase dele: ‘Os poderes terão que buscar solução. Se não conseguirem, chegará a hora que nós teremos que impor uma solução’. (…) Que solução seria essa que os militares teriam que impor ao Brasil?” E o capitão: “Isso aconteceu em 64, e na forma da lei…” Bonner perdeu até a noção do tempo: “Nós estamos em 2021, candidato.”

Bolsonaro ensaiou uma defesa do golpe militar. Bonner atalhou: “Os historiadores sérios se referem a 1964, candidato, como um golpe militar…” A cena seguinte deixaria o entrevistador surpreso. Repetindo algo que fizera em sabatina da Globonews, o capitão escorou sua retórica num editorial escrito pelo fundador do Grupo Globo há 34 anos. “O senhor vai repetir isso?”, reagiu Bonner. Bolsonaro não se deu por achado: “…Deixa os historiadores pra lá. Eu fico com Roberto Marinho, o que ele declarou no dia 7 de outubro de 1984, vou repetir aqui.”

Bolsonaro recitou de cor o texto de Marinho: “Participamos da revolução democrática de 1964, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, distúrbios sociais, greves e corrupção generalizada”. E completou: “Repito a pergunta aqui: Roberto Marinho foi um ditador ou um democrata? É a história…”

Está virando uma praxe. Pela segunda vez, o capitão empurrou a Globo para a defensiva. Assim como a sabatina da TV por assinatura, a entrevista no canal aberto terminou com uma nota de esclarecimento: “…O candidato Bolsonaro esqueceu-se, porém, de dizer que, em 30 de agosto de 2013, O Globo publicou editorial em que reconheceu que o apoio editorial ao golpe de 1964 foi um erro…”

Bolsonaro aproveitou a “plataforma de tiro” da Globo para disparar mensagens repetidas aos seus fieis. Com ridículos oito segundos no horário eleitoral que começará a ser veiculado no sábado, ganhou de presente 27 minutos de vitrine nacional. Seu sucesso representa a decadência do sistema político. A dúvida é se Bolsonaro conseguirá amplificar o discurso para além do cercadinho em que está confinado o seu rebanho.

Os convertidos que deram a Bolsonaro o prestígio que o levou ao Jornal Nacional parecem decididos a promover um encontro da política com os seus limites. Os adversários do capitão colocam a culpa no povo, que ainda não aprendeu a votar.

O diabo é que as pesquisas informam que o capitão está bem posto nos nichos mais escolarizados e endinheirados do eleitorado. Nesse universo, há muita gente que está tão ocupada fazendo a história que não consegue compreendê-la. Há pessoas que querem virar a página de qualquer jeito. Nem que seja para trás. O cardápio de candidatos estimula a autoflagelação.

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro é o retrato do incoerência. Fala de família, mas já casou três vezes. Fala de Deus, mas é violento e só prega matar. Não sabe nada de gestão. É capitão do exército treinado na academia, mas já teve uma pistola roubada num assalto e quer que todo mundo tenha acesso à arma. Discrimina os negros, índios, mulheres e gays. Quer reduzir ainda mais os direitos do trabalhador. Ele está apenas sendo o porta-voz das pessoas que estão com o ódio à flor da pele e precisavam de um catalizador.
    Apoiar Bolsonaro representa retrocesso civilizatório.

    Eduardo de Paula Barreto

  2. Esse maluco mente que o cx não sente… Olhando nos sites destinados a apurar a veracidade das falas dos candidatos, absolutamente TODOS, mostram que ele faltou mais com a verdade do que compartilhou dela!!!! É uma vergonha…e o povo ainda diz que ele é a mudança. Vai entender!!!! Qualquer pessoa de bom senso sentiu vergonha alheia ouvindo esse maluco falar ontem. Lamentável…

  3. Para mim, sem dúvida é o candidato menos ruim. A entrevista ontem na rede Globo, era o que faltava para decidir meu voto a seu favor.

  4. As novelas da Globo mostra tudo que não presta todos os dias, ontem os dois jornalistas empataram de mostrar a cartilha porque? Rapaz o capitão ontem botou a tampa na panela e mandou mais o funileiro soldar. Lacrou de vez? Vão bolir no que está quieto, é muito bem empregado. Porrada neles.

  5. Esses debates da globo com os presidenciáveis,nao sei pq mas mostra uma total falta de profissionalismo da globo e d seus dois apresentadores….bonner ta mais perdido q cego em tiroteio e renata meu deus mais distante do q o vento.

  6. O cara gasta o dinheiro público com funcionária particular, tem enriquecimento ilícito, cria uma oligarquia, sai do Exército respondendo processo, está sendo julgado atualmente por outras denúncias, mudou de partido 8 vezes, defendeu Eduardo Cunha, Temer e Aécio,tem como ídolo um torturador, incentiva resistir a assaltos, quer dar carta branca à polícial, muda de proposta a casa 24 horas, incentiva preconceito racial e de gênero, se diz candidato da família e já vai no 4º casamento. Se ISSO é solução para o país, o inferno vai ser uma boa alternativa…

    1. Nao sei de onde tirou que ele foi expulso do exercito. Da tirinha do PT que responde tudo? Va se informar com leitura seria.. cuidado com o cybermortadela. As denuncias de apologia ao estupro quando tava defendendo a castracao quimica aos estupradores? Discutindo com uma petista que trata bandido como vitima? sei nao, tudo invertido mesmo.

  7. Muito triste. Os entrevistadores erraram feio. O entrevistado pior ainda. Como uma equipe da Globo se perde num horário nobre. Conteúdo zero.

  8. Não devemos votar em quem não fala a verdade. Os outros candidatos não tem coragem de falar o que pensam.

    1. Você tem razão que essa figura fala a verdade.
      Mas não se trata só de falar a verdade.
      Se trata de perceber que a defesa dessa verdade se afirma ser uma política que exclui a maior parte da sociedade dos benefícios, da ação do estado quando defende esse Estado a serviço das corporações e empresas.
      Basta ver que essa figura votou a favor da PEC do teto, conhecida como PEC do fim do mundo.

  9. É impressionante o fato de eu antipatizar com alguém que sequer conheço. Esse comentarista JOSIAS DE SOUZA revela em sua narrativa ser uma pessoa odiosa. Ele afirma que estamos errados sem se permitir o benefício da dúvida. Os governos de Lula e Dilma destruiram o país moral, ética e economicamente. Votar na esquerda representa sim um retrocesso. Nao conheço esse Josias de Souza, mas certamente vomitaria se estivesse a seu lado e ouvisse as besteiras que ele diz.

  10. Como disse Fernando holiday vereador em SP e membro do mbl
    ACABO DE DECIDIR MEU VOTO EM JAIR BOLSONARO

  11. Análise bastante favorável da participação do Bolsonaro na Globo, partindo de um jornalista que dele não gosta. É só ver o final do artigo prá conferir tal antipatia. E há muitos outros artigos mostrando isso. Acho que ele tende pros tucanos. Mas, enfim, Bolsonaro é mesmo diferente dos demais candidatos. É a última esperança de um Brasil decente, ao menos dentro da normalidade democrática. Nós só temos dois candidatos na atual eleição: Jair ou já era. Se a esquerda voltar ao poder, com qualquer um dos seus vários candidatos, o nosso Brasil está f… (rito). Caminharemos de forma acelerada para sermos uma enorme Venezuela. E haverá choro e ranger de dentes.

  12. Se eu tinha dúvida, agora tenho certeza, Jair Bolsonaro presidente do Brasil, todo brasileiro de bom senso entendeu o recado ontem, mesno os mongolóides da mídia

  13. Não vejo a hora do Presidente Jair Bolsonaro assumir essa bagunça chamada de Brasil. Ontem ele mostrou claramente como deve agir um político que não tem as mãos sujas pela corrupção e por favores da Globo. Conquistou milhões de votos e mandou um aviso direto aos corruptos, bandidos e os que insistem em destruir os valores familiares a título de modernidade.

  14. Esse jornalista que escreveu o texto parece que vive noutra realidade, Bolsonaro venceu de goleada o debate com Marina Silva, novamente foi recepcionado por entrevistadores que queriam fazer média, ora, não cansam de apanhar? Perguntar de 64 a um candidato a presidente de 2018? Que relevância isso têm? Por último, voltando ao indivíduo que escreveu esse texto, quem vive em cercado é o sr., imagino inclusive em quem vota e isso fortalece minha tese que não só está num cercado como usa cabresto.

    1. Vc que vive no mundo na LUA…povo alienado é esse minha gente.

  15. A Globo ficou encurralada. A cartilha tirada da manga pelo Bolsonaro, foi o ponto alto, pois mostrou a todo Brasil a porcaria que estão levando às nossas escolas por esses pervertidos maníacos sexuais tecnocratas da educação.

  16. Vamos resumir a emboscada de ontem no Jornal Nacional:
    A – Tornou público que Renata ganha bem menos que Bonner;
    B – Que os repórter sonegam impostos quando são contratados como Pessoa Jurídica e não como empregados e pessoa física;
    C – Que a lei que "dignificou" a profissão de doméstica, na prática causou demissões devido ao pessoa dos impostos e levou 50% dos domésticos a serem diaristas, ou seja, ficaram na mesma.;
    D – Repetiu que o Estado precisa ser menor e menos dominante;
    E – Renata disse que paga o salário dele com os impostos que paga e ele não tem nada haver com o salário da iniciativa provada dela. Mais foi cobrar dele o que pode ser feito para que mulher e homem recebam o mesmo salário na iniciativa privada? Heim?
    F – Teve a coragem de dizer que vai dar ordem para aniquilar bandido armado;
    G – Mostrou a farsa e a hipocrisia da globo quando foi impedido de mostrar um livro que fala da sexualidade da criança. Mas esse mesmo livro foi distribuído nas escolas públicas a criança menores de 8 anos;
    H – Bonner falou que ele vai cortar direitos trabalhistas e recebeu a resposta: Aqui na globo vocês são empregados como empresas e perdem seus direitos como trabalhador;
    I – Bonner tentou obrigar Bolsonaro a ter um reserva como ministro da economia e ele disse que o jornalista havia jurado amor eterno a Fátima Bernardes, mas agora estão separados…
    Precisa dizer mais… BOLSONARO 17

  17. Não tem jeito, o Povo já escolheu, pois sabe do que precisa, Bolsonaro será nosso próximo Presidente da República, vai cumprir mais esta missão de por ordem no nosso País.
    Os adoradores do caos e do desgoverno podem até espernear e tentar denegrir a imagem dele, mais a população que está sendo assaltada nas ruas e perdendo seus entes queridos para a marginalidade sabe quem é que pode controlar a situação, ou é ele ou o caos continuará no nosso País e em breve viveremos igual a Venezuela.

  18. ganhou quando insinuou que renata ganhava menos que bonner… e realmente ganha. Calou a boca dela. Empresas privadas são livres pra negociar salário, independentemente de sexo, raça, religião… se capacite e se insira no mercado ou então fique desempregado.
    Incrível como nesse país ninguém quer estudar, só quer que o ESTADO lhe dê as coisas, por isso são todos uns miseráveis.
    A direita tem que vencer essa eleição senão aqui vai virar uma Venezuela rapidinho.

  19. Meu Deus, como tem gente sem noção das coisas esse Deputado é um louco, como se matar vai resolver o problema da violência nesse país.

    1. Então adote um bandido. Ontem um amigo teve seu mercadinho assaltado, novamente claro pois infelizmente não foi a primeira vez, e qdo ele pediu que não foi fizessem nada com os clientes e principalmente com uma jovem que lá se encontrava, e fossem embora pois a polícia poderia chegar , um dos marginais que aparentava ser "de menor" falou "f,$_#& a polícia tô aqui pra matar, e se for presso hoje, saio amanhã, e finalizou rindo e chamando meu amigo que sai às 04:00 da manhã para o CEASA e fica até às 20:00 h no pequeno comércio.

  20. Renata e Bonner ficaram perdidos ao indagarem o presidenciável Jair 17 Bolsonaro!
    Tiveram as respostas merecidas!

  21. Será o fundo do poço da nação se esse sujeito por acaso conseguir ser presidente.
    Q Deus tenha pena de nós.

    1. O nosso Brasil encontra-se na beira do abismo e fomos trazidos para cá por anos de governos socialistas, de esquerda (o PSDB faz parte, claro). NADA no nosso país está funcionando a contento e nossa sociedade está sendo destruída, seus valores ético e morais sendo vilipendiados, a família sendo atacada diariamente. Estamos sendo dominados por corruptos. Bolsonaro é o único diferente.

  22. Não entendo a inteligência de pessoas que se diz eleitores de um despreparado desse. DEUS salve esse país!

    1. E o que vc acha de Lula e Dilma? E Sarney e Collor? E Itamar Franco? E o próprio FHC, sociólogo socialista, o que ele entende de economia? Mas cercou-se de bons economistas e fez o Plano Real, que devolveu ao Brasil o direito de ter uma moeda (apesar de não gostar dele, reconheço essa importante contribuição). Desde a chamada redemocratização que o nosso país é presidido por "incompetentes" e "despreparados". E corruptos (exceto o Itamar Franco). E o seu candidato? Quem é? Onde está? Posso adivinhar? kkkkkkkk

  23. A GLOBO É TÃO ALIENADO COM O MODERNISMO E A LIBERTINAGEM DESENFREADA. QUE ESQUECE QUE AINDA EXISTE O BONS COSTUMES E QUE DEVEM SER RESPEITADOS. AFINAL A FAMÍLIA E O CIDADÃO COMUM AINDA EXISTE. E DEUS NUNCA PERMITIRÁ DE QUE SEJA DESTRUÍDA E DESTITUÍDA JAMAIS.

  24. Se eu estava em dúvida em quem votar para presidente, depois da participação do Bolsonaro ontem no JN, essa dúvida acabou.
    #bolsonaro2018?

  25. Cara…há muito tempo que não sorria tanto (vendo Bonner acuado)…kkkkkk
    Bolsomico, não disse uma palavra sobre geração de emprego, distribuição de renda, melhoria das condições do país…provavelmente pq não sabe nada mesmo….Mas falou sobre a única coisa que entende: Violência, ódio e mais violência.
    E o melhor, vcs, coxinhas idiotas e golpistas, vão ter que engolir o capitão…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Vale o que disse para outro por aqui. Lula é semianalfabeto e Dilma, uma maluca incapaz de formar uma frase inteligível (e aprofundou a destruição do Brasil, iniciada no 2º governo do corrupto e lavador de dinheiro). E o que dizer de Sarney e Collor? FHC, sociólogo socialista, não entende de economia. Mas escolheu bons assessores nessa área. Enfim, acho bom vc rever seus conceitos sobre quais as qualidades necessárias a um presidente. Talvez seu candidato seja o pior de todos. Provavelmente nem possa ser candidato, não é mesmo? Onde ele está?

    2. Assista à entrevista dada por Bolsonaro a Globonews logo após a do JN. Lá vc encontra essas respostas.

  26. Pensava que as entrevistas seriam voltadas para propostas ao país . Com todo o respeito mas a Globo teve ontem o que merecia .. quis atacar ao invés de perguntar e trazer algo bom à sociedade .. mas atacou um cara que sabe contra-atacar e se lascaram..

  27. Que a Globo aprenda a fazer debates ! Foi um debate ou curiosidades? Perguntas mal feitas ? Cada dia dar mais voto para bolsanaro eu estou convencida que ele e o melhor votarei nele e dai !

  28. Ao que parece, pessoal de mídia tá bem preocupado com a possibilidade do capitão vencer as eleições… porque será?
    De uma única frase que não parece tendenciosa na matéria, pelo contrário, apresenta uma verdade clara, "Seu sucesso representa a decadência do sistema político", a história poderia ser diferente, se os políticos fizessem o trabalho para o qual se apresentam, de representar o povo…. simples assim. Porém, por não o fazerem, já não gozam de credibilidade, abrindo espaço para que 'capitães' com ficha limpa se mostrem elegíveis, como expressão de esperança de alguma dignidade para o povo, tanto o brasileiro quanto o norteriograndense.
    Mas parece mais fácil tentar "queimar o filme" do capitão que averiguar favorecimentos de coronéis…

  29. Cada um acredita no que quer, vi o sujeito bostificando pela boca. "atropelando" só se ele atropelou alguém quando ele saiu à rua, porque só vi o candidato enrolando nas respostas.

    1. É verdade. Tem gente que acredita que um presidiário corrupto e lavador de dinheiro, que comandou a maior ORCRIM já vista no Brasil (talvez no mundo) e que comandou a destruição de um país promissor como o Brasil, foi um bom presidente e deveria voltar. Eu prefiro um sujeito honesto (apesar de estar no 7º mandato de deputado federal), patriota, defensor da família e moldado pela rígida formação militar.

  30. A cada saque da Globo em cima de Bolsonaro foi recebido com um winner ! Para um bom entendedor isto basta !

  31. Bolsonaro é o único que topa parada com a globo, já avisou, dinheiro público em propagandas tchau, vai encurtar, para um bom entendedor meia palavra basta. E tem que ser assim. A globo se acha. Tá na hora de aparar as asas da Globo. Alias esses jornalistas não tem outra coisa pra perguntar ao Bolsonaro não? É só o cuscuz com leite mesmo. Então pegue peia. E que nenha o primeiro turno.

  32. Com tristeza constatei que a dupla de entrevistadores da Globo exercitou a má fé, a hipocrisia e o mal-caratismo. Bolsonaro, graças a Deus, saiu "por cima da carne seca". A entrevistadora, então, foi uma lástima. Não merece estar em telinha nenhuma, muito menos na Globo.

  33. Ele e o presidente dos que querem mudar sai dessa roubalheira tem o meu voto e de toda minha família.

  34. Todas acusações e ataques contra Bolsonaro, são ataques contra os bons costumes, a favor da violência, contra a educação e a favor do mimimi, portanto são frágeis e distorcida de fatos reais, logo Bolsonaro, oportunamente, aniquilou e exterminou esses dois, a globo, militontos petralhas, acusadores e os preconceitusos das virtudes do mito.
    Convenceu meu voto, Bolsonaro pelo melhor do Brasil!

    1. Também me convenceu. Se eu estava em dúvida, agora não mais.
      #bolsonaro2018

  35. Bolsonaro jantou Willian Bonner! Nunca sorri tanto! Foi 7×1 pro Capitão…. Parecia a Alemanha!

    Kkkkkkkkkk

    1. Isso mesmo.
      "VAMOS ELEGER O MESSIAS, ANTES QUE LIBERTEM BARRABÁS".

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Campos Neto diz que Banco Central trouxe inflação para a meta com baixo custo para a sociedade

Foto: PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira (28) que a instituição trouxe a inflação para a meta com um custo baixo para a sociedade em termos de crescimento, desemprego e retração de crédito.

“Existe uma avaliação, tanto local quanto internacional, de que o trabalho do Banco Central foi bem feito no sentido de promover uma convergência da inflação com custo baixo para sociedade”, disse, durante coletiva para o detalhamento do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado mais cedo.

O relatório aponta que projeções para 2024 e 2025 são de que a inflação fique em 3,5% e 3,2%, respectivamente. A ata do Copom (Comitê de Política Monetária) disse que “alguns membros” veem uma possível desaceleração de cortes na Selic à frente, e, ao comentar as diferenças, Campos Neto alegou que o comitê não está dividido. “As decisões foram unânimes”, reforçou.

O presidente também afirmou que o Banco Central não se guia por precificações do mercado para definir a taxa básica de juros.

Durante a coletiva, Campos Neto detalhou a decisão do comitê em reduzir a taxa de juros em 0,5 ponto percentual, para 10,5%. “Essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau maior, o de 2025. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, destacou.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dívida pública alcança R$ 6,5 trilhões em fevereiro, elevação de 2,25% em um mês

Foto: Renan Monteiro/ O GLOBO

O estoque da dívida pública federal apresentou aumento, em termos nominais, de 2,25%, passando de R$ 6.449,86 bilhões, em janeiro, para R$ 6.595,29 bilhões, em fevereiro. Essa é a dívida do Tesouro Nacional, e não considera indicadores de estados, municípios e estatais, além de títulos do Banco Central.

O endividamento do governo sobe para cobrir o déficit público — quando as receitas ficam abaixo das receitas, o que ocorreu em 2023, quando o rombo chegou a R$ 230 bilhões. O estoque também sobe para rolar seus próprios títulos e pagar os juros dessa dívida.

No inicio do ano, o Tesouro anunciou o intervalo de R$ 7 trilhões e R$ 7,4 trilhões como piso e o teto da dívida pública para o ano de 2024.

A dívida federal é detida por instituições financeiras, fundos, contas de Previdência, governos, seguradoras e pessoas físicas.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘É grave’, diz Lula sobre candidata da oposição barrada de concorrer às eleições na Venezuela

Foto: TV Globo/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (28) ser “grave” que Corina Yoris não tenha conseguido registrar sua candidatura à presidência da Venezuela.

Yoris representa o principal grupo de oposição ao atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aliado histórico de Lula. Ela não conseguiu inscrever a candidatura no prazo previsto e, por isso, ficou impedida de concorrer.

As declarações foram dadas durante cerimônia de recepção ao presidente francês, Emmanuel Macron, em visita ao Brasil. As eleições venezuelanas, agendadas para o dia 28 de julho, estão marcadas por questionamentos e denúncias de perseguição contra opositores do atual regime.

Lula disse que conversou com Nicolás Maduro e disse que seria essencial garantir o processo democrático no país, porque é “importante para a Venezuela voltar ao mundo com normalidade”. No entanto, o petista afirmou acreditar que a candidata tenha sido prejudicada.

“Eu fiquei surpreso com a decisão. Primeiro a decisão boa, da candidata que foi proibida de ser candidata pela Justiça [María Corina Machado], indicar uma sucessora [Corina Yoris]. Achei um passo importante. Agora, é grave que a candidata não possa ter sido registrada”, disse.

“Ela não foi proibida pela Justiça. Me parece que ela se dirigiu até o lugar e tentou usar o computador, o local, e não conseguiu entrar. Então foi uma coisa que causou prejuízo a uma candidata”, continuou.

“O dado concreto é que não tem explicação. Não tem explicação jurídica, política, você proibir um adversário de ser candidato.”

Candidatura não registrada

Esta foi a primeira declaração de Lula sobre o tema desde que, nesta semana, o Brasil externou preocupação com as eleições na Venezuela, após a impossibilidade do registro da candidatura de Corina Yoris, na última segunda-feira (25). A situação também gerou reações de outras nações.

Após o fim do prazo para inscrição de candidatos, a coalizão Plataforma Unitária Democrática, que reúne dez partidos de oposição, afirmou não ter conseguido registrar o nome de Corina Yoris.

Ela já havia sido escolhida porque a candidata inicial, María Corina Machado, foi inabilitada pela Suprema Corte venezuelana, alinhada a Maduro.

Diante disso, a oposição deve apoiar o nome de Manuel Rosales, que conseguiu se inscrever de última hora no processo eleitoral.

 g1

Opinião dos leitores

  1. Isso é combinado povo brasileiro, esse bandido vai deixar o Brasil igual a Venezuela, para o comunismo o povo tem que tar passando fome e dependendo do governo, esse lula é igual a maduro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça manda suspender cobranças da Receita Federal contra Lulinha; filho do presidente era alvo de processos da Receita oriundos da Lava Jato

Foto: Paulo Giandalia / AE

A Justiça Federal determinou a suspensão de seis processos da Receita Federal contra Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), relativos à Operação Lava Jato.

Publicada na terça-feira (26/3), a decisão do juiz Diego Câmara, da 17ª Vara do Distrito Federal, acolheu a argumentação da defesa de Lulinha de que a Receita Federal utilizou provas que já foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Lulinha foi investigado pela Lava Jato por repasses milionários da Oi à Gamecorp, uma de suas empresas, entre os anos de 2004 e 2016, durante os governos do PT.

O caso foi transferido para São Paulo e arquivado a pedido do Ministério Público Federal (MPF) após o STF declarar o ex-juiz e atual senador Sergio Moro suspeito nos processos envolvendo Lula – foi Moro quem autorizou as quebras de sigilo da operação que investigou Lulinha.

A decisão desta terça determina que Lulinha não seja cobrado por eventuais pagamentos à União relacionados às ações e que tenha o nome retirado de listas de devedores, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

O filho do presidente tem se movimentado para voltar aos negócios. Ele busca um CEO no mercado e quer voltar a atuar na área de games, que era parte da programação da PlayTV.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. A justiça sempre chega e prova quem está correto e quem está errado.
    Lulinha acusado injustamente.
    Renan bolsonaro acusado justamente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Fugitivos de Mossoró ficaram ao menos 30 dias sem revista em celas; 10 servidores são investigados

Foto: Depen/Divulgação

Os dois presos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, ficaram ao menos 30 dias sem revista nas celas. A corregedoria da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) abriu investigação contra 10 servidores.

A informação consta em uma IPS (investigação preliminar sumária) realizada pela corregedoria do órgão, que aponta que a fuga foi resultado de diversas falhas de procedimentos.

Segundo fontes envolvidas nas buscas, a partir da próxima semana, vai haver uma mudança na estratégia de procura pelos fugitivos. O tempo de permanência da Força Nacional no município não será renovado, haverá uso somente das forças locais, além de membros da inteligência da polícia.

A busca pelos dois presos completa 44 dias nesta quinta-feira (28).

Nesse intervalo, Rogério da Silva Mendonça, 36, conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, 34, chamado de Tatu ou Deisinho, já mantiveram uma família como refém, foram avistados em comunidades diversas, se esconderam em uma propriedade rural e agrediram um indivíduo na zona rural de Baraúna.

Os investigadores dizem acreditar que eles estejam atualmente escondidos em uma caverna na região, e um deles estaria mancando.

De acordo com a IPS, a falha principal foi a ausência de revistas nas celas por um período mínimo de 30 dias, quando, conforme os procedimentos adequados, deveria ocorrer diariamente. Isso resultou na incapacidade dos servidores de detectar o buraco que os presos estavam fazendo na luminária.

Segundo os investigadores, não foi possível determinar com precisão quantos tempo foi necessário para abrir o buraco, mas estima-se que tenha levado de três a quatro dias.

Além das barras de ferro da própria cela, os presos utilizaram uma chapinha de 20 cm, localizada no buraco da porta, por onde eles recebem alimentos.

Falta de revistas nas celas

Há ainda a possibilidade de o prazo da falta de revistas em celas ser ainda maior, considerando que só foram analisados relatórios de um período de 30 dias. Durante a investigação preliminar, foram colhidos depoimentos de 22 servidores.

São apontadas ainda falhas estruturais no presídio, como o uso de luminária com parafuso inadequado e a ausência de laje no shaft, como é chamado o espaço da manutenção do presídio, onde estão máquinas, tubulações e toda a fiação.

Segundo investigadores, a presença da laje poderia ter inviabilizado a fuga, considerando que em 2018, na penitenciária federal de Catanduvas, houve uma tentativa de fuga semelhante através da luminária. Naquela ocasião, o preso não conseguiu sair e retornou à cela.

As penitenciárias foram informadas sobre o ocorrido, e a penitenciária de Mossoró implementou o reforço na segurança das luminárias em 2018. No entanto, foi utilizado um parafuso inadequado, o que também teria contribuído para essa nova fuga.

A corregedoria da Senappen não chegou a investigar a tentativa de fuga de 2018 tendo em vista que a situação foi classificada como dano ao patrimônio. Agora, investigadores consideram que houve um erro na época. A avaliação é de que a obra na área externa do presídio não foi determinante para a fuga, mas facilitou a saída dos detentos.

10 servidores investigados

Após a conclusão da investigação preliminar, a corregedoria instaurou três processos administrativos disciplinares envolvendo 10 servidores que ocuparam cargos de chefia durante os 30 dias que antecederam a fuga.

A lista inclui o chefe de segurança, o diretor da unidade, seis chefes de plantão e dois servidores das torres 3 e 4, que supostamente teriam visão sobre a área de onde os presos fugiram.

Na visão dos investigadores, os chefes teriam a obrigação de fiscalizar se os servidores estavam realizando as revistas de forma adequada. Esses processos podem levar mais de um ano para serem concluídos.

Além disso, 17 servidores receberam TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) por não terem seguido os procedimentos adequadamente.

Enquanto o processos administrativos disciplinares pode resultar até na demissão do servidor, o TAC não possui esse caráter. O servidor concorda em cumprir as condições estabelecidas e se compromete a não cometer infrações durante dois anos. Além disso, ele é obrigado a realizar um curso sobre procedimentos e rotinas carcerárias.

A investigação preliminar também concluiu que não houve conivência por parte dos servidores. O que ocorreu foi uma sequência de falhas procedimentais.

Na avaliação desses investigadores, houve também uma falta de investimento ao longo do tempo na infraestrutura do presídio, que também contribuiu com a fuga. O presídio ficou durante dois anos sem contrato de manutenção, resultando em um aspecto deteriorado nas celas dos dois detentos.

Além disso, devido à promessa de construção da muralha, não houve investimento na cerca elétrica com sensor de presença, apesar de essa cerca já ter sido eletrificada no passado. Adicionalmente, havia uma lâmpada queimada em um poste, que deveria iluminar o corredor por onde os presos passaram até alcançar a cerca.

Algumas câmeras de vigilância também estavam inativas ou apresentavam qualidade insatisfatória. Enquanto as câmeras de todos os presídios federais são espelhadas com Brasília, as que capturaram a fuga não estavam devido à sua baixa qualidade.

Além da investigação em relação aos servidores, também foi instaurado uma nova IPS para examinar a gestão desde a construção do presídio, com foco nos problemas estruturais que não foram devidamente tratados.

Uma das questões que os investigadores buscam esclarecer é o motivo pelo qual o projeto original da construção da penitenciária incluía uma laje no shaft, enquanto no projeto executivo essa laje foi removida.

Também querem apurar quem autorizou a instalação dos parafusos inadequados na luminária em 2018.

Folhapress

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Açude Gargalheiras registra maior acúmulo de água dos últimos 12 anos, diz Igarn

Foto: Anthony Medeiros

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (28), indica que o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 16.428.067 m³, percentualmente, 36,98% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Este já é o maior acumulado de águas no manancial dos últimos 12 anos.

De acordo com o Igarn, o açude público de Cruzeta acumula 11.391.701 m³, correspondentes a 48,38% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³, o que também representa a maior reserva hídrica do manancial, no mês de março, desde 2012, em que apresentou um acumulado de 58,51% da sua capacidade no dia 28 de março.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.454.869.247 m³, equivalentes a 61,3% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 1,286 bilhão de m³, correspondentes a 54,20% da sua capacidade total.

De acordo com o Igarn, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 377.678.200 m³, percentualmente, 62,97% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório acumulava 266.835.315 m³, correspondentes a 44,49% da sua capacidade total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que continuam com 100% da sua capacidade são: Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; o açude público de Encanto. O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, que já chegou a sangrar no mês de março, voltou a atingir 100% da sua capacidade.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Moradores protestam por morte de criança vítima de atropelamento na Olavo Montenegro

 

Moradores da avenida Olavo Montenegro protestam nesta quinta-feira (28) por morte de criança de 12 anos, após atropelamento na via ocorrido ontem.

Pneus e entulhos estão sendo queimados e o trânsito está lento nos dois lados da via que liga Nova Parnamirim ao Parque das Nações.

A menina Maria Ester, 12 anos, atropelada na avenida Olavo Montenegro, na quarta-feira (27), morreu na tarde desta quinta-feira (28), na UTI do Hospital Walfredo Gurgel, onde estava internada.

Segundo realato de testemunhas, ela atravessava a via entre os carros quando foi surpreendida por um veículo, do tipo gol, que a atropelou. Com o impacto, Maria, como foi identificada, caiu ferida no chão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e esteve no local para a assistência médica.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Bebê de 1 ano foge e é achado na companhia de cachorro caramelo

 

Por volta de 3h da quarta-feira (27), uma criança de um ano e oito meses foi encontrada andando em uma rua movimentada de Belém na companhia de um cachorro caramelo.

A criança foi encontrada sem roupas, na Avenida Duque de Caxias, no bairro Marco por uma equipe da Guarda Municipal (GMB). Em um vídeo gravado pela equipe mostra o momento em que os guardas tentam se aproximar da criança e o cachorro parece proteger o menino.

Segundo o G1, a GMB passou a procurar por aberturas em portas ou portões por onde a criança poderia ter saído. O giroflex da viatura foi acionado, barulho que acordou os moradores, dentre eles, os pais da criança.

Os pais relataram no depoimento que chegaram em casa cansados, tomaram banho e dormiram. Não perceberam que a criança acordou e saiu.

O bebê e o cachorro foram entregues à família.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Alexandre de Moraes autoriza soltura de coronéis da PMDF presos pelo 8/1

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu, nesta quinta-feira (28), a liberdade provisória aos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Klepter Rosa (foto em destaque), Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro.

Os três coronéis deverão cumprir medidas cautelares que consistem na proibição de se ausentar do DF, no recolhimento domiciliar no período noturno e nos fins de semana. Eles deverão usar tornozeleira eletrônica e precisam se apresentar na Vara de Execuções Penais do DF todas as segundas-feiras.

Moraes também determinou aos ex-integrantes da cúpula da PMDF a entrega e o cancelamento de todos os passaportes e a suspensão imediata de quaisquer documentos de porte de arma de fogo. Os coronéis estão proibidos de usar redes sociais ou de se comunicar com os demais envolvidos no caso.

Fábio Augusto era o comandante-geral da PMDF durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Klepter atuava como subcomandante-geral da tropa e Casimiro era o chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF.

Os coronéis estavam presos desde 18 de agosto de 2023 e foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), junto a outros cinco integrantes da PMDF, por omissão, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação dos deveres.

Advogado de Klepter, Newton Rubens disse que o coronel “cumpriu com seu dever no dia 08/01, no que resultou, antes mesmo da intervenção federal na SSP/DF, no esvaziamento dos prédios públicos e prisão de alguns invasores.”

“A prisão cautelar imposta pelo Supremo não fazia e não faz sentido, pois o coronel Klepter não atrasou e mais entregou toda documentação solicitada pelo STF. Ademais, não alinhou a nenhuma movimento político golpista e mais, jamais arregimentaria a tropa para afastar-se dos deveres legais e constitucionais. A concessão da liberdade é só o primeiro passo para a comprovação da inocência do coronel Klepter”, declarou o advogado.

Moraes considerou que o fim da investigação policial, o recebimento da denúncia e a transferência dos coronéis para a reserva remunerada da PMDF afastam eventual capacidade de organização da tropa para benefício próprio. O ministro também apontou que houve “reestruturação total do comando da Polícia Militar do Distrito Federal”.

A coluna tenta contato com a defesa dos demais coronéis citados.

Réus
Em fevereiro de 2024, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da PGR e tornar réus sete oficiais que integravam a cúpula da PMDF à época dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Segundo a PGR, havia “uma profunda contaminação ideológica de parte dos oficiais da PMDF denunciados, que se mostraram adeptos de teorias conspiratórias sobre fraudes eleitorais e de teorias golpistas”.

A PGR denunciou, em agosto de 2023, sete oficiais da corporação.

Metrópoles 

Opinião dos leitores

  1. As polícias do sul e do sudeste têm que botar moral com esse governo corrupto, já que as do nordeste não têm moral que uma cachorra no cio, povo brasileiro vamos destruir o comunismo.

  2. Interessante como o ministro da segurança pública estava. O prédio assistindo tudo de camarote e oq. Acontece com ele??? É promovido a ministro do supremo tribunal federal!🤦🏻‍♂️

  3. Deputados e senadores brasileiros viajam nesta quarta-feira (15) para Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de mostrar a parlamentares norte-americanos situações que têm colocado em risco a democracia no Brasil, muitas delas relacionadas a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). 👉 Parece que alguma coisa tá mandando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sete bairros de Natal terão abastecimento de água suspenso no próximo domingo (31)

Foto: Reprodução

A Caern realiza no próximo domingo (31) manutenção para interligação e setorização do abastecimento dentro da obra de requalificação do bairro Cidade Alta, em Natal. O serviço está previsto para ocorrer entre 7h e 18h. Nesse período, a companhia informa que o fornecimento de água estará suspenso para os seguintes bairros: Alecrim (região do Baldo), Areia Preta, Barro Vermelho, Cidade Alta, Mãe Luiza, Petrópolis e Ribeira.

O prazo de normalização, tempo necessário para que todos os imóveis estejam plenamente abastecidos, é de até 48h após o sistema ser religado. A orientação da Companhia é que a população reserve água para o período informado e que utilize de forma racional.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *